1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ubuntu vs Debian

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por cerbero, 11 de Setembro de 2008. (Respostas: 4; Visualizações: 797)

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.
  1. cerbero

    cerbero Power Member

    Boas. Ja tenho à algum tempo num portatil secundário o Ubuntu instalado. Agora, queria fazer dual boot no meu portatil principal (Xp + Linux). Contudo estou indeciso entre o Ubuntu e o Debian. Sei que o Ubuntu é baseado em Debian, mas quais são as grandes diferenças funcionais entre os 2 (para um newbie em Linux como eu).

    Obrigado
     
  2. Skyflier

    Skyflier Power Member

    O Debian começa por ter um instalador de texto, nada de assustador é totalmente user friendly, mas tira-te a possibilidade de instalares o Debian ligado a uma rede wireless. No Ubuntu tens essa possibilidade.

    Depois o Debian tem uns repositórios "abrutalhados" com perto de 20000 pacotes, o Ubuntu tem obviamente menos.

    Para um utilizador novato o Debian não pode ser encarado como uma opção, é muito estável, rápido e fluido mas em termos de desenvolvimento está mais atrasado que o Ubuntu. Certo hardware que é detectado no Ubuntu, não é detectado no Debian (falando em out of the box). Porém está prestes a sair a próxima versão Debian 5.0 e daí podem sair novas surpresas.

    Na minha modesta opinião, se dizes que és newbie não escolhas Debian, pelo menos por agora. O Ubuntu oferece-te a estabilidade do Debian e uma simplicidade própria que o caracteriza.
     
  3. cerbero

    cerbero Power Member

    Ok. É para instalar num portatil Dell novo, mas devido aquela questão de o Ubuntu 8.04 danificar os discos, procurava outra distro (gnome based)
     
  4. Skyflier

    Skyflier Power Member

  5. APLinhares

    APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.

Partilhar esta Página