Ubuntu vs Debian

Status
Fechado a novas mensagens.

cerbero

Power Member
Boas. Ja tenho à algum tempo num portatil secundário o Ubuntu instalado. Agora, queria fazer dual boot no meu portatil principal (Xp + Linux). Contudo estou indeciso entre o Ubuntu e o Debian. Sei que o Ubuntu é baseado em Debian, mas quais são as grandes diferenças funcionais entre os 2 (para um newbie em Linux como eu).

Obrigado
 
O Debian começa por ter um instalador de texto, nada de assustador é totalmente user friendly, mas tira-te a possibilidade de instalares o Debian ligado a uma rede wireless. No Ubuntu tens essa possibilidade.

Depois o Debian tem uns repositórios "abrutalhados" com perto de 20000 pacotes, o Ubuntu tem obviamente menos.

Para um utilizador novato o Debian não pode ser encarado como uma opção, é muito estável, rápido e fluido mas em termos de desenvolvimento está mais atrasado que o Ubuntu. Certo hardware que é detectado no Ubuntu, não é detectado no Debian (falando em out of the box). Porém está prestes a sair a próxima versão Debian 5.0 e daí podem sair novas surpresas.

Na minha modesta opinião, se dizes que és newbie não escolhas Debian, pelo menos por agora. O Ubuntu oferece-te a estabilidade do Debian e uma simplicidade própria que o caracteriza.
 
Ok. É para instalar num portatil Dell novo, mas devido aquela questão de o Ubuntu 8.04 danificar os discos, procurava outra distro (gnome based)
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo