1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ubuntu vs OpenSuse

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por cerbero, 28 de Dezembro de 2007. (Respostas: 19; Visualizações: 4827)

  1. cerbero

    cerbero Power Member

    Boas.

    Estou para instalar uma distro linux com dual boot no meu portatil (Dell Core 2Duo a 2.0Ghz e 2Gbde RAM). Estou indeciso entre o Ubuntu e o OpenSuse. Eu já utilizei o Ubuntu 2 ou 3 meses num PC antigo em casa e não acheia nada complicado. O OpenSuse é do mesmo género?

    Obrigado
     
  2. neonl

    neonl Banido

    Eu recomendar-te-ia o Ubuntu. Estou mais habituado e gosto muito de ambientes Debian. O suse também é fácil de usar, se bem que eu o ache mais pesado :P.
     
  3. astrisko

    astrisko 1st Folding then Sex

    O OpenSuse 10.3 desiludiu-me um bocadinho, não deixa de ser uma boa distro, mas tem alguns problemazitos, o que mais me chateou, foi o facto do gestor de pacotes, ser estupidamente lento, mas também devo confessar, que não lhe dediquei muito tempo, dai não poder dar uma opinião bem fundamentada, mas de qualquer forma entre essas duas optaria por Ubuntu.
     
  4. petersaints

    petersaints Power Member

    Digamos que Ubuntu tem muito suporte de comunidade logo se tiveres uma dúvida é muito mais fácil arranjar solução ;) Eu OpenSuse pelo menos no dekstop nunca a consegui fazer arrancar :P Testei em VirtualBox e não desgostei atenção... mas estou mais habituado ao estilo Debian do Ubuntu.
     
  5. tkm_[pt]

    tkm_[pt] Power Member

    Eu vou contra a corrente, se assim se pode dizer.

    Sou um utilizador do openSuse e já me habituei a resolver os problemas básicos inerente desta distro, especialmente com o gestor de pacotes. Não acho que seja mais complicado de resolver problemas do que o Ubuntu, mas não têm tanta ajuda da comunidade do que o Ubuntu.

    Se já tens prática com o Ubuntu, acho que deves manter a mesma distro para teres menos problemas... a não ser que queiras aprender a usar uma nova distro.
     
  6. LnxSlck

    LnxSlck Power Member

    Embora concorde contigo, também é bom referir que a comunidade portuguesa de OpenSuse está a crescer...:007:
     
  7. heeven

    heeven Power Member


    eu usava ubuntu...e voltei pa suse, suse tb é muito facil e desde a 10.3 que usam o "one click install" basta um clique e instalas a tua grafica, codecs, multimedia e o compiz, é bastante facil de usar tb. só acho o gestor de pacotes um bocado mais lento. mas é mais sólida que o ubuntu na minha opinião. e tem um uma comunidade activa, tendo até já feito algumas reuniões de convivio e cenas do género
     
  8. APLinhares

    APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

    OpenSuSE tem crescido bastante ;) e o 1-click-install é 1 das benesses criadas, além dos vastos repositórios e mirrors.
    testa os 2 e vê qual gostas mais :)
     
  9. NeX

    NeX

    Eu pessoalmente prefiro o ubuntu, ja usei o opensuse ha uns 6 meses e penso que o ubuntu e mais facil de usar e mais "leve"
     
  10. petersaints

    petersaints Power Member

    Nas actuais versões (Ubuntu 8.04 e openSUSE 11) qual aconselhariam? Estava a pensar por uma distro no desktop e estas são as duas mais apelativas... de Ubuntu já tenho alguma experiência mas openSUSE só usei LiveCD e tive um install duma versão mais antiga, mas que durou meia duzia de dias.
     
  11. HaLf-LiFe

    HaLf-LiFe Power Member

    Neste momento dou preferencia a OpenSuse, a instalar os ultimos drivers da nvidia em ubuntu para mim foram uma dor de cabeça e fiquei sem o compiz. Em opensuse bastou adicionar o repositorio da nvidia e instalou tudo ás 1000 maravilhas. Em termos de programas arranjei tudo o que usava no ubuntu, tudo 1-click-install.
     
  12. InforMed

    InforMed Power Member

    Bom... eu uso ubuntu e nos ultimos dias testei o opensuse 11... e voltei rapidamente ao ubuntu pois senti-me um pouco perdido... mas com o tempo isso melhorava; no entanto a instalação da gráfica falhou... o compiz marou e o pc não arrancava...

    COnclusão: Voltei rapidamente ao Ubuntu!

    Em minha opinião o OpenSuse é mais trabalhado mas mais confuso... O Ubuntu tem um ambiente muito mais simples para fazer o que quer que seja! Isso é também um pouco culpa de o gnome no opensuse estar feio em minha opinião.

    Para KDE recomendo aí sim o OpenSuse... a distro que o incorpora melhor... para gnome sem duvida ubuntu!!!
     
  13. uterrorista

    uterrorista Suspenso

    Neste momento estou a utilizar/testar openSUSE.
    Mas o meu Debian continua bem instalado e bom de saúde.

    Se já experimentaste Ubuntu, então recomendo que continues a usar..
    O openSUSE difere um bocado do Ubuntu no que refere ao gestor de pacotes (YaST vs Synaptic).
    O Synaptic a meu ver é bastante mais simples.

    Podes sempre recorrer a um LiveCD e testar openSUSE. Só te faz bem! E no final pode ser que este te agrade mais.
     
  14. xupetas

    xupetas Banido

    pessoalmente opensuse all the way.
     
  15. Eu recomendo Kubuntu se você queria usar o KDE com Ubuntu. E bastante fácil para usar.
     
  16. plfarinha

    plfarinha Power Member

    Que tal o Fedora? O OpenSuSE é uma distro baseada em RPMs, o Fedora também, se bem que são bastante parecidos, a nível de organização. Tal como o tkm_[pt], comecei numa distro e habituei-me, neste caso a RedHat, mas como já não há RedHat livre para ninguém, passei para o Fedora, que é praticamente a "continuação" open-source do RH.
    Mas entre OpenSuSE e o Ubuntu, escolhia o OpenSuSE. É muito melhor para aprender a fuçar!! :D
     
  17. MrTrick

    MrTrick Power Member

    alguem me pode dar uma lista das diferenças entre duas versões Linux sff
     
  18. Cabritz

    Cabritz Power Member

    O que é que queres saber exactamente? Desenterraste uma thread muito antiga já agora oO
     
  19. Aproveitando o desenterro do tópico, podem dizer-me qual será o mais leve e o mais estável? E sem ser estas duas, há mais alguma que tenha essencialmente essas características sem comprometer o interface "simplificado" das duas distribuições?

    Segundo consta, o openSUSE 11.3 é mais rápido nalguns processos em comparação ao Ubuntu (http://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=opensuse_113_benchmarks&num=4) mas apresenta problemas com algumas gráficas ATI (http://lizards.opensuse.org/2010/07/15/ati-hd57xxx-flgrx-drivers-under-11-3/).
     
  20. slblxs

    slblxs Power Member

    Boas estava aqui a ler , que tal mais duas que pessoalmente acho faceis de configurar e que detectam todo o hardware sem termos que andar á procura Pclinuxos 2010 e Fedora a primeira já vem praticamente com tudo o que é necessario para um utilização do pc desde browser,office,programas para ouvir e ver musicas ,de gravação,etc.Dá uma vista de olhos e vê as diferenças,há já me esquecia o boot do pclinuxos é rápido.
     

Partilhar esta Página