Ubuntu wireless

wildmetal

Power Member
Boas!
Eu estive a experimentar o live cd do ubuntu 7.04 no meu portatil e corre tudo bem menos a ligação á net :-D
Ele detecta a minha rede wireless e a minha placa wifi (belkin) mas quando eu meto para ligar á minha rede ele fica a tentar mas nunca faz a ligação, falta-me instalar alguma coisa?
Ou não dá para testar mesmo tudo através do live cd para eu ter a certeza que o ubuntu vai funcionar correctamente com o meu portatil?
Já agora existe em linux algum programa que faça a ligação com o msn da microsoft, para se ter estilo 1 msn mas em linux?
Eu já tinha experimentado linux há uns anos atraz mas como não percebia muito daquilo e tive más experiências desisti, mas agora queria voltar a experimentar outra vez :x2:

Cumps
 
Última edição:
Desculpa se não meti esta questão no sitio certo mas eu ainda nunca tinha andado nesta parte do forum.
O modelo da placa é Belkin 802.11g 54mbps model nº F5D7010 , já experimentei todas as opções possiveis no router em termos de segurança e filtros de mac adress e a placa no ubuntu liga a luzes começa a tentar fazer a ligação mas nunca a concretiza, mas o mais estranho é que no ubuntu eu consigo ver a minha rede wifi mas completar a ligação é que não consigo.
Já experimentei todas as opções no ubuntu para a ligação, em manual experimentei metendo o ip que uso no windows e dns mas sem resultado.
Será que me falta activar alguma coisa ou a ligação wifi com live cd não funciona mesmo?

Cumps
 
Se estiver correcto ja descobri o problema. http://www.leenooks.com/Belkin+F5D7010
Usa o chipset Ralink, que por acaso têm drivers opensource. O problema é que inda nao suportam wpa (e usando networkmanager = activar wpa). Como nao suporta, acontece como no meu caso, nao faz nada. Soluçao? Ou ligaçao manual (como uso), ou entao usar os drivers sobre ndiswrapper (usar os do win).
 
Estou lixado então, eu não sei instalar nada em linux :D mas em manual eu meto tudo como no windows e não dá na mesma. Podias explicar melhor como fazes a ligação em manual?
 
Eu estou a usar só wep de 64 bits e o filtro no router para o mac adress.
Mas configurar a ligação assim como nesses exemplos já é muito para mim :D
Mesmo que eu consiga configurar assim a ligação é possivel configurar só usando o live cd sem ainda ter o ubuntu instalado mesmo no disco?
É que eu queria experimentar melhor o ubuntu para ver se conseguia fazer pelo menos as tarefas mais básicas no pc antes de instalar mesmo.
 
Última edição:
Obrigado pelas dicas, amanhã já tento ver isso melhor :D
A ver se começo então a mexer também em linux que só windows já cansa :D

Cumps
 
Eu andei a ver isso de activar a ligação manualmente por comandos mas não consigo perceber nada disso, não há nenhuma maneira mais simples de activar a ligação á net com a minha placa, estilo instalar algum programa ou driver?

Cumps
 
Pah eu uso u Ubuntu 7.04 e o estranho é que já consegui usar o wireless (não tenho a certeza mas axo k foi numa rede desprotegida) e não tive probs nenhuns. Agora em casa (com chave WEP) é que não consigo ligação, nem na rede e-U da minha escola. Também tenho chipset ralink :'( e não curto nada dakilo.
Poderá ser mesmo do chipset plos vistos, pois já em versões anteriores do ubuntu ele nem sequer era detectado... Bahh
 
Última edição:
Eu na minha já experimentei com todas as configurações possiveis no router, protegido, desprotegido e não dá nada, fica a tentar ligar e não dá.
O estranho é que ele detecta a minha rede wifi mas depois não conclui a ligação.
Essas configurações em linux eu não faço a minima ideia onde as meter e como as fazer :-D
Acho que vou adiar por 1 tempo a ideia de usar linux no meu portátil e continuar a lêr mais sobre linux para ver se tenho mais algumas luzes sobre o assunto, só que assim não tenho nenhuma máquina para ir fazendo experiências em linux >(

Cumps e abrigado pelas dicas
 
Back
Topo