Ubuntu

xtr3me disse:
O installer de debian veio mudar isso tudo, o que fez com que montes de pessoal tenha voltado ao "one and only" :D

o installer de debian agora (e das debian-based) não é o anaconda da RH? :) tenho ideia que sim...
 
PDI disse:
Eu tinha a ideia de que um programa para linux tanto funcionava num linux para pc como para ppc , como por exemplo o opem ofice

Sim... e ? funciona tudo até agora...só o flash e o java que nao, por falta de suporte por parte da Macromedia/sun.


fap disse:
o installer de debian agora (e das debian-based) não é o anaconda da RH? tenho ideia que sim...

O Ubuntu pra x86 é com o anaconda...pra ppc nao.
 
Xpirit disse:
apt-get e synapatics são um must. É a primeira coisa que instalo depois de meter o SUSE mas não há nada como o gentoo.

Ainda nao percebi pk é k a malta gosta tanto do Gentoo...nao é dificil de mexer ? quais os ganhos para com as outras distros ?
 
Qdo instalei pra ppc...apareceu lá que a instalaçao nao ia usar o anaconda por estar sobre a plataforma ppc...como tal teve que ser em modo de texto...parto do principio que pra x86 seja anaconda, digo eu. Só se estou a fazer confusao...diz aí o nome do instaler do debian que falas entao sff.
 
The current Ubuntu installer operates essentially in text mode, though a simple framebuffer is used where available (for i18n/bterm). In the future, we would like to have a simple, usable, friendly, graphical installer.

Anaconda is an old codebase put through the wringer to support a
different operating system. Lots of cruft and workarounds. On the other
hand, our modified d-i is surprisingly simple (once you get the zen of
it), and we have a primary developer on the team.

Also, we're down to less than ten questions. Anaconda for Progeny sits
around twenty. Removing them would be challenging, particularly when you
consider the codebase as described above. :-)

So it seems the quickest way to a maintainable graphical installer (and
worthwhile contributions to Debian) is not Anaconda. :-)

Tens razao...usa o DI (debian installer) em todas as plataformas...my mistake :)
 
O Gentoo dá mais trabalho mas ficas com um sistema mais rápido e aumentas os teus conhecimentos de Linux.

Já testaram o Yellow Dog 4.0 ?
 
Agora k descobri isto do apt-get nao kero saber mais de rpm's :P

Eu até gosto do Fedora...tudo mto clean, tudo mto polido a nivel grafico...mas depois a performance é que deixa a desejar.
 
kidloco disse:
Agora k descobri isto do apt-get nao kero saber mais de rpm's :P

Eu até gosto do Fedora...tudo mto clean, tudo mto polido a nivel grafico...mas depois a performance é que deixa a desejar.

Eu jogo na mesma equipa.
Mas o Fedora tem o yurm ou lá como se chama. Tb trata das dependências. Mas para mim sem duvida que o futuro é apt-get (debian), portage (gentoo) e parece que o pacman (arch) tb está muito bom.

Eu gosto de dizer que tenho aversão á consola mas o facto é que não preciso de a usar. Não faço coisas muito rebuscadas. É verdade. Mas para mim chega para as encomendas o synaptic ou o kpakage no KDE. Tb se pode meter o ynaptic a funcar no KDE sem problema.
 
apt-get existe em quase todas as distribuições. É a massificação daquilo que o Debian tem de bom. O Portage é um derivado... sourciano para melhor.
 
Xpirit disse:
apt-get existe em quase todas as distribuições. É a massificação daquilo que o Debian tem de bom. O Portage é um derivado... sourciano para melhor.

Certo.
Mas do pouco que sei para o suse tens pouca coisa que possas instalar via apt-get. Pelo menos da vez que eu consegui ainda não havia nada eu queria que conseguisse instalar. O jeito tb não era muito:D
 
Nao consigo gostar do Mepis tb...lol :P

-é tudo mto folclórico (aqueles sons...meu deus!!!)
-pior logotipo k já vi na vida
-pior imagem corporativa que já vi
-é kde por default
-o kde (no Mepis) parece que é pra "crianças" e com aplicações a mais (o kde no mandrake é mto mais apresentavel)
-single click
-animaçoes nos icones/pointers
-etc etc

Claro que isto tudo se altera com um pouco de paciência...mas estas foram as primeiras impressões que tive do Mepis...é que se os olhos nao comem, entao o pirilau tb nao come :P

É que depois de ver/instalar o Ubuntu, nao kero outra coisa...só quero mesmo que chegue ao requinte do fedora, pk de resto está 5* o Ubuntu.


Mepis:
s-mepis-sht.jpg


Ubuntu:
ubuntu3.png



See what i mean ? :(
 
Última edição:
Xpirit disse:
apt-get existe em quase todas as distribuições. É a massificação daquilo que o Debian tem de bom. O Portage é um derivado... sourciano para melhor.

No que difere o portage ? estou curioso pra ver o gentoo...dá pra ppc ?
 
kidloco:
Estou completamente de acordo contigo quanto à imagem do Mepis.
Mas se vires o título da thread que dei no Mepis é aquilo mesmo.
É para principiantes. É isso que eu sou:)
Consigo colocar tudo a funcionar. Inclusivamente a rede coisa que não consegui no Gnome.
Tem outras distros que gostei mas aquela onde consigo meter tudo o que quero é no Mepis.

[Private joke]
Só é pena os exames não acabarem no darkstar para eles serem mirror oficial do Mepis:)[/Private joke]

Sim o gentoo dá para ppc.
Mas o pessoal do gentoo que fale dele pq eu espero pelo dia em que aquilo tenha um installer tipo o vidalinux. Assim vou conseguir experimentar.
Já agora o instaler do vidalinux é o anaconda. Mas aquilo é gentoo.
 
Ser pra principiante nao quer dizer que nao se tenha gosto grafico naquilo que se apresenta...só digo isto pk o Mepis é de facto bom para iniciantes: papinha toda toda toda feita, e um kde moodado para esse efeito...mas depois aquele aspecto horrivel por default assusta o comum dos mortais :D

Humm....tb tou a ver se descubro um prob na rede :P o gajo nao me axa o "Local" kdo devia...mas tb nao tive tempo hj pra ver isso...secalhar nem está nesse workgroup por defeito...coisa que o Mepis o fez automaticamente sim :) ...aliás o Mepis conseguiu criar um workgroup na rede da empresa "MepisWorkgroup" nao sei como...supostamente só o admin que tem privilégios para isso...mas tb quem trata das redes na minha empresa percebe tanto de redes como eu de pesca.

Umas coisas que gostei de ler acerca do Ubuntu:

-Ubuntu will always be free of charge, and there is no extra fee for the "enterprise edition", we make our very best work available to everyone on the same Free terms.

-Ubuntu is released regularly and predictably; a new release is made every six months. You can use the current stable release or the current development release. Each release is supported for at least 18 months.

-To order a pressed CD: Fill in your shipping address in Shipit - the Ubuntu CD Distribution System. We won't give or sell your information to anyone or use it for anything other than sending you these CDs. If you are part of a library or other community system, you are welcome to request CDs for that group, such as a LUG or school.

-Ubuntu is Free Software, and available to you free of charge. It's also Free in the sense of giving you rights of Software Freedom, but you probably knew that already! Unlike many of the other commercial distributions in the Linux world (Libranet, Lindows, Xandros, Red Hat) the Ubuntu team really does believe that Free software should be free of software licencing charges.

ps: ja testaste o Ubuntu ? :P
 
Back
Topo