1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Über urgente - Partições para OS a não funcionar

Discussão em 'Windows 7 e anteriores' iniciada por pedrotome, 25 de Maio de 2009. (Respostas: 11; Visualizações: 564)

1. pedrotome

pedrotome Power Member

Boas,
    estou com um problema que precisa de uma solução o mais urgentemente possível.

~Partições~
    1- WinXP, 2 GB
    2- Vista, 72 GB
    3- (Livre), X kB(?)

Ora, o que se passa é o seguinte..
    O meu portátil tinha Vista de origem. Parti o disco para instalar o WinXP (temporariamente). Instalei o WinXP e agora não consigo usar o Vista. E é no Vista que tenho tudo...
    Quando o pc liga, não pede para escolher entre WinXP ou WinVista, vai logo para o WinXP.
    Já tentei obliterar o WinXP, inserindo o CD de instalação e formatando a partição onde estava, ficando

~Partições~
    1- (Livre), 2 GB
    2- Vista, 72 GB
    3- (Livre), X kB(?)

mas depois quando liguei o pc novamente, aparecia uma mensagem a dizer que não sei quê, o caminho especificado para o OS estava errado, e tal....

Basicamente, tenho Vista, mas não o consigo usar.....

Quando instalei o Ubuntu, aparecia o dual-boot screen, mas agora que tenho dois Windows diferentes, não aparece (sim, voltei a instalar o XP, e estou a usá-lo neste momento).

E para aqueles que me quiserem dar na cabeça, só instalei o XP para ver se conseguia mudar o tamanho da partição do Vista de 73GB para 35GB, mas não tive sucesso. Já instalei vários programas de criação e edição de partições, incluindo o Partition Magic (acho que é isso), mas não consigo fazê-lo. :x O que eu queria era ter uma partição para o WinXP e para o Ubuntu.....

Será que alguém me consegue ajudar? Como é que consigo voltar a utilizar o Vista? Neste momento, o que quero é voltar à estaca zero: Vista, sozinho e abandonado.
    Helpz!

BTW, estou num portátil e-Escola ainda dentro da garantia. Se andar a mexer em partições e OS, perco a garantia?

2. SA-SS-A

SA-SS-A Power Member

Boa noite,

Isso é problema do boot.ini.

Como não dá para alterar o boot do Vista pelo boot.ini do XP , o vistabootpro trata disso. Dá acesso aos sistemas instalados e reconfigura o boot.

Pode ser executado pelo XP.

cumps

3. syqe

syqe Power Member

O problema é que estás a instalar um SO mais antigo em cima de um recente. Ou seja ao rescrever o boot ele não reconhece o Vista.

Em sistemas dual boot deves sempre instalar o SO mais recente por ultimo de modo a reconhecer os mais antigos.

A solução apresentada anteriormente deve funcionar.

Quanto à garantia não há problema, esta apenas cobre hardware, em ultimo caso poderás perder todos os teus dados pois poderão reinstalar o windows no teu pc.

4. pedrotome

pedrotome Power Member

Eish, obrigadão! Já consigo usar tanto o Vista como o XP.
    Então e agora?
    A partição do Vista tem 73GB, mas eu quero que fique com 40GB, ficando o resto para uma partição para o Ubunto (o XP é pa tirar).
    Como é que eu altero o tamanho da partição do Vista sem ter de a formatar? É que eu nem tenho CD de instalação do Vista, porque isso não veio com o portátil (e-Escola).

Aguardando..

5. syqe

syqe Power Member

6. pedrotome

pedrotome Power Member

Pois, já tentei com isso, mas não dá para mudar o tamanho da partição do Vista..

7. syqe

syqe Power Member

Tens que ter primeiro o espaço livre apagado a partição do XP. Já fizeste isso?

8. pedrotome

pedrotome Power Member

Já. Eu só instalei o WinXP porque não conseguia resolver esse problema, para experimentar outros programas que só funcionam em XP...

Alguma ideia?

9. syqe

syqe Power Member

Não dá porquê, dá algum erro? Se sim qual?

10. pedrotome

pedrotome Power Member

É este o erro:

Failed to complete the batch operations!
    Message(-1):Unknown error. Please defragment disk and try again.
    Press any key to reboot!

O que posso utilizar para alterar o tamanho da partição sem a fragmentar?

11. syqe

syqe Power Member

Já experimentaste desfragmentar a unidade e voltar a tentar?

12. pedrotome

pedrotome Power Member

LOL. Ups.. Formatar*
    E sim, desfragmentei o disco varias vezes antes de começar tudo..

Partilhar esta Página