Über urgente - Partições para OS a não funcionar

pedrotome

Power Member
Boas,
estou com um problema que precisa de uma solução o mais urgentemente possível.

~Partições~
1- WinXP, 2 GB
2- Vista, 72 GB
3- (Livre), X kB(?)

Ora, o que se passa é o seguinte..
O meu portátil tinha Vista de origem. Parti o disco para instalar o WinXP (temporariamente). Instalei o WinXP e agora não consigo usar o Vista. E é no Vista que tenho tudo...
Quando o pc liga, não pede para escolher entre WinXP ou WinVista, vai logo para o WinXP.
Já tentei obliterar o WinXP, inserindo o CD de instalação e formatando a partição onde estava, ficando

~Partições~
1- (Livre), 2 GB
2- Vista, 72 GB
3- (Livre), X kB(?)

mas depois quando liguei o pc novamente, aparecia uma mensagem a dizer que não sei quê, o caminho especificado para o OS estava errado, e tal....

Basicamente, tenho Vista, mas não o consigo usar.....


Quando instalei o Ubuntu, aparecia o dual-boot screen, mas agora que tenho dois Windows diferentes, não aparece (sim, voltei a instalar o XP, e estou a usá-lo neste momento).




E para aqueles que me quiserem dar na cabeça, só instalei o XP para ver se conseguia mudar o tamanho da partição do Vista de 73GB para 35GB, mas não tive sucesso. Já instalei vários programas de criação e edição de partições, incluindo o Partition Magic (acho que é isso), mas não consigo fazê-lo. :x O que eu queria era ter uma partição para o WinXP e para o Ubuntu.....



Será que alguém me consegue ajudar? Como é que consigo voltar a utilizar o Vista? Neste momento, o que quero é voltar à estaca zero: Vista, sozinho e abandonado.
Helpz!


BTW, estou num portátil e-Escola ainda dentro da garantia. Se andar a mexer em partições e OS, perco a garantia?
 
Boa noite,

Isso é problema do boot.ini.

Como não dá para alterar o boot do Vista pelo boot.ini do XP , o vistabootpro trata disso. Dá acesso aos sistemas instalados e reconfigura o boot.

Pode ser executado pelo XP.

cumps
 
O problema é que estás a instalar um SO mais antigo em cima de um recente. Ou seja ao rescrever o boot ele não reconhece o Vista.

Em sistemas dual boot deves sempre instalar o SO mais recente por ultimo de modo a reconhecer os mais antigos.

A solução apresentada anteriormente deve funcionar.

Quanto à garantia não há problema, esta apenas cobre hardware, em ultimo caso poderás perder todos os teus dados pois poderão reinstalar o windows no teu pc.
 
Eish, obrigadão! Já consigo usar tanto o Vista como o XP.
Então e agora?
A partição do Vista tem 73GB, mas eu quero que fique com 40GB, ficando o resto para uma partição para o Ubunto (o XP é pa tirar).
Como é que eu altero o tamanho da partição do Vista sem ter de a formatar? É que eu nem tenho CD de instalação do Vista, porque isso não veio com o portátil (e-Escola).

Aguardando..
 
Já. Eu só instalei o WinXP porque não conseguia resolver esse problema, para experimentar outros programas que só funcionam em XP...

Alguma ideia?
 
É este o erro:

Failed to complete the batch operations!
Message(-1):Unknown error. Please defragment disk and try again.
Press any key to reboot!

O que posso utilizar para alterar o tamanho da partição sem a fragmentar?
 
Back
Topo