• Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.

UHD620 + 16GB RAM ou MX150 + 8GB RAM?

Qual a melhor combinação para design gráfico?

  • UHD620 + 16gb de RAM

    Votes: 2 28,6%
  • MX150 + 8gb de RAM

    Votes: 5 71,4%

  • Total voters
    7

The88otaku

Membro
Boas noites malta, tenho aqui uma dúvida concreta em relação a um dos combos referidos no título da thread.

Após o meu portátil ter dado o último suspiro está semana (R.I.P. ENVY14) estou à procura de um substituto. Fiquei muito bem impressionado pelas capacidades do meu ENVY nos últimos 6 anos, máquina super fiável e com boa qualidade de construção, e estou inclinado a comprar novamente um HP da mesma gama ou então da gama Spectre.

Comecei a pesquisa ontem e há de facto muita coisa que mudou no mundo dos processadores e das gráficas desde a minha última compra, mas sobretudo nas gráficas. Sou designer gráfico e agradeço toda a potência possível, mas as novas gráficas, como as Iris, parecem-me aquém para as minhas tarefas. No entanto não tenho experiência com nenhuma delas para saber ao certo. Os Surface estão equipados com gráfica desse género e falam-se maravilhas dessas máquinas.

No entanto não é das Iris que se trata. No site da HP os seguintes modelos têm combinações de gráfica e RAM que não consigo perceber qual será a mais vantajosa:

HP SPECTRE X360 13 ae004np
i7-8550u + UHD620 + 16GB LPDDR3 2133

HP SPECTRE 13 af002np
i7-8550u + UHD620 + 16GB LPDDR3 2133

HP ENVY X360 15 bp002np
i7-8550u + MX150 + 8GB DDR4 2400

No fim, não sei para que lado me devo virar porque não sei qual a melhor combinação: UHD620 com 16gb de RAM ou MX150 com apenas 8gb?

É verdade que há muito tempo que não faço 3D, tirando pequenos projectos em SketchUp ou no LCAD, mas gostaria de saber que tenho potência suficiente para rodar o Maya ou o Blender se assim o desejar. O portátil será sobretudo para Illustrator, inDesign e Photoshop (edição de fotografias e alguma ilustração digital que pode por vezes ser exigente em termos de potência).

E sim, os dois primeiros Spectre da lista partilham as mesmas especificações. A diferença é um ser um laptop "normal" e o outro ser um X360 com o ecrã rotativo e apenas coloquei aqui por serem as 3 únicas opções que pondero seriamente e talvez alguém possa partilhar a sua opinião sobre eles.

Já agora, o ENVY X360 tem 4gb onboard e outros 4gb que podem ser removidos. Infelizmente aquilo que li é que de pouco ou nada serve o upgrade visto que ambas as RAM devem trabalhar em pares com a mesma potência. Não percebo a política da HP na escolha das configurações que vende em Portugal quando comparado com aquilo que vejo em França, por exemplo. É puro nonsense.

E pronto, se alguém me puder elucidar sobre qual das combinações é a melhor, ficarei muito agradecido.
 
Se não estou em erro, a 620 é uma gráfica integrada portanto nunca será mais potente que a mx150. E a ram podes sempre comprar daqui a uns meses embora os preços estejam um bocado puxados. No entanto, espera por uma opinião melhor porque não tenho experiência nas tarefas que tu precisas :)
 
Neste tipo de portáteis é difícil meter mais RAM.

Basicamente tens que descobrir se 8gb de RAM servem ou não. Diria que a RAM é prioritária em relação á gráfica para o que vais fazer, mas ficas sempre bem servido.
 
Antes de mais nada, peço desculpa pela demora na resposta.

Já agora, encontras o HP envy 15 bp100np que tem 12gb de RAM é a mx150 em Portugal.

https://comparador.zwame.pt/produto/portatil-hp-envy-x360-15-bp100np-15-6/

Obrigado pela dica. No site de produtos da HP não tem o 15-bp100np, apenas o 15-bp002np. Isso faz uma diferenca enorme na minha decisão pois também traz o dobro de espaço de disco.

Mas por outro lado há algo que continuo a achar estranho em relação à questão da RAM. Nas minhas pesquisas encontro muita gente que pensou como eu em fazer o upgrade de 8gb para 12gb (o máximo que a motherboards permite visto que apenas 4gb se encontram em slot, os outros 4gb estão soldados), e depois leio outras opiniões sobre o facto de que a RAM tem de trabalhar em pares equilibrados. Aparentemente ter uma configuração 4gb + 8gb não permite tirar partido da rapidez dos 12gb. Em suma, o upgrade é desaconselhado.

Agora, depois de ver o 15-bp100np com essa configuração 4+8gb, pergunto-me se a HP não se arrependeu de ter vendido essa configuração (só encontro esse nodelo na *****, e no site da HP só está listado na página dos recursos).

Respondendo à questão da marca e do orçamento, se pudesse comprava um Surface ou até um XPS 13, mas neste momento não posso gastar mais de €1400 ou €1500. Sei que poderia muito bem comprar um Omen ou outro PC de gaming com esse dinheiro, mas preciso de um portátil com aspecto moderno e com bom gosto para quando me encontro com os meus clientes. Infelizmente é uma preocupação que tenho de ter. Não sou utilizador Apple e como tal as minhas opções são limitadas no que toca ao design da máquina. É por isso que pretendo um HP e, como já mencionei, pela minha experiência com o meu ENVY 14 que nunca me deixou mal.
 
Essa questão da RAM não é propriamente um problema. Basicamente 8gb ficam em dual-channel e 4gb não. Mas na prática e na maioria dos cenários a diferença é negligenciável, especialmente em processadores Intel. Não me parece que seja por aí honestamente.

Mas realmente existem outras opções além dos hp, que nunca seriam a minha primeira escolha. O dell xps, os asus zenbook... Vale a pena olhar para ambos.
 
Última edição:
Se eu tivesse 1500€ tinha comprado um XPS 13 no dia de ontem com i7 da nova geração e com um ecrã qHD.

Ora eis um negócio interessante. Obrigado pela dica, terei de ficar atento!

Essa questão da RAM não é propriamente um problema. Basicamente 8gb ficam em dual-channel e 4gb não. Mas na prática e na maioria dos cenários a diferença é negligenciável, especialmente em processadores Intel. Não me parece que seja por aí honestamente.

Mas realmente existem outras opções além dos hp, que nunca seriam a minha primeira escolha. O dell xps, os asus zenbook... Vale a pena olhar para ambos.

Ok, era precisamente esse tipo de feedback em relação à RAM que eu precisava. No entanto, e apesar da minha vontade de um portátil com mais de 8gb, 12gb continua a parecer pouco quando existem muitas opções com 16gb. Eu sei que deveria ver outras marcas mas torna-se difícil para mim confiar em marcas que não conheço ou com as quais nunca trabalhei. Sei que me limita a escolha sobretudo quando já ouvi falar muito bem dos Zenbook. Em relação aos HP há outro factor importante que é a Active Pen vir incluída no x360 de 13 polegadas e que seria uma mais valia, sobretudo quando sei o preço de uma Wacom Cintiq. É certo que a qualidade é bem diferente, mas as capacidades da Active Pen chegam perfeitamente para realizar certos trabalhos.

Acho que no fundo sei para qual dos portáteis estou mais inclinado, a minha dúvida era mesmo a questão das gráficas e da RAM. Para mim nunca é clara a potência que as gráficas de portáteis modernas têm, parecem-me sempre um bocado limitadas, e isso cria uma certa insegurança na hora de abrir os cordões à bolsa.
 
Uma mx150 será sempre limitada. É basicamente uma gt1030 com limitação de eletricidade que pode consumir. Mas a tecnologia não evoluiu assim tanto para ter muito mais poder em tão pouco espaço. O calor tem que ser dissipado e o consumo tem que ser contido.
Mas é consideravelmente superior a não ter gráfica dedicada. É tudo um jogo de necessidades e escolhas.
 
Back
Topo