UI/UX Design

michael c

Power Member
Boa tarde,

Estou a tentar aprofundar um pouco mais os meus conhecimentos nestas áreas de user experience (UX) e user interface (ui) design. Alguém tem recomendações de livros mesmo MUITO bons e outras fontes que queira partilhar sobre estas temáticas?

Actualmente estou a ler estes mas não me importaria de obter mais fontes para material de qualidade sobre esta matéria. Se quiserem recomendar fóruns da especialidade também agradeço.
 
Estou-me a sentir um pouco ignorante porque nunca me dediquei muito a livros e não te posso dar uma opinião pessoal sobre isso. Mas já ouvi falar muito bem destes (aliás, tenho aqui alguns em eBook, mas nunca me aprofundei dado que sempre preferi o papel): http://www.abookapart.com/

Vou pedir opiniões e já cá passo. ;)
 
Estive a pesquisa no Quora e encontrei isto:

  • Don't Make Me Think by Steve Krug -> Este acho que é um must-have. Já nem me lembrava.
  • The Elements of User Experience byJesse James Garrett
  • Rocket Surgery Made Easy by Steve Krug
  • User Interface Design for Programmers by Joel Spolsky
  • Designing Interfaces: Patterns for Effective Interaction Design by Jenifer Tidwell
  • The Design of Everyday Things by Donald Norman -> Parece-me interessante. ;)
  • The Nature & Art of Workmanship by David Pye
  • Designing for the Digital Age by Kim Goodwin
  • The Humane Interface, by Jef Raskin
  • The Inmates are Running the Asylum by Alan Cooper
  • About Face 3 by Alan Cooper
  • The Smashing Book by Smashing Magazine
  • The Non-Designer's Design Book by Robin Williams
 
No checkout aparece lá praticamente todos os paises do mundo, incluindo Portugal. Calculo que não terás problemas. A alfandega é que pronto...
 
Obrigado pelo feedback edumicro! Ando para dar uma vista de olhos ao tempo no abookapart.com mas nunca se proporcionou infelizmente até agora :/ Já acabei de ler contudo o UX Design Process e gostei bastante. Toca alguns pontos muito interessantes na questão do processo de UX. Eu também já li dois livros que considero obrigatórios para quem quiser entrar por esta vertente do design, são o Getting Real que adorei pela simplicidade da sua abordagem e dicas sobre metodologias a nível de criação de aplicações web e o Rework que apesar de não estar directamente relacionado com criação de software, fala de startups e modelos de negócios que andam a par com a questão do UX/UI actualmente. Não poderia também deixar de recomendar o fantástico e sempre actual Don't Make Me Think.

Para ler neste momento tenho mais 4 livros sobre esta temática:

- How to Create Selling E-Commerce Websites
- Navigation & Interaction
- Emotional Design Elements
- The Mobile Book

Vou sem dúvida depois ver o que mais há interessante na smashing magazine e na abookapart para ver se consigo arranjar mais bons livros. Até ao final da próxima semana já devo ter lido estes 4 (espero eu). Se puderes deixar mais fontes agradeço em todo o caso. Tudo o que possa ser boa fonte de informação será bem vindo. Especialmente o UX é um tema muito complexo que quero mesmo aprofundar teoricamente ao máximo que conseguir. Obrigado desde já.

PS: Ups, adiantaste-te! Boa lista :D Vou dar uma vista de olhos. Thanks!
PS2: Mags, compra ebooks sempre que possível, evitas dores de cabeça :)
 
Última edição:
Já agora, boas comunidades de UI/UX onde ande pessoal de referência e onde se possa participar de debates e recolher opiniões, alguém conhece? Isto para mim é uma falha, já pesquisei e para alem de grupos no linkedin onde o pessoal acaba mais por se tentar promover do que partilhar conhecimento, não encontrei grande coisa. :(
 
Boa lista @michael c.

A comunidade é um pouco chata porque quase sempre pucham a brasa à sua sardinha. Existe muito designer que não ajuda e só pensa na auto-promoção, que gosta de deitar abaixo só porque sim ou porque tem alguma fricção com o nosso trabalho/nós. Mas lá está FELIZMENTE não são todos assim. ;) Mas é triste assitir a algo que poderia ser benéfico para todos. Falo em particular do que se vê no dia-a-dia do Dribbble. Picardias a torto e a direito.

Em Portugal está algo fragmentada, eu próprio não tinha ideia que existissem tantos UI Designers (e bons) no nosso país, procura no Facebook por este grupo: Dribbble PT https://www.facebook.com/groups/263547940433052/ A maior parte trabalha em agências, alguns como freelancers, mas anda tudo um pouco nas "sombras". Era interessante um dia vermos formada uma comunidade nacional, acredito que todos ganhavam com algo do género.

Lembro-me agora de antigas comunidades "gerais" de design, como a Ink2Pixel, PTImage, CGArtDomain, que chegaram a ter grandes dias. Infelizmente já não temos cá nenhuma. :(

O antigo DesignersCouch (que originalmente era um grupo no deviantART, já lá vão uns 7 anos) mudou por completo a sua filosofia e abriu recentemente como o Hunie (http://hunie.co/) -> agora como http://new.hunie.co e talvez seja algo que poderá valer a pena dar uma vista de olhos. Pessoalmente o meu único problema em relação a este tipo de sites é a falta de privacidade e controlo sobre quem vê o nosso trabalho. :(
 
Última edição:
Obrigado edumicro! Aqui segue algo a que achei muito potencial por fundamentar o "Why" do webdesign e por falar da "miopia do design", mas que vai ter de ficar para mais tarde:

- The Manual

Eu depois edito o primeiro post e compilo uma lista com as diversas resources que vão aparecendo.

Obrigado também pelas dicas em relação a comunidades! Realmente está em falta algo "big" nesta área a nível nacional e a nível internacional também. :D Em relação ao Dribbble PT fiz o pedido já que é fechado :)

No que diz respeito ao hunie.co vou dar uma vista de olhos, obrigado desde já! E sim, infelizmente o que mais se vê é picardias, o Dribbble já apreciei mais o conceito embora o continue a achar a referência actual mas acho que o modelo vai ficar obsoleto depressa se não levar uns updates e mantiver apenas as funcionalidades actuais.
 
A mim também me deixou com curiosidade. Mas tenho de ler os que estão em lista de espera primeiro, eheh.

Em todo o caso, tenho estado também a analisar ferramentas para UX e estou aqui encravado numa série de escolhas. Até aqui tenho utilizado:

- MindNode para análise de requisitos e diagramas funcionais
- Moqups para wireframes

No entanto como isto são programas free são algo limitados. Quero passar a utilizar algo mais completo e profissional para ambas as situações:

- Estou por isso a pensar no XMIND para a parte de requisitos e diagramas
- A nível de wireframes é que estou perdido. Existe muita oferta. Quero algo na cloud para trocar feedback com clientes e equipa, o Axure parece ser standard pelo que tenho visto mas é demasiado caro. Estou inclinado para o Balsamiq que tem o handicap de os wireframes parecerem "sketches". E agora através do livro descobri o UX Pin que foi nomeada uma das melhores startups do ano a nível europeu e que me parece ter funcionalidades muito interessantes e inovadoras para "contar a história" das diversas opções de UX e envolver feedback de forma bastante prática e funcional.

O que recomendam? O que utilizam? Têm soluções melhores nestes âmbitos? Obrigado.
 
Por aqui é mais os artigos do nielsen, James Garrett, artigos academicos, stack ui e google.

Não sou muito de livros, ainda menos nesta materia. Ui/UX, testes de eye traking, depende muito de links, html, jquery (outra), testes, jsfiddle, imagens, referências, software, etc
 
Última edição:
Por aqui é mais os artigos do nielsen, James Garrett, artigos academicos, stack ui e google.

Vou verificar esses dois autores, obrigado fel.

Não sou muito de livros, ainda menos nesta materia. Ui/UX, testes de eye traking, depende muito de links, html, jquery (outra), testes, jsfiddle, imagens, referências, software, etc

Mas isso na parte técnica, na parte conceptual o UX é um mundo gigantesco! A quantidade de coisas que tens de ter em conta quando partes para o user experience design e estruturas o interface de uma aplicação é até "overwhelming"! Convém mesmo ler algumas coisas. Eu também consigo estruturar um projecto a nível de UX sem ler nada. Mas, por exemplo, hoje ao ler o tal livro de UX Process descobri umas série de conceitos que realmente fazem sentido. Desde a parte do research dos utilizadores, até à forma como um UX é correctamente estruturado. O UX é muito mais que o comportamento ou interacção da interface. É a fundação da própria interface, os alicerces que permitem ao utilizador ter uma experiência de interacção mais agradável mas sobretudo mais funcional.

Está relacionada com requisitos, arquitectura de informação, estrutura e organização da interface, e também com enriquecer a interacção. Mas esta última parte é apenas uma (pequena) componente do que é o UX. O UI é outra história, já tem mais a ver com o design visual da aplicação e aí concordo que as coisas são um pouco mais lineares e que não vale a pena ler sobre o assunto, sendo que ele está relacionado com coisas base de uma formação em design (tipografia, cores, grids, ilustrações, branding, etc)

PS: O UX é hoje algo tão complexo e importante para as startups tecnológicas que basicamente é a área do design que tem mais procura internacional de momento em termos de emprego e saída profissional.
 
Última edição:
Realmente foruns nacionais nunca funcionaram. O cgartdomain tinha uma atividade diária enorme.

EU também passo a vida a encontrar pessoal português muito bom nos foruns internacionais, principalmente na área de 3d que é onde participo mais.

O problema dos foruns portugueses é que são muito pequenos, rapidamente começam a ser mal frequentados e é tipo cancro. E isso afasta o pessoal que realmente interessa numa comunidade. Acho que para se ter uma comunidade a funcionar bem, teria que ser uma comunidade fechada, senão acabava com 40 miudos a fazerem assinatiras e outras macacadas e 10 designers a sério.
 
Está relacionada com requisitos, arquitectura de informação, estrutura e organização da interface, e também com enriquecer a interacção. Mas esta última parte é apenas uma (pequena) componente do que é o UX. O UI é outra história, já tem mais a ver com o design visual da aplicação e aí concordo que as coisas são um pouco mais lineares e que não vale a pena ler sobre o assunto, sendo que ele está relacionado com coisas base de uma formação em design (tipografia, cores, grids, ilustrações, branding, etc)
O garret aborda isso tudo. É transversal na obra dele.

O que eu digo em relação aos livros é que no mundo real temos problemas muito especificos. E há artigos especificos que respondem a esses problemas de um modo individual e bem mais aprofundado, e possivelmente actualizado.

É claro que ler os livros não faz mal nenhum, antes pelo contrário, mas são diferentes formas de estudar. Uma em que procuramos a resposta para um problema de uma forma activa e noutro em que os autores dão as respostas para eventuais problemas que iremos ter (abordagem passiva e genérica).

E já se sabe, só se aprende mesmo quando passamos pelo problema. No stack ui depressa consegues mais informação, sintetizada e de multiplas fontes para um problema concreto do que em qualquer livro.
 
Última edição:
Realmente foruns nacionais nunca funcionaram. O cgartdomain tinha uma atividade diária enorme.

Pois...eu ainda me lembro dessa comunidade também. O problema das comunidades quando começam a crescer é mesmo aguentar custos de servidores...

O problema dos foruns portugueses é que são muito pequenos, rapidamente começam a ser mal frequentados e é tipo cancro. E isso afasta o pessoal que realmente interessa numa comunidade. Acho que para se ter uma comunidade a funcionar bem, teria que ser uma comunidade fechada, senão acabava com 40 miudos a fazerem assinatiras e outras macacadas e 10 designers a sério.

Ui, na mouche. Invite only filtrando em qualidade teria de ser realmente o caminho. É que o que se vê mais é o que referes...

O garret aborda isso tudo. É transversal na obra dele.

O que eu digo em relação aos livros é que no mundo real temos problemas muito especificos. E há artigos especificos que respondem a esses problemas de um modo individual e bem mais aprofundado, e possivelmente actualizado.

É claro que ler os livros não faz mal nenhum, antes pelo contrário, mas são diferentes formas de estudar. Uma em que procuramos a resposta para um problema de uma forma activa e noutro em que os autores dão as respostas para eventuais problemas que iremos ter (abordagem passiva).

E já se sabe, só se aprende mesmo quando passamos pelo problema. No stack ui depressa consegues mais informação, sintetisada e de multiplas fontes para um problema concreto do que em qualquer livro.

Ah, ok, percebi melhor o que queres dizer agora. Sim, completamente de acordo. De facto quando se procura a solução para um problema concreto tudo se torna mais objectivo. Não podia concordar mais. Mas ainda assim eu gosto de ler uns livros de vez em quando para me ir actualizando :) É como referes, não faz mal nenhum, só acaba por se gastar um pouco de dinheiro mas antes em cultura do que em outras coisas :D
 
Bom... é um tópico que me interessa bastante :)

Já cá referiram algumas das obras mais importantes; o post que o edumicro foi buscar ao Quora é um óptimo ponto de partida. Só acho que o "Don't Make Me Think" não é tão obrigatório quanto o pintam; realço bem mais a importância do "The Design of Everyday Thinks", em conjunto com o "Emotional Design: Why We Love (or Hate) Everyday Things" - também do Donald Norman. A obra do Jef Razkin ("The Humane Interface") também não me pareceu tão fantástica quanto a pintam (ou isso, ou as minhas expectativas estavam elevadas dado o papel do autor na Apple).

Gostei particularmente do "The Laws of Simplicity (Simplicity: Design, Technology, Business, Life)" do John Maeda. É uma leitura rápida, mas com o seu impacto.

Vou deixar mais duas sugestões, mais na lógica de textbooks - livros a partir dos quais se poderiam dar cadeiras de IHC, de ponta a ponta, com exercícios e afins. São bons para garantir bases sólidas:

"Interaction Design: Beyond Human-Computer Interaction" - Helen Sharp, Yvonne Rogers e Jenny Preece
"Human Computer Interaction" - Alan Dix, Janet Finlay, Gregory D. Abowd e Russell Beale

Outra sugestão que me parece relevante, é o "Contextual Design" (Beyer, Holtzblatt). O trabalho do designer de interacção não pode estar apenas no design e na validação de algo já concebido/fechado/definido em termos de requisitos. Apesar de muitas vezes sermos apenas chamados para dar uma "demão de tinta" sobre algo já bastante avançado, somos quase sempre os mais qualificados para garantir que o produto construído é e segue, efectivamente, aquilo que os utilizadores necessitam. Ou seja, temos de entrar no processo "antes", ainda na concepção - daí a relevância de metodologias como o Contextual Design, o Participatory Design, entre outras (tipicamente, derivadas do método etnográfico).

Aconselho vivamente o nielsen. O homem é tipo o pai da interacção entre o homem e o computador

É um óptimo conselho. Mas "pai da IHC"? É que nem por sombras.



Edit: oh raios, esqueci-me de um dos recursos mais porreiros. A enciclopédia online do design de interacção: http://www.interaction-design.org/books/hci.html Conteúdo gratuito, peer-reviewed e de autores extremamente conceituados. É uma página a seguir com atenção (vão surgindonovos capítulos da enciclopédia).
 
Última edição:
Obrigado fel, vou analisar com calma logo que tenha uma horita.

Tambem ia recomendar nielsen.

http://alistapart.com/topics/user-experience
http://uxdesign.smashingmagazine.com/
http://webdesign.tutsplus.com/sessions/ux-foundations/


edit: Por acaso ontem disse isso a uma amiga. Também estou a pensar a dedicar-me ao UI/UX. Dentro da área do design queria aprender numa área segura (pelo menos nos próximos 3 anos). Para o ano acabo a licenciatura e estava a pensar em emigrar para a Alemanha.

edit2: Atenção, eu não vi o conteudo desses links. São sites que eu costumo frequentar e que têm bom conteúdo.
 
Última edição:
Back
Topo