UI/UX Design

@paulojreis: bons resources! Excelente. No fim-de-semana vou devorar umas quantas coisas! :D
@h9nrik: obrigado pela partilha. E acabaste também por levantar uma questão muito interessante sobre esta temática que é a empregabilidade.

Convém referir que dentro do sector do design, o UI/UX é hoje a área com maior procura onde há claramente défice de BONS profissionais. Os bons UI/UX Designers são no contexto global, e especialmente nos Estados Unidos e no Reino Unido e também nos países nórdicos, pagos a "peso de ouro" pois finalmente já se percebeu o papel tão relevante que eles têm na execução de um produto tecnológico. Tenho estado a acompanhar o percurso de um UX Designer da Yahoo e achei os vídeos dele excelentes pela forma simples como ele coloca as questões. Gostaria por isso de partilhar 2 convosco, embora sejam já de 2011 permanecem mais actuais que nunca e a procura por este tipo de profissionais ainda não parou de aumentar com a proliferação de startups como cogumelos:

Diferença entre webdesigner e UI/UX Designer
Conselhos sobre como gerir a carreira a nível de webdesign e UI/UX Design

Os outros vídeos dele também são excelentes. Recomendo a quem está a começar e mesmo ao pessoal que já tem alguma experiência. Convém referir para quem se quer meter nesta área que um UI/UX Designer é um "animal" complexo. Não é linear ser UI/UX Designer. Tem de se ter um background bastante diversificado a nível de design gráfico pois UI/UX Design envolve criação de ícones e branding por vezes, tem de se ter um background sólido a nível de tipografia e depois tem de se ter todo o conhecimento teórico e técnico para perceber como estruturar e desenhar interfaces que sejam simples e intuitivas de usar. Convém ter experiência a nível de negócios e ter uma visão orientada para o utilizador e para o mercado.

Na verdade, os UI/UX Designers têm procura e são bem pagos porque é dificil arranjar alguém completo que compreenda e saiba lidar no global com todas as questões necessárias à boa execução profissional da actividade. Não que isto seja para desencorajar ninguém! Mas temos de ser realistas...não é a área mais fácil, bem pelo contrário.
 
Na verdade, os UI/UX Designers têm procura e são bem pagos porque é dificil arranjar alguém completo que compreenda e saiba lidar no global com todas as questões necessárias à boa execução profissional da actividade. Não que isto seja para desencorajar ninguém! Mas temos de ser realistas...não é a área mais fácil, bem pelo contrário.

É uma área complicada e começa a haver falta de profissionais lá fora porque, bom, há muito poucos profissionais (a sério) da área. Um pouco como a engenharia tem como base as ciências exactas, esta área tem como base as ciências sociais. As bases estão na psicologia, na antropologia (e.g. o método etnográfico, de novo), nas ciências da informação e da comunicação.

Ora, basta estar um pouco por dentro da área para ver que a maioria dos profissionais ou são a) designers sem estas bases (ou porque não as aprenderam na sua formação, ou porque são auto-didactas e acharam que era mais relevante aprender photoshop, passe o exagero) e b) informáticos que por alguma vicissitude acabam a trabalhar nesta área (acabam por ser os piores, porque são pessoas sem as bases e com um bias tremendo para atacar os problemas centrando-se na solução técnica e não no humano.

Mas é como dizes: pelo menos lá fora, já se percebe o valor - a diferença que existe em ter alguém que realmente sabe da área.
 
Excelente post paulojreis. Só para complementar a tua ideia, a dificuldade é realmente esse mix que tu referiste, isto é, por um lado um UI/UX Designer tem de perceber muito da componente humana e por outro tem que ter um expertise técnico muito elevado em diversas componentes não só do design e da comunicação mas também da gestão e do processo de desenvolvimento em TI.

E concordo, existem muitos poucos profissionais (propriamente ditos) que são bons e conseguem orientar um produto no que à sua definição enquanto interface e experiência de utilização diz respeito. Não sei se é bom ou mau, mas a verdade e a realidade actual é esta acredito.
 
Obrigado pela partilha paulojreis! À primeira vista tem óptimos recursos de facto esse link. A não perder de vista. Embora apenas indirectamente relacionado (porque fala da criação de produtos digitais) e como ainda ninguém disse nada dele por aqui, recomendo também este livro que estou a ler no momento e com o qual me estou a identificar bastante :)
 
Back
Topo