Uli está de volta !

blastarr

Power Member
E num formato extremamente inesperado... :D

Depois de a Nvidia ter comprado a empresa, o chipset Uli 1695 deixou de ser fabricado.
Agora, quase dois anos depois, há um novo produto (fabricado já em 2007, não são stocks antigos) com esse chipset, renomeado de "Nvidia M1695", mas desta vez emparelhado com o antigo nForce 3 250 (em funções de southbridge), de modo a poder suportar AGP8x e PCI-Express x16 nativamente na mesma motherboard, entre outras coisas.

E esse produto é a ASRock ALiveDual-eSATA2, que já suporta AM2 e os processadores AMD Phenom X4:


attachment.php



ASRock ALiveDual-eSATA2

* Socket AM2 for AMD Phenom™ X4 / X2, Athlon 64FX / 64X2 / X2 / 64 and Sempron processors
* NVIDIA® M1695 Chipset
* NVIDIA® nForce3 250 Chipset


* FSB 1000 MHz (2.0 GT/s), Hyper-Transport Technology and AMD Cool 'n' Quiet Technology
* AMD LIVE!™ Ready
* Supports Dual Channel DDRII800/667/533 , 4 x DIMM slots, with max. capacity up to 8GB
* ASRock AM2 Boost: ASRock Patented Technology to boost memory performance up to 12.5%
* 1 x PCI Express x16 slot
* 1 x AGP 8X slot
* Untied Overclocking : During Overclocking, FSB enjoys better margin due to fixed AGP/PCIE/ PCI Buses
* Hybrid Booster - ASRock Safe Overclocking Technology
* Supports PCIE Gigabit LAN 10/100/1000 Mb/s
* 2 x Serial ATA 1.5 Gb/s connectors by NVIDIA® nForce3 250, support RAID (RAID 0, RAID 1 and JBOD) and "Hot Plug" functions
* 2 x Serial ATAII 3.0 Gb/s connectors by JMicron® JMB363 (PCIE x1 interface), support RAID (RAID 0, RAID 1 and JBOD), NCQ, AHCI and "Hot Plug" functions
* 1 x eSATAII 3.0 Gb/s connector (shared with 1 SATAII port), supports NCQ, AHCI and "Hot Plug" functions
* 1 x WiFi header
* HDMI_SPDIF header, providing SPDIF audio output to HDMI VGA card, allows the system to connect HDMI Digital TV/projector/LCD devices.
* 7.1 CH Windows® Vista™ Premium Level Superior Audio (C-Media CM6501 Audio Codec with UAA architecture)
* Supports all features in Windows® Vista™ Premium
* Supports Windows® XP Media Center Edition
* ASRock 8CH_eSATAII I/O Plus : 1 eSATAII port, 4 ready-to-use USB ports


VIA, look out...
 
Foi bem lembrado por parte da nVidia... foi pena não terem actualizado um pouco mais o 1695, para suportar SLI, crossfire e coisas assim... mas para o mercado a que se destina, pouco isso devia interessar.

Mas mais uma vez, esta solução chega a nós pela mão da asrock... que apesar de apanhar estes nichos todos, é um nome que não tem imagem de marca suficiente, para ser melhor sucedida no mercado. Se a Asus, ou a Abit, por exemplo, pegassem numa solução deste tipo, certamente que tinha mais saida (penso eu de que)
 
Foi bem lembrado por parte da nVidia... foi pena não terem actualizado um pouco mais o 1695, para suportar SLI, crossfire e coisas assim... mas para o mercado a que se destina, pouco isso devia interessar.
Um chipset nVidia a suportar crossfire havia de ser bonito.

Seja como for, é uma excelente jogada por parte da nVidia.
Já na altura das 939Dual-SATA2 e mais tarde as 939SLI-eSATA2 e 939SLI32-eSATA2, o M1695 era grande chipset.
Permitia uma ter uma board completamente passiva (chipset super fresco), excelente desempenho, ao nível das melhores nForce 4 do mercado, e uma grande capacidade de OC.
Isto tudo quando aliado a um chipset super barato, permitia-nos ter excelentes boards, a dar luta a boards de topo, mas com um preço 3/4 vezes mais barato.

Mas mais uma vez, esta solução chega a nós pela mão da asrock... que apesar de apanhar estes nichos todos, é um nome que não tem imagem de marca suficiente, para ser melhor sucedida no mercado. Se a Asus, ou a Abit, por exemplo, pegassem numa solução deste tipo, certamente que tinha mais saida (penso eu de que)
Neste caso chega-nos pela mão da ASRock, pois se reparares, é uma marca que se destina apenas a boards de entrada de gama, ou seja, baratas. E esse chipset é algo que lhes interessa bastante, tendo em conta que os custos em cooling e chipset são bastante baratos.


BTW, se estas boards se mostrarem ao nível das antigas 939Dual-SATA2, e tendo em conta que suportam os Phenom, cheira-me a upgrade por forma a poder ainda aproveitar a 6600GT AGP do desktop.
 
isso de ainda manter o AGP é para deixar meio mundo agarrado a HD 3xxx e NV 8xxx completamente capadas...


Só falta uma 8800 Ultra AGP
 
isso de ainda manter o AGP é para deixar meio mundo agarrado a HD 3xxx e NV 8xxx completamente capadas...


Só falta uma 8800 Ultra AGP
A presença do AGP é apenas para facilitar o upgrade.
E ao contrário de, por exemplo, as ASRock DUAL para 775, estas têm um chipset a sério, e que permite um desempenho impecável quando colocas uma gráfica PCI-E, ao contrário do Via que apenas te permite PCI-E 4X (se não estou em erro).
 
A presença do AGP é apenas para facilitar o upgrade.
E ao contrário de, por exemplo, as ASRock DUAL para 775, estas têm um chipset a sério, e que permite um desempenho impecável quando colocas uma gráfica PCI-E, ao contrário do Via que apenas te permite PCI-E 4X (se não estou em erro).

Bem pensado; por acaso tenho aqui em casa uma sucessora dessa 775Dual-VSTA, é a 775QuadCore-VSTA, e apesar do PCI-E estar limitado a 4x, isso não impediu a minha 8600GT de correr o Tomb Raider: Legend com os settings quase todos no máximo, incluindo o temível "next-gen content" em framerates mais do que aceitáveis! (Só deixei o depth of field desligado, que não me faz muita falta e comia uma boa quantidade de frames...)

Isto é certo que não será um chipset para o mercado entusiasta, mas para quem quer fazer um upgrade ás peças uma de cada vez aproveitando sempre o material que já tem estas boards da série "dual" da AsRock são um achado!

De que outra maneira eu podería ter um e6600 a correr com uma 7600GS agp e um par de memórias DDR(1)?

\w/
 
A presença do AGP é apenas para facilitar o upgrade.
E ao contrário de, por exemplo, as ASRock DUAL para 775, estas têm um chipset a sério, e que permite um desempenho impecável quando colocas uma gráfica PCI-E, ao contrário do Via que apenas te permite PCI-E 4X (se não estou em erro).
Se for como transição, ai tem utilidade, reciclar a gráfica actual e a curto prazo comprar uma pci-e...

Agora comprar NOVAS agp...
 
A Asrock dualsata2 939 TEM um desempenho no AGP ao Nível do PCI-EX ... algo que na VIA era impossível..

eu tenho uma ASrock dualsat2 939 e esta não é mais do que a mesma board para AM2..
embora a minha tenha a tal...Expansion port para am2...

Portanto a Uli já tinha chipset's a suportar o am2 á bastante tempo..
 
Bem pensado; por acaso tenho aqui em casa uma sucessora dessa 775Dual-VSTA, é a 775QuadCore-VSTA, e apesar do PCI-E estar limitado a 4x, isso não impediu a minha 8600GT de correr o Tomb Raider: Legend com os settings quase todos no máximo, incluindo o temível "next-gen content" em framerates mais do que aceitáveis! (Só deixei o depth of field desligado, que não me faz muita falta e comia uma boa quantidade de frames...)

Isto é certo que não será um chipset para o mercado entusiasta, mas para quem quer fazer um upgrade ás peças uma de cada vez aproveitando sempre o material que já tem estas boards da série "dual" da AsRock são um achado!

De que outra maneira eu podería ter um e6600 a correr com uma 7600GS agp e um par de memórias DDR(1)?

\w/
Aí uma gráfica AGP não tem qualquer problema em correr. Agora uma gráfica de de meédia/alta gama, em PCI-E já se vai ressentir.

Se for como transição, ai tem utilidade, reciclar a gráfica actual e a curto prazo comprar uma pci-e...

Agora comprar NOVAS agp...
Mas o objectivo desta board não será certamente a compra de uma gráfica nova para AGP.
Primeiro porque em AGP, para além de a oferta actualmente ser bastante pouca, os preços são inequivocamente mais altos que as semelhantes PCI-E.
 
Quero é uma review dela!
Isso sim, ate porque o potencial de OC deve ser até maior que na 939Dual-SATA2.

Problema é se a BIOS é tão simplista como na 939.
Se assim for, terei de esperar por BIOS não oficiais para pensar duas vezes antes de fazer o update.
 
o problema é que as bios não oficiais, no caso das asrock dualsata2 939 (ocw bios)
não implementa opções de overclock, como por exemplo aumentos de voltagem..

logo, de pouco adianta, quando só posso debitar 1,45v..
 
o problema é que as bios não oficiais, no caso das asrock dualsata2 939 (ocw bios)
não implementa opções de overclock, como por exemplo aumentos de voltagem..

logo, de pouco adianta, quando só posso debitar 1,45v..
Sim, mas ficavas com mais opções para dar à unha, o que numa board de 60€ era uma maravilha.

Quanto à voltagem, resolvia-se facilmente com VoltMOD.
 
Não se metam nisso... por muito tentadora que possa ser a possibilidade de aguentar uma gráfica AGP mais uns tempos não compensa. Mais cedo ou mais tarde vão ter que trocar e vão, mas vale curtar o mal pel raíz.

Além de que uma board Asrock, por muito low budget que seja, nunca compensa, na minha opinião.

Eu tive para comprar uma quando tinha uma 6800GT AGP mas decidi vender a gráfica e mudar de vez para PCI-E.

Fikem bem!
 
Back
Topo