1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ulteo - O futuro começa aqui

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por Nomearod, 20 de Março de 2008. (Respostas: 52; Visualizações: 5089)

1. Nomearod

Nomearod Power Member

Gaël Duval é conhecido por quase toda a comunidade de Linux. Criou a Mandrake (agora Mandriva) que na altura trouxe uma evolução enorme para o mundo Linux. Desde à dois anos para cá que tem vindo a trabalhar num novo projecto de nome Ulteo.

O que tem esta distro de especial? Tudo! Download do ISO, gravar um CD, instalar, boot, instalar programas, etc, etc. Esqueçam isso tudo, pois isto é o futuro!

A grande novidade disto é que só precisam de um browser e java para correrem o sistema. Basicamente só precisamos de abrir o Firefox ou o IE e podemos correr a distro em quase tudo semelhante ao que temos instalado.

Querem aceder a ficheiros que têm em casa na escola e não leveram pen? No problem. Basta aceder a um PC e têm lá o vosso ambiente de trabalho, o vosso fundo, as vossas configurações, os vossos ficheiros. Isto em qualquer lado do mundo!

Pessoalmente, acho este projecto magnífico. Só saiu agora a primeira beta e ainda não tive oportunidade de experimentar, mas o conceito é mesmo muito interessante.

http://www.ulteo.com/home/en/home?autolang=en

Agora vocês perguntam: Mas se é tudo feito no browser, para que é que serve o ISO que saiu agora com quase 700MB? E eu respondo: Não faço ideia XD

Se alguém estiver mais dentro do assunto que ajude =)

Última edição: 24 de Março de 2008
  2. axo o projecto engraçado, mas para mim o pessoal n vai aderir mt a isto, pois ainda tão com aquela ideia k n é mt fiavel... mas o mesmo acontece em relação a linux, o pessoal n adere porque axam que é um projecto que n vale a pena....
    muitas das pessoas que eu conheço nem sabem o que é linux, mas isso era normal se fossem pessoas k n estudam informática, o que eu axo é que as pessoas habituaram-se ao windows e n ligam a mais nada... mas n é so com o linux que isto acontece, tb com o mac....
    precisamos de informar as pessoas de que exitem mais sistemas operativos que aquele windows,e que por sinal são bem melhores...
    mas voltando ao assunto do post gosto da ideia axo k o futuro vai ser mais k isso mas concordo k é mt alem do nosso tempo...
    Rapsten

3. LnxSlck

LnxSlck Power Member

Old..
    Já há projectos parecidos, até do Mac OS X

4. rpnetwork

rpnetwork Power Member

Tá muito fixe xD
    com kde e tudo, é muito bom

já agora, quais?

Última edição pelo moderador: 20 de Março de 2008
  5. jmike72

jmike72 Power Member

Tens o www.eyeOS.org por exemplo que é mac e podes ver mais aqui e aqui.

Pessoalmente tinha experimentado o g.ho.st há mais de 1 ano atrás e até gostei dele, mas estava ainda um pouco "verde", mas a última vez que lá fui aquilo tinha melhorado bastante.

Miguel

Última edição: 20 de Março de 2008
  6. VuDu

VuDu Power Member

7. petersaints

petersaints Power Member

Está brutal mesmo... Ainda não está no ponto mas promete ;)

8. skorzen

skorzen Power Member

Já me tinham falado nisto. Para já abstenho-me de dar qualquer opinião mas isto parece prometer.

9. Nastase

Nastase Power Member

Realmente potencial tem. Resta ver como é que a coisa se comporta depois de estar tudo (+/-) prontinho :)

Um projecto a manter debaixo de olho com certeza!

10. Favas

Favas Power Member

Expliquem lá isto,

Foi só a mim que apareceu um ambiente de trabalho onde tudo se arrastava? um OpenOffice modo caracol, que eu, sinceramente, nem que estivesse 4x mais rápido eu lhe tocaria pois a altura do 486 já lá vai, até acho que RDP/VNC seria mais rápido, uma vez que isto também exige Internet rápida.
    É portável? OK é, mas prático? andar a sincronizar as coisas para lá, e para cá, mais vale andar com uma pen no porta-chaves.

Tá giro, mas bolas, não me estou a ver a usar isto...

11. Elrond

Elrond To fold or to FOLD?

O unico contra que aqui vejo é tambem a maior vantagem...é depender da internet...segurança de dados/portabilidade vs indisponibilidade se n houver net

12. kanguru

kanguru [email protected] Member

suponho que o iso sirva para instalar o SO, ou seja para meter o SO em casa, onde trabalhar normalmente e aquilo deve trazer um servidor vnc (ou algo do genero) melhorado já instalado para as pessoas acederem de qualquer lado.

Tive a experimentar e fiquei mesmo com a sensação que aquilo é feito a partir do VNC. Penso que qualquer pessoa que instale o vnc no windows ou linux tem uma experiência parecida à que tive no ulteo...

13. petersaints

petersaints Power Member

Sim é estilo VNC. Mas tenho mais velocidade pela Net a controlar um PC de um amigo (com 256cores) do que no Ulteo :P

Em LAN então o VNC voa. É quase como estar mesmo no PC.

14. kanguru

kanguru [email protected] Member

Pois. Ainda assim, para controlo remoto o melhor que já usei era o ssh -X ou ke é que é. Que faz tunnel do X por ssh. Em rede era como se tivessem no próprio pc, e por casa era muito melhor que VNC. Claro que era preciso teres o X no teu próprio pc.

15. LnxSlck

LnxSlck Power Member

Exactamente

16. muddymind

muddymind 1st Folding then Sex

Isto não tem nada a haver com o vnc... aqui é transferido os elementos e funçoes dos objectos do ecrã e a partir daí todo o funcionamento é local. No caso vnc é trocado na integra um output do display (ok... nalguns servidores/clientes poderão ser apenas alguns tiles mas mesmo assim é muito) e os inputs do user que traduz num uso absurdo de bandwith. Basta arrastarem uma janela aqui e no vnc para verem bem a diferença...

Não percebo como é que há aqui pessoal a dizer que lento e tal pois aqui na minha net de bosta (512Kbit/128Kbit) funciona a uma velocidade incrível!!! Só tenho é uns erros ocasionais de funções do javascript mas tirando isso 5* mesmo... é super rápido e vejo este proj com muito bons olhos...

[]

17. remorema

remorema Power Member

já testei alguns webtops do genero do goowy.

mas web operating system :/

vamos lá ver se isto dá alguma coisa.

18. firedrops

firedrops Power Member

acho isto inútil :x

para mim, a ideia de mobilidade, de ter o meu desktop em todo o sítio passa não por ter as ferramentas (vulgo openoffice e outras aplicações fornecidas com o Ulteo), mas sim os ficheiros, porque, convenhamos, não cabe na cabeça de ninguém (e aqui quando digo ninguém falo da minha cabeça e de alguns amigos com quem discuti isto) usar o Ulteo para além de remote file storage. Mas para esse efeito, há soluções bem mais competentes. O meu maior problema é a sincronização e backup de ficheiros entre o meu desktop, o meu portatil e o meu grupo de trabalho. Eis que há uns tempos descobri o dropbox, não quero outra coisa ( http://www.getdropbox.com ); serve de backup, sincroniza ficheiros entre multiplos computadores, integrado com o explorer (do windows, não há cliente para linux ainda :/), tem uma pasta publica para hospedar ficheiros por drag-n-drop (originando uns links muito user friendly) e pastas partilhadas com 1 ou mais pessoas (onde tudo o que lá puseres é enviado para o servidor e depois para o computador das pessoas associadas a essa pasta). Ah, e ainda tem sistema de revisions (diferentes versões de ficheiros disponíveis, util nos trabalhos para ver versões antigas) e 5 gb de espaço. Bem, fim da publicidade :P mas fiquei mesmo fascinado e tenho usado avidamente!

19. Nomearod

Nomearod Power Member

Google Docs says Hi! ;)

http://docs.google.com/

20. XeniX

XeniX Power Member

LOLOLOLOLOLOLOLOL
    Muito potente o projecto.
    Já pararam para pensar? Daqui a 20 anos os nossos filhos vão ter um ecrã táctil com um browser ligado á net. Depois vão a www.google.com\mypc e fazem log in no seu desktop em java com o SO da google e lá têm todo o seu pc!
    Depois imaginem a CIA a entrar nos pc's virtuais de toda a gente e a confiscar tudo!

E agora imaginem-me a escrever um livro sobre isto!

Partilhar esta Página