Há uns tempos atrás vi no canal Odisseia um documentário sobre este novo género de jogos (mmorpgs) e o Ultima Online, juntamente com o Everquest eram considerados como as grandes referências que depois inspiraram todos os outros mmorpgs que sairam (DAoC, WoW, etc).
O UO é um mmorpg com tantos ou mais méritos que o Everquest, simplesmente foi o primeiro a sair e na altura optaram por gráficos 2D. Pouco depois sai o EQ já com gráficos 3D muito avançados para a altura. Isso trouxe grandes vantagens a longo prazo para o EQ.
Aliás, é precisamente o que está a acontecer agora com o Vanguard, que apostou a longo prazo no grafismo, penalizando a curto prazo quem tem PCs de gama média-baixa.
Não deixa de ser interessante observar que quem subiu a fasquia do grafismo nos mmorpgs foi mais uma vez a mesma pessoa que o fez em 1999 .
1999 - Everquest - CEO responsável - Brad McQuaid
2007 - Vanguard - CEO responsável - Brad McQuaid
Já começo a desconfiar que esta área (à excepção do Eve Online) tem falta de pessoas revolucionárias.
Não deixa de ser também interessante observar que, tanto o Everquest como o Vanguard, foram alvo de reviews que em nada ajudaram a fase de lançamento. Estou principalmente a pensar no gamespot.