1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

últimas opiniões...

Discussão em 'Aquisições/Upgrades PC' iniciada por DIsier, 21 de Setembro de 2008. (Respostas: 24; Visualizações: 2075)

1. DIsier

DIsier Power Member

Pessoal depois de muito procurar, finalmente tenho a configuração quase final do meu PC, mas quero uma última opinião sobre uma outra dúvida que ainda tenho, a negrito vão os componentes sobre os quais tenho preferência e à frente os preços, mas se tiverem outra opinião, sou todo ouvidos cá vai então:

[FONT=&quot][/FONT]
    BOARD: [FONT=&quot]Asus P5E3 Premium/WIFI-AP S775 X48 ATX 262.90[/FONT]
    [FONT=&quot]Asus P5E64 WS EVOLUTION X48 1600/DDR3/ATX [/FONT][FONT=&quot]254.90[/FONT]
    Não tenho muitas dúvidas em relação à board, a P5E64 saiu há pouco tempo, e pelo que li em termos de tecnologia, são ambas equivalentes, por issso penso que tanto numa como outra irei bem servido.

CPU: [FONT=&quot] Intel CORE 2 QUAD Q9550 2.83GHZ FSB1333 12MB[/FONT][FONT=&quot] 279.90[/FONT] [FONT=&quot]Intel CORE 2 DUO E8600 3.33GHZ FSB1333 6MB[/FONT][FONT=&quot] 237.90[/FONT]

Aqui no CPU também estou muito inclinado para o QUAD, até porque a diferença de preço não é assim muito abismal do E8600...

P. GRÁFICA: [FONT=&quot]Asus EAH4870/HTDI/512 4870 PCIE 2.0 512MB DDR5[/FONT][FONT=&quot] 245.90[/FONT]
    [FONT=&quot]Gigabyte 4870 - 512 GDDR5[/FONT][FONT=&quot] 229.90[/FONT]
    [FONT=&quot] HD 4870 512MB GDDR5[/FONT][FONT=&quot] 244.90[/FONT]
    [FONT=&quot]SAPPHIRE HD4870 512MB GDDR5 PCI-E[/FONT][FONT=&quot] 235.90[/FONT]
    [FONT=&quot] SAPPHIRE HD 4870 1GB GDDR5 256-BIT DVI-I /TVO HDTV[/FONT][FONT=&quot] 269.90[/FONT]

Quando aqui à gráfica, a minha principal dúvida é se é bom investimento optar pela versão de 1GB, o que acham? Isto já a pensar num futuro, meter outra placa em CROSSFIRE, ou a versão de 512mb é suficiente? Mais uma vez estou inclinado a optar pela versão Sapphire de 1GB.

MEMÓRIA: [FONT=&quot][/FONT] [FONT=&quot]OCZ (2x1GB) DDR3 1600 Platinum C7[/FONT][FONT=&quot] 119.00[/FONT]
    [FONT=&quot]OCZ (2x1GB) DDR3 Reaper 1333 C6[/FONT][FONT=&quot] 120.90[/FONT]
    [FONT=&quot]OCZ (2x1GB) DDR3 1800 Gold C9[/FONT][FONT=&quot] 123.50[/FONT]
    [FONT=&quot] OCZ 4GB ( 2x2GB ) DDR3 Fatal1ty Edition 1333[/FONT][FONT=&quot] 184.90[/FONT]
    [FONT=&quot]OCZ 4GB (2x2GB) 1333 C9 DDR3 Reaper[/FONT][FONT=&quot] 166.90[/FONT]
    [FONT=&quot] KINGSTON KVR1333D3N9K2/4G DDR3 4GB 1333MHz ( 2 x 2048mb)[/FONT][FONT=&quot] 176.00[/FONT]

Aqui nas memórias tenho já algumas dúvidas, acham que vale a pena meter já 4GB, e nesse caso optar pelas OCZ, ou então meter agora 2GB e mais daqui a uns tempos quando as questões das voltagens esstiverem mais estabelizadas, ai sim meter + 2GB? Em todo caso estou inclinado pelas OCZ FATAl1ty EDITION 1333 será boa escolha, apesar do preço algo puxadote. É que as outras de 2GB têm C7, C9 e isso é algo elevado não?

DISCO: [FONT=&quot]WESTERN DIGITAL 250GB SATA II 7200RPM 16MB[/FONT][FONT=&quot] (WD2500AAKS[/FONT]) 2x43.90

No disco nada a dizer, meto 2 modelos destes em RAID 0, que já vou bem servido...

FONTE: [FONT=&quot]Corsair 750W 750TX[/FONT][FONT=&quot] [/FONT][FONT=&quot]95.90[/FONT]
    [FONT=&quot]Thermaltake TOUGHPOWER 750W CF[/FONT][FONT=&quot] 124.90[/FONT]

Na fonte, tenho estas duas escolhas, que para um futuro sistema CF, são suficientes não? A diferença de preço da Corsair para a Thermaltake justifica esta última ou a Corsair chega bem?
    Ou se tiverem outra opção chutem...

LEITOR/GRAVADOR: DVD [FONT=&quot]+/-RW ASUS 20X LightScribe SATA Preto[/FONT][FONT=&quot] 29.90[/FONT]
    [FONT=&quot]DVD ASUS 18X SATA Preto[/FONT][FONT=&quot] 16.90[/FONT]

Aqui também nada relevante a dizer, penso que já vou bem servido assim, ou acham melhor um gravador da Plextor? Ai o preço sobe para os 50 e tal euros...

[FONT=&quot] COOLERS CPU: Zalman CNPS 8700 NT [/FONT][FONT=&quot]50.00[/FONT]
    [FONT=&quot] [/FONT][FONT=&quot]Zalman CNPS 9700 NT[/FONT][FONT=&quot] 58.50[/FONT]
    [FONT=&quot] [/FONT][FONT=&quot]Thermalright IFX-14 [/FONT][FONT=&quot]54.00[/FONT]
    [FONT=&quot] Thermalright Ultra 120 Extreme 41.90[/FONT]
    [FONT=&quot] OCZ Vendetta2 32.90[/FONT]

Queria também gastar uns bons euros num sistema de arrefecimento para um futuro overclock, sei que os dissipadores da ZALMAN são MUITO BONS, pois os que vêm de origem nem sempre são os melhores... por qual optariam? E nas memórias, gráfica e disco rígido acham que é necessário também comprar um dissipador ou no caso da gráfica da Sapphire o de origem já é bom?
    Aqui realmente tenho algumas dúvidas
    [FONT=&quot][/FONT]

[FONT=&quot]CAIXA: Antec NINE HUNDRED EU GAMER CASE 107.90[/FONT]
    [FONT=&quot] [/FONT][FONT=&quot]CoolerMaster Praetorian 730 Black - RC-730-KSN1[/FONT][FONT=&quot] 182.90[/FONT]
    [FONT=&quot] [/FONT][FONT=&quot]CoolerMaster Mystique 631 Window Black[/FONT][FONT=&quot] 110.00[/FONT]
    [FONT=&quot] [/FONT][FONT=&quot]Miditower Thermaltake Soprano DX Black [/FONT][FONT=&quot]94.50[/FONT]
    [FONT=&quot] [/FONT]Midtower Thermaltake Tsunami Black 123.90

Aqui também é uma questão de gosto, mas gostei especialmente da ANTEC, porque tem uma grande ventoinha no topo, e é bonita, tendo também boa circulação de ar... meti mais algumas por comparação, por qual optariam? ou sugerem outra?

Potanto isto ficaria mais ou menos assim:
    [FONT=&quot]Antec NINE HUNDRED EU GAMER CASE 107.90[/FONT]
    [FONT=&quot]Asus P5E3 Premium/WIFI-AP S775 X48 ATX[/FONT] [FONT=&quot] 262.90[/FONT]
    [FONT=&quot]INTEL CORE 2 QUAD Q9550 2.83GHZ FSB1333 12MB[/FONT][FONT=&quot] 279.90[/FONT]
    [FONT=&quot]SAPPHIRE HD 4870 1GB GDDR5 256-BIT DVI-I /TVO HDTV[/FONT][FONT=&quot] 269.90[/FONT]
    [FONT=&quot]OCZ 4GB ( 2x2GB ) DDR3 Fatal1ty Edition 1333[/FONT][FONT=&quot] 184.90[/FONT]
    [FONT=&quot]DIGITAL 250GB SATA II 7200RPM 16MB[/FONT] 87.80
    [FONT=&quot]Corsair 750W 750TX[/FONT][FONT=&quot] [/FONT][FONT=&quot]95.90[/FONT]
    [FONT=&quot]DVD+/-RW ASUS 20X LightScribe SATA Preto[/FONT][FONT=&quot] 29.90[/FONT]
    [FONT=&quot]DVD ASUS 18X SATA Preto[/FONT][FONT=&quot] 16.90[/FONT]
    [FONT=&quot][/FONT]
    [FONT=&quot]Zalman CNPS 9700 NT[/FONT][FONT=&quot] 58.50[/FONT][FONT=&quot][/FONT]

Pronto será este o meu sistema, que acham sinceramente? Ronda os 1500€!
    Aguardo feedbacks... MUITO OBRIGADO

[FONT=&quot][/FONT]
    [FONT=&quot][/FONT]

2. Hardcore998

Hardcore998 Power Member

3. Stormgiant

Stormgiant Moderador Corredor
    Staff Member

Ele tem 2 discos em RAID, por isso aquele valor mais alto.

DIsier, a mim não me parece que estejas no final da escolha. Vejo ai muitas duvidas :D
    Se não disseres para que é o PC, não te vamos poder ajudar muito. Se for para jogos por exemplo, acho que ficavas bem melhor servido com um E8500 do que com o Q9550.
    Quanto á grafica, novamente, não sabendo a resolução a que vais jogar, não sei dizer se a memoria extra é recomendada ou não ;)

4. DIsier

DIsier Power Member

Boas obg, quanto à tua ideia, se vires bem o kit OCZ de 2GB a 1600mhz C7 fica a 120€, o kit de 4GB a 1333 fica a 184, a diferença ñ é assim muito grande até... quanto ao disco, prefiro sinceramente meter 2 discos de 250 em RAID 0, um apenas p instalar programas jogos etc, outro pa guardar os documentos, é mais fiável que estar cá a criar partições que às vezes só dão dores de cabeça...
    E quanto ao resto? Gravador da Asus chega bem ou um da Plextor será mais fiável?
    De resto a grande dúvida mesmo é na caixa eh eh, mas gostei muito da Antec... e o cooler da Zalman é preferível ao da Thermalright ou OCZ?
    De resto é a fonte, Corsair ou Thermaltake

5. hugOalexandre

hugOalexandre Power Member

Acho que nao vale a pena gastar tanto dinheiro nessa board. Tens a P5E3 que tambem é muito boa e mais barata. Se precisares de placa de rede, podes sempre comprar uma a parte que sai mais barato.
    Opta por uma POWERCOLOR HD4870 PCS+ 512MB que ja é o suficiente para correres tudo em Very High (dependendo a que resoluções vais jogar)
    Lembro-te que se quiseres meter DDR3 a 1600Mhz na P5E3, tens de lhe fazer oc porque essa board so aceita ate 1333Mhz sem oc.
    As mem's podes optar por estas: http://globaldata.pt/#?p=ProdDetail&ProdId=8794
    Compras duas de 2GB que sai mais barato que essas OCZ e essas tambem sao boas.
    Mais vale comprares logo um Seagate 500GB 32MB.

6. pesfanatic85

pesfanatic85 Power Member

O Thermalright Ultra Heatsink 120 é muito bom. Claro que depois também tens que lhe por uma fan. A fonte Corsair TX-750 acho muito boa (preço/qualidade) e penso que seja suficiente mesmo que vás fazer crossfire no futuro.

7. filipe3x

filipe3x Power Member

DIsier, acho que não estás a par de como funcionam os discos em RAID 0.

Ora, o RAID 0, mais não é do que dois discos ligados ah mother, e que são reconhecidos pelo sistema operativo como sendo um só. Ou seja, isso de instalar jogos num e guardar documentos noutro, é impossível (penso eu).

E deixa-me dizer que quando dizes que é mais fiável, não é bem verdade, uma vez que basta um dos discos ter sectores danificados, para que a informação distribuída nos dois discos ficar muitas vezes ilegivel.

Agora, deixa-me só deixar a seguinte nota:

O RAID 0, é mais rápido, é verdade. E porquê? Vamos partir do seguinte exemplo hipotético:

Queres gravar a palavra "SOL" nos discos. Como é que o Sistema Operativo faz?

Grava a letra S no disco 1, grava a letra O no disco 2 e divide a letra L em dois e grava metade no disco 1 e outra metade no disco 2.

Qual a vantagem disto?

Teoricamente, duplica a velocidade de gravação nos discos, uma vez que em vez de gravar primeiro a letra S, depois a letra O, e só depois a letra L, num sistema RAID 0, grava as letras S-O-L, tudo ao mesmo tempo, distribuindo as letras em tempo real pelos discos.

8. MasterKing

MasterKing Power Member

Mas em termos de acesso aos ficheiros, arranque do SO e jogos? o que é que o RAID0 traz de bom?

9. filipe3x

filipe3x Power Member

Estás a perguntar, suponho eu, se a nível de acesso aos ficheiros a mesma teoria se aplica?

Sim, penso que se pode aplicar. Se consegue gravar as letras S-O-L ao mesmo tempo nos 2 discos, também as consegue ler ao mesmo tempo.

Num sistema normal, o disco lê primeiro a letra S, depois a letra O, e no fim a letra L. Ou seja, tem que seguir uma sequência.

Enquanto num sistema RAID 0, consegue fazer essa leitura das letras, todas ao mesmo tempo.

Resumindo: o acesso aos ficheiros no disco, e todas as actividades que o exijam (arranque do SO, loading dos jogos), teoricamente duplicam a sua velocidade.

10. Weemer

Weemer Power Member

tao tas a dizer tipo k por exemplo um raid de 2 discos 7200rpm fica como se fosse um disco de 14400rpm?

11. filipe3x

filipe3x Power Member

Teoricamente sim, mas tecnicamente a velocidade não duplica. Talvez o desempenho aumente uns 50-70%.

Acontece o mesmo que num Dual Core ou num sitema SLI ou Crossfire nas placas gráficas. Existe um aumento no desempenho, mas não chega a duplicar.

12. DIsier

DIsier Power Member

ora bem o PC será para tudo um pouco, gravar DVD's, algumas conversões, jogos etc... começando pelo processador, a diferença do E8600 para o Q9550 é de 50 e tal euros... já sei que muito pouco software não tira partido dos QUAD, mas num futuro próximo isso pode mudar... e assim já estaria servido...

Quanto à gráfica é assim, neste momento tenho um velho monitor CRT de 17" que irei manter, mas no Natal possivelmente irei investir num bom LCD, talvez de 22", e ai como iria jogar a resoluções mais altas, já fará diferença os 512 a mais da 4870...por isso prefiro optar já pela versão de 1GB.

As memórias, as GSkeil que indicam são C9, isso não é muito elevado?E sempre ouvi dizer bem das OCZ...

Os discos, acham então preferível um só de 500GB e particioná-lo em 2 é isso?

Enfim são só umas arestas que faltam limar... board sinceramente optarei por uma das 2 que mencionei, a P5E3 já tem algum tempo....

13. Stormgiant

Staff Member

Não vais levar a mal, mas vieste fazer perguntas, levas com outras visões em cima ;)
    Acho que a melhor opção que toda a gente pode fazer ( para quem tem essa capacidade financeira) é comprar agora um cpu médio e daqui a 12/18 meses trocar por outro melhor ao mesmo preço, ficando mais rapido e poupa dinheiro. Se colocares por exemplo agora um E8500 ( não notas muita diferença nos jogos a essas resoluções para o E8600 ) e no proximo ano trocas por um bom Quad, que na altura vao custar tanto ou menos que esse E8500 agora.
    Pelo menos é o que eu faço para não andar sempre a gastar dinheiro em cpu médio/altos. Compro um médio agora e daqui a 9/12 meses troco pelo médio da altura.
    Comprar agora um Q9550 porque estás a pensar no que vais correr daqui a 2 anos, é um erro para mim. Ninguem sabe o que se vai passar nos PC's daqui a 2 anos.

Isso era o que te estava a perguntar em cima. Se vais jogar agora num de 17' e depois num de 22' ( maximo 1680x1050), não sei se o 1GB vai ser aproveitado. Acho que só servem para resolução de 30'.

Não faças isso se queres ganhar performance no sistema. Compra antes 2x250GB/320GB com 32MB cache mas NÃO os metas em RAID. Ficam apenas como dois discos independentes.

14. filipe3x

filipe3x Power Member

Sinceramente, acho superior um disco 500 Gigas do que 2 de 250 Gigas independentes.

É que quanto maior for o disco, maior é a densidade da informação distribuída pelos pratos. E o que é que significa isto? Significa que cada vez que a agulha do disco passa sobre o prato lê 2 vezes mais informação do que num disco de 250 Gigas. Ou seja, teoricamente a velocidade de acesso aos dados duplica.

Não sei se me fiz entender, talvez muitos não percebam esta explicação. Mas os que perceberam, sabem do que falo.

15. DIsier

DIsier Power Member

ok acho que sim, meto agora um E8500 que com um bom overclock chega aos 4Ghz e poupo uns euritos... a gráfica bem irei ver a diferença também não é assim tanta em termos de preço da versão de 512 p 1GB, discos mete-os então 2 x 250GB "normais"... o que é na loja onde vou comprar o PC, (POWER ON) os discos de 250GB da WD têm 16MB cache... não 32, mas também não é por aí que irei ter problemas de performance...
    ok tá quase tudo assente... um bom cooler da ZALMAN, e a caixa e tá feito! lol depois meto ai umas fotos do bicho

16. Stormgiant

Staff Member

Isso são opiniões e para que se fazem os pc's. Eu desde á pelo menos 10anos que sempre tenho 2 discos nos desktop's e de certeza ABSOLUTA que tão cedo não passo para um single. Só tens vantagens...
    Para os que percebem, sabem do que falo.

17. hugOalexandre

hugOalexandre Power Member

Para jogar num monitor de 22'' nao precisas de uma grafica com 1GB. Tu com a POWERCOLOR HD4870 PCS+ de 512MB na resoluçao maximo dos monitores de 22'' consegues correr tudo em Very High.

18. DIsier

DIsier Power Member

porque só estão a falar na Powercolor? A sapphire ou mesmo a 4870 da Asus não são tão boas? E na questão do gravador asus é fiável ou da Plextor?

19. Madcaddie

Madcaddie Dr. Super labrego
    Staff Member

20. Weemer

Weemer Power Member

Só se fala da powercolor pk sairam versões da 4870 e 4850 com OC e melhores coolers. S calhar quando saírem versões destas das marcas sapphire e asus também se irá falar nelas.

Asus é fiável:P dont worry:x2:

Partilhar esta Página