Último passo para deixar o Windows de vez

Ricardo.RPL

Power Member
Boas!
Já há algum tempo que tenho andado a mexer em Linux, na brincadeira, para ir experimentado e ver como é que funcionava. Mais por curiosidade do que por necessidade, portanto.
No entanto, o PC aqui de casa tem andado cada vez pior, com erros atrás de erros, ao ponto de agora levar largos minutos apenas para ligar, ficando lentíssimo e sempre prestes a levar com mais um BSOD. Já me fartei deste Windows, que não oferece estabilidade nenhuma, e o próximo format que vou fazer é para meter Linux e resolver esses problemas de vírus e afins de uma vez por todas.

OK, este texto todo para chegar agora à dúvida: não sei qual é o problema no computador para o Windows estar assim, e não me parece que venha a saber. Ao instalar uma distro de Linux em cima, espero poder eleminá-lo de vez. Mas... aí é que está o problema: não estou a conseguir instalar nada :wow:!
Já antes, nalgumas experiências que tinha feito, tinha criado partições sem problemas, e corria Linux + Windows em dual boot sem espinhas. Neste momento, apenas com Windows instalado a ocupar todo o disco, consigo correr os Live CDs que quiser, consigo experimentar todos os programas das distros e os efeitos visuais todos bonitinhos, mas não há maneira de instalar.

A falha é sempre a mesma, quer experimente com Ubuntu, Fedora ou openSUSE: Live CD sem falhas, consigo correr o instalador, mas quando chega à parte de analizar as partições, pára, e fica eternamente a analizar. Já deixei umas boas horas a correr, e nem assim passou daí (o que me leva a crer que não seja algum problema de lentidão do HDD).

Palpites aceitam-se. O que me estará a "barrar" o caminho para as partições do disco, e como poderei contornar isso para me livrar do janelas de vez?
 
Faz a repartição do disco com um software à parte. Tens aqui um tuturial do esquiso que ensina isso.
Se preferires usa o Partition Magic ou outro (Hirenboot:x2:).
Depois é só aproveitar o espaço vazio para fazer o install disso.
 
A minha sugestão é guardares o que quiseres para dvd's ou pens, e meteres o cd do windows e fazeres format em fat32 (aquele que não é quick) . Depois disso tenta outra vez. Se mesmo assim não dá, eu tentaria fazer um low level format que apaga tudo o que estiver no disco, mbr, etc. (eu nunca fiz nenhum, não me perguntes como é) .

Se nem depois disto tudo consegues instalar a distro, já não tenho mais ideias sem ser passar parâmetros ao kernel, em que aí tens de usar o google.
 
O essencial já foi aqui dito. Faz backup de tudo e atira o Windows pela janela fora !
Ao criares as partições do Linux, reserva a maior parte do disco para o /Home, se algo correr mal, podes sempre apagar as outras partições e reinstalares o Linux ou instalar outra distro sem danificares a tua preciosa informação. Não há uma "regra" rígida sobre esta matéria, podes ler várias opiniões de quanto espaço deverás reservar para cada uma das partições em tutoriais que devem andar por aí...

Só mais uma nota, depois de fazeres o backup convinha mesmo fazer um daqueles formats a sério para ver se apanha algum sector danificado no disco rígido.

Cumps.
 
Obrigado pelas respostas!
Os backups já estão todos feitos, depois de muito esforço a tentar espremer o que ainda restava do Windows (com uns BSODs ou simples freezes pelo meio). Vou ver se, experimentando com o disco de instalação do Windows, já dá para fazer alguma coisa (seria bastante irónico se isso resolvesse o problema :004:).

Agora tenho de ir embora, assim que puder digo como é que isto ficou.

EDIT: Ao colocar o CD do Windows, finalmente consegui ver as partições. Apaguei tudo mas, infelizmente, ao tentar criar uma pequena partição em FAT, aquilo não desenvolveu, e comecei a ver a vida a andar para trás outra vez :P. Depois, experimentei fazer a mesma partição mas com NTFS em Fast, mas a certa altura deixou de conseguir passar para lá os ficheiros da instalação do Windows. Por fim, voltei a apagar tudo e deixar o disco todo vazio.
Depois disso, ao experimentar com o CD de instalação de openSUSE, já conseguiu ver as partições e sugerir um esquema de particionamento. Não fiz nada, porque vai ser para instalar Ubuntu. Agora estou a gravar de novo o Live CD do 8.04, e quando estiver gravado, vai ser o teste final :-D.
 
Última edição:
Último update:
Já gravei o Live CD do Ubuntu 8.04, voltei a correr o instalador e... já deu tudo sem problemas :D. Irónico como foi o CD de instalação do Windows que me permitiu migrar de vez para Linux...

Recapitulando, para quem tiver o mesmo problema: se o Windows estiver demasiado instável e não conseguirem instalar Linux por cima, por não conseguirem aceder à parte das partições, devem:
1- aguentar um pouco mais com o Windows para fazer backup de todos os ficheiros importantes e uma lista com os programas que mais precisam
2 - correr o CD de instalação do Windows e apagar todo o conteúdo do disco duro, para o deixar novinho em folha
3- com o HDD já como deve ser, instalar a distro favorita e repor os backups :)

Uma vez mais, obrigado pela vossa disponibilidade, pouparam-me uma grande dor de cabeça.
 
Segundo a tua descrição, suspeito que o disco possa ter sectores danificados ! Não estou a dizer que tenha mas é muito suspeito e convinha formatares a sério pois em fast não dá para verificar a integridade do disco.
Não é comum os programas do Linux para particionarem o disco darem erro, poderá ser duas coisas, sectores danificados ou alguma incompatibilidade do disco rígido com o tipo de partições usadas pelo Linux.

Cumps.
 
Back
Topo