1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ultra fast boot rpi 3b

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por Dr_Lion, 25 de Janeiro de 2018. (Respostas: 2; Visualizações: 267)

1. Dr_Lion

Dr_Lion Power Member

Boas malta,
    ora então vamos ao que interessa ando entretido a tentar colocar o raspberry a fazer boot para o ambiente gráfico ou consola e a executar uma aplicação gráfica por exemplo um browser no menor tempo possível.

Neste momento tenho tempos referência de 10seg para consola e 20seg para gui!

Se souberem de alguma distro que seja rápida, ou mesmo direcionada para isto agradecia..

Até agora já testei algumas distros, e desactivei alguns serviços para conseguir reduzir os tempos.

Raspbian lite 10s até à consola, 20seg até ao ambiente gráfico carregado!
    Minibian 9s até à consola, 19 seg até ao ambiente gráfico carregado!

*Os tempos medidos são medidos com um relígio, desde o momento em que ligo a ficha à tomada até à gui/consola estar disponível para o utilizador, com login automático feito! Acho também curioso eu medir 10s até entrar na consola, e o systemd-analyze dar-me 5s de tempo total de boot!

Ainda me resta testar os seguintes:

-alpine-linux
    -raspbian-ua-netinst

Tinycore não consegui colocar a funcionar gráfico, até à consola 10seg e não me orientei bem com aquilo!
    Dietpi - próximo do final da instalação dá o problema dos servidores ntp, e sem isso não me permite fazer actualizações nem correr o sistema ou terminar a actualização.

O meu objetivo era ter a GUI, ou uma aplicaçao gráfica a correr (p ex browser, em 5seg após ligar a alimentação).
    Alguma sugestão, alguém já conseguiu fazer isto, que queria partilhar algo? Ou simplesmente não dá para fazer?

2. MOUSETM

MOUSETM Power Member

queres um rp3 a fazer boot em 5s podes ir sonhando, que por mais que inventes não vais conseguir, os sistemas que correm no rp3 não estão optimizados a esse ponto, e não só o software como o hardware em que o rp3 é constituído...

3. Dr_Lion

Dr_Lion Power Member

Pois agora este projecto está em stand by porque tenho outras coisas prioritárias, mas até onde fui consegui ter o pi3 a entrar na consola já logado em 9seg... Com mais algum jeito talvez conseguisse baixar para os 5 o 6seg, e depois era só colocar uma app desenvolvida com modo gráfico a arrancar direto.

Partilhar esta Página