1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ultrabook para Engenharia Informática

Discussão em 'Novidades Portáteis' iniciada por AX2, 12 de Agosto de 2012. (Respostas: 20; Visualizações: 3286)

1. AX2

AX2

Boas.

Vou este ano para Engenharia Informática (em princípio na FCTUNL) e estou a pensar em comprar um Ultrabook por serem de fácil transporte.
    Estou indeciso entre os seguintes:

Qual acham que é melhor para EI?

Última edição: 13 de Agosto de 2012
  2. SkillFul

SkillFul Power Member

Boas!

Não valia mais um Samsung 900X4C-A01PT ou um Dell v131 + ssd samsung 830 + 4gb (para fazer 8gb de ram) ou até mesmo um MBA OU MBP? São leves e tens mais bateria.

3. jrm360

jrm360 Power Member

mac para Engenharia? E a limitação a nível de aplicações?!

4. SkillFul

SkillFul Power Member

Em engenharia informática um mac da perfeitamente e podes usar o windows (quando for preciso) em bootcamp ou maquina virtual, há um topico no forum sobre isso é questão de procurar.
    Mas mesmo não querendo um mac dei mais opçoes ;)

P.S.: Vê este post: Mac em Engenharia de Informática. - Ver primeiro post em caso de dúvidas.

Sobre o dell v131 está aqui as especificações dadas pelo user brruno: *Dell Vostro V131 ________ (13.3"1366x768 matte ,1.85kg, i5-2410M [2.3 - 2.9 GHz],4GB RAM, 500GB 7200rpm,______HD3000, _ 8h00)> 610€

Última edição: 12 de Agosto de 2012
  5. AX2

AX2

Macs são girinhos e tudo mais, mas acho que prefiro o bom e velho Windows, não sei. A verdade é que nunca tive a oportunidade de testar OSX. :x
    E se ter PC neste caso é mais simples que ter Mac, porquê complicar-me a vida?

De qualquer modo, dos que mencionei, qual acham que serve melhor?
    Não sou nenhum hardcore gamer, aliás, não sou gamer de todo, e não quero poder que não vá usar. Quero o suficiente para EI.

EDIT: Não descartei o Samsung 900X4C-A01PT. Pelo contrário, até me está a parecer bem. Mas continuo às aranhas... Para EI, é o suficiente?

Última edição: 12 de Agosto de 2012
  6. Genome_Boy

Genome_Boy Power Member

Para Eng Informática não precisas, nem de perto nem de longe, de um BOM computador, visto que a maior parte das tarefas que terás de fazer serão para programação e, para isso, mesmo um computador fraquito chega. A única coisa mais puxadota que me lembro de usar foi o adobe flash e isso foi por opção própria. Desenvolvimento gráfico também ocorre mas também requer muito pouco poder computacional, por isso também não é por aí.

Relativamente ao "pc neste caso é mais simples que ter Mac" se te referes a pc como sinónimo de windows, a informação não é verdadeira. Certas cadeiras requerem o uso de plataforma UNIX pelo que não te chegará única e exclusivamente o Windows. Nada que, obviamente, uma partição com uma qualquer distro linux não resolva. Neste tipo de casos um Mac pode ser mais simples porque tens logo tudo configurado de ínicio (é unix, tens logo o java disponível, etc). Claro que aqui também terias de usar bootcamp ou máquina virtual para correr Windows (principalmente para Visual Studio, pouco mais creio eu).

Resumindo e baralhando, ao nível de hardware não é necessário grande espingarda, por isso qualquer das tuas opções chegam (recomendo, no entanto, um ecrã maior, nem que seja externo!). Ao nível do sistema operativo, como deu para perceber, não existe uma solução única e perfeita. Espero ter ajudado ;)

7. AX2

AX2

Não, com PC refiro-me só a não-Mac xD

As 15'' do Samsung servem?

8. NCast

NCast Power Member

Para saberes que sei do que falo, acabei EI este ano.

Tal como te foi dito n precisas de nada de especial... podes ter um i3 que dá e sobra.
    O q usei q mais CPU requisitou foi MAthLab, mas o meu core2duo deu mais do q conta do recado.

Compra um computador que possas aumentar a RAM até 16Gb para te dar para mais q 3 anos de curso, podes levar 4 ou 5 a terminá-lo, não é de estranhar.

Eu tmb diria q 15,6'' fullhd seria o ideal, mas na verdade carregar isso todos os dias é obra, por isso axo que n deves compar mais q 14'' (1600*900) e contrariamente ao que pensas o Mac Air seria o ideal...o prob é a RAM ....

è curioso entrares para um curso de engenharia informática e já estares a arranjar explicação para n quereres inovar...se precebes assim tanto de windows devias querer começar a aperceber de outras coisas diferentes... se é pra ficares na mesma para que queres um curso.

Basicamente, recomendo um 13,3'' ou 14'' com boa resolução, com autonomia suficiente para n andares com carregador e leve (mto leve mesmo), o ZENBOOK da ASUS por exemplo o ideal será caber numa pasta de mão para andar despercebido.

E n gastes uma fortuna, podes querer comprar um AIR a meio do curso e assim é menos dinheiro que mandas fora.

Boa sorte no Curso :)

9. AX2

AX2

Não é questão de querer inovar ou não. Simplesmente sinto-me mais à vontade com Windows e, pelo que tenho lido, Mac só traz complicações quando é preciso lidar com tecnologia Microsoft.
    E precisamente por querer começar a aperceber-me de outras coisas diferentes é que vou para um curso de Engenharia Informática. Não vou comprar um PC às cegas só porque dizem isto e aquilo, para depois se for preciso ainda levar um bom tempo a adaptar-me ao SO, quando posso ir por algo que já conheço e então a partir daí ir conhecendo outras coisas. Windows numa partição, Linux noutra, problema resolvido.

10. vodkaPT

vodkaPT Power Member

Tens lido mal. Modelos recentes até em máquina virtual lidam bem com o Windows.

E como s comunidade Mac é cada vez maior cada vez professores e software têm suporte em Mac.

Windows na faculdade penso que só usei para c#, o resto foi sempre em Linux.

Eu também acabei Eng informática este ano, o PC vai ser o menor dos teus problemas..

Ironicamente quando entrei também era bastante anti Mac, agora tenho um e dificilmente voltarei a comprar um PC não Mac, Apesar de ainda usar muito Windows.

11. AlFACE \/.\/

AlFACE \/.\/ Power Member

Tens neste tópico mais users de eng. informática a discutir se comprar um mac: http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=738276

Um mac com windows em bootcamp ou VM e com linux (que vais precisar) em VM ... só de pensar que isto tudo corre as maravilhas num macbook air 13' que mal te vai pesar na mochila...

Quanto a memória já que falei no air 13' podes comprar pela store com desconto estudante e ficas com 8GB pelo mesmo preço dos das lojas PT com 4GB apenas

12. Genome_Boy

Genome_Boy Power Member

Sim, penso que esse é o tamanho ideal. Depois em casa, se tiveres um monitor maior, podes usá-lo como monitor secundário e disfrutar de um ambiente de trabalho maior.

13. AX2

AX2

Estou cada vez mais indeciso. Uns dizem que Mac sim, outros que não... :confused:

Mas em princípio vou pelo Samsung 900X4C-A01PT.
    Tem ecrã maior que o Air (15'' vs. 13,3''), maior autonomia (~10h vs. ~7h), excelente design, e não foge muito às dimensões do Air
    (35,69cm x 23,7cm x 1,49cm c/ 1.65kg vs. 32,5cm x 22,7cm x 0,3-1,7cm c/1.35kg).
    Para não falar que o Samsung tem um i7-1.9GHz enquanto que o Air, pelo mesmo preço, tem um i5-1.8GHz.

14. jrm360

jrm360 Power Member

Um Mac original em Engenharia só te vai trazer chatices!! Agora se for para lhe instalar Windows...já não digo mais nada...porque não sei como é depois a nível de Drivers e assim.
    Se queres uma coisa estável de que dê o mínimo de problemas possível penso que a escolha mais acertada será sempre Windows.

15. Genome_Boy

Genome_Boy Power Member

Nem pouco mais ou menos...

Como tinha referido, e para o curso em questão, praticamente qualquer máquina chegará e não é por seu Mac ou PC que fará a diferença (não vale é a pena ficar com a ideia de que MAC em EI é "chatisse" por não o é. De todo.).
    O modelo que referes parece-me bom e se gostas dele é a escolha a tomar. Será (mais do que) suficiente para todos os anos do curso ;)

Última edição: 14 de Agosto de 2012
  16. Greenpower

Greenpower Power Member

17. jrm360

jrm360 Power Member

Vais-me dizer que tens mesma compatibilidade a nível de aplicações num Mac como tens num Windows?!

18. Genome_Boy

Genome_Boy Power Member

Depende das aplicações: se quiser instalar um aperture em Windows também não posso....

Por partes: disseste que mac "só vai trazer chatisses". "Só"?! Falando por experiência própria posso afirmar que a balança pende bem mais para os benefícios do que para "chatisses".
    Em segundo lugar, eu mencionei, desde o ínicio, que em princípio necessitaria de recorrer a virtualização / bootcamp para um número (reduzido) de aplicações. Não vejo onde está aqui a chatisse...
    Por fim, o user irá praticamente de certeza de usar linux por isso a tua afirmação acerca das compatibilidades do Windows também sai furada...

De qualquer maneira, e como podes ver no meu post anterior até sugeri ao user que o samsung também seria uma excelente opção, por isso não compreendo tanta confusão :S

Cumprimentos ;)

19. AlFACE \/.\/

AlFACE \/.\/ Power Member

Segundo outro tópico aqui no forum (http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=739544) podes beneficiar do desconto para estudantes

Volto a deixar aqui um outro tópico recentemente "desenterrado" (http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=474974) onde tens mais opiniões de pessoas que tiveram no curso para que vais ou parecido... para veres que um mac em engenharia não é impossivel muito pelo contrário agora cabe a ti decidires ;)

20. B.RicH

B.RicH Power Member

Eu sou estudante de EI em Coimbra, e este ano tb vou comprar um portatil novo, e optei pelo Asus Zenbook. Fica mais em conta em relação ao dinheiro, e por conversas com outro pessoal do curso e até de Design e Multimédia, um portatil q seja windows vai ser sempre mais fácil para EI por questões de compatibilidade de software q tenhas q vir a usar, mas um MAC não vai ser impedimento. Conheço pessoal q usa MAC em EI e não é por isso q não trabalham! Quanto a um ecra "grande" isso dá sempre muito jeito na hora de programar, mas vai pesar é na hora de andares com ele para trás e para diante.

A meu ver, os pontos a considerar são:
    - transporte
    - bateria
    - longevidade/durabilidade do hardware

Partilhar esta Página