Ultrabook/Portátil de 13-14'' de gama média

Nabais

Power Member
Início do Questionário
=============================================

1) Qual é o orçamento disponível?
Como é para daqui a alguns meses (a não ser que surja uma oportunidade única), ainda não está decidido, mas certamente será low cost ou medium cost, talvez a rondar os 600€, 700€. A ideia seria aproveitar alguma promoção, tipo as da *****.

2) Qual ou quais os tamanhos que pretendes? (eliminar as que não pretendes)

c. Pequeno e Leve: 13" - 14"

O ideal era algo tipo o System76 Lemur Ultra (só tenho pena que estes portáteis Linux não se vendam com teclado PT) ou um ultrabook.

3) Tens alguma marca que prefiras ou alguma que esteja fora de questão?
Não gosto de Acer. De resto não sou muito esquisito.

4) A que tarefas se destina o portátil?
Multimédia, internet, programação, máquinas virtuais com Linux para desenvolvimento e trabalho. Alguns jogos antigos (geralmente com vários anos, daqueles que uma Intel HD chega e sobra - que aliás, jogo agora numa Intel HD 3000 sem problemas). Por isso, queria com um i5 ou i7 decentes, com bastante memória, ou que permita adicionar mais RAM, pelo menos 8GB, mas se der 16GB melhor.

5) Vais transportar o portátil frequentemente para vários locais ou fica preferencialmente em cima da secretária?
Ando sempre com o portátil dum lado para o outro, nem que seja dentro de casa. O peso pode ser até 2Kg, mais coisa menos coisa, pois para coisas mais práticas e simples uso apenas um tablet.

6) Quantas horas de bateria necessitas?
Quanto mais melhor, isto é um factor decisivo para mim. Menos de 5, 6h tento não ponderar.

7) Vais jogar no portátil? Se sim, que jogos?
Alguns jogos antigos (geralmente com vários anos, daqueles que uma Intel HD 4000 chega e sobra - que aliás, jogo agora numa Intel HD 3000 sem problemas).

8) Quais as resoluções de ecrã que preferes? (eliminar as que não pretendes)

Notebooks:
1. 1366x768 (não tenho qualquer problema com esta resolução, sei que é um factor importante para baixar o preço)
2. 1600x900
3. 1920x1080

Tenho uma preferência por ecrãs que não tenham reflexo, como matte. Não gosto de ecrãs glossy.

9) Quando é que vais comprar o portátil?
Sem pressa, posso ir vendo as novidades dos próximos tempos, estou a sondar o mercado, a ver as hipóteses. Por isso, diria meses, talvez.

10) Tens alguma necessidade específica (interface, armazenamento, multimédia, etc)?
Saídas: VGA, HDMI, Bluetooth
Se possível com teclas de volume acessíveis e não confusas no meio de outras teclas
Se possível com teclado retro-iluminado
Se possível sem ser de plástico rasco. Gostava duma construção decente, não é preciso ser alumínio ou parecido, mas decente.
É importante que, mesmo que não tenha 8GB de RAM ou um grande disco ou SSD, que seja possível trocar memória e disco sem perder garantia, como acontece com muitos portáteis actualmente.

=============================================
Fim do Questionário


Obrigado :)

Abraço
 
Última edição:
A Ram soldada depende do modelo, mas pelo que tenho visto o Asus tem memoria soldada, mas o que acontece é ter 2gb soldados e depois ter outro stick que pode ser alterado, isto no S46CM e tambem no Zenbook (ux32vd)
 
1º-Depende, ha ultrabooks já com SSD que compensam mais em relação a outros que trazem HDD+SSd cache , e ha uns em que depois tb não dá para trocar o HDD por um SSD
2º-Depende, ha ultrabooks com toda a RAM soldada , outros com 1 sitck soldado e outro para upgrade e outros com 2 stick para upgrade.

Possivelmente haverá algumas baixas dentro de pouco mais de 1 mes com o lançamento de alguns novos modelos com as novas AMD.
 
Fiz umas alterações ao questionário.
O computador pode ser um ultrabook ou um portátil, desde que seja de 13 a 14'' e no máximo 2Kg (mais coisa menos coisa, actualmente ando com um que tem 2.1Kg e não me incomoda nada), é importantíssimo que a bateria dure muitas horas e que os componentes (memória e disco) possam ser trocados sem perder garantia.

Se os componentes e a autonomia compensarem, não me importo nada (muito pelo contrário) que não seja ultrabook. Aliás, recentemente comecei a ficar mais com vontade de adquirir algo tipo esse Lemur Ultra da System76 (com um i5 ou um i7) que refiro no 1º post.

Obrigado pela ajuda :)
 
Esses "Lemur " são clevos , esse é o novo W540EU que tb o tens numas lojas cá em portugal.

Pessoalmente acho que mais vale dares um pouco mais e tens o W550EU (de 15.6") , é um pouco maior sim , mas é apenas ligeiramente mais pesado (+100grm) e tem um belíssimo ecrã FullHD IPS
 
Esses "Lemur " são clevos , esse é o novo W540EU que tb o tens numas lojas cá em portugal.

Pessoalmente acho que mais vale dares um pouco mais e tens o W550EU (de 15.6") , é um pouco maior sim , mas é apenas ligeiramente mais pesado (+100grm) e tem um belíssimo ecrã FullHD IPS

Acho que vou dar um saltinho à loja da Clevo aqui em Odivelas, cada vez mais fico curioso com esses equipamentos.
No entanto, penso que 15.6'' já seja realmente muito grande, se bem que FullHD deve ser interessante. Mas tenho um HP ProBook 6460b de 14'' com 1600x900, da empresa, e acho a resolução grande demais, não gosto da de tudo tão pequeno, principalmente para development...
 
Acho que vou dar um saltinho à loja da Clevo aqui em Odivelas, cada vez mais fico curioso com esses equipamentos.
No entanto, penso que 15.6'' já seja realmente muito grande, se bem que FullHD deve ser interessante. Mas tenho um HP ProBook 6460b de 14'' com 1600x900, da empresa, e acho a resolução grande demais, não gosto da de tudo tão pequeno, principalmente para development...

podes aumentar o tamanho das coisas , na maior parte das cenas dá mas haverá alguns programas que não funcionará lá muito bem..
 
Back
Topo