1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Está disponível o Comparador ZWAME em versão beta.
    Mais informações.
    Remover anúncio

UltraDMA mode em Plextor, como???

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Isotic, 17 de Julho de 2002. (Respostas: 3; Visualizações: 507)

  1. Isotic

    Isotic Power Member

    Tenho um plextor 12/10/32A já há mais de 1 ano, mas só agora é que reparei que o gajo estava a trabalhar em PIO mode, fui á BIOS e realmente a opcão de PIO mode estava seleccionada, mas tentei mudar para UltraDMA4 e não me deixa, depois tive a fazer um trabalhito de investigacão e encontrei num forum que se pose-se um jumper onde diz "reserved" já dava, fiz isso e realmente isso tornou possivel seleccionar a opcão UltraDMA na BIOS, mas!!! só UltraDMA2, será que estes plexores não suportam UltraDMA4?? alguem sabe alguma coisa sobre isto????
     
  2. Crusher

    Crusher Power Member

    Ultra DMA 2 na BIOS acho eu e só pode ser UDMA33...

    O 4 deve ser UDMA66...

    Não sei mas os CD-ROMS e os CD-RWS são tão poucos que devem suportar UDMA66...

    Alías UDMA 66 num dispositivo desses não faz efeito nenhum uma vez que nos máximos um CD ROM que lê por exemplo a 7500 Kb/s o que corresponde à 50x (multiplicas 150kb/s X o nº de velocidades para teres a taxa de transferência), não dá acupar os 33Mb/s de largura de banda que tens disponíveis para o modo UDMA33...

    Portanto o UDMA66 é inútil no caso dos CD-ROMs...

    Já agora fostes ver no site da Plextor ou na caixa em que vinha isso, se dizia que suportava UDMA66?

    P.S-Deixa o PIO mode em paz... coisas arcaícas... :D
     
  3. Isotic

    Isotic Power Member

    OK Crusher, então queres dizer que quase nenhum gravador de CDs utiliza UltraDMA4 porque não consegue tirar partido disso, é isso??
     
  4. pmasl

    pmasl Power Member

    Eu tive esse plextor até há pouco tempo, mas ao usar o jumper hack tinha erros nas gravações, mesmo com o burn-proof... Isto é, a gravação podia até decorrer sem erros, mas o cd era ilegivel, e diferenças de velocidade ou taxa de cpu eram nulas... Portanto deixa estar em PIO mode, just my 2 cents...
    Qto á outra questão, tenho um DVD da asus que está em UDMA-100, mas o gravador lite-on só está a UDMA-66, mas mais uma vez, concordo com o que o crusher disse, não há diferenças reais. Embora aqui tlvez a taxa de ocupação de CPU fosse bastante mais alta se, ao gravar a 40x, estivesse em PIO em vez de UDMA66:)
    Fica bem
     

Partilhar esta Página