• Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.

ultraportatil 13-15" até ~1200€

Mika.Gra

Power Member
Boas,

Actualemente tenho um HP dv6 de 2012.. o pc tem um i7 de 4 nucleos 2,0-2,8 Ghz, 8Gb de ram a 1333mhz, 500Gb 7200 rpm e portanto com o windows 10 funciona perfeitamente.. o problema é que perciso do pc para a faculdade e primeiramente o hp é um bocado grande mas a razao principal é que quando se puxa um bocado por ele a ventoinha faz demasiado barulho para o utilizar na biblioteca ou nas aulas.. portanto estou à procura de um ultrabook perfeitamente silencioso, mais portatil e comodo do que o meu actual e construçao premium claro, nao vou jogar nele nem fazer ediçao de videos/imagem.. portanto gostaria do melhor possivel para tarefas do dia a dia até 1200€ mais ou menos. Até agora o MacBook Pro 13" sem touch bar (2017) parece-me interessante.. mas penso que deve haver melhores soluçoes.. até porque o portatil é de 2017..

Início do Questionário
=============================================

1) Qual é o orçamento disponível?
Quando é que vais comprar o portátil?
~1200€

2) Qual ou quais os tamanhos que pretendes? (eliminar as que não pretendes)

13-15"

3) Tens alguma marca que prefiras ou alguma que esteja fora de questão?

Nao importa, desde que o portatil tenha uma construçao premium

4) A que tarefas se destina o portátil?
trabalho casual

5) Vais transportar o portátil frequentemente para vários locais ou fica preferencialmente em cima da secretária?
transportar

6) Quantas horas de bateria necessitas?

O maximo possivel

7) Vais jogar no portátil? Se sim, que jogos?

Nao

8) Quais as resoluções de ecrã que preferes? (eliminar as que não pretendes)

a maxima qualidade possivel

10) Tens alguma necessidade específica (interface, armazenamento, multimédia, etc)?

nao
 
e ja agora se comprar um ultrabook tenho a garantia que nao ira fazer o minimo barulho até passado 6 anos? Porque para dizer a verdade é um dos unicos motivos pelo qual preciso de mudar..
 
Vê também o Lg gram de 15 polegadas. Em promos costuma rondar esse orçamento.

Em relação ao barulho, ele sempre fez barulho? Se calhar está a precisar de uma limpeza e mudar a pasta térmica.

Ser ultrabook não significa que vai ser silencioso... Apesar de usar cpu's de "baixo" desempenho, o sistema de cooling pode estar mal desenhado ou ser ineficiente. A curva de funcionamento da ventoinha depende de como o fabricante desenhou.
Há portáteis que em idle podem até desligar por completo a ventoinha, outros têm sempre a ventoinha ligada. Uns podem ser mais agressivos com um pouco de load outros menos.

Se fizeres limpeza, tens garantia até ao final de vida do portatil que ele irá comportar-se como no 1º dia que te saiu da caixa.
 
Última edição:
Obrigado,

Quanto ao LG acho que prefiro por exemplo o Lenovo C930, mais recente (intel 8th gen, ram DDR4), mais original, mais bonito na minha opiniao e com caracteristicas mais diferenciadoras (som, pencil para o ecra tactil integrado no chassis à moda dos samsung note, abertura 180º, etc), ecra de 14" numa carcaça de ultrabook, etc..

Quanto ao barulho faz quando a tarefa torna-se um pouco mais pesada como ver videos 2K ou 4K no youtube, fazer scroll para cima, para baixo, para cima, para baixo num ficheiro PDF com centenas de paginas... so para dar dois exemplos.. penso que num ultrabook recente isso nao acontece, certo?

Sim já o desmontei à 3 anos e limpei porque fazia barulho mesmo quando nao se puxava por ele e melhorou.. limpei so o po, mesmo se a pasta termica estava toda queimada.. entao se fizer uma limpeza como deve ser com pasta termica nova, nao deveria fazer barulho com as tarefas mencionadas em cima?

Já agora se comprar um portatil com i5 8th gen com 8gb de ram a mais ou menos 2000mhz vou notar uma grande diferença na performance face ao meu actual que tem um i7 2th gen com 8gb de ram a 1333mhz?

Cumps
 
Boas, é só a minha opinião eu prefiro o LG Gram, parece-me melhor construído (liga magnésio) mas o C930 também me parece que é bem construido, e também tem cpu de 8 geração e DDR4, ecrã de 15 num corpo de 14, bateria a montes, além da sua extrema leveza (1.1kg). Não tens é o touch (pelo menos nas versões cá de PT) o que pode ser um ponto a favor do C930. Mas se gostas mais do C930 também me parece um bom portatil (dependendo do preço).
3 anos parece-me muito tempo sem limpar... recomendaria anualmente, passado 3 anos é mais que provavel que já tenhas bastante cotão na ventoinha.
O teu i7 é quadcore? Se for, sinceramente, em tarefas do dia a dia duvido que notes grandes diferenças para um i5 8th gen U.
Em relação ao barulho, recomendo que vejas reviews dos portateis que te interessem e ver o que dizem sobre o barulho do portátil.

EDIT: Vi que o lenovo C930 vem a 1999 euros...Para mim demasiado caro e ultrapassa bastante o teu orçamento.
 
Última edição:
Obrigado,

Quanto ao LG acho que prefiro por exemplo o Lenovo C930, mais recente (intel 8th gen, ram DDR4), mais original, mais bonito na minha opiniao e com caracteristicas mais diferenciadoras (som, pencil para o ecra tactil integrado no chassis à moda dos samsung note, abertura 180º, etc), ecra de 14" numa carcaça de ultrabook, etc..

Quanto ao barulho faz quando a tarefa torna-se um pouco mais pesada como ver videos 2K ou 4K no youtube, fazer scroll para cima, para baixo, para cima, para baixo num ficheiro PDF com centenas de paginas... so para dar dois exemplos.. penso que num ultrabook recente isso nao acontece, certo?

Sim já o desmontei à 3 anos e limpei porque fazia barulho mesmo quando nao se puxava por ele e melhorou.. limpei so o po, mesmo se a pasta termica estava toda queimada.. entao se fizer uma limpeza como deve ser com pasta termica nova, nao deveria fazer barulho com as tarefas mencionadas em cima?

Já agora se comprar um portatil com i5 8th gen com 8gb de ram a mais ou menos 2000mhz vou notar uma grande diferença na performance face ao meu actual que tem um i7 2th gen com 8gb de ram a 1333mhz?

Cumps

Dependendo da tarefa podes não notar nada como notar imenso. Não foi apenas a potência dos CPUs que mudaram, foi também algumas tecnologias novas, USB, ligação aos SSD, qualidade dos ecrãs, etc. A maior diferença será em tempos de loading, já que ainda usas um arcaico HDD de 500Gb num portátil.

Se achas que o teu actual ainda está para as curvas, podes (e deves) limpar e mudar a pasta térmica. Possivelmente diminui MUITO o ruído em carga. Com um SSD (obrigatório em 2018) ficava MUITO mais rápido.
 
Boas, é só a minha opinião eu prefiro o LG Gram, parece-me melhor construído (liga magnésio) mas o C930 também me parece que é bem construido, e também tem cpu de 8 geração e DDR4, ecrã de 15 num corpo de 14, bateria a montes, além da sua extrema leveza (1.1kg). Não tens é o touch (pelo menos nas versões cá de PT) o que pode ser um ponto a favor do C930. Mas se gostas mais do C930 também me parece um bom portatil (dependendo do preço).
3 anos parece-me muito tempo sem limpar... recomendaria anualmente, passado 3 anos é mais que provavel que já tenhas bastante cotão na ventoinha.
O teu i7 é quadcore? Se for, sinceramente, em tarefas do dia a dia duvido que notes grandes diferenças para um i5 8th gen U.
Em relação ao barulho, recomendo que vejas reviews dos portateis que te interessem e ver o que dizem sobre o barulho do portátil.

EDIT: Vi que o lenovo C930 vem a 1999 euros...Para mim demasiado caro e ultrapassa bastante o teu orçamento.

1999 euros deve ser uma versao bem mais puxada (os SSD vao de 256 GB a 2 TB) e aposto que tras i7, 16 GB de ram e ecrã UHD. Eu estou a ponderar o modelo com SSD de 256 GB, i5, 8 GB de ram, ecrã Full HD e está a 1200-1300€.

Mas mesmo para tarefas mais exigentes que o dia a dia, os i5 8th gen como se portam em comparação com o i7 2th gen? sabendo que passaram 5 anos é de esperar diferenças enormes.. mas será que é mesmo o caso?
 
Ja agora ha uma coisa que nao consigo entender bem, por exemplo na Lenovo temos o Yoga S730 e o Yoga C930.. Ambos tem o mesmo ecra, processador, ssd, ram e o S730 é ate mais fino e mais leve.. posto isto, como é que se justifica que o C930 seja 400€ mais caro?
 
Sim o C930 tem um ecra um pouco maior, 13,9 vs 13,3. Mas ambos tem dolby vision e FullHD, a nao ser que outra caracteristica me esteja a escapar ou que os ecras FullHD da linha Yoga nao sejam todos iguais.. o S730 tambem usa ram ddr4 creio.. quanto à construçao talvez.. mas ambos sao de aluminio e o S730 tem ainda a vantagem de ser bem mais leve e fino
 
Sim o C930 tem um ecra um pouco maior, 13,9 vs 13,3. Mas ambos tem dolby vision e FullHD, a nao ser que outra caracteristica me esteja a escapar ou que os ecras FullHD da linha Yoga nao sejam todos iguais.. o S730 tambem usa ram ddr4 creio.. quanto à construçao talvez.. mas ambos sao de aluminio e o S730 tem ainda a vantagem de ser bem mais leve e fino

Já percebi a diferença. O C930 é 2 em 1 (faz tablet e tem pen incluída) e o S730 é "apenas" um portátil vulgar.

https://www.techradar.com/reviews/lenovo-yoga-c930
 
Boas, hoje estive numa loja e notei realmente que se me aproximar a uns 30 cm do ecra de um 13 polegadas FullHD nota-se os pixeis, ja nos macbook 13 retina nao se nota quelquer pixel... daí fiquei indeciso sem saber se valerá afinal melhor comprar um UHD... o que acham?
 
normalmente se estiver com as costas direitas num escritorio, ligeiramente inclinado para a frente, com o rosto por cima do touchpad, já estou a 30 cm do ecrã..
 
E consegues teclar tendo o rosto por cima do touchpad? E se o normal é estares a essa distância, tens que começar a mudar um pouco essa postura. Isso é muito perto...
 
Sim, nao é raro estar com o queixo a uns 30 cm por cima do touchpad.. tipicamente quando estou com as costas a 90° com a cadeira chegada bastante perto da mesa.. e penso que esta posicao sera nomeadamente frequente quando utilizar a pen..
 
Back
Topo