O que é UltraWide?
De uma forma muito simples, UltraWide é para 16:9 o que 16:9 foi para 4:3, é um novo estender do campo de visão que os monitores apresentam, muitos de nós passamos de ecrãs CRT 4:3 para ecrãs LCD 16:9 e a opinião foi geral, o salto para 16:9 foi muito bem aceite, bem... é a norma, 16:9 é claramente melhor do que 4:3, agora o porque de eu considerar o salto para 21:9 superior, em impacto, do que o salto de 60hz para 144hz e de 1440p 16:9 para 4k (ou 2160p 16:9)...
Imersão, é a forma mais directa de o descrever, melhora a imersão no jogo, o salto de 60hz para 144hz melhora a suavidade do mesmo e respectivo tempo de resposta e 4K, como o texto apresentado em parêntesis o descreve, é apenas uma maior resolução de imagem e, como tal, melhora a qualidade de imagem em termos de detalhe.
A titulo pessoal devo indicar que não joguei a 4K, já joguei a 120hz (já joguei a 200hz com um CRT) e de momento encontro-me com um monitor 1080p 21:9 de 29´ (em termos de tamanho traduz-se num monitor de 23' com mais ecrã de lado... algo como a largura de dois monitores de 17').
Antes de avançar em mais detalhe porque considero o monitor superior para jogos posso avançar com a razão pela qual este tipo de monitores foi sequer desenvolvido, para trabalhar, o aumento de espaço horizontal...
Em suma, é o equivalente a dois monitores, fora o gasto de energia de dois monitores, a cablagem necessária para dois monitores e um pormenor muito importante para quem possa argumentar (e porque não apenas comprar dois monitores? Peço preço de dois ecrãs de 23' tenho dois ecrãs de 1080p 16:9 que acabam por até ter mais espaço útil do que um só de 1080p 21:9?) eu apenas respondo que já trabalhei com dois monitores... não deu para mim, o centro do meu campo de visão eram duas barras, tinha que estar sempre a olha para um lado ou outro, nunca para o centro, num painel 21:9 é muito mais natural... e podes sempre apenas trabalhar com uma só janela a 21:9 com muito mais espaço... como folhas de calculo, por exemplo.
E afinal, como é com os jogos?
Bem... não é um mar de rosas, ao contrário de 144hz e 4k, a passagem de 16:9 para 21:9 não é perfeita, dá algum trabalho... tal como dá trabalho passar de 60hz para 144hz em vários jogos, diria até que ás vezes é mais facil adaptar um jogo para 21:9 do que para 144hz, tanto que tenho vários jogos a correr bem a 21:9 mas bloqueados a 60fps/60hz.
Tudo que é jogo antigo, 80% das vezes, é para esquecer, já de 4:3 para 16:9 foi o mesmo, mas a 21:9 torna-se muito mais aparente, em jogos 4:3 estamos a falar de algo como apenas metade do ecrã ser usado...
De resto o uso de aplicações como o Flawless Widescreen e Widescreen Fixer juntamente com um acesso habitual ao WSGF resolve muito dos vosso problemas (ou até pode ser uma excelente fonte para estudarem a passagem para UltraWide, basta olharem para o suporte de cada jogo que planeiam jogar para terem uma ideia), outra boa fonte é o canal WideAsFcuk que tem uma quantidade interessante de jogos a correr a 21:9 e explicação de como os correr a 21:9 e é, até à data, a melhor fonte para obterem vídeos de vários jogos a correr em UltraWide.
A titulo pessoal aqui segue um jogo que estou agora mesma a voltar a jogar
Confesso que joguei muito pouco deste jogo quando comprei pela primeira vez.
Mas estou a gostar bastante da experiencia
De uma forma muito simples, UltraWide é para 16:9 o que 16:9 foi para 4:3, é um novo estender do campo de visão que os monitores apresentam, muitos de nós passamos de ecrãs CRT 4:3 para ecrãs LCD 16:9 e a opinião foi geral, o salto para 16:9 foi muito bem aceite, bem... é a norma, 16:9 é claramente melhor do que 4:3, agora o porque de eu considerar o salto para 21:9 superior, em impacto, do que o salto de 60hz para 144hz e de 1440p 16:9 para 4k (ou 2160p 16:9)...
Imersão, é a forma mais directa de o descrever, melhora a imersão no jogo, o salto de 60hz para 144hz melhora a suavidade do mesmo e respectivo tempo de resposta e 4K, como o texto apresentado em parêntesis o descreve, é apenas uma maior resolução de imagem e, como tal, melhora a qualidade de imagem em termos de detalhe.
A titulo pessoal devo indicar que não joguei a 4K, já joguei a 120hz (já joguei a 200hz com um CRT) e de momento encontro-me com um monitor 1080p 21:9 de 29´ (em termos de tamanho traduz-se num monitor de 23' com mais ecrã de lado... algo como a largura de dois monitores de 17').
Antes de avançar em mais detalhe porque considero o monitor superior para jogos posso avançar com a razão pela qual este tipo de monitores foi sequer desenvolvido, para trabalhar, o aumento de espaço horizontal...
Em suma, é o equivalente a dois monitores, fora o gasto de energia de dois monitores, a cablagem necessária para dois monitores e um pormenor muito importante para quem possa argumentar (e porque não apenas comprar dois monitores? Peço preço de dois ecrãs de 23' tenho dois ecrãs de 1080p 16:9 que acabam por até ter mais espaço útil do que um só de 1080p 21:9?) eu apenas respondo que já trabalhei com dois monitores... não deu para mim, o centro do meu campo de visão eram duas barras, tinha que estar sempre a olha para um lado ou outro, nunca para o centro, num painel 21:9 é muito mais natural... e podes sempre apenas trabalhar com uma só janela a 21:9 com muito mais espaço... como folhas de calculo, por exemplo.
E afinal, como é com os jogos?
Bem... não é um mar de rosas, ao contrário de 144hz e 4k, a passagem de 16:9 para 21:9 não é perfeita, dá algum trabalho... tal como dá trabalho passar de 60hz para 144hz em vários jogos, diria até que ás vezes é mais facil adaptar um jogo para 21:9 do que para 144hz, tanto que tenho vários jogos a correr bem a 21:9 mas bloqueados a 60fps/60hz.
Tudo que é jogo antigo, 80% das vezes, é para esquecer, já de 4:3 para 16:9 foi o mesmo, mas a 21:9 torna-se muito mais aparente, em jogos 4:3 estamos a falar de algo como apenas metade do ecrã ser usado...
De resto o uso de aplicações como o Flawless Widescreen e Widescreen Fixer juntamente com um acesso habitual ao WSGF resolve muito dos vosso problemas (ou até pode ser uma excelente fonte para estudarem a passagem para UltraWide, basta olharem para o suporte de cada jogo que planeiam jogar para terem uma ideia), outra boa fonte é o canal WideAsFcuk que tem uma quantidade interessante de jogos a correr a 21:9 e explicação de como os correr a 21:9 e é, até à data, a melhor fonte para obterem vídeos de vários jogos a correr em UltraWide.
A titulo pessoal aqui segue um jogo que estou agora mesma a voltar a jogar
Confesso que joguei muito pouco deste jogo quando comprei pela primeira vez.
Mas estou a gostar bastante da experiencia