PC/Mac/Linux UltraWide Gaming (um salto superior a 144Hz e 4K)

M_guest

Banido
O que é UltraWide?

De uma forma muito simples, UltraWide é para 16:9 o que 16:9 foi para 4:3, é um novo estender do campo de visão que os monitores apresentam, muitos de nós passamos de ecrãs CRT 4:3 para ecrãs LCD 16:9 e a opinião foi geral, o salto para 16:9 foi muito bem aceite, bem... é a norma, 16:9 é claramente melhor do que 4:3, agora o porque de eu considerar o salto para 21:9 superior, em impacto, do que o salto de 60hz para 144hz e de 1440p 16:9 para 4k (ou 2160p 16:9)...

Imersão, é a forma mais directa de o descrever, melhora a imersão no jogo, o salto de 60hz para 144hz melhora a suavidade do mesmo e respectivo tempo de resposta e 4K, como o texto apresentado em parêntesis o descreve, é apenas uma maior resolução de imagem e, como tal, melhora a qualidade de imagem em termos de detalhe.

A titulo pessoal devo indicar que não joguei a 4K, já joguei a 120hz (já joguei a 200hz com um CRT) e de momento encontro-me com um monitor 1080p 21:9 de 29´ (em termos de tamanho traduz-se num monitor de 23' com mais ecrã de lado... algo como a largura de dois monitores de 17').

Antes de avançar em mais detalhe porque considero o monitor superior para jogos posso avançar com a razão pela qual este tipo de monitores foi sequer desenvolvido, para trabalhar, o aumento de espaço horizontal...

Zwame.png


Em suma, é o equivalente a dois monitores, fora o gasto de energia de dois monitores, a cablagem necessária para dois monitores e um pormenor muito importante para quem possa argumentar (e porque não apenas comprar dois monitores? Peço preço de dois ecrãs de 23' tenho dois ecrãs de 1080p 16:9 que acabam por até ter mais espaço útil do que um só de 1080p 21:9?) eu apenas respondo que já trabalhei com dois monitores... não deu para mim, o centro do meu campo de visão eram duas barras, tinha que estar sempre a olha para um lado ou outro, nunca para o centro, num painel 21:9 é muito mais natural... e podes sempre apenas trabalhar com uma só janela a 21:9 com muito mais espaço... como folhas de calculo, por exemplo.

E afinal, como é com os jogos?

Bem... não é um mar de rosas, ao contrário de 144hz e 4k, a passagem de 16:9 para 21:9 não é perfeita, dá algum trabalho... tal como dá trabalho passar de 60hz para 144hz em vários jogos, diria até que ás vezes é mais facil adaptar um jogo para 21:9 do que para 144hz, tanto que tenho vários jogos a correr bem a 21:9 mas bloqueados a 60fps/60hz.

Tudo que é jogo antigo, 80% das vezes, é para esquecer, já de 4:3 para 16:9 foi o mesmo, mas a 21:9 torna-se muito mais aparente, em jogos 4:3 estamos a falar de algo como apenas metade do ecrã ser usado...

De resto o uso de aplicações como o Flawless Widescreen e Widescreen Fixer juntamente com um acesso habitual ao WSGF resolve muito dos vosso problemas (ou até pode ser uma excelente fonte para estudarem a passagem para UltraWide, basta olharem para o suporte de cada jogo que planeiam jogar para terem uma ideia), outra boa fonte é o canal WideAsFcuk que tem uma quantidade interessante de jogos a correr a 21:9 e explicação de como os correr a 21:9 e é, até à data, a melhor fonte para obterem vídeos de vários jogos a correr em UltraWide.

A titulo pessoal aqui segue um jogo que estou agora mesma a voltar a jogar :D

Shipping_PC_Storm_Game_2016_03_26_12_28_55_19.png

Shipping_PC_Storm_Game_2016_03_26_12_30_23_54.png


Confesso que joguei muito pouco deste jogo quando comprei pela primeira vez.
Mas estou a gostar bastante da experiencia :D
 
Estive quase para comprar um ultrawide mas esqueci a ideia porque:

- Acima de 24" prefiro 1440p ou superior e os modelos com essa resolução ainda são caros
- Neste momento prefiro IPS e as opções são muito reduzidas

O ideal para mim seria um 29" IPS 3440x1440 curvo mas não conheço nenhum.

Acabei por comprar um Dell 25" 1440p que chega na próxima semana :) Para já mantenho-me fiel ao 16:9.
 
Eu vi a uns tempos um Acer preadator X34? acho que era assim... bem.. uma beleza mas caro caro :( fico sempre a pensar se compro o monitor ou o HTC VIVE :/
 
Não penses muito, espera que isso saia e com tantas unidades vendidas vais ter perfeita noção dos pontos negativos e ver comparações feitas por outros.
 
Penso que monitores Ultra-wide, e monitores de alta taxa de actualização são duas coisas muito distintas, nem sei se a comparação é justa. Não há nada como um Ultra-wide para imersão, ainda mais se for curvo, e uma melhor àrea de trabalho. Mas 144hz é para outra coisa. Conforto com fluidez de imagem, na minha opinião. 4k detalhe nas texturas, e maior área de trabalho. A decisão depois é tomada pelo o que o utilizador pretende utilizar o monitor. Existe tb o 1440p que aumenta o detalhe e área de trabalho em relação a 16:9 a 1080p, e tem a mesma largura de pixeis que um 21:9 1080p.
 
A questão do custo dos monitores é compreensível, eu acabei de vender um ASUS 29' IPS por menos 100€ do que me custou o meu monitor actual.

E não é um monitor que recomende a todos....
de notar que só posso jogar jogos mais escuros com uma segunda fonte de luz no meu quarto devido ao facto de ser um IPS e levar com o IPS Glow e Backlight Bleed que vem com esse tipo de painel, ainda a semana passava vi um monitor TN 29' de um amigo meu e lembrei-me o quão superior é a reprodução de pretos em comparação ao meu IPS, honestamente teria preferido um painel TN 21:9 mas parece que já não há grande interesse nesse tipo de tecnologia, também, verdade seja dita, seja VA, TN ou IPS o que queremos mesmo que comece a ser produzido em massa (e respectivo preço a descer) são painéis OLED, o mais recente 4K OLED custa... 5k€?

Em relação à questão dos 144hz é um argumento complexo, por um lado há a óbvia vantagem de jogar a 144hz em comparação a 60hz (quando o jogo acompanha esse maior espaço de manobra) mas, por outro lado, há outros pontos a tomar em consideração, tomando com base um sistema a correr um jogo a 60 quadros por segundo a 1080p 16:9 o esforço para correr a 144fps é muito maior do que correr os mesmos 60fps a 1080p 21:9, (e, já agora, muito maior ainda para correr a 4K), o argumento torna-se ainda mais engraçado quando lembramos que muitos paineis 21:9 já nem são 60hz, os últimos painéis da LG correm a 75hz (o meu também o corre, embora não oficialmente) e muitos sobem até ás 85hz...

Claro que há sempre a opção de ir para um monitor 1440p 21:9 144hz, quem tem o sistema capaz de correr um jogo a 144fps a 1440p 21:9 não deve ter nenhum problema para comprar um monitor de 1000€ :D
 
esse é mesmo o problema, se a 1080p ja é dificil ter 144frames imagina a 1440p ou 4k (acho que 4k so mesmo com 75hz).

acho que todos os monitores conseguem fazer 75hz acima disso é mesmo limitação.
 
Com um monitor de 144Hz não precisas de 144 fps para tirar vantagem dele. Pessoalmente, não consigo ver diferença entre 100 fps e 144 fps, no meu monitor de 144Hz. Se calhar, pessoal mais novo consegue notar a diferença...
Mesmo em jogos que correm "apenas" a 60 fps, existem boas vantagens em usar um monitor de 144Hz, como o tempo de actualização e a redução significativa de screen tearing com vsync desligado.

Mesmo assim, passar de 21:9 para 16:9 implica um aumento de numero de pixeis de 33% e isso significa, que dependendo da gráfica, vamos ter uns 33% de perda de desempenho.

Admito que fiquei curioso com esta tecnologia, mas entre o preço e a perda de desempenho, o meu entusiasmo foi reduzido.
 
Última edição:
eu consigo ver diferenças entre 100 e 120hz mas acima disso nao noto nada mas de 100 a 120 a diferença ainda é grande.

nao existe nenhuma gráfica capaz de manter 60 fps/4k por isso o investimento é mau. o witcher 3 a 4k com duas 980ti anda nos 40 fps ..

ja agora o dsr da nvidia simula a frame rate real como se tivesse um monitor 4k?
 
É um jogo que tem sido uma surpresa interessante mas também uma oportunidade desperdicada em torno das mecanicas que são usadas no jogo, começas a jogar e vais esperando algo com o impacto de um Gears of War mas nunca vai além de um bom FPS que tinha potencial para ser um dos melhores.

Mas nem é neste genero de jogo que o impacto tem sido consideravel, embora seja um dos melhores generos para se jogar com um 21:9, o Melhor tipo de jogo a correr num monitor UltraWide são jogos com velocidade, qualquer um, este monitor fez-me voltar a instalar jogos como o Dirt, Need for Speed: Shift, F1 e afins... e depos desinstalar o Dirt, F1 e afins por terem dos menus e introduções mais parvas e obtusas que alguma vez vi!

A sério... e os ultimos NFS sofrem do mesmo, queres fazer uma corrida? Terás que viajar 10km para aquela ponta do mapa para tal... e o mesmo com o Burnout: Paradise...

Tantos jogos com tanto potencial, arruinados por escolhas de design que torna o acto de jogar algo aborrecido...
 
Aqui vou passar de um 27 isp da dell 1440P para um ASUS ROG Swift PG348Q Curved GSYNC que deve chegar entre duas semanas , ansioso pela experiencia de imersão do mesmo + 100HZ + GSYNC
 
Tantos jogos com tanto potencial, arruinados por escolhas de design que torna o acto de jogar algo aborrecido...

Tomei a liberdade de fazer trimm do teu post. Vi que estás registado desde 2002, portanto já és gajo pra ter uns 30 anos. É por isso que percorrer 10km para a outra ponta do mapa não tem a mesma piada.

Os jogos são feitos para putos, e nós não temos tempo para desfrutar da imersão. Eu não consegui acabar o Skyrim porque não tenho tempo para ter uma 2ª vida a olhar para o monitor. Quero muito jogar, mas quero cenas fast paced.

Adorei:

Blacklight: Retribution
Loadout

Recentemente, foram dos dois jogos que mais joguei, tirando o Assetto Corsa, porque é pickup and shot. Não tenho que ler 30000 linhas para perceber o que é que tenho que fazer para terminar uma quest. Há jogos que dão tanto trabalho, que eu prefiro trabalhar.

Mas não foram os jogos que mudaram, fui eu! :P

Abraço
 
As imagens que se seguem são do Need for Speed: Shift 2.
Gosto muito da sensação de velocidade que o jogo oferece, eu sei que não é um simulador nem procuro um, gosto de me divertir num jogo e a sensação de velocidade, cores e jogo em si é o mais proximo que temos de um Forza para PC, pena que este Shift não tenha a lista de carros que um Forza oferece...

8f36b36.png

8ce7fb6.png

3332f2c.jpg


Sim, tenho o jogo a correr a 1440p @ 75hz com DSR, tudo no máximo sem nenhum problema :D

Tomei a liberdade de fazer trimm do teu post. Vi que estás registado desde 2002, portanto já és gajo pra ter uns 30 anos. É por isso que percorrer 10km para a outra ponta do mapa não tem a mesma piada.

Os jogos são feitos para putos, e nós não temos tempo para desfrutar da imersão. Eu não consegui acabar o Skyrim porque não tenho tempo para ter uma 2ª vida a olhar para o monitor. Quero muito jogar, mas quero cenas fast paced.

Adorei:

Blacklight: Retribution
Loadout

Recentemente, foram dos dois jogos que mais joguei, tirando o Assetto Corsa, porque é pickup and shot. Não tenho que ler 30000 linhas para perceber o que é que tenho que fazer para terminar uma quest. Há jogos que dão tanto trabalho, que eu prefiro trabalhar.

Mas não foram os jogos que mudaram, fui eu! :P

Abraço

Não considero que seja uma questão de falta de tempo, é perfeitamente possível criar um mundo envolvente que nos dê gosto de explorar, senti isso com o The Witcher, senti com o GTA V, com todos os Batman, com o Shadow of Mordor, estou a gostar da experiência do Brutal Legend, só para dar uns exemplos...

Já o que este ultimo Need for Speed me mostrou foi uma cidade morta, simplesmente aborrecida que me obrigava andar ás voltas para descobrir carros e eventos, eventos esses para os quais tinha que andar a conduzir para um certo local para os iniciar... nada mais do que um mecanismo para aumentar artificialmente a duração do jogo... o mesmo com o Burnout: Paradise, o jogo está muito bom mas perdeu por completo o meu interesse quando, ao perder uma corrida, tinha que dar uma volta enorme para a voltar a correr...

Estou a correr o Dirt 2, parem com a porcaria das introduções ás mariquices do jogo!
Eu quero jogar! Quem foi o atrasado mental que achou boa ideia criar barreiras entre mim e o jogo?
Cala-te, oh Ken Block ou como o vendido se chama... Eu quero jogar!
É exactamente a mesma coisa com o F1 2012...
argh... o tipo ainda não se calou, quando é que posso jogar?!
 
Última edição:
se reparares é a mesma coisa, num jogo so consegues ver a fluidez de 144hz se tiveres 144fps.

não consigo ver diferença entre 100 fps e 144 fps, no meu monitor de 144Hz.

isto foi o que ele disse, apesar de falar em fps é igual porque o normal para quem tem um monitor destes é ter 144hz :D

ele ao dizer aquilo significa que quando o monitor esta a 100fps ele nao nota diferença nenhuma mas na realidade a diferença é enorme porque o monitor apesar de estar a 144hz so esta a fazer render de 100 frames o que equivale a 10ms de motion blur contra os 6.9 dos 144hz.

se 60hz tem 16.9ms de MB e 100hz tem 10ms achas mesmo que nao notas a diferença ao baixares 44fps e perderes 44hz? plz
 
Back
Topo