Um bom portátil...

MOR

Power Member
Desejo adquirir um portátil, mas ando completamente sem ideia do mercado actual...

Orçamento: à volta dos 1000€
Tamanho: 15" - 15.4"
Marcas: Gosto bastante de Asus, Toshiba, IBM
Tarefas: Office, Net, Desenvolvimento SQL, Programas de Gestão, algumas máquinas virtuais com soluções robustas (soluções BPMS numa e software de gestão noutra) para trabalhar como programador, gestor de conteúdos e assim.
Transporte: tipicamente é para ficar na secretária durante o dia e levar para as reuniões (1 a 2 vezes por diz) e para casa no final do dia.
Bateria: estou habituado às 2 horas e vai chegando... ;)
Jogos: não necessariamente, mas se der... só significa que está melhor artilhado...
Onde comprar: não interessa, provavelmente irei comprar directamente a um importador ou retalhista.
Sistema Operativo: irei instalar o Windows Vista em Inglês, se não vier já com ele (mas disso trato depois...)
Resoluções de ecrã: 1680x1050 ou 1440x1050, mas 1440x900 já chega (que remédio)
Importância do aspecto do portátil: não é minimamente importante.
Data da compra: .
Tempo: não interessa, posso ficar com ele durante 3 anos ou trocá-lo daqui a 6 meses.
Disco: pelo menos 200Gb, penso que o aconselhável seja 5400 RPM
Drive óptica: Gravador de DVD (chega...)
Porta específica: não, apenas o normal

Chovam sugestões!!!
 
Dá uma vista de olhos no ThinkPad R61 (versão 8918-DEG). Tem ecrã WSXGA+, e encontra-se abaixo dos 1100€. Se conseguires directamente do distribuidor, fica por 1064€. ;)
O disco que inclui é de 160GB.
 
Pelo q tenho lido, o novo T8300 aproveita melhor a cache q tem de 3 megas que os T7??? com 4... agora pq... lol nao faço ideia
 
O Toshiba A200-21T tem uma resolução de ecrã de apenas 1280 x 800.
Gostava dum pouco mais, se fosse possível.

Neste aspecto o ThinkPad R61 vai à frente.

Como é que comparam a performance destes dois? E, já agora, do Asus...
 
Cada vez estou mais convencido com o Toshiba A200-21T, mas o facto do outro ser IBM (que me tráz grande confiança) e a resolução do ecrã ser maior, deixa-me na dúvida...

Por outro lado, o disco do IBM é apenas de 160GB e o processador é um pouco mais fraco...
 
Cada vez estou mais convencido com o Toshiba A200-21T, mas o facto do outro ser IBM (que me tráz grande confiança) e a resolução do ecrã ser maior, deixa-me na dúvida...

Por outro lado, o disco do IBM é apenas de 160GB e o processador é um pouco mais fraco...

e a gráfica tb é mais fraca. o 21t é melhor e mais barato. a resolução é maior mas tal é um factor que tem pouca utilidade para a maioria das pessoas, mas podes ser sempre uma das que realmente necessita de tal resolução
 
Última edição:
Para o tipo de utilização que ele vai ter, em que é que o Toshiba A200 ganha ao ThinkPad R61?

O processador é melhor, tem mais ram, tem mais disco, a gráfica é melhor, é mais barato. Apenas a resolução é inferior. Para mim a escolha seria bastante fácil :)
Mas claro que se essa resolução mais alta do ecrã for imprescindível para o MOR, ele deverá equacionar melhor essa opção.

edit: tens também o AssisMobile High Line IV que já tem uma resolução maior que o toshiba
 
Última edição:
Reparei que há vários IBM Thinkpad R61 diferentes.
Estou a falar deste: http://www5.pc.ibm.com/europe/produ...up/_NF5DExx?open&OpenDocument&epi=web_express.

Em que o processador é um Intel Core 2 Duo T8100 a 2.10GHz.

É verdade que a gráfica não é tão poderosa. Mas será que isso me interessa?
O disco não é tão grande. Ok, 250GB é um bom bocado mais que 160GB, mas eu consigo viver com isso (com a ajuda dum disco externo se for necessário).
A memória é que me preocupa mais, porque 3GB de RAM fazem sentir a diferença em relação a 2GB. Só tenho um remédio, meter mais 1GB...
Quanto à resolução do ecrã, não é que necessite mesmo, mas é um espectáculo trabalhar com resoluções grandes.
Eu estou habituado com o meu portátil pessoal (ASUS M6Ne) a ter 1440x1050 e no trabalho (desktop) 1440x900. Dar um passo atrás, deixa-me apreensivo... Percebem?

Estou mesmo indeciso...
 
É verdade que a gráfica não é tão poderosa. Mas será que isso me interessa?
Visto que não é para jogos nem para aplicações 3D com modelos muito complexos, a gráfica é irrelevante.
A memória é que me preocupa mais, porque 3GB de RAM fazem sentir a diferença em relação a 2GB. Só tenho um remédio, meter mais 1GB...
Então ainda bem que traz um slot disponível. :)
Quanto à resolução do ecrã, não é que necessite mesmo, mas é um espectáculo trabalhar com resoluções grandes.
Eu estou habituado com o meu portátil pessoal (ASUS M6Ne) a ter 1440x1050 e no trabalho (desktop) 1440x900. Dar um passo atrás, deixa-me apreensivo... Percebem?
Subscrevo. :P
Adorava ter um painel WSXGA+ no meu portátil. Dá muito jeito em ferramentas de desenvolvimento de software, e não só. Mas pronto, sobrevivo com uma resolução WXGA (1280x800). Na altura em que comprei o portátil, era o máximo que havia, dentro desta gama de preços, e com uma gráfica decente.
 
Ainda cá ando à procura da perfeição... lolol


Alguns doces a pedir comentários:

- Lenovo Thinkpad Série R61 NF5DEPG (15.4'' WSXGA+ BT (1680 x 1050), Intel Core 2 Duo Processor T8100, Mobile Intel PM965 Express Chipset,nVidia Quadro NVS 140M, 128MB,Bluetooth wireless technology,Integrated Fingerprint Reader, 160GB / 5400rpm, multiburner,2048M)

- Asus M50SV-AS020C (15.4'' WXGA+ Color Shine, Intel Core 2 Duo T9300, 3072MB DDRII 667 + 1G turbo memory, 300GB, 802.11a/g/n BT, DVDRW Supermulti Lightscribe, Webcam 1.3 MP Rotativa, Fingerprint, Vista Premium - Mala e rato)

- Asus M50SV-AS131C (15.4'' WXGA+ Color Shine, Intel Core 2 Duo T9300 (2.5 GHz), 3072MB DDRII 667 + 1G turbo memory, 320GB, NV GeForce 9500 512MB, DVDRW Supermulti Lightscribe, 802.11a/g/n BT, Webcam 1.3 MP Rotativa, Vista Premium - Mala e rato)

- Toshiba Satellite A200-21T PSAE6E-0D5015PT (Processador (Penryn) - Intel Core 2 Duo T8300 2.4Ghz, Chipset 965PM, 800Mhz, TFT 15,4" WXGA TB, 3GB DDR2, 250GB, ATI Radeon HD2600, Drive SuperMulti DLWiFi 802.11a/b/g (Draft N), Bluetooth 2.0, WebCam, Win Vista Premium PT)
 
Tenho o Toshiba A200-21T... formatei o gajo porque com a palha que ele vem fica lento... Faz boot em 49.5seg, é rápido, a grafica da pra umas boas jogatanas (jogo Call of Juarez como jogava na minha 7800GTX!) mas vais a thread do A200-21T e tiras lá as duvidas... :D

Vista Marks:

CPU 5.3
Mems 5.1
Aero: 4.8
Jogos(:D) 4.9
Disco 5.3
 
Eu não tenho dúvidas que o A200-21T é espectacular.
A questão é se há outros melhores (para o meu caso). :p

Eu não costumo jogar, mas posso sempre fazer umas edições de vídeo ou de imagem para além de aplicações de desenvolvimento (Bases de Dados, Web ou Forms).
 
Continuo a achar que o ThinkPad R61 é o mais adequado, devido à resolução e à qualidade do chassis. O CPU é suficientemente rápido para o que pretendes. Se achares que 2GB é pouco, podes acrescentar mais um módulo de 2GB a qualquer altura, bem como um módulo de Intel Turbo Memory. ;)
 
Back
Topo