1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Um bom portátil...

Discussão em 'Novidades Portáteis' iniciada por MOR, 3 de Abril de 2008. (Respostas: 17; Visualizações: 1743)

1. MOR

MOR

Desejo adquirir um portátil, mas ando completamente sem ideia do mercado actual...

Orçamento: à volta dos 1000€
    Tamanho: 15" - 15.4"
    Marcas: Gosto bastante de Asus, Toshiba, IBM
    Tarefas: Office, Net, Desenvolvimento SQL, Programas de Gestão, algumas máquinas virtuais com soluções robustas (soluções BPMS numa e software de gestão noutra) para trabalhar como programador, gestor de conteúdos e assim.
    Transporte: tipicamente é para ficar na secretária durante o dia e levar para as reuniões (1 a 2 vezes por diz) e para casa no final do dia.
    Bateria: estou habituado às 2 horas e vai chegando... ;)
    Jogos: não necessariamente, mas se der... só significa que está melhor artilhado...
    Onde comprar: não interessa, provavelmente irei comprar directamente a um importador ou retalhista.
    Sistema Operativo: irei instalar o Windows Vista em Inglês, se não vier já com ele (mas disso trato depois...)
    Resoluções de ecrã: 1680x1050 ou 1440x1050, mas 1440x900 já chega (que remédio)
    Importância do aspecto do portátil: não é minimamente importante.
    Data da compra: .
    Tempo: não interessa, posso ficar com ele durante 3 anos ou trocá-lo daqui a 6 meses.
    Disco: pelo menos 200Gb, penso que o aconselhável seja 5400 RPM
    Drive óptica: Gravador de DVD (chega...)
    Porta específica: não, apenas o normal

Chovam sugestões!!!

2. balute

balute Power Member

Dá uma vista de olhos no ThinkPad R61 (versão 8918-DEG). Tem ecrã WSXGA+, e encontra-se abaixo dos 1100€. Se conseguires directamente do distribuidor, fica por 1064€. ;)
    O disco que inclui é de 160GB.

3. Di_chan

Di_chan Power Member

Toshiba A200-21T, o portátil com melhor relação preço/performance do mercado...

4. MOR

MOR

A diferença para os 4Mb de Cache do Toshiba Satellite A200-223 farão alguma diferença, sabendo que traz menos RAM (2 em vez de 3Gb)?

5. plancha

plancha Power Member

sem dúvida a melhor opção.

6. insid3r

insid3r Power Member

7. Terrore

Terrore Power Member

Pelo q tenho lido, o novo T8300 aproveita melhor a cache q tem de 3 megas que os T7??? com 4... agora pq... lol nao faço ideia

8. MOR

MOR

O Toshiba A200-21T tem uma resolução de ecrã de apenas 1280 x 800.
    Gostava dum pouco mais, se fosse possível.

Neste aspecto o ThinkPad R61 vai à frente.

Como é que comparam a performance destes dois? E, já agora, do Asus...

9. MOR

MOR

Cada vez estou mais convencido com o Toshiba A200-21T, mas o facto do outro ser IBM (que me tráz grande confiança) e a resolução do ecrã ser maior, deixa-me na dúvida...

Por outro lado, o disco do IBM é apenas de 160GB e o processador é um pouco mais fraco...

10. plancha

plancha Power Member

e a gráfica tb é mais fraca. o 21t é melhor e mais barato. a resolução é maior mas tal é um factor que tem pouca utilidade para a maioria das pessoas, mas podes ser sempre uma das que realmente necessita de tal resolução

Última edição: 4 de Abril de 2008
  11. balute

balute Power Member

Para o tipo de utilização que ele vai ter, em que é que o Toshiba A200 ganha ao ThinkPad R61?
    Claro, tens que ter em conta o que ELE pretende, e não tu. ;)

12. plancha

plancha Power Member

O processador é melhor, tem mais ram, tem mais disco, a gráfica é melhor, é mais barato. Apenas a resolução é inferior. Para mim a escolha seria bastante fácil :)
    Mas claro que se essa resolução mais alta do ecrã for imprescindível para o MOR, ele deverá equacionar melhor essa opção.

edit: tens também o AssisMobile High Line IV que já tem uma resolução maior que o toshiba

Última edição: 5 de Abril de 2008
  13. MOR

MOR

Reparei que há vários IBM Thinkpad R61 diferentes.
    Estou a falar deste: http://www5.pc.ibm.com/europe/produ...up/_NF5DExx?open&OpenDocument&epi=web_express.

Em que o processador é um Intel Core 2 Duo T8100 a 2.10GHz.

É verdade que a gráfica não é tão poderosa. Mas será que isso me interessa?
    O disco não é tão grande. Ok, 250GB é um bom bocado mais que 160GB, mas eu consigo viver com isso (com a ajuda dum disco externo se for necessário).
    A memória é que me preocupa mais, porque 3GB de RAM fazem sentir a diferença em relação a 2GB. Só tenho um remédio, meter mais 1GB...
    Quanto à resolução do ecrã, não é que necessite mesmo, mas é um espectáculo trabalhar com resoluções grandes.
    Eu estou habituado com o meu portátil pessoal (ASUS M6Ne) a ter 1440x1050 e no trabalho (desktop) 1440x900. Dar um passo atrás, deixa-me apreensivo... Percebem?

Estou mesmo indeciso...

14. balute

balute Power Member

Visto que não é para jogos nem para aplicações 3D com modelos muito complexos, a gráfica é irrelevante.
    Então ainda bem que traz um slot disponível. :)
    Subscrevo. :P
    Adorava ter um painel WSXGA+ no meu portátil. Dá muito jeito em ferramentas de desenvolvimento de software, e não só. Mas pronto, sobrevivo com uma resolução WXGA (1280x800). Na altura em que comprei o portátil, era o máximo que havia, dentro desta gama de preços, e com uma gráfica decente.

15. MOR

MOR

Ainda cá ando à procura da perfeição... lolol

Alguns doces a pedir comentários:

- Lenovo Thinkpad Série R61 NF5DEPG (15.4'' WSXGA+ BT (1680 x 1050), Intel Core 2 Duo Processor T8100, Mobile Intel PM965 Express Chipset,nVidia Quadro NVS 140M, 128MB,Bluetooth wireless technology,Integrated Fingerprint Reader, 160GB / 5400rpm, multiburner,2048M)

- Asus M50SV-AS020C (15.4'' WXGA+ Color Shine, Intel Core 2 Duo T9300, 3072MB DDRII 667 + 1G turbo memory, 300GB, 802.11a/g/n BT, DVDRW Supermulti Lightscribe, Webcam 1.3 MP Rotativa, Fingerprint, Vista Premium - Mala e rato)

- Asus M50SV-AS131C (15.4'' WXGA+ Color Shine, Intel Core 2 Duo T9300 (2.5 GHz), 3072MB DDRII 667 + 1G turbo memory, 320GB, NV GeForce 9500 512MB, DVDRW Supermulti Lightscribe, 802.11a/g/n BT, Webcam 1.3 MP Rotativa, Vista Premium - Mala e rato)

- Toshiba Satellite A200-21T PSAE6E-0D5015PT (Processador (Penryn) - Intel Core 2 Duo T8300 2.4Ghz, Chipset 965PM, 800Mhz, TFT 15,4" WXGA TB, 3GB DDR2, 250GB, ATI Radeon HD2600, Drive SuperMulti DLWiFi 802.11a/b/g (Draft N), Bluetooth 2.0, WebCam, Win Vista Premium PT)

16. V3ctor

V3ctor Moderador
    Staff Member

Tenho o Toshiba A200-21T... formatei o gajo porque com a palha que ele vem fica lento... Faz boot em 49.5seg, é rápido, a grafica da pra umas boas jogatanas (jogo Call of Juarez como jogava na minha 7800GTX!) mas vais a thread do A200-21T e tiras lá as duvidas... :D

Vista Marks:

CPU 5.3
    Mems 5.1
    Aero: 4.8
    Jogos(:D) 4.9
    Disco 5.3

17. MOR

MOR

Eu não tenho dúvidas que o A200-21T é espectacular.
    A questão é se há outros melhores (para o meu caso). :p

Eu não costumo jogar, mas posso sempre fazer umas edições de vídeo ou de imagem para além de aplicações de desenvolvimento (Bases de Dados, Web ou Forms).

18. balute

balute Power Member

Continuo a achar que o ThinkPad R61 é o mais adequado, devido à resolução e à qualidade do chassis. O CPU é suficientemente rápido para o que pretendes. Se achares que 2GB é pouco, podes acrescentar mais um módulo de 2GB a qualquer altura, bem como um módulo de Intel Turbo Memory. ;)

Partilhar esta Página