1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Um computador muito teimoso!

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por JDR, 25 de Outubro de 2008. (Respostas: 21; Visualizações: 1140)

1. JDR

JDR Power Member

Boas. Tenho um computador aqui que resolvi torna-lo num servidor doméstico. E estas são as configurações da máquina:

Processador: Pentium 4 3.4 GHz HT
    MotherBoard: Asrock 775S61
    Ram: 512 mb DDR
    Drive: Gravador de DVD
    Disco Rígido: 160 GB IDE 7200 rpm

Comprei hoje umas peças novas para completar a máquina de modo a ficar um bom servidor, e foram estas peças:

Discos Rigidos: 2 discos Rigidos SATA2 de 500 GB cada um
    Placa: Placa controlador de discos SATA PCI
    Ram: Kingston 1GB DDR
    Fonte de Alimentação: BeQuiet! de 500 W
    Cooler: Asus Silent Knight 2

Ora, posto isto, com a máquina assemblada, tentei instalar o sistema operativo mas acaba sempre por dar blue screen (ecrã azul). Se não dá o ecran azul, dá erro em vários ficheiros do Windows. Quando não dá nenhum dos dois, quando começa a instalação do Windows, diz que o caminho da instalação não foi encontrado. Ele diz que ou é problema de hardware ou de software. E estou desconfiado que os discos SATA que estão ligados ao controlador não dão qualquer resposta. Já experimentei de tudo e mais alguma coisa, desde trocar o hardware todo a experimentar outro sistema operativo e o erro é sempre o mesmo. Poderiam-me dar alguma ajuda? É urgente!

Obrigado pela atenção. Cumpz

2. LIDH

LIDH Power Member

axo k o teu problema e a tal placa sata pci..tenta instalar o sistema operativo no disco normal, e os dados que quiseres por no servidor deixa nos SATA que tao ligados a controladora sata..

3. JDR

JDR Power Member

Pois... O problema é que já experimentei instalar o sistema operativo no disco de 160 GB IDE mas ele continua a dar erro. Eu tinha o SO Linux instalado no disco. E segundo algumas pesquisas que fiz, o processo de formatação do Linux é diferente da do Windows. Mas mesmo assim dá erro! A minha ideia era pegar num dos discos de 500 GB e partcioná-lo para o SO. E o resto era para os dados. Se tiveres alguma ideia de como poder instalar o SO no disco IDE, agradecia muito.

Cumpz.:005:

4. Mike69

Mike69 Power Member

5. JDR

JDR Power Member

Até pode ser da memória. Mas esta RAM de 1 GB é nova! Acabei de a comprar. E também tenho aqui uma de 512 mb e o erro dado pelo pc é o mesmo... Acho muito estranho. :confused:

6. Mike69

Mike69 Power Member

a memoria ate pode estar boa...mas nao quer dizer que nao esteja a provocar erros!!
    muitas vezes existem problemas de compatibilidades entre a memoria e board

7. 3lueDr4g0n

3lueDr4g0n Power Member

so nakela faz um reset a bios

8. JDR

JDR Power Member

Hum... começo a achar que é da board...:sad:

9. savanger

savanger Power Member

verifica se no pcb da motherboard não existe uma coloração mais escura que o resto da board, normalmente junto ao cpu... se puderes desmonta o sistema e vê a parte de trás da motherboard...

se tiver é um típico sinal de desgaste por aquecimento... cpu p4 3.4, antes de comprares o cooler usavas o cooler de origem da intel ?

procura também ver se tens algum capacitor inchado/rebentado

Última edição: 29 de Outubro de 2008
  10. shockeerc

shockeerc Power Member

Com que leitor estas a instalar o SO ?

Troca de leitor , quanto as memórias serem novas nada quer dizer.. mas faz a experiencia que te referi em cima ;)

11. JDR

JDR Power Member

Savanger, obrigado pelas dicas e vou verificar isso. Quanto à questão do cooler, apenas comprei este da Asus porque os suportes do cooler original estavam partidos e não se fixavam na board. Também já experimentei com outro leitor e o erro é igual. Já tentei instalar vários SO's e dá na mesma erro. O disco parece-me que também está a dar problemas. É que antes tinha o SO Linux, e penso que o processo de formatação é diferente do Windows e são incompativeis. Só que já utilizei várias ferramentas, como o Magic Partition ou um nome assim parecido só que não consigo fazer uma formatação profunda ou de baixa frequência, não sei bem que nome dão. E a board também já não é recente. Se for da board aproveitava e comprava uma board para aquilo. Por 40€ penso que se arranja uma boa board já com portas SATA na *****, para este tipo de configurações. Se tiverem uma sugestão melhor, digam.

cumpz:p

12. experimenta tirar a placa PCI SATA, so com o disco IDE e o leitor de cd's, instalar o SO e depois de tar a funcionar entao instalas a placa...

cumps...

13. JDR

JDR Power Member

Já tentei isso Rui_Batista. O erro é sempre igual. Ou não instala, ou dá blue screens, ou erro do proprio windows...

Já troquei o hardware quase todo: ram's, fonte de alimentação, drives...

Só não troquei ainda a board e o disco*, que são duas peças que não tenho em substituição.

*Pelo menos disco IDE, os outros dois são SATA2.

14. Ja tentaste um scan ao disco? a procurar erros?

15. JDR

JDR Power Member

Ainda não. Mas também não tem ainda nenhum so instalado. O disco está na escola para ver se realmente está em condições ou não.

16. JDR

JDR Power Member

Quanto à coloração da board, noto que há um coloração diferente junto ao Socket. A board é toda azul mas junto ao Socket está verde. Agora não consigo perceber se é algo queimado ou já é mesmo assim de fábrica. De qualquer das formas vou postar as imagens aqui. No entanto, não sei como postar aqui as imagens, se alguém souber como se faz isso ou alguma thread que fale sobre o assunto por favor que mostre ou me diga.

cumpz a todos;)

17. savanger

savanger Power Member

poder usar o imageshack para meter as imagens online, depois metes aqui os links para as imagens

18. JDR

JDR Power Member

Bem vou postar as imagens da board. Espero que isto fique bem:

Parte da frente da board:

[​IMG][​IMG]

Parte de trás da board:

[​IMG][​IMG]

Espero que isto dê.

Na imagem da frente da board, nota-se que no sitio onde está a cor esverdiada, as peças que estão lá parecem apresentar uma côr tipo ferrugem. Não sei bem o que se trata.

Quanto ao disco, trouxe ele da escola. Consegui instalar o windows XP, mas ao instalar o so que vai complementar o servidor dá logo erro. Muito estranho mesmo...

19. JDR

JDR Power Member

P.S.: As imagens ficaram enormes :eek: Quem tem uma conexão lenta vai ter de ter um pouquinho de paciência. As minhas desculpas.

20. roque66

roque66 Power Member

ate pode estar como esta, mas os condensadores estão com optimo aspecto...nao me parece que seja a board....nem o linux lá vai? estranho...ja me aconteceu isso, mas os condensadores na parte superior já estavam ovais, ou seja, a board estava a berrar....nao tens mais nenhuma board né?

Partilhar esta Página