Um desafio!

FutureNeo

Power Member
Ok!
Tenho 2 PC para ligar em rede atraves de um switch (num futuro proximo pretendo ter 4 sendo um so para "foldar") mas isto esta dificil.
Vamos por partes.
PC1 (Desktop fica com a internet, por cabo, ligada por usb sendo para partilhar a ligacao) tem XP SP2 ingles (CD desaparecido)
PC2 (notebook tem que ligar a net atraves do PC1) XP SP2 portugues (CD presente)
(os restantes para ja nao interessam...).
Vamos la... Cada PC tem uma placa de rede para ligar ao Switch (comprei um pacote que trazia 2 placas de rede+Switch+respectivos cabos por £35?+-€80). Convem dizer (e aqui esta o grande problema, que o PC1 nao tem o assistente de redes a funcionar,pior que isso nem mostra a ligacao que uso no painel de control). Ok! Fui ao ipconfig vi os respectivos ip's do PC1 e fui configurar o 2 a "pata". Pelo meio (o Zone Alarm, aminha firewall, identificava o 2 e um outro IP diferente que deduzi ser do Switch..) Com tres IP's configurados (169.254.192.200/201/202 com submascara 255.255.0.0) julguei ja esta! Errado! Fui as partilhas (inclusive autorizei a partilha completa do disco) e fiquei assim: PC1 faz "ping" ao PC2 mas nao o "ve". PC2 nao consegue fazer "ping" ao PC1 mas consegue "ve-lo" sem no entanto conseguir aceder (Diz para contactar o administrador de rede...("M***a" esse sou eu!). Por agora parei..estou a estudar uns textos sobre protocolos de rede,,,entretanto aceito sugestoes!
:kfold:
 
Bem .... Primeiro começa por dar ip's às maquinas... pois se tens a gama 169.... é porque estás a usar o defalt do windows...

dá: 192.168.1.1 ao pc 1, depois 192.168.1.2 ao pc2, e por ai a diante. subnet de todas as maquinas 255.255.255.0, e a gatway 192.168.1.1 e o DNS 192.168.1.1.

Depois disto já deve funcionar
 
vai ao pc que tem net, clicas com o direito na ligação que tem a net( a que te dá net ao pc ) e depois nas definições avançadas escolhes partilhar esta ligação de rede. Se tiveres duas placas um deverá estar ligada ao modem/router ( a que tem a ligação a net ) e a outra ao switch que partilha a rede ai em casa. Se tiveres uma ligação adsl usb a partilha é aplicada nesta. Automáticamente, a segunda placa ira dar Ips as outras maquinas por dhcp e terás net e rede.

hugs
 
Ora bem...

Amigos, o grande problema e que num dos PC's nao consigo ver (e/ou configurar) as ligacoes de rede porque elas simplesmente nao aparecem. Mesmo a minha ligacao de net (quando uso este PC) so sei que existe e qual o meu IP atravez do ZoneAlarm (caso contrario so aparece o icon no tray a dizer "safely remove hardware". O problema e que nao consigo (apesar de varias buscas, inclusive no "google") descobrir onde "cantam" as minhas ligacoes e respectivas propriedades. O assistente de ligacao tambem nao arranca (mas a net funciona perfeitamente). Quando faco ipconfig o "marado" as vezes na linha de comando apenas diz "windows ip configuration" sem me dar qualquer tipo de dados. Comeco a acreditar num "tipo" que um dia me disse que os computadores eram a coisa mais estupida do mundo. Se nao gostasse tanto disto ja tinha desistido...

Ciberjohn obrigado pela ideia mas...se nao encontro as propriedades num dos PC's nao posso partilhar a ligacao... quando uso o outro como "servidor" e partilho a ligacao ele obriga-me a usar um determinado IP diferente do que entretanto configurei para ser compativel com o outro PC "idiota" a quem nao encontro as propriedades.(o que nao seria mau se eu conseguisse configurar o outro... o que infelizmente e impossivel pois simplesmente nao encontro as propriedades...Incrivel mas veridico!). No entanto obrigado pela dica!

Se alguem tiver uma ideia...

:kfold: (Brevemente mais um no clube!)
 
Última edição:
Podem encerrar

Desde ja um Obrigado a quem respondeu!
Queria pedir aos Admnistradores para encerrarem o topico pois nao tem respostas a muito tempo e so esta a ocupar espaco (tao precioso!) no servidor!
Desde ja e mais uma vez Obrigado!
:kfold:
 
Back
Topo