Um dos motivos para mudar de Windows , sistema espia...

Boas, aproveito este tópico para perguntar se conhecem boas alternativas aos programas da Adobe: Photoshop, Premiere e After Effects, que são os únicos que continuam a me manter no Windows? Isso e desenvolver em MVC ASP.NET. Alguma maneira de o fazer em Linux?
 
Boas, aproveito este tópico para perguntar se conhecem boas alternativas aos programas da Adobe: Photoshop, Premiere e After Effects, que são os únicos que continuam a me manter no Windows? Isso e desenvolver em MVC ASP.NET. Alguma maneira de o fazer em Linux?
Antes de mais obrigado pela questão que é pertinente já que é muito vista por fóruns e importante e por outro lado obrigado pelo teu interesse em GNU/Linux.

Ora bem vou tentar ser conciso:

Alternativas a esses programas existem claramente, temos o GIMP, muitos editores de video inclusive integrados com GIMP e temos outros que poderiamos chamar de apoios por exemplo o desenho a vector Inkscape, o ocnversor entre formatos inclusive de imagem video e som, e para efeitos em video o Natron é uma opção tipo nuke em GNU/Linux sendo que está num estado de lançamento mas com necessidade de teste e principalmente desenvolvimento, depois temos também o já conhecido Blender e muitos outros.
Dizer que na área multimédia não existem produtos em GNU/Linux é pouco verosimil já que temos exemplos de produtoras que usam software em máquinas com GNU/Linux dedicadas exactamente a produção multimédia, preferem neste caso GNU/Linux por ser passivel de adaptação e capacidade de extracção de rendimento em labs e máquinas individuais.
Portanto as alternativas existem, agora claro que existem senãos->
O ciclo de desenvolvimento de muitas aplicações estilo GIMP etc é comunitário e portanto não é pago e isso passa uma factura que é termos de fazer coisas com muitos mais clicks que num produto de marca pago , em muitos casos precisa-se de saber muito bem coisas como perspectiva , desenho a digital etc porque para fazermos aquele efeito temos de nós testar e testar até que fique (temporalmente pode ser um probleminha), o desenvolvimento comunitário quer dizer que ele no tempo se pode extender muito e portanto não são programas competidores de , senão que são precisamente programas alternativos ou seja que para um usuário não profissional servem perfeitamente , para um profissional o conselho é usar os que mencionaste mais os alternativos , por simples razão muitas funções dos alternativos podem ajudar imenso em certas etapas e portanto devem estar também eles à mão, uma simples ferramenta estilo potrace pode retirar-te de mais do que um problema e às vezes até evitar o dobro do trabalho e no entanto é uma ferramenta livre.

Tens por outro lado um problema do lado copyright que é a não proliferação de software livres e abertos e portanto em certas ocasiões o uso de ferramentas livres em WIndows pode ser quase impossivel, ou são pequenos erros de função a programa ou grandes de erros de incompatibilidade .

Portanto se fores da área eu dir-te-ia para saberes usar todos os que puderes incluídos os gratuitos, se fores um mero curioso ou estudante apostar nos livres é claramente ganhar em 2 frentes -> aprendes a perceber melhor o que faz cada click, aprendendo também a perceber que com distintas etapas consegues tal fim | aprendes a saber que tu podes escrever um script que fará tal função e que te pode ajudar a ti e outros.

Espero que te possa ajudar e mais uma vez parabéns pela pergunta pois ela é deveras interessante.

Força.
 
Muito obrigado pela resposta.

Na verdade, sou estudante de engenharia informática, pelo que o desenvolvimento de scripts foi algo que me despertou interesse na tua resposta. Em relação a utilização do Photoshop, gosto de fotografia e pós-produção e faço-o apenas como hobbie, pelo que aprender novas ferramentas é-me bastante interessante. Só não tinha a certeza da "qualidade" das alternativas como o GIMP, mas penso que lhe vou dar uma oportunidade.

Em relação à segunda questão: Se é possível trabalhar em MVC ASP.NET em Linux, é muito mais importante para mim, pois faz parte do meu trabalho. De momento desenvolvo com ajuda do Visual Studio Web Express em Windows, mas não sei se é possível desenvolver corretamente nesta plataforma em Linux. Alguém tem experiência neste caso?

Cumprimentos, e mais uma vez muito obrigado pela excelente resposta.
 
Em questões de desenvolvimento a programção tu tens muitas mais alternativas fáceis de instalar que noutros precisamente porque serviços e programação que existam aproveitam o mundo GNU/Linux para terem o seu cantinho.
Os termos MVC e ASP.NET eu nem conheço mas certamente haverá programas que suportem ou função similar ou mesmo compativel com isso.
É questão de ver na comunidade especialmente procurando com tags em Ingles .
->http://docs.asp.net/en/latest/getting-started/installing-on-linux.html
Direccionado a web dev tens muitos programas bitnami lembrei agora, é um exemplo.

Eu por exemplo uso muito o Gambas que é tipo visual basic com suporte a bases de dados etc, ou seja por exemplo podes programar programas tipo ponto de vendas, tipo finanças etc.

Linguagens e serviços em GNU/Linux dedicados a tipologias é o que mais vais encontrar mesmo assim infelizmente nem sempre serão compativeis com sistemas já instalados e privados.

Dou-te um exemplo de quão aberto podem ser as ideias em livre - um kernel escrito inteiramente em pascal
http://torokerneleng.blogspot.pt/

Deves saber aquele dito que diz : há sempre um testo para cada panela -> em GNU/Linux isso aplica-se inteiramente.

GIMP ou outros - lembra-te de procurar GIMP addons ou plugins vais ter gratas supresas.
Para fotografos - Darktable - são eles mesmos que dizem maravilhas do programa, rawtherapee
, imageplay e literalmente um sem fim de outras opções.

É-me impossivel guiar-te mais que isto, é um dos problemas em GNU/Linux é que existem tantas alternativas, tantos métodos e principalmente tantas coisas que nem mesmo quem anda todos os dias com ele conhece - o que se torna um problema para abarcar todas as questões e todas as opções, uma das frases do Debian é - sistema operativo universal (ou algo do género), tudo aqui pode estar tudo pode acontecer e certamente todos cabem nele , mais do que da necessidade depende mesmo da vontade.

Experimenta , um livedvd instala coisas vê por ti, examina e depois se te servir instala se vires que não mantem-te com o que tens , podes mesmo em windows ou outro contribuir para a comunidade livre com gestos simples um falar dela , um usar algum programa livre etc, todos aqui têm cabimento - mesmo quem não usa.

Força.
 
Obrigado mais uma vez. Penso que a minha melhor solução irá passar por ter dual-boot (Ubuntu + Windows 10). Utilizarei o Ubuntu para dia-a-dia e o Windows para as tarefas que não posso realizar no Linux. Sei que existem imensas formas de desenvolver web apps e sites em Linux, o problema é que estou a trabalhar num projeto que foi desenvolvido de raíz em ASP.NET MVC a partir do Windows, e pelo que tenho visto e pesquisado fazer o port para Linux é maçudo e pode dar problemas. Além de que recorro a uma base de dados em SQLExpress, não disponível em Linux.

Espero não vir a ter grandes problemas com UEFI + Dual Boot.
 
Obrigado mais uma vez. Penso que a minha melhor solução irá passar por ter dual-boot (Ubuntu + Windows 10). Utilizarei o Ubuntu para dia-a-dia e o Windows para as tarefas que não posso realizar no Linux. Sei que existem imensas formas de desenvolver web apps e sites em Linux, o problema é que estou a trabalhar num projeto que foi desenvolvido de raíz em ASP.NET MVC a partir do Windows, e pelo que tenho visto e pesquisado fazer o port para Linux é maçudo e pode dar problemas. Além de que recorro a uma base de dados em SQLExpress, não disponível em Linux.



Espero não vir a ter grandes problemas com UEFI + Dual Boot.
No caso por exemplo do Gambas ele suporta SQL, mas é apenas um exemplo de IDE em que se podem fazer imensos tipos de programas , estilos como pontos de venda etc.

Infelizmente as empresas ligadas ao ramo TI tecnologia e suporte privadas tentam por todas as formas barrar equipamentos porque sabem o que no fundo acarreta a disponibilização gratuita de ambientes ligados às TI tecnologia computacional , é um meio de se defenderem no entanto o usuário enquanto tal tem muito a perder e estes barramentos deveriam de ser proibidos mas infelizmente ninguém faz nada para inverter isto, é provavel que se o pc usa sistema UEFI venhas a ter de fazer várias configurações a BIOS e mesmo sistema de gerencia de boot de sistema após BIOS, tipo Grub .

Esperemos que tudo te corra bem, logo que tenhas alguma experiência com GNU/Linux e que vejas quais são as reais alternativas ao que pretendes neste sistema certamente acabarás por passar os teus projectos para esta plataforma pois todo o programador tem capacidades para contornar ainda melhor problemas colocados neste ramo e portanto será sobretudo questão de tempo até que dês primazia absoluta ao uso de GNU/Linux, por várias razões, simplicidade, efectividade, aproveitamento de recursos, facilidade de configuração e desenvolvimento próprio.

Força meu amigo bem-vindo e que esse Tux tee dê muitas alegrias.
Mellowtux_II_by_3lek5hak3.gif
 
Back
Topo