Um email sem resposta!!

rml disse:
Pois a culpa da falta de produtividade é no fundo da questão dos políticos e governantes que temos, que parecem estar embuidos em lobbies e têm medo de atacar de frente esses problemas.
Como se pode produzir realmente num pais, que é mais rentável fugir ao fisco, passar os bens patrimoniais para a mlher antes das penhoras, etc
Vejam bem, é as leis fiscais de outro paises!!
Em Espanha, todas as contas acima de 25000€ tem que estar declaradas nas finanças, bem como todo o patrimonio pessoal relativo a habitação, automóveis, barcos, acções, etc.
Existem países que é obrigado a declarar a fonte do dinheiro das compras de grande valor, como por exemplo uma casa, etc.
Neste país é irónico ver tanto empresário com as suas empresas com prejuízo a andarem em grandes carros e com vivendas com piscinas.
E quem verdadeiramente paga os impostos neste País são os que trabalham por conta de outrém, em termos fiscais Portugal é um pais de terceiro Mundo(uma verdadeira República das Bananas).
Enquanto não atacarem de frente a fuga ao fisco, continuaremos mal.
Até o Brasil em certas situações nos ultrapassa!!
Em caso de um pagamento atrasado é efectuado uma penhora no prazo de 15dias após reclamação da divida.
Outra situação que afecta a produtividade é os caloteiros que temos neste País(República das Bananas), grandes dívidas por pagar que na maioiria das vezes prescreve ficando a empresa afectada a arder e obrigada a pagar os impostos relativos a essa venda sem pagamento!!
Também a falta de celeridade da justiça portuguesa nas situações de dívidas ao fisco e entre empresas é uma verdadeira causa para criação de empresas a sério neste País!!
E também a falta de apoio às invenções portuguesas para sua produção.
E a solução para este problemas está nas mãos dos politicos que decidmos por a governar este País, são eles que podem por e colocar leis mais severas e justas para regularizarem essas situções.
Cumprimentos.

Ora nem mais. E a meu ver o maior problema de todos não é o de não existirem leis. É o de a única maneira de obrigar as pessoas a terem um mínimo de civismo ser com leis, ameaças de multa e processos criminais.
 
Tenebrus disse:
Ora nem mais. E a meu ver o maior problema de todos não é o de não existirem leis. É o de a única maneira de obrigar as pessoas a terem um mínimo de civismo ser com leis, ameaças de multa e processos criminais.

E mesmo assim... nem assim...

Sinceramente acho que nos estamos a afastar um bocado do assunto mas ja q bamos enberedar por aqui...

Ao contrario do que o rml pensa eu nao acho que a nossa falta de produtividade seja apenas e so um problema de ma gobernação, mas leis, mas politicas todas acumuladas umas em cima das outras legislatura atras de legislatura e em regime de rotatibidade...

O problema bem muito mais de tras bem da formação que nos deram, da formação que foi dada a quem nos deu formação e por ai acima. O portugues em Portugal e' tomado por um espirito completamente laxista, deixa andar, deixa pra amanha, outro gajo ha de pegar nisto e faze-lo pq ha sempre um cromo q se farta e quer o trabalho feito, os nossos brandos costumes completamente em acção. A nossa realidade e' mesmo assim, a nossa belocidade e' debagar, debagarinho e parado.

A meu ber o problema da produtibidade nacional bem apenas e so de que toda a gente quer um emprego mas mto pouca gente quer trabalhar:

Por cada 10 gajos numa empresa 2 trabalham, 1 manda, 2 pensam que mandam. e o resto faz de conta que trabalha ou que manda ou geralmente as duas coisas...

A liderança so em 5% dos casos e' q e' dada por exemplo, nos outros 95% dos casos o "CHEFE" nem sabe mto bem o q q la estas a fazer.

Exemplo de um dia tipico do trabalhador de escritorio (nao importa se e' função publica ou no sector privado basicamente o sistema e' o mesmo os horarios e' q podem mudar)

Entras as 9.00 em ponto e bais cumprimentar o chefe mas estranhamente como n tibeste tempo pra tomar o pequeno almoço em casa bais pagar uma quantia absurda por um cafe e um bolo ao cafe mais proximo onde nao demoras menos de 20 minutos e aprobeitas pra la comprar o jornalzinho desportibo q metes debaixo do teclado e so retiras para as 3 idas 'a casa de banho que fazes entre os interbalos para os cigarros na sala de fumadores da empresa. Como toda a gente faz mais ou menos o mesmo com excepção dos dois tipos q nao têm tempo para nada pq estao a trabalhar por todos os outros ng diz nada. Sorris para ti proprio qdo topas q o chefe acabou de topar que os 4 gajos do open space 'a tua frente estao a jogar copas em rede, e isto apenas pq um disse 2 palabroes qdo lebou com a dama de espadas...agora e' que aquela promoção não escapa.

As 12.25 pegas no jornal e mete-lo debaixo do braço, gozas com um dos dois tipos q bai comer a sopa 'a frente do teclado do PC pq nao tem tempo nem dinheiro pra ir 'a tasquinha dos grelhados ao redor da esquina. Distrais-te com as noticias e de repente topas que ja tas meia hora atrasado para "voltar a pegar ao emprego" e... infelizmente... nao conseguiste chegar aquela parte do jornal que tanto querias... os resultados da segunda distrital b da beira interior, e' pa e tu que querias tanto saber qto e' q tinha ficado o teixosense - tortozendo, afinal de contas nao e' todos os dias que duas equipas la da terra se defrontam....

Entras no escritorio com ar atrapalhado, suspiras de alibio ao ber que o chefe ainda nao chegou (quem diria?), Passas montes de tempo a matraquear as teclas de um pc enquanto respondes e re-encaminhas todos os e-mails "giros" que te mandaram mesmo que ja os tenhas recebido 10 bezes de 8 pessoas diferentes, o que importa acima de tudo e' PARECER OCUPADO, se pareceres mto ocupado e mto stressado cada vez que fizeres ma cara qdo te derem alguma coisa pra fazer faz o o "CHEFE" pensar duas bezes antes de te voltar a assignar uma nova tarefa...

Fazes so duas pausas pra ir 'a casa de banho (afinal de contas o tortozendo ganhou... q chatice) pq o tempo nao abunda e aprobeitas pra fumar o cigarrinho ali mesmo deitando a cinza no ralo da janela e acabas a queimar dois cabelos do cu qdo 'a pressa tentas enfiar a beata na sanita qdo oubes um tipo a tossir no urinol mais proximo (sera q ele cheirou alguma coisa?)

17.25 Olhas para o relogio mas o tempo recusa-se a passar, nunca mais chegam as 17.45 para parecer bem sair mais tarde (afinal de contas depois da bronca da dama de espadas hj de manha convem nao sair antes do chefe para o impressionar) olhas para todo o lado antes de iniciar um joguito de solitaire. De repente sentes um toque nas costas, saltas assustado mas era so um dos 2 gajos q realmente trabalham dentro do teu departamento a pedir-te o agrafador emprestado. Respondes negativamente com um rugido e manda-lo apanhar num sitio onde o sol nunca brilha (entre dentes claro) enquanto fazes um comentario bem alto acerca dos despesistas do departamento, aqueles que desgastam o material e depois querem estragar o dos outros tb.

17.45 pegas no jornal mete-lo na pasta e segues para casa... amanha espera-te otro dia de trabalho arduo... qdo chegas a casa poes os pes no sofa e queixas-te 'a tua mulher como tibeste um dia horribel no emprego e nao conseguiste parar nem pra ler os bonecos da ultima pagina do jornal. Reles tudo outra bez... afinall de contas como e' q o teixozense se deicou bencer pelo tortozendo? A culpa so pode ser do arbito... esses perguiçosos ***** habiam de ser todos espancados nao e'?

Nota: IF GENDER "trabalhador"=F then "jornal" = "Caras" OR "Maria"

----------------------------------------------------------------

Agora todos os que aqui trabalham ou ja tenham trabalhado em escritorios ba olhar 'a bolta e dizer "Pera... este gajo debe trabalhar aqui, acabou de descreber o dia do "nao sei quantos""

É pa eu por mim posso dizer MEA CULPA eu sei q nao produzo tanto qto posso produzir, sinceramente tb nao me sinto minimamente motibado para o fazer (sou mto mal pago para aquilo q faço e nao tenho contrapartidas nenhumas nem mesmo a nivel de formação coisa q e' essencial pra quem trabalha neste campo), sou daquela casta de trabalhadores que têm que trabalhar pq sao os unicos na empresa a perceber daquilo que fazem. Agora se me falarem em proactibidade... eu pergunto: "O q e' isso?", Limito-me ao basico e indispensabel, nada de grandes boos, nao tarda mto tb me acusam de desgastar o material da empresa....

O q que eu quero dizer com isto... e' mesmo satirizar a mentalidade nacional no que diz respeito ao trabalho... uma pessoa so faz o q deve fazer e ano o q pode fazer

Em relação aos dois casos q mencionaste do gajo q entra mais cedo e o gajo q entra mais tarde so ha uma coisa com q nao concordo, o gajo q faz o trabalho dele e o do outro esta a ser explorado 'a força toda, pq raio nao denuncia ele a situação? Medo de represalias? Se ele faz o trabalho dele pq raio e' q tem de aturar ao lado alguem q nao produz? Qro tempo e' q ira demorar ate ser contaminado pela letargia do outro gajo q nao produz e lentamente começa a fazer o mesmo q o outro?

É pa e' a tal coisa eu sou um "gajo de sistemas", um daqueles gajos q supostamente passa o dia na net a ber gajas e a fazer downloads, eu nao posso exigir aos meus colegas (q nao sao de sistemas ja q eu sou um one-man-show por aqui) q façam as mesmas horas q eu (ja q faço uma especie de regime de isençao de horario nao remonerado) ou q atinjam determinados indices de produtibidade e eficiencia. agora o q posso exigir e exigo mesmo e' q a estrutura funcione. E se nao funciona eu quero saber pq e acredita q a administração tb fica a saber imediatamente pq, eu estou na empresa pra trabalhar e pra produzir nao e' para ganhar o concurso de mr popularidade dentro da empresa consentindo q o meu trabalho seja prejudicado por influencia de outrem.

É pa se calhar e' de ter tido durante bastante tempo patroes e elementos de ligação que nao sao portugueses e q chegaram a pedir-me o preenchimento de uma folha de actibidades em que tinha de por o q q estaba a fazer a cada hora do dia de maneira a "justificar" a minha presença na empresa. Se calhar e' de respeitar a mentalidade niponica no q diz respeito ao trabalho em q sei q uma pessoa nao passa de uma engrenagem dentro da estrutura empresarial e q se falhar toda a estrutura sofre por isso.

Mas para mim tudo o q eu descrebi e' q e' o real problema deste pais, nos nao somos produtibos pq nao temos de o ser...

Mas como ja tinha dito... acho q isso pouco ou nada tem a ber com o assunto, nao e' por nao sermos produtibos q temos a net mais alta, sinceramente queria deixar um grande "LIXEM-SE" (isto pra n dizer outra coisa mais ofensiba) a a todos os q reclamam mais limites de DL para piratear, boces nao imaginam o sossego q foi em termos de nao ter chatices aqueles 3 dias em q supostamente a judite ia andar em cima dos ISP em comparação com as cagadas q tenho todos os dias.
 
Última edição:
Back
Topo