espero que consigam compreender o meu portugues pois eu nao nasci em portugal, desculpem os meus erros.
queria descutir sobre um factor que existe nos rpgs, nao sei se "factor" é a palavra adequada, é uma caracteristica destes jogos que eu nao sei se as pessoas se apercebem disso.
entre as muitas caracteristicas de um rpg (onde se incluem as mais importantes como por exemplo a historia, a personagem, etc) existe a evolução do equipamento da nossa personagem, ate aqui nada de novo. queria analisar um lado mais psicologico desse lado dos rpg's.
ao longo do jogo, vamos subindo de nivel... os inimigos ficam mais fortes, é preciso novo equipamento! acontece que as pessoas nao querem apenas aquele equipamento que de para matar os inimigos e seguir em frente, os jogadores querem o melhor equipamento que conseguirem! estou a falar dos jogos online, onde podemos mostrar o que temos equipado aos outros e assim criar uma imagem de nos, o lado psicologico disto é o facto das pessoas atraves dessa personagem aumentarem a sua auto-estima pessoal, é atraves do jogo que as pessoas se vao sentir bem, algo do tipo "na minha vida nao consigo comprar um grande carro e andar com ele ai (armado em bom)... mas neste jogo consigo ter este equipamento dificil de encontrar e posso andar a matar todos porque sou o melhor"
se me fiz entender, nos rpg's criamos uma nova personagem, um novo "eu" e atraves do seu desenvolvimento somos capazes de nos fazer sentir melhor e isso sente-se na vida real. penso que as empresas hoje em dia exploram muito esse factor, o diablo é o melhor exemplo disso, onde pessoas levam dias inteiros a jogar algo com o unico objectivo de ser melhor que os outros, num mmorpg ainda existe um lado social e novos sitios para explorar, mas no diablo era mesmo so "ser melhor que o outro" e assim sentirmos-nos melhor. e temos o exemplo do world of warcraft, os sets de tier.
isto é um assunto serio!!! quantas vezes nao vimos ja historias de pessoas que se viciaram no wow e ate perderam o emprego? ou pessoas deprimidas que passam dias a jogar wow? nao é so o lado social, existe este factor que aqui descrevi e que é manipulado por quem produz os jogos. nao se sentem bem quando tem um novo item muito bom, pensem nisso, a primeira coisa que essa pessoa faz é /guild e depois faz um link do item (no caso do world of warcraft)
acredito que ja tenham pensado nisso, outros talvez nao. eu estudo psicologia, acho piada a fenomenos como este em que algo virtual pode mudar a nossa auto-estima\bem estar\felicidade. ja dei provas de como isto acontece, sera que vale a pena??? levar horas com a nossa personagem que ja esta no ultimo nivel e so queremos equipamento melhor, passarmos horas e horas a repetir a mesma coisa ate o conseguir; ou talvez criar uma nova personagem e fazer algo novo e divertido, não é para isso que os jogos servem? para passar bem o tempo
queria descutir sobre um factor que existe nos rpgs, nao sei se "factor" é a palavra adequada, é uma caracteristica destes jogos que eu nao sei se as pessoas se apercebem disso.
entre as muitas caracteristicas de um rpg (onde se incluem as mais importantes como por exemplo a historia, a personagem, etc) existe a evolução do equipamento da nossa personagem, ate aqui nada de novo. queria analisar um lado mais psicologico desse lado dos rpg's.
ao longo do jogo, vamos subindo de nivel... os inimigos ficam mais fortes, é preciso novo equipamento! acontece que as pessoas nao querem apenas aquele equipamento que de para matar os inimigos e seguir em frente, os jogadores querem o melhor equipamento que conseguirem! estou a falar dos jogos online, onde podemos mostrar o que temos equipado aos outros e assim criar uma imagem de nos, o lado psicologico disto é o facto das pessoas atraves dessa personagem aumentarem a sua auto-estima pessoal, é atraves do jogo que as pessoas se vao sentir bem, algo do tipo "na minha vida nao consigo comprar um grande carro e andar com ele ai (armado em bom)... mas neste jogo consigo ter este equipamento dificil de encontrar e posso andar a matar todos porque sou o melhor"
se me fiz entender, nos rpg's criamos uma nova personagem, um novo "eu" e atraves do seu desenvolvimento somos capazes de nos fazer sentir melhor e isso sente-se na vida real. penso que as empresas hoje em dia exploram muito esse factor, o diablo é o melhor exemplo disso, onde pessoas levam dias inteiros a jogar algo com o unico objectivo de ser melhor que os outros, num mmorpg ainda existe um lado social e novos sitios para explorar, mas no diablo era mesmo so "ser melhor que o outro" e assim sentirmos-nos melhor. e temos o exemplo do world of warcraft, os sets de tier.
isto é um assunto serio!!! quantas vezes nao vimos ja historias de pessoas que se viciaram no wow e ate perderam o emprego? ou pessoas deprimidas que passam dias a jogar wow? nao é so o lado social, existe este factor que aqui descrevi e que é manipulado por quem produz os jogos. nao se sentem bem quando tem um novo item muito bom, pensem nisso, a primeira coisa que essa pessoa faz é /guild e depois faz um link do item (no caso do world of warcraft)
acredito que ja tenham pensado nisso, outros talvez nao. eu estudo psicologia, acho piada a fenomenos como este em que algo virtual pode mudar a nossa auto-estima\bem estar\felicidade. ja dei provas de como isto acontece, sera que vale a pena??? levar horas com a nossa personagem que ja esta no ultimo nivel e so queremos equipamento melhor, passarmos horas e horas a repetir a mesma coisa ate o conseguir; ou talvez criar uma nova personagem e fazer algo novo e divertido, não é para isso que os jogos servem? para passar bem o tempo