Um fio electrico = + um punhado de MHz de OC

Strakata

Portugal@Home Member
http://www.hardforums.com/showthread.php?threadid=486010

Quando li os primeiros posts achei impossível, depois avancei na thread e comecei a ficar curioso, lá pelo meio até já parecia uma possibilidade remota, mas depois de testar confirmou-se.


Ligar o dissipador de calor / waterblock à terra ajuda mesmo a estabilizar a CPU em overclock.
Dantes eu só a 2.2V tocava nos 1.8GHz e mesmo assim só para fazer uns 3DMarks. Agora com o waterblock ligado à caixa (que está em contacto com a PSU; que está ligada a uma tomada com terra) vim dumas Battlefieldzadas e dumas UTadas a 1820MHz 2.1v.

Já sei que à 1ª vista o ganho não é quase nada, mas nem que fosse a subida de 1MHz ou a descida de 0.05v acho que já era algo de assinalar :)



Testem vocês, é mesmo muito fácil e digam que resultados conseguiram. Diz-se que se conseguem melhores resultados em aircooling.



Ah, a explicação para isto tem a haver com a redução das EMI (interferências electromagnéticas). Não sei, só sei que parece resultar.
 
Peguei no multímetro e......


Mesmo sem os 'crocodilos' a ligar o waterblock à terra existe alguma ligação entre ambos, só que a resistência ronda os 1.5 KOhm e não os quase 0 depois de se ligar os dois directamente.
Ligando o voltimetro em serie entre o waterblock e terra, registo 0.05V.


Ou seja, de facto o fio não está lá só para enfeitar, está mesmo a limpar o waterblock de lixo eléctrico que anda para lá.
 
Mas dantes não estava a 1785MHz, eram precisos volts a mais para o meu gosto ;)


Seja como for, como dizem na [H]ard thread, parece ser a RAM quem mais lucra.

Para já, a 3v, está a dar 175MHz Turbo (2-2-2 1T) aparentemente estáveis quando dantes o máximo rondava os 171MHz aos mesmos 3v.
E ainda não tentei mais de 175...
 
liguei o cabo ontem a noite....o cpu ficou igual, a fonte começou a keixar-se nos +5v....

hoje fui brincar com Wpcredit settings do crusher,ainda com o cabo ligado.....e.....TADA!!! subi de 180fsb pra 186mhz e so ca vim descansar um pouco... vou apontar pros 190fsb que se dizia ser o Limite da bios 2312 da Epox....ah e tudo a CAS 2-2-2 5t 1t c/WpCrset a 2.9v nas samsung 333 originais..

ja vou nos 2900mb/s no sandra á pala desse cabozito!
 
176MHz na RAM & running :)


We've stroke gold :-D




Update: 176MHz na RAM & crashing :-D De volta aos 175.
 
Última edição:
191fsb 2.5-2-2 5t 1t 2.9vmem c/Wpcredit activado na Santa Bios 2312!!!

yep... graças ao Santo Cabo

foi em 191fsb onde parei, fui jantar...desliguei o Pc, acabei de jantar...liguei o Pc, ja não aguentava 191fsb... é nisto que as Samsung são lixadas, a não ser que...+ Burn in em cima, e dissipadores ja agora :D

no CPu nada mudou(em Overclock)...na Fonte a linha +5v perdeu uns pontitos, agora bate nos 4.78v com Toast ligado contra os 4.81 anteriores, isto só de ligar o CAbo á caixa

Strakata... q tal ligar o cabo directamente ao cabo de "terra" q é o Pin do meio na ficha q liga á fonte....? resistencia diminui...resultados melhoram
 
Deixem-me ver se entendi, basta pegar num daqueles cabos (tipo os crocodilos como o strak diz, e ligar um dos lados ao hsf do cpu e o outro à caixa? E tb resulta para a ram assim? Bem, axoq vou xperimentar!
 
Segundo consta, isto tem mais resultado é nos AMD do que nos P4, mas seja como for, eu vou experimentar, e vou testar nas memorias, os 152x4MHz era excelente!!! :D
 
Tenho que ver isso... embora esteja realmente limitado pelas memórias...

Para o fim de semana já sou capaz de arranjar tinta condutora.
 
GAIOLA

Se o Processador estiver "dentro de uma gaiola de COBRE", e essa gaiola estiver ligada à TERRA, a coisa melhora, isto porque os ditos process. não têm isolamento de jeito...

Eles levam com montes de "lixo", rádio, indução magnética, ... que anda por aí...:005:

Creio que é como nos monitores, quando um telemovel toca...eles abanam todos, mas se for um bom monitor (que está dentro de uma "gaiola" ligada à massa), isso não acontece
 
Eu infelizmente nem tenho terra na ficha :'( por isso na sei se vai resultar cmgo...

Seguindo o raciocínio, ter montes de ventoinhas na caixa não deve ser muito bom em termos de contribuição para o tal ruído electromagnético, certo?
*Just a thought*
 
Ahhhh, desculpa perguntar ;) mas tenho que soldar ou basta introduzir um fio "crocodilo" no meio das fins, por exemplo, da V7+ e o outro ligado a uma terra da molex, ou "enrolá-lo" numa das ranhuras da PSU?
Acho que não estou a perceber bem...
Give it to me like i'm a 5 year old :D please
 
Basta ligar o “crocodilo” ao V7 e ligar a outra ponta à chapa da caixa, uma vez esta agarrada à PSU e esta ligada à terra podes liga-lo em qq parte da caixa(plástico n conta).
Se soldares fica melhor porque o fio fica realmente agarrado ao dissipador. Para experimentar serve bem o crocodilo.


Realmente isto tem uma lógica do caraças.
Mas será que é recomendável a ligar carcaça do core à massa?
Por agora ninguém disse que aquilo ardeu.
Que um dissipador é um grade “apanha interferências electromagnéticas” também é uma grande verdade!
 
melhorou-me a estabilidade acima de 180fsb pra cima....dantes estabilidade era BSOD ao entrar no windows....agora aguenta uns 15 a 30 minutos até 191fsb...... :D :D :D

não é assim tão optimo pois não!

melhores sortes!
 
Por favor,
alguem pode me explicar oq eh uma caixa??
Seria GABINETE? Tower? case? ehhe..
E, posso ligar em qq terra? pq se caixa for gabinete, eu nao uso.. e estou querendo testar isso =)
Ai oq poderia usar como terra?? qq terra da MB serviria?

HEhehe

Abracos
 
Back
Topo