Um Guia para a Manutenção do PC

AlexC

Power Member
Boa noite,

Este é o procedimento que utilizo de tempos em tempos para a manutenção do meu Pc. Visto que sempre obtive bons resultados resolvi partilha-lo, na esperança de que seja útil a alguém. O software utilizado é totalmente GRATUITO e compatível com o Windows Vista. Agradeço também desde já qualquer sugestão, correcção ou opinião que possa melhorar este procedimento.

1º - Criar um ponto de restauro.

2º - Limpeza de Malware:
- Fazer um scan completo com um antivírus actualizado. Se não tiver nenhum recomendo o Avira AntiVir Personal Edition ( http://www.free-av.com/).

- Correr SpyBot S&D ( http://www.safer-networking.org/pt/download/index.html).

- Correr Malwarebytes Anti-Malware ( http://www.majorgeeks.com/Malwarebyt...are_d5756.html).

- Correr SUPERAntispyware ( http://www.superantispyware.com/down...NTISPYWAREFREE).

- Correr o scanner online do Nod32 ( http://www.eset.com/onlinescan/). É necessário usar o Internet Explorer.

2.1 - Imunização contra spyware
- Função "Imunizar" do Spybot S&D.
- Spyware Blaster. Útil para quem utilize algum dos seguintes browsers: Internet Explorer, Mozilla Firefox, Netscape, Seamonkey, Flock .( http://www.javacoolsoftware.com/sbdownload.html).
- Advanced Windows Care Personal. Desmarcar a caixa "Reparos no registo", pois para essa função será utilizada uma ferramenta específica. Para além de imunizar contra algum spyware o programa também irá realizar outras tarefas, entre as quais a optimização e reparação de configurações do sistema ( http://www.download.com/Advanced-Win...=dl&tag=button).

3º - Limpar e optimizar:
- Glary Utilities - verificar aplicações de inicialização automática e desabilitar as desnecessárias: separador "Módulos">"Optimizar & Melhorar">"Gerenciar Inicialização". Para este efeito pode também ser usado o Advanced Windows Care Personal, ou então o próprio Windows: Iniciar>Executar>msconfig>Arranque. Todavia prefiro este programa, pois permite ter informação mais detalhada sobre as aplicações em causa. Para além disso inclui um útil gerenciador de processos ( http://www.download.com/Glary-Utilit...-10508531.html). Para o ajudar a escolher quais as aplicações que deve desactivar e quais deve deixar activadas sugiro a consulta do site http://www.sysinfo.org/startuplist.php
- Ccleaner, para limpeza de ficheiros desnecessários ( http://www.ccleaner.com/download).
- Reiniciar em modo de segurança (Iniciar>executar>msconfig>BOOT.INI>SAFEBOOT>Ok)
- Correr o veloz Auslogics Disk Defrag - desfragmentador de disco ( http://www.auslogics.com/disk-defrag/index.php).
- Reiniciar em modo normal (Iniciar>executar>msconfig>BOOT.INI>SAFEBOOT>Ok)
- Fazer um backup do registo usando o ERUNT ( http://www.snapfiles.com/get/erunt.html)
- Limpar o registo usando o Eusing Free Register Cleaner ( http://www.eusing.com/free_registry_...ry_cleaner.htm).
- Compactar o registo usando o NTREGOPT (vem incluído no ERUNT).
Nota: A limpeza do registo implica sempre um risco de remoção de dados que sejam, afinal, necessários. Por esse motivo, é essencial fazer-se sempre um backup do mesmo antes de se proceder à sua limpeza. Caso note a ocorrência de algum problema poderá sempre restaurá-lo usando o ERUNT. Basta ir a C:\WINDOWS\ERDNT\, abrir a pasta que contém o backup e clicar no executável "ERDNT". Depois de restaurado o registo reiniciar o Pc.

4º - Criar ponto de restauro.

5º - Poderá também fazer actualizações de segurança de software do seu Pc utilizando apenas uma aplicação: o Personal Software Inspector ( http://secunia.com/vulnerability_scanning/personal/).
Caso pretenda fazer um backup de ficheiros por si escolhidos (por ex., música, videos, fotos...) pode usar o Cobian Backup 9 ( http://www.softpedia.com/get/System/...n-Backup.shtml).

Finalmente, tendo em vista uma navegação mais segura, recomendo (para além do bom senso, primeira e mais importante linha de defesa):
- A substituição da firewall do windows. A melhor alternativa gratuita é a Comodo firewall (http://www.personalfirewall.comodo.com/), se bem que, no início, os pop-ups certamente causarão confusão a utilizadores menos experientes. Uma firewall muito mais simples de usar, mas ainda robusta, é a Online Armor Free (http://www.tallemu.com/free-firewall-protection-software.html). Infelizmente por enquanto esta firewall ainda não é compatível com o Windows Vista.
- A substituição do Internet Explorer por outro browser mais seguro. Excelentes alternativas são o Mozilla Firefox ( http://www.mozilla-europe.org/en/) e o Opera ( http://www.opera.com/).
- Utilização do Sandboxie para a navegaçao na web ( http://www.sandboxie.com). Basicamente, este programa cria uma área "selada" que isola as partes vitais do computador de tudo adquirido durante a navegação. Todos os ficheiros são descarregados e todos os programas são executados numa "caixa de areia" sem ter acesso a qualquer outra porção do Pc, podendo ser descartados no final da navegação com um simples "click"! A vantagem é óbvia: todo o spyware, trojans, keyloggers ou outro malware adquiridos durante a navegação são eliminados sem terem oportunidade de infectar o sistema (isto para além do histórico de navegação, das "cookies", dos ficheiros temporários...). No entanto, quando pretender fazer download que algo que lhe interesse, a opção de guardar o ficheiro na localização "real", e nao na localização "virtual", é fácil e intuitiva de usar. O programa é muito leve e uma óptima alternativa, em termos de segurança e de performance do computador, à utilização simultânea de vários escudos de protecção residente. No entanto é necessário dizer-se que existe algum malware capaz de ultrapassar este tipo de protecção.


(o problema abaixo indicado pelo a.rosario foi já resolvido)
 
Última edição:
Bom dia,
Em relacção ao último endereço, a McAfee Site Advisor, dá a seguinte informação: McAfee Aviso do SiteAdvisor
Esta mensagem de correio electrónico contém hiperligações potencialmente inseguras para estes sites:
educ.umu.se/~cobian
Entrando no aviso, verifica-se o seguinte:Testes de transferência para educ.umu.se/~cobian:
Transferências encontradas neste site:

Transferir Análise
Cobian Backup 5 (cb5setupOld.exe)
PWS-Banker trojan

Cobian Amigo Client 1.0 (caSetupC.exe)


Cobian Amigo Server 1.0 (caSetupS.exe)


Cobian Backup 6 (Cbu6SetupOld.exe)


Cobian Backup 7 (cb5setup.exe)
 
Back
Topo