Artigo Um mês com o Vista

Romani48

Power Member
One Month with Windows Vista

One month and still going strong. I guess.
One month ago, I pledged that I would try Windows Vista on my new PC for a month before deciding whether I would keep it or revert back to Windows XP as my primary desktop OS.
The verdict? I’m sticking with Vista, begrudgingly.
Since I resolved my initial issues with the machine, obtaining a faster video accelerator to do digital photo and video editing and upgrading to the 64-bit edition with all of Dell’s crapware removed, its been running pretty smoothly. Of course, I’ve tweaked the box considerably, disabling UAC and adding a number of other housekeeping programs such as Advanced SystemCare and Norton Internet Security 2009 (Which I will note is a MAJOR improvement in terms of performance and systems overhead over previous Norton programs in the past, it’s practically a complete rewrite). Besides photo, video and sound editing with Open Source applications such as GIMP and Audacity I primarily use my Vista box for running Microsoft Office 2007 and Internet browsing. Recently I’ve been experimenting with TVersity which is this slick free multimedia gateway application that allows your PC to be the central video, audio and feed hub for all your consumer electronics devices, such as DVR set top boxes, PS3s and XBOX units.
Still, there isn’t much I do on that Vista machine that works any better than on my Windows XP systems. None of the software I run “requires” Vista. My company issued Lenovo T60 laptop runs on XP and most of the same software, although it’s only a 32-bit Core Duo and not a 64-bit Core 2 Quad, so naturally it’s not as snappy. My 4GB Athlon 64 X2 that my wife is using to run many of the same applications as the Vista box is also running smoothly, although it can only take advantage of 3.5GB of its total memory due to 32-bit limitations in the OS.
My servers all run various virtualized versions of Windows Server and different flavors of Linux, running the hypervisor of the week that I happen to be playing with, whether it be KVM, Xen, or Hyper-V.
I have no intention of reverting to XP on my Vista machine because at this point it would be a major hassle to re-install the system now that everything is stabilized. But that doesn’t mean I am necessarily HAPPY with Vista or that I think my current computing experience is any better than my previous setup. I’m simply resigned to stick with it because there would be no net benefit for me to downgrade at this point. The machine was designed to run Vista, and its working, so I’m not going to mess with it. I’ll note however that with 4GB of total system memory, I hover between 50 and 60 percent RAM available when I have Norton, Skype, Pidgin, UltraVNC and Advanced SystemCare running in the background with Aero fully enabled and my wife’s 3.5GB XP machine is 70 or 80 percent free with the same system processes running.
Now the question begs, do I intend to upgrade any of my other PCs to Vista? No, at least not until I need to get new desktop PCs. My wife is happy with XP SP3 and I have no desire to disrupt her perfectly stable computing environment — but if it goes south at some point, I’ll probably put her on a combination of Linux and virtualized Windows applications using some sort of Thin Client.
My laptop Windows XP OS is corporate managed, and my employer provides me with patches and updates. I have a removable hard disk that I can use to run Linux on it when I need to, and the company I work for supports Linux for most of our internal applications, so I might consider migrating to it as my full time work OS once we get all the Microsoft Office format issues licked with Symphony to the point where we can completely eat our own dog food and safely exchange files with customers without things getting botched in the process. But in my current role as a Systems Architect I pretty much live in Visio and many of our customer deliverables are in complex Word and PowerPoint documents with lots of embedded stuff, and I just don’t feel like virtualizing XP or or running CrossOver to make that stuff work in Linux on a 2GB laptop to futz with it right now. Maybe when they give me a new laptop that has 4GB of RAM on it.
Have you too “begrudgingly” accepted Windows Vista?

Hmm gostei do que li
mas um mês não será também o tempo ideal para usar este SO intensivamente :)
 
montei um novo PC e decidi dar uma oportunidade ao Vista Business 64bits que tinha por aqui.

Para meu espanto, superou em muito as expectativas... mais rápido que o Windows XP, e tenho conseguido correr todas as aplicações que usava no XP 23bits.

Estou bastante satisfeito.
 
do vista ainda só consigo dizer mal de uma coisa, da sua costumização. de resto é um produto bem estável, muito mais do que o era o XP com o mesmo tempo (pelo que me lembro).
 
the company I work for supports Linux for most of our internal applications, so I might consider migrating to it as my full time work OS once we get all the Microsoft Office format issues licked with Symphony to the point where we can completely eat our own dog food and safely exchange files with customers without things getting botched in the process. But in my current role as a Systems Architect I pretty much live in Visio and many of our customer deliverables are in complex Word and PowerPoint documents with lots of embedded stuff, and I just don’t feel like virtualizing XP or or running CrossOver to make that stuff work in Linux on a 2GB laptop to futz with it right now.

Concerteza mais um potencial utilizador de linux assim que descobrir que já não necessita do Crossover para correr o Office 2007/2003/etc em WINE simples.. :D

http://appdb.winehq.org/appview.php?iVersionId=4992

---------

É uma vergonha a forma como Vista ou o .NET é gerido e empurrado à força para cima dos clientes apenas porque é o SO mais actual deles e o XP já vem com uma idade considerável.

Podiam ter feito bem melhor. Ainda me lembro da altura em que tinha orgulho e satisfação em usar o SO ou Office mais moderno da Microsoft.

Hoje em dia já não posso certamente dizer o mesmo e prefiro o Ubuntu porque corre os mesmos programas de windows que uso no dia-a-dia e ocupa perto de 375Mb de RAM com toda a espécie de eye-candy instalado e programas a correr. (compiz ultrapassa em anos luz o Vista diga-se de passagem)


Merecem bem perder a quota de mercado para outras alternativas.

Vamos ver se com o NT 7 as coisas mudam de rumo.

:)
 
eu era basicamente anti-vista, mas depois do insucesso ao tentar instalar XP no meu portatil novo, resolvi dar uma chanche e instalei o ultimate x64 nada a ver mesmo, posso dizer que o pc pra alem de ter ficado mais rapido que q versao vista anterior de origem no pc (estava em frances, edicao familiar ou algo assim traduzido a letra) x32, sendo um portatil com dual core da amd e suporte pra x64bits decidi que se fosse pra continuar, ao menos me lançasse no melhor. e na verdade fiquei satisfeito, ainda nao tenho um mes, mas nada a dizer, muito estavel, rapido, boot bastante em conta a sua velocidade, e .... bom tou satisfeito, ainda consigo correr bons jogos, que nem sabia se o pc os corria, quanto mais com vista, e acho que como diz no artigo, fazer upgrade pra vista, nao é algo urgente, nem prioritario, mas a proxima vez que formatarem o pc, instalem vista.
 
Eu já não uso Windows XP há muito tempo. Sou um daqueles que mudou logo para o Vista quando ele saiu, por isso já tenho tido muitas chatices, mas também era sempre para mandar para trás das costas e "perdoar" o SO. Mas houve um altura em que fiquei mesmo chateado com ele, há uma duas semanas. O SP1 recusava-se a instalar, o Java não funcionava, etc. muitas chatices, em suma. Resolvi que era altura de mudar de ares para Mac OS X Leopard, e foi isso que fiz. Tirando uma ou duas jogatanas de vez em quando com o Windows, fico-me pelo Mac. :)

Mas relativamente ao Vista para SO principal e se é melhor que o XP? Sim, mas depende da máquina.
 
Ainda tou dividido...

Mas como o meu pc não é grande coisa, é tipo, com o XP é uma bomba, com Vista não vale nada. Até dá 1,0, naquilo do Indice de qualquer coisa.
 
Ainda não me converti ao Vista a 100% visto que uma das maquinas não o consegue correr decentemente mas para breve talvez já o tenha em todas as maquinas.
Inicialmente estava algo renitente contudo agora não quero outra coisa .. acho que aproveita bem os recursos que tem a disposição.. :)
cump's.
 
A explicação que se encontra pelo facto de ser tão difícil entalar o XP nas novas máquinas é bastante simples ! A Microsoft não tem qualquer interesse em continuar com o XP, já o demonstrou publicamente e está a pressionar os fabricantes a não desenvolverem drivers para o XP ou se os desenvolverem, não serão tão "polidos" como o desejável... Isso é uma das razões que muita gente se queixa que no XP não conseguem performances idênticas ao Vista para além do novo DirectX ter abandonado o anterior SO....
Enquanto a Microsoft não redescrever o Kernel do Windows do ZERO, teremos cada vez mais um SO gordo, lento "remendado" e a consumir cada vez mais recursos não sendo lógico tendo em conta todos os avanços da tecnologia, a necessidade de poupança energética e toda a poluição que deriva da necessidade de adquirir novo hardware de uma forma desenfreada para acompanhar a "de-evolução" deste SO !
Em minha casa tenho um computador com quase 6 anos a correr o Compiz Fusion de forma fluida enquanto o computador novo de média gama da minha esposa "caga-se" todo só para abrir o SO !! Além disso, não considero 3 minutos de arranque um tempo agradável. Nota, não é abrir o Windows, é ficar 100% pronto a se trabalhar já que além do Windows, tem que carregar meia-dúzia de programas tipo anti-virus, firewall, anti-malware, anti-spyware etc... Se o compararmos com os meus 50 segundos no PCLOS.... é uma diferença abismal !

Não interpretem isto como um bashing, é pura realidade. Reconheço que o pacote Office da MS é do melhor que há mas lamento que não tenham de origem opções para usar formatos opensource. O Access é tb um dos meus programas de eleição ! É excelente !
Poderia acrescentar mais uma lista de programas da Microsoft que são igualmente bons mas temos também que saber criticar o que está mal e não nos sujeitarmos a excentricidades da MS e a uma lavagem ao cérebro.

Este artigo é lúcido e demonstra aquilo que vai na mente de muitos que por aí andam. O Vista nada mais tem a oferecer do que o XP e a sensação que nos dá é que com um bom upgrade do XP faria tudo idêntico poupando recursos e a necessidade de aquirir novos equipamentos. A MS assim não quer. Aquilo que os adeptos do Linux se queixam é precisamente a imposição da Microsoft não deixando qualquer poder de escolha aos seus clientes. A falta de liberdade.

O Linux é cada vez mais uma opção, aliás tal como o autor do artigo o refere, e não é por acaso que tem havido um "boom" de novos adeptos deste SO. O SO da Mac aumentou imenso devido aos seus equipamentos mais acessíveis e ao deastre do Vista.
Longe de ainda ser uma catástrofe para a MS, já começa a ser alarmante. Caso não mudem de política, poderão perder o monopólio. Cá para mim, ainda bem !
 
A explicação que se encontra pelo facto de ser tão difícil entalar o XP nas novas máquinas é bastante simples ! A Microsoft não tem qualquer interesse em continuar com o XP, já o demonstrou publicamente e está a pressionar os fabricantes a não desenvolverem drivers para o XP ou se os desenvolverem, não serão tão "polidos" como o desejável... Isso é uma das razões que muita gente se queixa que no XP não conseguem performances idênticas ao Vista para além do novo DirectX ter abandonado o anterior SO....
1º Isso dos drivers é mentira.. estás a confundir as configurações OEM, em que realmente só disponibilizam de forma mais simplificada ao utilizador os drivers para o SO que os sistemas foram equipados de raiz, com o facto de que para já tudo o que funciona em Vista, funciona também em XP. E os drivers estão tão polidos para um do que para outro. Contudo o facto é que, e a minha opinião é mais que conhecida, é que não vale a pena comprar mos sistemas hoje em dia para os por a correr um SO antigo se o mesmo sistema aguenta com o mais moderno SO Windows. E não se trata de drivers apenas. Quem dera que fosse uma questão de drivers apenas... A Segurança encontrada no Vista deita por baixo tudo o que o XP tem..
Intalei em casa de um familiar o XP, devido a uns problemas referente a hardware (nada haver com o Windows), e em poucos dias já tem spyware sempre a abrir janelas.. e por mais programas que corra não consigo tirar aquilo. Comparativamente com o vIsta tal nunca me aconteceu.

Quanto ao DX, nem sei ao que te referes.. Dado que o Vista tem quer o DX9 (DX9l : DirectX 9 Legacy) e o DX10


Enquanto a Microsoft não redescrever o Kernel do Windows do ZERO, teremos cada vez mais um SO gordo, lento "remendado" e a consumir cada vez mais recursos não sendo lógico tendo em conta todos os avanços da tecnologia, a necessidade de poupança energética e toda a poluição que deriva da necessidade de adquirir novo hardware de uma forma desenfreada para acompanhar a "de-evolução" deste SO !
Dois pontos aqui:
1º sim, enquanto a kernel não for toda reconstruida, ou então forem feitos alguns "purges" de código que ainda vêm do sistema original dos anos 80/90, claro que vai haver sempre alguns problemas.
2º A conversa de que o SO tem de ser levezinho e que é preciso sempre melhor hardware para correr o SO é uma utopia... Isto não acontece em Windows, tal como não acontece em mais nenhum SO... tenta por o teu Linux com compiz e um WM todo pipi numa máquina antiguinha.. e diz me o que acontece... O mesmo acontece com o OSX.. tenta instalar num sistema antigo... e vês como perdes sempre performance..

Quanto à gestão energética.. bem.. é um problema generalizado.. melhores em alguns casos que outros.. ai não posso falar muito, porque isso é principalmente notado em sistemas de portateis, sistemas que nunca tive muito contacto.

Em minha casa tenho um computador com quase 6 anos a correr o Compiz Fusion de forma fluida enquanto o computador novo de média gama da minha esposa "caga-se" todo só para abrir o SO !! Além disso, não considero 3 minutos de arranque um tempo agradável. Nota, não é abrir o Windows, é ficar 100% pronto a se trabalhar já que além do Windows, tem que carregar meia-dúzia de programas tipo anti-virus, firewall, anti-malware, anti-spyware etc... Se o compararmos com os meus 50 segundos no PCLOS.... é uma diferença abismal !
ai vejo algum problema que passa pela configuração...
ou então má escolha do sistema para a máquina (caso não seja recente)

btw, anti-malware, anti-spyware? Da forma como vi que escreveste e estruturas te o teu post, vejo que és de certa forma algum utilizador experiente, como tal deves saber formas de substituir certas coisas.
Não precisas de um Anti-spyware com protecção "real", pelo menos @ Vista, basta usares software mais seguro, como o firefox por exemplo, e depois usas ferramentas que corres sei lá, uma vez por semana, tipo Spybot ;)

Poderia acrescentar mais uma lista de programas da Microsoft que são igualmente bons mas temos também que saber criticar o que está mal e não nos sujeitarmos a excentricidades da MS e a uma lavagem ao cérebro.
Pah nisso tens razão.. a MS tem pontos que não é "boazinha" para o consumidor... eu próprio sou dos primeiros a reconhecer tal.. Mas sinceramente a MS deve ser a que mais trabalha no conceito "Just Works"... O facto das escolhas tomadas pelos utilizadores é que levaram a esta forma de ser da MS (como uma empresa que é)...

Atenção: Não digo, de forma alguma que a culpa de como as coisas estão é do consumidor final! Não.. apenas o facto de que durante muitos anos, as alternativas não foram mostradas ao publico..

Este artigo é lúcido e demonstra aquilo que vai na mente de muitos que por aí andam. O Vista nada mais tem a oferecer do que o XP e a sensação que nos dá é que com um bom upgrade do XP faria tudo idêntico poupando recursos e a necessidade de aquirir novos equipamentos. A MS assim não quer. Aquilo que os adeptos do Linux se queixam é precisamente a imposição da Microsoft não deixando qualquer poder de escolha aos seus clientes. A falta de liberdade.
O Vista aparenta não dar nada mais ao consumidor do que o XP... mas quem trabalhou com os dois, de forma profunda, sabe bem que não é isso que acontece...

A "filosofia Linux" (linux nem é bem a palavra certa aqui mais..) é outro ponto que cada vez mais deve ser levado em conta..
Eu próprio admiro os seus "seguidores" e também tenho uma pontinha de Linux em mim...

Problema: Não é a mesma coisa. (mais não digo porque entrava noutros campos)
O Linux é cada vez mais uma opção, aliás tal como o autor do artigo o refere, e não é por acaso que tem havido um "boom" de novos adeptos deste SO. O SO da Mac aumentou imenso devido aos seus equipamentos mais acessíveis e ao deastre do Vista.
Longe de ainda ser uma catástrofe para a MS, já começa a ser alarmante. Caso não mudem de política, poderão perder o monopólio. Cá para mim, ainda bem !
Desastre do vista?
A Apple soube foi trabalhar bem no seu marketing (não que esteja a dizer que o seu sistema não é "bom", antes pelo contrário)... mas por exemplo usaram muito bem toda a propaganda iPod, para se irem inserindo e entranhando numa comunidade que não conhecia mais do que apenas o Windows...

Golpe de mestre...
 
Com esse teu My System bem podes esperar pelo Seven, pelo Eight e até pelo Nine que sempre vai correr pior que o XP. Simples evolução.

LOL. Obvio, está a pensar q o Windows 7 será uma salvação.

É sempre bom fazer bash ao windows mas o Vista para mim nao me tem dado nenhuns problemas a não ser "shitty" drivers dos fabricantes, de resto o Vista é bem estável. Ao inicio era sempre um bichinho de querer ver como estava o Vista mas algumas incompatibilidades estavam a prejudicar.
Mta gente não quer nada com o Vista mas quando saiu o SP1 n resistiram a dar mais uma oportunidade e ver como estava a dar agora.

Digam-me lá qual o OS q nao é mais pesado q o anterior? Eu ainda me lembro que usava o Windows 98 e depois ia espreitar o XP e achava mais lento, mas de qq maneira era um melhoramento, entao e largar o modo puro de DOS? E as incompatibilidades na altura q tinha no XP com os joguitos antigos q tinha? Temos q fazer sacrificios ou entao arranjar alternativas.
 
Romani48, é conhecida a pressão da MS exercida sobre os fabricantes para que o Vista seja apenas o "the one" e o XP caia no esquecimento o mais rápido possível. A lógica é simples, obrigar a migração para o Vista o mais rapidamente possível. A "pressão" pode ser entendida de muitas formas e tem os mais variados efeitos... mas elas estão lá e existem.
Nem todos compram computadores montadinhos dé fábrica, não faltam por aí quem construa o seu computador e espera usar a sua licença do XP e esbarra-se com a dificuldade em instalar novos drivers, falando então de portáteis, a dor de cabeça aumenta ! Já tive muitos computadores que só para instalar drivers que deveriam ser banais, tais como das placas de som, tive que suar e olha que não sou nenhum novato na matéria ....

Como disse, corro o Compiz Fusion no meu PIV a 2,6 com 1Gb de memória e uma Gforce qualquer.... O Vista corre no meu ? Não me parece ....
É natural que os SO's com o passar dos anos exijam mais do hardware, mas a forma descomunal como o MS Vista o faz, é completamente ilógico !
-> Houve quem comparasse o SO da Microsoft com as arrumações feitas por um homem, ou seja, está tudo desarrumado mas lá se vai encontrando o que se precisa, demora é mais tempo .... Quanto ao Linux, é ocmparado com as arrumações de uma mulher, quando se necessita de alguma coisa, está na prateleira X ou Y demorando menos tempo ! Daí a necessidade de por exº, desfragmentar o disco no Windows sendo uma tarefa completamente inexistente no Linux...

Mas como disse, ambos têm vantagens e desvantagens. Concordo que a MS deu muito ao mundo dos computadores, mas por um preço.

Em relação ao Mac, sempre tiverem bom design, mas isso não chega ! Lemro-me dos Mac's no início dos anos 90, eram um assombro ! Espectaculares. O preço era elevadíssimo.
Agora a situação está a mudar muito por culpa do uso do novo hardware que é mais acessível, e esse é um dos factores que fez com que esteja mais popular. Claro que todos os gadgets ajudam à conversa...
 
Como disse, corro o Compiz Fusion no meu PIV a 2,6 com 1Gb de memória e uma Gforce qualquer.... O Vista corre no meu ? Não me parece ....
É natural que os SO's com o passar dos anos exijam mais do hardware, mas a forma descomunal como o MS Vista o faz, é completamente ilógico !

Tens que ver que o XP saiu em 2001 e o Vista inícios de 2008 salvo erro. É uma diferença de 7 anos que creio que justifica os requisitos.

Concordo quanto ao tal código que já vem dos anos 80-90 e que ainda esta nos Windows actuais, um pouco como um parasita. Se eles cagassem na retro-compatibilidade e fizessem um S.O. apenas com a compatibilidade suficiente para funcionar em pc's de há uns 3-5 anos atrás até à data presente tenho a certeza que seria um sistema com bastante qualidade.

É claro que para bem da Microsoft iam ter que continuar a disponibilizar a versão compatível com os sistemas mais antigos já que grande parte dos utilizadores trabalha com máquinas obsoletas.
 
Tens que ver que o XP saiu em 2001 e o Vista inícios de 2008 salvo erro. É uma diferença de 7 anos que creio que justifica os requisitos.
(...)

Inícios de 2008?? LoL Foi posto à venda em Retail a 30 de Janeiro de 2007 e já estava disponível no Corporate Channel (Volume License) desde 30 de Novembro de 2006 e foi dado code complete a 8 de Novembro de 2006 (a famosa build 6000 foi anunciada nesse dia e seguiu para "estampagem" em DVD). O Vista já tem (quase) dois anos desde que foi finalizado!!
 
Última edição:
Há evoluções aceitáveis, eu sempre acalmei os meus clientes quando estes passaram pelas várias versões do Windows e disse-lhes que terá de haver sempre um período de adaptação, não poderíamos dizer mal de um SO novo só porque isto ou aquilo se faz de forma diferente. O Pior é que só se queixavam do aspecto e da forma diferente e nunca do mais importante, dos "buracos" de segurança....
O XP esteve instalado durante 3 anos no meu computador sem problemas e eu sempre fui um tipo que experimentou toda a porcaria que por aí andava.... Mas eu, assim como muitos de vós, sabia-me defender contra os perigos externos e estava informado, o que não se passa com uma grande parte dos utilizadores comuns.

O Vista é e será cada vez mais estável nesse aspecto não há nada a dizer. O que lhe tenho a apontar é o exagerado consumo de recursos e entre outras "pequenas grandes coisas" que não vou aqui mencionar para não fugir muito ao tópico.

Quando ponho a minha máquina a fazer mais com menos comparando-o com um XP ou Vista, penso que parte da minha contestação à MS está mais do que fundamentada, pois uma imagem vale mais do que mil palavras e quando o demonstro aos meus amigos, eles ficam surpresos...

Defendo a liberdade de escolha e se alguém acha que o MS Vista é o melhor para ele, que assim seja.
 
Inícios de 2008?? LoL Foi posto à venda em Retail a 30 de Janeiro de 2007 e já estava disponível no Corporate Channel (Volume License) desde 30 de Novembro de 2006 e foi dado code complete a 8 de Novembro de 2006 (a famosa build 6000 foi anunciada nesse dia e seguiu para "estampagem" em DVD). O Vista já tem (quase) dois anos desde que foi finalizado!!

É óbvio que me enganei ao colocar o ultimo numero. Mesmo assim são 6 anos.

O Vista gasta bastante RAM sim, ainda tenho que ver bem é até a que ponto é que ele aproveita isso, porque se ele puxar mais RAM mas ela for melhor utilizada pode acabar por compensar.
 
Última edição:
Back
Topo