Artigo Um mês com o Vista

Pois, de facto, é capaz de ser assim um bocado despropositado... Umas vezes saem umas coisas melhores e outras piores, independentemente do logotipo... :D (e os critérios para avaliar isso variam), e acho que era isso que estávamos a discutir.

Eu só acho que num artigo de discussão do Windows Vista, não faz muito sentido falar de outros SO. Acho que para isso ficaria melhor criar um tópico tipo "Qual o melhor Sistema Operativo" e aí cada um exponha a sua opinião. Este é um bom artigo sobre o Windows Vista, os outros SO não interessam muito aqui. Foi isso que eu quis dar a entender xD Obviamente é "despropositado" falar em outros SO.
 
Última edição:
Por acaso é verdade... fez-me usar muito mais Linux. Mas posso dizer que o Vista está bom mas precisa de uma maior transparência para com os users... tudo bem que gaste mais memória, mas recursos, etc... mas quero saber no que é que realmente anda a gastar isso tudo!

A memória vai toda para o superfetch.
Não precisas dela, ficam aplicações em cache. Quando precisares, o Vista liberta-a.

O Vista é o contrário do XP... o XP com o uso fica mais lento. O Vista começa lento e vai aumentando a rapidez com o uso.
 
A memória vai toda para o superfetch.
Não precisas dela, ficam aplicações em cache. Quando precisares, o Vista liberta-a.

O Vista é o contrário do XP... o XP com o uso fica mais lento. O Vista começa lento e vai aumentando a rapidez com o uso.

Uma das suas maravilhas!!! Mas há quem goste de ter a RAM só para estar vazia... e se estiver a ser usada ainda se estraga!!!! bora usar o ficheiro de paginação... bora usar os discos rigidos!!!
 
A memória vai toda para o superfetch.
Não precisas dela, ficam aplicações em cache. Quando precisares, o Vista liberta-a.

O Vista é o contrário do XP... o XP com o uso fica mais lento. O Vista começa lento e vai aumentando a rapidez com o uso.
Eu estou à espera sentado para que isso aconteça com o computador da minha esposa ... já lá vão 9 meses e tenho a ligeira impressão que não passou da mesma "mosca morta" ! Além disso, tenho que levar sempre com as bocas dela a dizer que não percebe porque é que o computador é lento !!
Além do programa de facturação, não se instalou mais nada desde que veio de origem a não ser os drivers para a impressora multifuncional, que diga-se de passagem, não foi nada fácil instalar ....
Ou o computador não é um core duo e pertence mais aos modelos "Lentium" ou então algo se passa com este Vista, pois nada tem a ver com alguns comemntários que por aqui leio. Além disso, o problema não é do hardware já que o portátil da minha esposa correu o LiveCD do Sabayon com o Compiz ligado e foi super-fluido ! Os 2Gb que o computador têm, não são suficientes para este Vista infelizmente.... E é a precisamente onde eu quero chegar ! Eu não quis comprar o Vista com este portátil mas não havia alternativas. Além disso, pergunto-me porque é que os fabricantes de computadores colocam o logotipo "ready for Vista" ou " qualquer coisa Vista" quando o hardware tem dificuldades em o correr ?
Um dos meus sobrinhos mal recebeu o computador da e-escolas e viu a lentidão do Vista, mandou-o pela janela fora e instalou outro SO....

Não é bashing ! É um facto. Há quem adore, há quem deteste, há os mais moderados ao qual o Vista não quece nem arrefece.
Na parte que me toca, prefiro esperar mais um ou dois anos até que o Vista fique mais seguro e estável e o hardware mais barato e rápido já que não tenho dinheiro para investir desnecessáriamente num "deca-core" e 8Gb de memória DDR IV ! :D
 
Um dos meus sobrinhos mal recebeu o computador da e-escolas e viu a lentidão do Vista, mandou-o pela janela fora e instalou outro SO....

Portanto, ele mandou o portátil pela janela fora e depois instalou outro SO, foi?*

*já percebi. Gostava de ter estado por baixo da janela.

Na parte que me toca, prefiro esperar mais um ou dois anos até que o Vista fique mais seguro e estável e o hardware mais barato e rápido já que não tenho dinheiro para investir desnecessáriamente num "deca-core" e 8Gb de memória DDR IV ! :D

Enfim...
 
Última edição:
Eu estou à espera sentado para que isso aconteça com o computador da minha esposa ... já lá vão 9 meses e tenho a ligeira impressão que não passou da mesma "mosca morta" ! Além disso, tenho que levar sempre com as bocas dela a dizer que não percebe porque é que o computador é lento !!
Além do programa de facturação, não se instalou mais nada desde que veio de origem a não ser os drivers para a impressora multifuncional, que diga-se de passagem, não foi nada fácil instalar ....
Ou o computador não é um core duo e pertence mais aos modelos "Lentium" ou então algo se passa com este Vista, pois nada tem a ver com alguns comemntários que por aqui leio. Além disso, o problema não é do hardware já que o portátil da minha esposa correu o LiveCD do Sabayon com o Compiz ligado e foi super-fluido ! Os 2Gb que o computador têm, não são suficientes para este Vista infelizmente.... E é a precisamente onde eu quero chegar ! Eu não quis comprar o Vista com este portátil mas não havia alternativas. Além disso, pergunto-me porque é que os fabricantes de computadores colocam o logotipo "ready for Vista" ou " qualquer coisa Vista" quando o hardware tem dificuldades em o correr ?
Um dos meus sobrinhos mal recebeu o computador da e-escolas e viu a lentidão do Vista, mandou-o pela janela fora e instalou outro SO....

Não é bashing ! É um facto. Há quem adore, há quem deteste, há os mais moderados ao qual o Vista não quece nem arrefece.
Na parte que me toca, prefiro esperar mais um ou dois anos até que o Vista fique mais seguro e estável e o hardware mais barato e rápido já que não tenho dinheiro para investir desnecessáriamente num "deca-core" e 8Gb de memória DDR IV ! :D

Esse pc veio com o SO de origem cert0? levou com logo com um format ou deixas-te estar?
 
Eu estou à espera sentado para que isso aconteça com o computador da minha esposa ... já lá vão 9 meses e tenho a ligeira impressão que não passou da mesma "mosca morta" ! Além disso, tenho que levar sempre com as bocas dela a dizer que não percebe porque é que o computador é lento !!
Além do programa de facturação, não se instalou mais nada desde que veio de origem a não ser os drivers para a impressora multifuncional, que diga-se de passagem, não foi nada fácil instalar ....
Ou o computador não é um core duo e pertence mais aos modelos "Lentium" ou então algo se passa com este Vista, pois nada tem a ver com alguns comemntários que por aqui leio. Além disso, o problema não é do hardware já que o portátil da minha esposa correu o LiveCD do Sabayon com o Compiz ligado e foi super-fluido ! Os 2Gb que o computador têm, não são suficientes para este Vista infelizmente.... E é a precisamente onde eu quero chegar ! Eu não quis comprar o Vista com este portátil mas não havia alternativas. Além disso, pergunto-me porque é que os fabricantes de computadores colocam o logotipo "ready for Vista" ou " qualquer coisa Vista" quando o hardware tem dificuldades em o correr ?
Um dos meus sobrinhos mal recebeu o computador da e-escolas e viu a lentidão do Vista, mandou-o pela janela fora e instalou outro SO....

Não é bashing ! É um facto. Há quem adore, há quem deteste, há os mais moderados ao qual o Vista não quece nem arrefece.
Na parte que me toca, prefiro esperar mais um ou dois anos até que o Vista fique mais seguro e estável e o hardware mais barato e rápido já que não tenho dinheiro para investir desnecessáriamente num "deca-core" e 8Gb de memória DDR IV ! :D
Aposto que a versão desse vista não é a Ultimate mas a home certo? Porque o Vista Ultimate é o mais rápido e estável dos Vistas.
E aposto que nem tem o SP 1 instalado: O SP 1 mudou muita coisa do Vista para melhor.
E qual é o pc ao certo? Ram e resto do Hardware? O vista não se dá bem em PCs antigos....
 
Portanto, ele mandou o portátil pela janela fora e depois instalou outro SO, foi?*

*já percebi. Gostava de ter estado por baixo da janela.



Enfim...
Se não percebeste foi porque não quiseste. Ele apagou o Vista e instalou o SO que achou mais apropriado para ele.

Quanto ao computador da minha esposa, está como veio de origem, não houve qualquer reinstalação, foram feitos apenas os updates regulares do Vista e nada mais. Não existem temas novos, não existem efeitos especiais todos "XPTO". O anti-virus é o AVAST e o firewall o do SO. Problemas de acesso ao disco também não é já que estamos a falar de um Sata II de 180Gb dividido em duas partições....
Poderia juntar mais uns problemas à lista mas iriam-me acusar de "bashing" e não quero ! Só estou a afirmar que se calhar, o Vista não seria apropriado para este computador bem como para muitos outros que tenho encontrado à minha frente. Não duvido que corra bem em algumas máquinas, mas é notório que alguns de vós investiu bem no reforço do hardware para que tal acontecesse.

Quanto à referência do nome "Linux" ao longo deste tópico não e nenhum off-topic já que o próprio artigo fala disso.

Paz. :beerchug:
 
Com esse teu My System bem podes esperar pelo Seven, pelo Eight e até pelo Nine que sempre vai correr pior que o XP. Simples evolução.
[Sarcastico]

:lol:

[/Sarcastico]????
Se bem que tens direito á tua opinião, eu também tenho direito à minha.
Ouviste falar numa processador maravilhoso chamada Nealem? Sim, aquele processador dos 8 núcleos? 4 físicos e 4 "virtuais"(por assim chamar).
Ouviste falar em comprar um computador novo?
Para não dizer, que é óbvio que este não corria o Seven, pois não é x64!
Claro que neste pc corria mal, se bem que se metesse mais RAM, podes ter a certeza que corria meu amigo, pois já testei com sistemas equivalentes ao meu.
Esse post só pode ser a gozar :lol:.
E podes crer que quando fizer o meu computador novo, poderei chamar do teu para o meu, como é que tu dizes?? ham Simples evolução ;)

Passa bem

PS: Espero que não leves a mal, mas estou a ser o mais sincero possível ;)

EDIT: Apenas postei a minha opinião, pois também tenho direito a ela, tal como tu.
Mas eu não saio por aí a dizer por outras palavras "Claro que é pior que no XP, se o teu computador é uma me***", ora evidente é que um computador de 2004 não se compara aos de agora :rolleyes:!
Just my 2 cents ;)
 
Última edição:
Cada pessoa é que tem de saber aquilo que é melhor para a máquina que tem. Tem soluções em termos de SO: Windows anterior ao xp, xp propriamente dito, Vista e Linux.
Nem todas as máquinas correm o Vista mas olhem que nos primeiro tempos em que saiu o Windows xp houve muitos que torceram o nariz e voltaram ao Windows 98 SE.

E olhem que existem distribuições do Linux actual que se dão mal em máquinas pouco potentes! É tudo uma questão de experimentarem e testarem e depois tomem as decisões mais apropiadas ao vosso hardware.
 
Ora ai tens o teu problema, que é culpa dos fabricantes e não do Vista
Como sabes, o monopólio da MS é tal que neste momento nem sequer se dão ao trabalho de fornecer CD's ou DVD's ! Emitem um selo que os fabricantes têm o trabalho de colar nos PC's e os "morcões" dos clientes ignoram completamente esse aspecto até ao momento em que o computador fica com um problema e têm que re-instalar o SO ! Depois ... bem... já todos nós sabemos como é ! Não há CD's do SO, não há drivers, não há cd's das aplicações ... Não faltam tópicos por aqui falando sobre estas situações.
Culpa dos fabricantes ? Pois é ! É também culpa dos clientes que enfardam pela medida grande e acham natural !
Como disse, não tive opção. Foi uma emergência, infelizmente os computadores da empresa da minha esposa foram levados pelos amigos do alheio, e tive que comprar imediatamente um novo computador já que era necessário emitir facturas, guias de remessa, guias de transporte etc...
O computador foi comprado em Fevereiro e andei à procura de um modelo com o XP, NADA ! Já não havia. Tive que trazer com o Vista...
E é óbvio que fiz os backups do Sistema mal arranquei com o computador !! :D

Alguém disse aqui que com o passar do tempo fica mais rápido .... só uma pergunta ... O Vista deixou de ter necessidade de se fazer Defrag ao disco e de se fazer manutenção ao registry ?

Cumps.
 
Alguém disse aqui que com o passar do tempo fica mais rápido .... só uma pergunta ... O Vista deixou de ter necessidade de se fazer Defrag ao disco e de se fazer manutenção ao registry ?

Cumps.


que tal tentares perceber o que ele tentou dizer com isso antes de começares a dizer barbaridades, é que ele não falou nesse sentido mas enfim
 
O Vista tem uma melhor gestão da ram do que o xp. Muita gente olha para o gráfico da ocupação da ram e diz "8| Credo!!!! Esta coisa chupa-me a ram toda!!!!" mas isso não passa de mera ilusão porque o Vista liberta a ram quando os programas precisam dela.
Para que é que as pessoas querem a ram? Para colecção? A ram é para ser usada e não para ficar a ganhar pó no fundo de uma gaveta!

Eu tenho 4 GB de ram e o vista de 64 Bits usa cache nela e quase que a usa toda.....Mas quando eu jogo jogos pesados não dou pela falta de ram! Sinal evidente de que o sistema Operativo liberta ram quando necessário.
 
Tenho Vista a mais de um Ano e não formato a coisa de 9 Meses e não tenho razões de queixas embora muita gente se queixe mas tb é culpa do seu hardware.
 
Just my 2 cents ;)

Lá está, com um computador novo, com "não sei quantos cores e não sei quanta RAM" vais poder exigir do Vista (e ficarás satisfeito). Óbvio que o XP corre melhor no teu My System actual mas isso não quer dizer que o Vista seja mau por isso :zzz:

O XP tem mau desempenho no meu antigo Pentium III 800 com 128 megas de RAM. É um mau SO por isso? Mas o 98 e o Me eram rapidissimos, não quer dizer por isso que fossem melhores que o XP (que não eram, longe disso).

Eu insisto (e não tem nada a ver com o teu post, atenção a isso): 99% dos problemas que leio sobre o Vista tenho certeza absoluta que são culpa do utilizador, seja porque o seu hardware não é o mais adequado, seja por maus hábitos ou má utilização do SO. E depois há os pormaiores sobre utilização da RAM e tudo o mais que por mais que se explique as pessoas não querem saber....

Voltando ao post, sim, era ironia, mas era verdade: com esse teu My System não podes exigir nada. Fica com o XP que estás bem servido, mas não digas que o Vista "não presta" :zzz:
 
que tal tentares perceber o que ele tentou dizer com isso antes de começares a dizer barbaridades, é que ele não falou nesse sentido mas enfim
Eu sei muito bem o que ele quis dizer mas parece que não perceberam o que eu quis dizer !
Já conheço a MS praticamente desde a sua criação, conheço muito bem todo o marketing sempre que lançam um novo produto, sei muito a estranheza que causa a certas pessoas quando o SO muda ligeiramente... etc... etc...
No meu ponto-de-vista, e digo-o na qualidade de profissional da área e não como amador, o Vista de uma forma geral é melhor que o XP, mais seguro, e representa uma pequena evolução. Contudo, não deveremos ficar de braços cruzados e fingir que não tem defeitos. Tem defeitos e dos GRANDES ! Mais uma vez a MS não soube verdadeiramente evoluir em aspectos tão fundamentais tais como a confidencialidade da nossa informação ( e quem sabe o que é o *NIX sabe do que estou a falar ), lançaram um produto inacabado com graves defeitos e só recentemente é que a "coisa" estabilizou. Quer queiram quer não, consome recursos de forma exagerada e para exemplo tenho o meu computador bem velhinho que consegue correr tudo o que eu quero com efeitos do Compiz, coisa impensável com o Vista mesmo para um computador recente e dou os exemplos o computador da minha esposa e os computadores da e-escolas dos meus sobrinhos.

O autor desse artigo pensa em parte como eu. É uma opinião assim como muitas outras.

As distribuições Linux mais pesadas que eu já experimentei (e foram muitas ) foram o OpenSUSE e o Sabayon, essas correm na perfeição no computador da minha esposa com tudo o que possa ser considerado "pesado" ligado. No meu computador já são lentos e não posso ter o Compiz ligado ....

Quanto ao XP, consegui a proeza de o ter instalado a funcionar a 100% durante 3 anos ! O único que se aproximou foi o seu anrtecessor, o Win2000. Tudo antes disso foi uma autêntica desgraça...eram re-instalações a cada 6 meses e o ME nem um dia se aguentou !

Cumps.
 
É preciso não esquecer a rezão pela qual o Aero não corre em computadores mais antigos e o Compiz corre (diferença na utilização do hardware)...E no caso do Linux, um computador antigo com uma distro normal (sem ser daquelas lights) também não deve correr às mil maravilhas, antes pelo contrário. E sim, também é possível correr o Vista numa máquina com 512MB de RAM, só não digo menos porque pronto, já era preciso retirar-lhe muita coisa (digo eu, nunca experimentei fazer tal coisa). É obvio que não correrá da melhor forma, mas corre também.
 
Lá está, com um computador novo, com "não sei quantos cores e não sei quanta RAM" vais poder exigir do Vista (e ficarás satisfeito). Óbvio que o XP corre melhor no teu My System actual mas isso não quer dizer que o Vista seja mau por isso :zzz:

O XP tem mau desempenho no meu antigo Pentium III 800 com 128 megas de RAM. É um mau SO por isso? Mas o 98 e o Me eram rapidissimos, não quer dizer por isso que fossem melhores que o XP (que não eram, longe disso).

Eu insisto (e não tem nada a ver com o teu post, atenção a isso): 99% dos problemas que leio sobre o Vista tenho certeza absoluta que são culpa do utilizador, seja porque o seu hardware não é o mais adequado, seja por maus hábitos ou má utilização do SO. E depois há os pormaiores sobre utilização da RAM e tudo o mais que por mais que se explique as pessoas não querem saber....

Voltando ao post, sim, era ironia, mas era verdade: com esse teu My System não podes exigir nada. Fica com o XP que estás bem servido, mas não digas que o Vista "não presta" :zzz:

Assim entendemo-nos melhor ;)
Eu apenas disse isso porque pelo que tenho visto até agora nos fórums de ajuda do Vista(criados para o efeito) estão inundados de threads, agora com o SP1 talvez melhore um bocado, mas ainda há pessoas que como eu ficaram mal impressionadas e não é por pressão da Micro$oft que vão mudar mais depressa, acho que entendes ;)
 
Última edição:
Back
Topo