Um novato á procura do som (Noobs only)

Trance

Power Member
Olá,

A nossa já velha TV LG 42LE8500 de 2010 nos tem servido de uma forma robusta, nomeadamente quando emparelhada com a barra de som Sony HT-CT370 que adquirimos mais tarde em 2014 .

31Y2TwP3klL._SX425_.jpg


2186317_1.jpg


Dada a sua idade e o problema da descolagem da placa de plástico do ecrã, que já estava colada com fita-cola faz dois anos, resolvemos substitui-la por uma LG OLED C9 de 55” em Setembro de 2019.

Um upgrade substancial em tudo o que é video e imagem na nossa sala de estar.

LG-C9-OLED-With-HDR-Content-3.jpg


A barra de som HT-CT370 tinha uma qualidade sonora quanto baste para nós para ver Netflix, HBO, TV e de vez em quando uma música ou outra. Um problema no entanto surgiu com esta nova TV. Com a TV 42LE8500 bastava usar o seu controle remoto para controlar tudo via HDMI-CEC / Simplink. Ligávamos a TV e esta ligava automaticamente a barra de som, a Apple TV e a Setopbox da Vodafone. Porém, com a C9 o que acontece é que liga tudo, no entanto o som não sai por esta barra. Tínhamos que fazer reset ao HDMI-CEC da C9 para voltar a ter som pela barra.

Ter que fazer isto quase sempre que se liga a TV é impraticável. E foi assim que se deu inicio da minha perdição …

Creio que muitos de nós passamos por situações semelhantes, e nesse sentido este post como forma de partilha da minha experiência e aquilo que aprendi poderá ser útil para outros que passem por um upgrade no som da sala.

Vamos então aos nosso requisitos:

1. Resolver o problema de ligar a barra em condições por HDMI-CEC que tenho com a HT-CT370. Por forma que con o 1 controle remoto possa então controlar todos os aparelhos, inclusivamente a barra de som de forma eficiente.

2. Que o som fosse superior á barra que tenho tanto o para música como para filmes.

3. Que coubesse no móvel junto da C9.

4. Suporte para Airplay 2 / Multi divisão

5. Algo que nos dê para os próximos 10 anos.

Estes requisitos levaram-me a considerar duas hipóteses para barras de som..

1. Uma barra de som mais recente com qualidade sonora equivalente sem a referida insuficiência : Rapidamente descartei esta hipótese., pois para obter qualidade equivalente em dolby audio teria que gastar cerca de 300€. Sim, as novas barras a este preço tanto da LG como da Samsung, suportam já Atmos,, mas daquilo que pude ouvir, não me pareceu mais 3D do que a minha barra. Resultado , seria o preço demasiado elevado apenas resolver um problema, que no fundo se resumia a ter som pela barra quando ligo a TV.

2. Uma barra de som de qualidade sonora superior, que nos desse um som mais tridimensional em filmes e melhor som em música além de resolver o problema acima referido problema: Aqui já estávamos a falar num investimento entre os €600-€900. Os que testei abaixo dos €600, era para mim quase tudo igual ao som da HT-CT370, as mais caras marginalmente melhores. No entanto as barras acima deste valor, apesar de haver muitas que apenas se paga pela novidade e nada mais, por norma a qualidade é efectivamente melhor. Por um lado ,o problema que tive é que são barras substancialmente maiores, mais longas que a minha C9 e não cabiam no móvel. Mas por outro lado, p que constatei, repare-se isto é a minha opinião, é que esta opção não é mais que uma ratoeira. Barras de som a estes preços funcionam apenas com um subwoofers wireless, e estes não vêm tipicamente na caixa. Têm de ser adquiridos á á parte, e a preços que rondam entre €400 e os €800 (Sonos, Polk, Harman Kardon, DENON Anos, …) . E as que vêm custam por volta dos €1000. Isto tudo e no fim do dia é uma barra de som, não uma aparelhagem. A melhor que ouvi, tanto para música como para filmes foi a Denon HEOS DHT-S516H, por cerca de €700 mas lá está, não cabia no meu móvel. As Samsung e LG s ao nível de som para musica era para esquecer para o preço.​

Isto é, ou pagava €300 para resolve um problema de ligação - ja havia tentado a troca do cabo por algo melhor da QED sem sucesso. Ou comprar uma barra que não cabia no móvel, para atém de ser uma pipa de massa por uma coisa que não tem a mesma qualidade que uma aparelhagem de audio para o efeito. Considero que uma barra de som de 300 cumpre o mesmo que uma de 400 ou 500 ao nível da qualidade de som. Portanto não vale a pena estar a gastar mais para melhor som. Se quisermos uma barra de som que efectivamente vá mais além que uma de 300, as opções vão para os 800 ou mais euros com sub. Há aqui um vácuo no preçário abismal que visa o upsell.

28qiHsAy8Q483AVpfyoyr.jpg


Andei a matutar nestas opções durante cerca de 1 mês. Até cheguei a comprar umas Mu-so 2nd Generation. Que devolvi no dia seguinte. Não recomendo de todo, o som é sofrível para o preço. Sim liga-se com tudo, é muito bonita, a marca tem uma fama brutal, as reviews são 5 estrelas, mas o que constatei foi exatamente o mesmo que este senhor:

[

[

Sim muito sofrível, diria, mau, para o preço. Não sei como as reviews poderia estas a dar 5 estrelas por isto.

Em suma, não encontrei nada que preenche-se os requisitos. Simplesmente uma barra de som que reuni-se os requisitos todos, mesmo sem ter em conta o preço, não existe ainda. Não cabiam no nosso móvel.

Abandonei então a ideia das barras de som e comecei a explorar hipóteses com um sistema de som com colunas. Sendo que a minha preferência então passou para uma opção que desse uma excelente projecção sonora tanto para TV como para música. O ser muito boa para filmes e séries passou para segundo plano, isto porque tipicamente satisfazendo a música certamente para os outros cenários é muito bom, apesar de não ter que ser surround.

Apaixonei-me pelas Audio Pro A36.

je4yxcfiebmfbmbpda6s.jpg


https://www.youtube.com/watch?v=eKuoL5HuInw

Este sistema estava a cerca de €650 euros em promoção., oportunidade que perdi. O preço normal é €800. Estive quase para carregar no botão, quando naquele momento lembrei-me de verificar se suportava AirPlay 2 e não suportava. O que me levou a questionar esta opção para mim. O Airplay 2 é importante para nós porque temos iPhones e por outro lado a flexibilidade para um futuro multi-divisão (já temos um Homepod) configura-se não uma necessidade de momento mas um potencial a considerar para o preço. Por outro lado a este preço no contexto de sistemas de som com colunas, o ser extensível adicionando colunas, até um bom som surround completo, tornou-se um requisito.

Questionei então se para pagar isto por um sistema de duas colunas, não haveria algo sem esta limitação a preço semelhante a cerca de €800? Comecei assim á procura. Tendo lido muitas análises e coisas mais cheguei ao seguinte sistema:

- Denon AVR-X2600H
- Duas Colunas Elac F5.2

1557705027_1478019.jpg


F5.2-Gallery-2-750x579.jpg


Esta combinação custou-me exactamente, €897 (mais 100 que as Audio Pro). O AVR além de ir até 7.2.2 (extensível): Suporta 3 sistemas multi-divisão, Heos, Airplay 2, Google Cast. Isto é, para o preço as Audio Pro e sistemas semelhantes, estão caros. Compensa muito mais começar um algo deste género.

E foi o que fiz.

Na segunda parte partilharei o que aprendi, nomeadamente que cabos, montagem das bananas, como configurei o sistema, qualidade de som, bem como as potencialidades do AVR. Na terceira, … a minha segunda loucura e uma advertência.
 
Última edição:
Ok, sistema escolhido encomendado. E agora?

Cabos, Terminadores e Impendância

Enquanto espera li mais um pouco sobre o assunto e cheguei á questão da cablagem. Nem as colunas nem o AVR vêm com cabos incluídos. Faz todo o sentido que assim seja pois não é um sistema que se compra com tudo mas aos poucos. Por outro lado, o comprimento dos cabos depende da sala de cada um. No entanto, um novato como eu, que nunca comprou nada do género, é algo que não nos passa inicialmente pela cabeça. Tudo o que adquirimos anteriormente já vinha com tudo o necessário para montar.

Toca a ver preços e … wow. Eu precisava um dois cabos de 5 metros em caixa que fosse só ligar os preços eram absolutamente caríssimos para o efeito. Mais, aprendi, que dependendo da necessária para o cabo, estes deveriam de ter determinadas espessuras, e os múltiplos tipos de terminais para cabo que existem.

Aprendi bastante com este vídeo:

[

As colunas que escolhi têm uma sensibilidade de 6ohm. Usei o quadro apresentado no vídeo para calcular com a espessura do cabo que deveria comprar para o comprimento que precisava para chegar a cada colunas com os cabos escondidos, +-5 metros. Usei para converter os valores em AWG para mm2 esta calculadora: https://www.rapidtables.com/calc/wire/awg-to-mm.html

Com base nisto encomendei logo no dia seguinte 15 metros de cabo de 11 AWG para depois cortar uns terminais tipo bananas:

Cabos: https://tropicalprice.com/product/B00KFJZ1X2

81XWyBZYS1L._AC_SL1500_.jpg



Bananas: https://tropicalprice.com/product/B07L6V6WH4

61nzpnY9rBL._AC_SL1001_.jpg



Uma nota relativamente aos terminais. Há vários tipos, podemos não usar e simplesmente enrolar o cobre na ligação tanto das colunas como no AVR. Podes usar bananas, em espada ….

https://www.dummies.com/consumer-electronics/home-theater/basic-connections-speaker-cables/

Eu optei por bananas pos facilitam ligar e desligar os cabos.

Como muitos novatos, esta coisa das frequências, sensibilidade, impedância e coisas mais, enfim aquilo que vem nas especificações técnicas das colunas, nos dizem muito pouco ou nada. Quanto um tipo lê as análises, é um pouco mais para perceber se a qualidade de som é boa ou não para o preço, ter uma noção da relação de preço qualidade e pouco mais. Com esta coisa das espessura dos cabos, foi a primeira vez que tive a noção das importância destes valores e como interagem com os restantes componentes, pois tive que ir ler as especificações da colunas para o efeito.

https://www.elac.com/product/f5-2/

Ok. Colunas encomendadas mais cabos no dia 17-18 de Dezembro agora foi só esperar pela entrega supostamente entre o dia 27 e 30 de Dezembro ….

No dia 27 chegam os cabos as bananas e uma coluna. Não duas como encomendei.

Toca a montar as bananas nos cabos em primeiro. Nunca tinha feito portanto alguma expectativa, mas foi simples.

Ligação da Coluna

Liguei a Apple TV e uma coluna (única que tinha chegado) ao AVR. Skip todos os setups pois pretendia saber apenas se saia som, e ok o som estava a dar e … wow.

Uma coluna, sem quaisquer ajustes e a coisa já tinha muito melhor qualidade sonora que a minha antiga barra de som. Isto é, por €626 tem-se algo ao nível musical superior a qualquer barra de som que experimentei até este preço.

Isto deve-se muito ás colunas que comprei. E porquê? Agora vou parecer que sou um perito sobre o assunto mas não, é algo que aprendi com leituras e bom senso. As colunas têm uma capacidade de resposta entre os 42hz e os 350Khz (comprimento de onda). Isto tem muito mais definição permitindo passar mais tonalidades nos agudos e graves que a média.

Para perceber isto fui comparar com a única coisa que tenho para comparar, a barra de som HT-CT370. A barra a si, tem uma sensibilidade entre os 200hz e os 200Khz. Ou seja, não passam sons graves. Se desliga-se o sub o som era horrível e estridente. Os graves da barra de som passavam apenas no subwoofer, passa apenas sons na zona dos 100hz, muito acima dos 42hz das Elac. O conjunto passa um som harmonioso, mas longe, corta muitas notas á musica digamos assim. No fundo é como na imagem, uma TV 4k tem mais definição que 1080p, e muito mais que 480p. Quanto maior for a TV (32” … 65” …) mais se nota a indefinição, o mesmo acontece com as colunas. Quanto maior for a sala (mais volume, menos pressão), mais se nota a indefinição.

Debut2.0_DF5.2-1500x800.jpg


A coluna tem um tweeter, que passam os sons agudos. E dois drivers (drivers são aquelas círculos em frente das colunas). Um para sons na gama média e outro para os graves (o subwoofer integrado). É isto que permite esta coluna ir mais além que a minha barra de som.

Uma última nota na ligação da coluna. O AVR-X2600H, como outro qualquer, enviar corrente para as colunas para produção de som. Suporta impedâncias que vão dos 4ohm aos 8hms. Impedância no fundo é um indicador de energia necessária para alimentar as colunas. Quanto maior for a impedância mais energia precisa. As Elac precisam apenas de 6ohms, as ainda melhores tipicamente é 4ohms ou menos. Eu não sabia, e liguei as colunas sem verificar isto e cabei por ligar as colunas com os valores que o AVR usa por defeito que nem sabia qual era. Lendo as especificações por defeito o AVR assume que as colunas têm uma impedância/resistência de 8hms de corrente para funcionar quando não é o caso. Não me aconteceu nada, mas poderia ter danificado o AVR.

Para corrigir esta situação: http://manuals.denon.com/AVRX2600H/NA/EN/DRDZSYrhoargxb.php

Ligação da TV

Para ligar à TV basta ligar o cabo HDMI. No caso da C9, esta suporta eARC. Pelo que é necessário ás definições de audio e verificar que a opção está seleccionada.

downloadFile.do


O AVR-X2600H tem também vários modos de visualização de imagem, Normal, TV, Game etc etc. A nossa C9 também. Se não fizermos mais nada o que acontece é haver um duplo processamento de imagem sobre qualquer coisa que esteja ligada ao AVR. Não queremos isso, pelo que devemos desligar todo e qualquer processamento de imagem feito pelo AVR.

Para o efeito basta ir aos Settings>Video>Output Settings e selecionar Bypass na opção Video Mode.

Ligação da Apple TV

Depois de experimentar o som verifiquei que a Apple TV quando ao AVR, identificava apenas sinal HDR. No entanto quando ligada directamente á LG C9, identificava Dolby Vision que é em teoria pelo menos melhor que HDR.

Para corrigir, vai-se ao menu de configuração do AVR, Settings>Video>4K Signal Format e selecionar Enhanced.

http://manuals.denon.com/AVRX2600H/NA/EN/DRDZSYzvebvotm.php

Repare-se que para o efeito a TV tem que suportar eARC e Dolby Vision, o que é o caso da C9. O cabo que liga deverá ser HDMI 2.1, coisa que já tinha quando tentei resolver o problema da ligação da HT-CT370 com a C9.

Note-se que a Apple TV, C9 e o nosso AVR suporta HDMI-CEC/Simplink. Este suporte permite controlar a Apple TV, AVR e TV apenas com um controle remoto. Ligar, desligar, volume e coisas mais. Podemos usar o controle da Apple TV ou o que vem com a C9.

Ligação da Setopbox VDF

Liguei primeiro a VDF ao AVR. Verifiquei que o controle remoto da C9 desta forma não controlara a Setopbox. O que é natural. Infelizmente a setbox da VDF não suporta HDMI-CEC/Simplink. O controle é feito apenas por infravermelhos ou bluetooth. Para resolver esta questão liguei directamente a setopbox á TV e pronto, o controlo remoto da C9 funciona dessa forma.
 
Última edição:
@Trance, bom post. Estou agora a iniciar-me neste caminho :)
Todos os links que colocaste ficaram com "]" no fim. Há uns quantos que deixam de funcionar.
 
boa partilha!

há uns anos também andei por este mundo do som... depois tive filhos e lá em casa é só pandas, disneys e afins.... as colunas servem muito bem para apanhar pó!

:lol:
 
Bom post para quem é iniciado. Um pequeno reparo no segundo post, quanto maior a impedância menos potência é necessária para a coluna atingir o volume definido (impedâncias mais baixas necessitam mais potência do amplificador). Agora é desfrutar do sistema!
 
Bom post para quem é iniciado. Um pequeno reparo no segundo post, quanto maior a impedância menos potência é necessária para a coluna atingir o volume definido (impedâncias mais baixas necessitam mais potência do amplificador). Agora é desfrutar do sistema!
Nope...
Estas concerteza a confundir impedancias com sensibilidade...!
Uma coluna de 4ohm é uma carga mais complicada para um amplificador do que uma coluna de 8ohm no entanto uma coluna de 91db 4ohm precisa de menos potencia do que uma coluna de 84db a 8ohm...

Impedancias menores exigem mais da fonte de alimentaçao de um amplificador e aí entra mais os niveis de "damping factor" do que potencia.
 
Exacto, a impedância é importante em conjunto com a sensibilidade pois é o conjunto que determina a potência que o amplificador deve debitar para atingir o volume especificado. Só falei da impedância porque nos amplificadores é o parâmetro apresentado nas especificações, assim como a frequência e a distorção harmónica total, enquando a sensibilidade fica "a cargo" das colunas que escolhemos. Penso que seja isto, não? Obrigado desde já pelo feedback (também me considero novato no tema)
 
Um amplificador tem varios aspectos "numericos", a potencia debitada com determinada taxa de distorçao e com determinadas impedancias, geralmente a 8/4 e em certos casos a 2ohm, depois tem o valor referente ao damping factor.

As colunas tem o valores de potencia maxima, sensibilidade de impedancia nominal (mas convem sempre ver a maxima e minima e se sao ou nao homogeneas na impedancia!)

Depois ha que jogar com ambos os factores como referi anteriormente, sensibilidade-potencia, impedancia-damping factor e "qualidade da alimentaçao" que se analisa atraves das oscilaçoes de potencia de 8 para 4ohm...!
 
É por ser um tema tão complexo que me faz alguma confusão não haver um standard definido para facilmente colocar os amplificadores em patamar de comparação, porque há marcas que classificam a potência por canal á impedância que mais lhes convém para afirmarem que tem 160W/canal e mais marketing tendencioso. Eu inicialmente tive alguma dificuldade em conjugar todo o bolo do que envolve este mundo em algo funcional, e na altura só quis fazer upgrade para um amplificador com HDMI para começar a ouvir som multi-canal de alta resolução
 
É por ser um tema tão complexo que me faz alguma confusão não haver um standard definido para facilmente colocar os amplificadores em patamar de comparação, porque há marcas que classificam a potência por canal á impedância que mais lhes convém para afirmarem que tem 160W/canal e mais marketing tendencioso. Eu inicialmente tive alguma dificuldade em conjugar todo o bolo do que envolve este mundo em algo funcional, e na altura só quis fazer upgrade para um amplificador com HDMI para começar a ouvir som multi-canal de alta resolução

Felizmente (para mim pelo menos) é muito mais complexo do que a leitura de numeros associados ao mesmo pois obriga a experimentaçao e comparaçao, ao conhecimento alem da descoberta pessoal do que cada um gosta e nao gosta, pois o audio como digo sempre, é pessoal e intransmissivel no seu geral...!

Infelizmente por aqui e nao so, cada vez mais o audio é algo sem emoçao e comprado por "catalogo" quando me habituei a comprar, ouvir e vender audio no meio de cds, vinilos e conversas associados ao mesmo, em que se aprendia na base da experiencia e em que comprar algo era muito mais do que a compra em si!
Sinais dos tempos...!

Ps, ja se esta a fugir do topico em questao... :)
 
Ok, sistema escolhido encomendado. E agora?

Cabos, Terminadores e Impendância

Enquanto espera li mais um pouco sobre o assunto e cheguei á questão da cablagem. Nem as colunas nem o AVR vêm com cabos incluídos. Faz todo o sentido que assim seja pois não é um sistema que se compra com tudo mas aos poucos. Por outro lado, o comprimento dos cabos depende da sala de cada um. No entanto, um novato como eu, que nunca comprou nada do género, é algo que não nos passa inicialmente pela cabeça. Tudo o que adquirimos anteriormente já vinha com tudo o necessário para montar.

Toca a ver preços e … wow. Eu precisava um dois cabos de 5 metros em caixa que fosse só ligar os preços eram absolutamente caríssimos para o efeito. Mais, aprendi, que dependendo da necessária para o cabo, estes deveriam de ter determinadas espessuras, e os múltiplos tipos de terminais para cabo que existem.

Aprendi bastante com este vídeo:

[

As colunas que escolhi têm uma sensibilidade de 6ohm. Usei o quadro apresentado no vídeo para calcular com a espessura do cabo que deveria comprar para o comprimento que precisava para chegar a cada colunas com os cabos escondidos, +-5 metros. Usei para converter os valores em AWG para mm2 esta calculadora: https://www.rapidtables.com/calc/wire/awg-to-mm.html

Com base nisto encomendei logo no dia seguinte 15 metros de cabo de 11 AWG para depois cortar uns terminais tipo bananas:

Cabos: https://tropicalprice.com/product/B00KFJZ1X2

81XWyBZYS1L._AC_SL1500_.jpg



Bananas: https://tropicalprice.com/product/B07L6V6WH4

61nzpnY9rBL._AC_SL1001_.jpg



Uma nota relativamente aos terminais. Há vários tipos, podemos não usar e simplesmente enrolar o cobre na ligação tanto das colunas como no AVR. Podes usar bananas, em espada ….

https://www.dummies.com/consumer-electronics/home-theater/basic-connections-speaker-cables/

Eu optei por bananas pos facilitam ligar e desligar os cabos.

Como muitos novatos, esta coisa das frequências, sensibilidade, impedância e coisas mais, enfim aquilo que vem nas especificações técnicas das colunas, nos dizem muito pouco ou nada. Quanto um tipo lê as análises, é um pouco mais para perceber se a qualidade de som é boa ou não para o preço, ter uma noção da relação de preço qualidade e pouco mais. Com esta coisa das espessura dos cabos, foi a primeira vez que tive a noção das importância destes valores e como interagem com os restantes componentes, pois tive que ir ler as especificações da colunas para o efeito.

https://www.elac.com/product/f5-2/

Ok. Colunas encomendadas mais cabos no dia 17-18 de Dezembro agora foi só esperar pela entrega supostamente entre o dia 27 e 30 de Dezembro ….

No dia 27 chegam os cabos as bananas e uma coluna. Não duas como encomendei.

Toca a montar as bananas nos cabos em primeiro. Nunca tinha feito portanto alguma expectativa, mas foi simples.

Ligação da Coluna

Liguei a Apple TV e uma coluna (única que tinha chegado) ao AVR. Skip todos os setups pois pretendia saber apenas se saia som, e ok o som estava a dar e … wow.

Uma coluna, sem quaisquer ajustes e a coisa já tinha muito melhor qualidade sonora que a minha antiga barra de som. Isto é, por €626 tem-se algo ao nível musical superior a qualquer barra de som que experimentei até este preço.

Isto deve-se muito ás colunas que comprei. E porquê? Agora vou parecer que sou um perito sobre o assunto mas não, é algo que aprendi com leituras e bom senso. As colunas têm uma capacidade de resposta entre os 42hz e os 350Khz (comprimento de onda). Isto tem muito mais definição permitindo passar mais tonalidades nos agudos e graves que a média.

Para perceber isto fui comparar com a única coisa que tenho para comparar, a barra de som HT-CT370. A barra a si, tem uma sensibilidade entre os 200hz e os 200Khz. Ou seja, não passam sons graves. Se desliga-se o sub o som era horrível e estridente. Os graves da barra de som passavam apenas no subwoofer, passa apenas sons na zona dos 100hz, muito acima dos 42hz das Elac. O conjunto passa um som harmonioso, mas longe, corta muitas notas á musica digamos assim. No fundo é como na imagem, uma TV 4k tem mais definição que 1080p, e muito mais que 480p. Quanto maior for a TV (32” … 65” …) mais se nota a indefinição, o mesmo acontece com as colunas. Quanto maior for a sala (mais volume, menos pressão), mais se nota a indefinição.

Debut2.0_DF5.2-1500x800.jpg


A coluna tem um tweeter, que passam os sons agudos. E dois drivers (drivers são aquelas círculos em frente das colunas). Um para sons na gama média e outro para os graves (o subwoofer integrado). É isto que permite esta coluna ir mais além que a minha barra de som.

Uma última nota na ligação da coluna. O AVR-X2600H, como outro qualquer, enviar corrente para as colunas para produção de som. Suporta impedâncias que vão dos 4ohm aos 8hms. Impedância no fundo é um indicador de energia necessária para alimentar as colunas. Quanto maior for a impedância mais energia precisa. As Elac precisam apenas de 6ohms, as ainda melhores tipicamente é 4ohms ou menos. Eu não sabia, e liguei as colunas sem verificar isto e cabei por ligar as colunas com os valores que o AVR usa por defeito que nem sabia qual era. Lendo as especificações por defeito o AVR assume que as colunas têm uma impedância/resistência de 8hms de corrente para funcionar quando não é o caso. Não me aconteceu nada, mas poderia ter danificado o AVR.

Para corrigir esta situação: http://manuals.denon.com/AVRX2600H/NA/EN/DRDZSYrhoargxb.php

Ligação da TV

Para ligar à TV basta ligar o cabo HDMI. No caso da C9, esta suporta eARC. Pelo que é necessário ás definições de audio e verificar que a opção está seleccionada.

downloadFile.do


O AVR-X2600H tem também vários modos de visualização de imagem, Normal, TV, Game etc etc. A nossa C9 também. Se não fizermos mais nada o que acontece é haver um duplo processamento de imagem sobre qualquer coisa que esteja ligada ao AVR. Não queremos isso, pelo que devemos desligar todo e qualquer processamento de imagem feito pelo AVR.

Para o efeito basta ir aos Settings>Video>Output Settings e selecionar Bypass na opção Video Mode.

Ligação da Apple TV

Depois de experimentar o som verifiquei que a Apple TV quando ao AVR, identificava apenas sinal HDR. No entanto quando ligada directamente á LG C9, identificava Dolby Vision que é em teoria pelo menos melhor que HDR.

Para corrigir, vai-se ao menu de configuração do AVR, Settings>Video>4K Signal Format e selecionar Enhanced.

http://manuals.denon.com/AVRX2600H/NA/EN/DRDZSYzvebvotm.php

Repare-se que para o efeito a TV tem que suportar eARC e Dolby Vision, o que é o caso da C9. O cabo que liga deverá ser HDMI 2.1, coisa que já tinha quando tentei resolver o problema da ligação da HT-CT370 com a C9.

Note-se que a Apple TV, C9 e o nosso AVR suporta HDMI-CEC/Simplink. Este suporte permite controlar a Apple TV, AVR e TV apenas com um controle remoto. Ligar, desligar, volume e coisas mais. Podemos usar o controle da Apple TV ou o que vem com a C9.

Ligação da Setopbox VDF

Liguei primeiro a VDF ao AVR. Verifiquei que o controle remoto da C9 desta forma não controlara a Setopbox. O que é natural. Infelizmente a setbox da VDF não suporta HDMI-CEC/Simplink. O controle é feito apenas por infravermelhos ou bluetooth. Para resolver esta questão liguei directamente a setopbox á TV e pronto, o controlo remoto da C9 funciona dessa forma.
Nunca, mas nunca deves mexer no seletor da impedancia.

Deve ficar sempre no 8, senão ficas com um receiver com menos de 25w de potência.
 
Última edição:
Back
Topo