Um OC simples (espero eu)

M_guest

Banido
Bem, tenho uma MSI K7T266 Pro2 com um AMD Athlon4 1600+.
Adquiri 1gb de DDR a 333mhz e deparei-me com o promenor interessante da MSI só sopurtar um fsb maximo de 133, ora para ter a DDR a 333 preciso dele a 166.

Nada que um OC não resolva, espero eu, né?
Será que com uma Thermaltake, Artic SilverIII e o Fuzzy Logic a meter a fsb a 166 isto aguenta-se bem?

Se sim, que precauções devo ter ao montar o novo dissipador?
Que quantidade de massa termica devo usar e como me livrar da antiga?

E claro, que modelo da Thermaltake usar?
Ah pois, o que tenho agora é um Spire a 5400rpm, humm será que ele aguenta o OC? Bem ... isto está a 56 graus (outch).

Obrigado, um abraço.
 
Eu agora ando com uma Spire de 5€ na qual a modifiquei.

Tirei-lhe a base em cobre e retirei aquela pasta termica merdos@. Botei então AS3 adesivo. :)

Substitui a fan que vinha por uma YSTech de 80mm. :)


AXP 1600+@1877MHz 1,85v 60ºC full load. o_O

Obvio que isto é temporario... antes andava com wc e tinha cerca de 37-38º full load.
 
Então praticamente faço isto?

- Tiro o dissipador antigo;
- Limpo a massa termica (com alcool? acetona?)
- Meto Artico Silver 3 (ora bem, quando é que sei que meti o suficiente?);
- Monto o novo dissipador da thermaltake (qual o melhor?).
- Uso o Fuzzy Logic para ir testanto os valores que aguenta até chegar a um fsb de 166 (mas que isso as memorias supostamente não aguentam).

É tudo?
 
E assim foi feito!
Ora bem, por acaso não há por ai uma pagina que explique passo a passo como fazer isto? É a minha primeira vez e não me apetece queimar o processador.
 
Tnks P4rthen0n!

Encontrei na propria pagina da Thermaltake instruções de como instalar o dissipador para a GeForce 4 Ti 4200 mas não encontrei para a Vulcano 11, ao que parece é semelhante á Vulcano 9. E eu a pensar que tinha comprado um dissipadorzito, ai maria, aquilo até tem uma bay para controlar a velocidade .. bem, deve ficar bem na nova caixa ....

Alguma sugestão em especial quando for inserir o novo dissipador? A melhor maneira de desmontar/montar o processador e meter o sensor de temperatura, montar/desmontar o dissipador, etc.

Ou é mesmo ir lá com uma chave de parafusos e "clikar" o sacana?

----

Ora bem P4rthen0n, isso sim é um guia, estive a ver bem e só meto o sensor de temperatura da Thermaltake no CPU se quiser que aquilo controle automáticamente a velocidade do dissipador, ora optima ideia mas para OC não deve ser muito confortavel, né? Assim nunca se sabe como está a portar o dissipador e quanto mais é que ele aguenta? Ou não tem nada a ver?

Ora bem, então é com acetona que me livro da massa termica antiga, ainda bem (tenho uma irmã)! Humm .. o probolema é que o ASIII está esgotado faz 2 meses na PowerON, humm ... bem, lá terei eu de procurar noutra loja o tubito. Então uma camada da expessura de uma folha de papel? I can do that! O probolema vai ser ao tirar/por o dissipador, parece que vou partir a mobo de tanta a pressão exercida .. eish ...

oh, espalhar uniformemente sobre a superficie do GPU (in manual de instalação do dissipador da Tt para GeForce IV), ok, presumo, á priori que também requer uma expressura de uma folha de papel e oh, tambem tenho que "exfregar" a ASIII sobre a base do dissipador? E se não arranjar a ASIII? Cago nisso ou faço na mesma? A mesma pergunta para o CPU ..

E claro, qual é a temperatura máxima recomendada para o meu processador?

O que me dizem? Tnks in advance

Instruções para o dissipador da GeForce IV : http://www.thermaltake.com/support/installations/g4booster.htm
Instruções para o dissipador Volcano 9 : http://www.thermaltake.com/support/installations/v9.htm
 
Última edição:
Ora bem, montei tudo direitinho como devia ser ... fora o promenor de a chave de fendas ter escorregado quando estava a montar a Vulcano 11, resultado? Era uma vez uma motherboard.

O que não é nada mau, visto que comprei uma motherboard nova (MSI KT4V) e aproveitei e meti uma caixa nova da Antec (mas não pensem que vou meter luzes ali dentro, o uinico led que aquilo temn é o do dissipador da Thermaltake para a GeForce4 Ti4200).
 

Anexos

  • plusview1000amg1.jpeg
    plusview1000amg1.jpeg
    16 KB · Visualizações: 70
A caixa está girinha, já a vi ao vivo... mas no fundo são todas iguais...

Essa questão da chaves escorregar... ui... até me doeu ler isso... é por isso que não curto mesmo nada os clips dos coolers da Thermaltake!
 
é por isso que protejo a zona debaixo do clip de retençao, atulho aquilo com papel....ja me aconteceu escorregar a chave tb, mas ficou tudo fino....

são muitos anos, são muitos anos...:cool: :cool: :cool:
 
ichhhhhhhhhhhhh... essa da chave ter escorregado é que não calhou lá muito bem... lol:die: . Só pra saber: raxou/furou/riscou/partiu/arrancou?:D

ps: se não arranjares AS3 mete alumina que a diferença não é muita (aliás nem é quase nada...).;)
 
Back
Topo