Um pouquito de Overclock

Tweak88

Power Member
Boas pessoal!

Tenho pesquisado alguns forums acerca de overclock.
Ainda sei muito pouco mas entrei na BIOS, fui às opções de CPU e decidi fazer uma tentativa.
Alterei o FSB para 280 (estava em 266), multiplicador=7, reiniciei, e o clock passou para 1,96GHz (estava em 1,86GHz).
Já agora, o processador é um Core 2 Duo E6300 1,86GHz. 1GB ram
tudo OK, sem problemas, as temperaturas estão a 35º e 40º em iddle

now, to the questions:
1) enquanto navegava pela BIOS reparei que o FSB tem um limite que é 300 (tem lá uma nota a dizer isso)
Esta limitação é causada pelo hardware que tenho...? não me devo aproximar mt mais desse limite...?

2) não mexi nas voltagens.
se tentar subir um pouco mais o FSB, devo subir a voltagem? ou quando é que devo subir a voltagem?
como é suposto saber se a voltagem está muito alta? apenas pela temperatura?



como ja viram tenho muitas questões :) vou continuar a pesquisar sobre isto, enquanto aguardo pelas vossas sábias respostas
desde já obrigado
 
1) Isso não é um limite do processador, a motherboard é que não aguenta e não dá mais do que 300 de fsb. Dois processadores iguais nunca são iguais, podem ter sido comprados na mesma loja, fabricados ao mesmo tempo na mesma fábrica; no entanto, pode acontecer que um consiga 70% de overclock estável e o outro nem chegue aos 20%.

2)Só precisas de mexer nas voltagens quando fizeres overclocks extremos, quando se aumenta mesmo muito, mais de 1ghz relativamente ao stock. Se for um overclock moderado, então não precisas de mexer nas voltagens.
É claro que se vires que o computador funciona com um fsb alto mas não se aguenta muito tempo, aí sim, podes tentar aumentar as voltagens.
 
1) Isso não é um limite do processador, a motherboard é que não aguenta e não dá mais do que 300 de fsb. Dois processadores iguais nunca são iguais, podem ter sido comprados na mesma loja, fabricados ao mesmo tempo na mesma fábrica; no entanto, pode acontecer que um consiga 70% de overclock estável e o outro nem chegue aos 20%.

mas metê-lo nos 300 é estar a esticar muito ou é perfeitamente ok?
disseste que o limitação é na motherboard... não percebi mt bem a conversa sobre o processador

thks
 
não vás a correr e metas isso já de 280 para 300, vai em pequenos passos de 5mhz....


Ok.

os teste de estabilidade do Orthos, se nenhuma mensagem aparecer, é porque está tudo ok, certo? quando no final diz: " 0 errors, 0 warnings" é porque a coisa está estavel, ou há mais algum teste ou outra coisa que deva fazer?
 
Última edição:
Back
Topo