Um Power book corre bem o Win XP?

Juzhan

Power Member
Tenho uma questão.

Um amigo meu quer comprar através da emrpesa um portatil para o trabalho.

Sendo ele fã dos MAC e podendo ser ele a escolher um portatil até 1500 EUR ele estava afim de comprar um MAC desse valor.

Acontece que os programas com que ele trabalha na empresa (alguns bastante conhecidos, outros nem por isso e mais algum software desenvolvido internamente) é todo para Win XP.

Ele perguntou-me se conseguia instalar o Win XP (Não o Vista) sem qualquer problema no MAC, como um segundo SO e se este corria a 100%, ou seja se existiriam drivers para o por a correr como se tratasse de um portatil de uma outra marca.

Obrigado desde já.
 
sim pode, o bootcamp trás os drivers todos necessários para o funcionamento do XP no macbook a 100%.
ps: existe um subforum onde devem ser colocadas as duvidas no appleworld ( post reported )
 
Em powerbooks (arquictetura *****) podia-se usar o Virtual PC... mas nunca usei, não sei portanto da sua performance, e nem sei sinceramente se ainda existe....
 
Após uma conversa mais esclarecedora sobre o assunto com o meu colega, ele mostrou-se interessado num:
Apple - MacBook 13pol (Core2Duo2.16Ghz/120Gb/1Gb).

A minha questão prende-se com o facto de poder correr XP num emulador, ou seja não tem o desempenho normal. Até mesmo nos portateis que se vendem hoje em dia já é pode ser muito complicado arranjar drivers para Win XP (vêm de origem com o Vista, tornando-se assim mt mais lentos, em especial os que custam cerca de 500 EUR.. verdadeiros cancros com o Vista), quanto mais arranjar os drivers todos para um portatil que não foi concebido para trabalhar na plataforma Windows.

Com o portatil acima descrito é possivel instalar o XP como se tratasse de um "não MAC" ? fica a 100 % consegue ter os 2 Sistemas operativos? Há drivers para tudo ou fica a trabalhar com drivers default do XP, arriscando-se a que graficas, e alguns perifericos sejam detectados mas não reconhecidos, ficando a trabalhar mas com algumas limitações?

Obrigado
 
Com o portatil acima descrito é possivel instalar o XP como se tratasse de um "não MAC" ? fica a 100 % consegue ter os 2 Sistemas operativos? Há drivers para tudo ou fica a trabalhar com drivers default do XP, arriscando-se a que graficas, e alguns perifericos sejam detectados mas não reconhecidos, ficando a trabalhar mas com algumas limitações?

Obrigado

Sim. Instalas o XP com o Bootcamp, e fica como que se fosse noutro portátil qualquer, porque o bootcamp instala os drivers todos necessários (também para windows vista).
 
Se vires nas respostas acima verias que sim.

OS macs desde 20056 são "computadores normais" em termos de inetrior... são pentiums, centrinos com placas de video convencionais (ATI ou Nvidia)

POde correr o Windows XP de uma forma virtual (vamos pensar que será um "emulador" que tomou uns shakes de musculação) ou de forma nativa como se fosse um computador sem a maçã (com as drivers todas optimizadas gravadinhas num cd único)...

tranquilo!
 
Última edição:
Posso ter então os dois SO instalados, certo?

Obrigado pelas respostas.


PS: Se os Mac são portateis como os convencionais, nao posso ter instalado num portatil convencional um SO da apple?
 
Back
Topo