1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Uma cascata ca no Brasil.

Discussão em 'Cooling' iniciada por DenervalJr, 30 de Maio de 2007. (Respostas: 33; Visualizações: 3793)

1. DenervalJr

DenervalJr Power Member

Olá a todos, após observar com muito interesse os trabalhos de todos, resolvi montar o meu sistena de frio, fiz um chiller que ficou muito legal, agora quero fazer um cascata com "direct die". Procurei informações sobre cascatas, mais não achei muita coisa, sei apenas que o evaporador da primeira fase refrigera o condensador da segunda, tenho alguns compressores, e facilidade de conseguir gases ca no Brasil. Será que alguem poderia me ajudar com ideias de como montar uma cascata? Muito obrigado a todos. :)

2. Koncaman

Koncaman Utilizador Saloio

antes de mais preocupa-te com a segurança, sobretudo, informa-te o mais que puderes sobre as pressões estaticas, se não isso pode correr muito mal.

recomendo-te uma visita a este forum: http://www.teampuss.com/forums/index.php
    e a dar uma olhadela nesta thread em sticky: http://www.techzonept.com/showthread.php?t=32364

mas sinceramente eu recomendava-te fazeres mais alguns projectos menos complicados, com um copressor, para ganhares mais alguma experiencia... fazer uma cascata logo ao 2º projecto é um bocado arrojado.

3. DenervalJr

DenervalJr Power Member

Obrigado pelas dicas, eu querendo montar um "direc die", e to muito tentado a montar a cascata, se tive mais umas ideias para poder estudar.

4. DenervalJr

DenervalJr Power Member

Amigo Koncaman, se eu usar R134a para refrigerar a primeira etapa, esfriando o R404, assim usando ele no segundo estagio, será que consigo boas temperaruras? Obrigado.

5. DenervalJr

DenervalJr Power Member

6. Koncaman

para te falar de gases, acho que o blastarr te explica melhor...
    mas acho que no 2º estagio, é interessante usar algo melhor que R404... acho que o pessoal costuma por o r404 (que é uma mistura de gases) no 1º estagio, e etileno (R1150), ou outros hidrocarbonetos, no 2º estagio, ou misturas de gases...

Última edição: 6 de Junho de 2007
  7. Blaster

Blaster Power Member

Não vale a pena o trabalho, no minimo R23 no 2º estagio.

8. DenervalJr

DenervalJr Power Member

Então posso usar o R23, fiquei com receio de usar o Etileno, andei estudando ele após os avisos de segurança pelo nosso amigo Koncaman, realmente é muito perigoso. Com o R23, quanto normalmente se consegue de frio?
    Obrigado,

9. Koncaman

o R23, é essencialmente uma molecula de metano, a que juntas 3 atomos de fluor (daí o nome R23 - ha uma regra para a nomenclatura dos refrigerantes que podes encontrar aqui), a temperatura de ebulição é de -83ºC, por isso, a usar este gas no 2º estagio, n contes com menos que isso. depois, depende da pressão.

Última edição: 8 de Junho de 2007
  10. DenervalJr

DenervalJr Power Member

Obrigado pela informação amigo, então, hoje telefonei para uma grande casa de frio, nao tinha o R23 so tem o R123, amanhã, sabado, vou ao bairro da calçada para procurar lá. Tem algum lugar especifico ou ele é econtrado em casas de frio mesmo?

11. Blaster

Blaster Power Member

Aqui, gases para segundo estagios não se encontram em casas de frio... so em sitios tipo Air liquide, Gasin, etc

12. DenervalJr

DenervalJr Power Member

Vou entrar com contato com a Air Liquide, onde eu trabalho usamos hélio líquido, e sempre eles vão la repor. O hélio é usado para manter o magneto supercondutor a baixa temperatura. Será que não é possivel usar o hélio?

13. Koncaman

o helio é de facto um refrigerante, mas se o queres usar num circuito fechado de phase change, precisas de uma cascata mesmo muito potente, para teres condições de o fazer passar ao estado liquido pelo menos no 2º estagio.

14. Blaster

Blaster Power Member

Ui, nem pensar precisavas de uns 5 estagios antes de começar a pensar em usar helio... e para la chegar tinhas que resolver um montão de problemas.

Podes usar helio liquido assim como se usa azoto liquido, com containers e assim...

15. DenervalJr

DenervalJr Power Member

Realmete é inviável, o sistema que refrigera o magneto realmente é gigante, o compressor é enorme e refrigerado a água gelada. :) E a expanção é feita em pulsos por um equipamento chamado: "cold Head".

16. DenervalJr

DenervalJr Power Member

É vou usar 134a para o 1º estágio e CO2 para o 2º, devo iniciar essa semana, estou muito ansioso para ver meu processador passando frio.

17. Blaster

Blaster Power Member

põe um pouco de outro gas no 2º estagio que se não CO2 puro não passa dos -57 devido ao ponto triplo de fase

ou seja aos -57 começa a formar-se dry ice

18. DenervalJr

DenervalJr Power Member

Valeu pela dica amigo Blaster, que gás voce indicaria?
    Obrigado,

19. Blaster

Blaster Power Member

R22, r290, ou mesmo r404, r507, r402a.... dependendo do oleo no compressor e, claro dos gases que vc tem disponivel

20. DenervalJr

DenervalJr Power Member

R22 tenho à vontade, os outros posso encontrar.
    Obrigado,

Partilhar esta Página