Uma maneira de pausar a impressão 3D com sucesso

blazerod

Membro
Olá pessoal! Diga-me, por favor, existe alguma maneira de pausar com êxito a impressão 3D e desligar a impressora completamente, e então continuar no dia seguinte?
 
Olá pessoal! Diga-me, por favor, existe alguma maneira de pausar com êxito a impressão 3D e desligar a impressora completamente, e então continuar no dia seguinte?

Com exito...é difícil ...
Em tempos estava a imprimir algo na minha Prusa Mk2s e faltou a luz...consegui recuperar a impressão mas é um processo que envolve algum trabalho e algumas medições, basicamente o que se tem que fazer é tentar perceber em que layer (camada) ficou a impressão quando faltou a luz, e depois refazer o .gcode a partir, apenas, desse layer.

Mas como disse, é um processo que se tem que efectuar com algum conhecimento e muita cautela, porque o .gcode tem de ser muito bem preparado para que a impressão recomece precisamente no último layer onde ficou quando faltou a luz (ou no caso pretendido, desligar a impressora e recomeçar no dia seguinte).

O .gcode (de recomeço da impressão) não pode ter alguns comandos, nomeadamente os de inicio de impressão, senão quando o extruder faz um home all e o procedimento inicial da impressão, vai bater contra o objecto já impresso!

Se for uma paragem pré-programada, pode adicionar-se o comando pausa no .gcode num determinado layer, e depois no recomeço já se sabe em que layer estava, para que depois se recomece nesse mesmo layer (ou seguinte).
Mas se tivermos atentos podemos ver no visor da impressão ou para quem usa (como eu) o Octoprint, pode visualizar também a evolução da impressão tanto no ecrâ da impressão como no Octoprint.

Atenção que quando se dá o comando pausa na maior parte das impressoras, o bico do extruder mantém-se encostado á peça impressa, e isso pode destruir (derreter) a camada (ou camadas) mais próximas, eu pessoalmente prefiro aplicar o comando de mudar o filamento ( M600 ), porque isso faz com que o extruder levante um pouco e se afaste da peça, mas há varios procedimentos, caso se dê o comando de pausa, também se pode dar outro comando para que o extruder suba um step, mas depois não esquecer de dar o comando de baixar o eixo Z com o mesmo valor (mas inverso) que se deu para subir, senão a impressão não recomeça no sitio certo.

Bem, o texto já vai longo, vou deixar aqui o video que me ajudou na altura:

 
Última edição:
Desligar "completamente" não, porque tem que haver sempre algum componente que continue com memória do local da impressão, para além disso, se desligares os componentes quentes, a adesão da peça pode falhar e lá se foi a impressão. A variação da temp. do nozzle e da temp. do material vai também mudar e o acabamento final vai sempre ser afectado. Até um power loss de 1 minuto para impressoras que têm essa proteção, mesmo que a electricidade volte e se coloque a imprimir rapidamente, vai-se sempre notar uma linha na peça final onde ocorreu a falha da luz.

É possível mas não é algo prático de todo, como explicou o Sonyworld, as variáveis e possibilidade de algo correr mal são tantas e é por isso que não é algo comum ou mais popular (parar impressões e continuar mais tarde)
A única alternativa era como disse o alexmv, dividir a impressão por partes e depois encaixar ou colar.
 
Back
Topo