Uma maquina simples, ate 600€, mas qual?

devo basear o sistema em qual destes?

  • intel 920d Presler - LGA775

    Votes: 33 57,9%
  • Athlon 3000+ Orleans - AM2

    Votes: 24 42,1%

  • Total voters
    57

Koncaman

Utilizador Saloio
Boas,

(antes de mais, devo dizer que se quizerem saltar a introdução, e passar um bocadinho mais abaixo, estão à vontade :P )

ha muito tempo que uma duvida destas não me assolava, mas, pediram-me ha pouco para montar um PC com um orçamento de 600€ (naturalmente que tem uma pequena flexibilidade de uns 50€).
é so para a caixa. o PC não tem qualquer necessidade grafica, mas gostava de lhe por uma placa para suportar o windows Vista. tinha pensado numa GeForce 7300 (as X1300 estão caras de mais para o que eu queria dar por uma placa grafica) acham que ela se desenrrasca com o Vista?

mas adiante.
os requisitos são:
deve ter bom aspecto,
é para durar o mais possivel sem se arrastar (e portanto inclinei-me para um dual core)
deve fazer pouco barulho,
o desempenho multitarefa é importante (mais inclinado para o dual core fiquei).
a estabilidade é importante, bem como a fiabilidade.

ora bem, posto isto tudo, e dadas as limitações orçamentais, eu pensei, eh pa, o que esta a dar é o 920d!
mas, dadas as limitações orçamentais, não lhe posso por a board de eleição, que seria algo baseado em i975 ou i955.

posto isto, e dado que estão a aparecer no mercado boards e processadores AM2, fiquei realmente surpreendido por saber que por sensivelmente 200€ poderia ter um 3000+ e uma asus M2N-E... que, seriam inevitavelmente inferiores em varios aspectos ao 920d, mas tinha a garantia que não comprometiam em nada a não ser no desempenho, e no facto de ser um single core.

-----------------------------------

ora bem, no fim desta lengalenga toda, o que esta relativamente seguro é:

Caixa
- LIAN LI PC-7A PLUS SILVER - 99€

Fonte de alimentação
- LC POWER 420W DUAL RAIL 24P REV2 - 40€

Disco Rigido
- WESTERN DIGITAL 250GB SATA II 16MB CACHE 2500KS - 99€

Memoria
- G.SKILL 2x512 DDR2 PC2-4200 LA SERIES (4-4-4-12) - 90€
ou (conforme o dinheiro permita)
- OCZ DDR2-PC4200 2x512MB GOLD EDITION (3-3-3-8) - 129€
(os timmings acabam por ser inevitavelmente importantes, mas não vão ser uma prioridade)

Pl. Grafica
não mais que:
- SAPPHIRE X1600PRO 256MB PCIe - 105€
(também gostava de ouvir uma opinião neste tema, tendo em conta que tem que suportar o vista)


a duvida principal é entre estes 2:

- ASUS M2N-E PASSIVE SOCKET AM2 - 102€
+
- AMD ATHLON 64 SOCKET AM2 3000+ ORLEANS - 114€

Total: 649€

OU

- INTEL PENTIUM D 920 - 189€
+
- ASUS P5LD2 SE SOCKET 775 - 103€
(ou outra board que possam recomendar)

Total: 725€
(de referir que ia ser obrigado a cortar em qualquer lado para poder baixar o preço disto)

Os preços assinalados são os da *****, quero comprar tudo na mesma loja por causa das facturas e por comodidade,
Estejam à vontade para sugerir lojas (em Lisboa).

Não são precisas drives opticas nem de disketes.

adicionei também uma poll (apesar de saber quase de antemão o resultado) para quem não quizer escrever nada, também poder dar uma opinião rapida...

força.
 
Última edição:
num pc de 600€ dar 100€ só pela caixa..
mete uma caixa mais barata e vai para o 920d.

#edit#

já agora, e se ele não se importasse, acho que era inteligente dar uma olhadela aos usados e meter um 930d.
e já agora uma gráfica low-end também rende mais em segunda mão..
 
Última edição:
Acho que só ia para o AM2 single core se o gajo fosse um gamer on the budget
Para jogos genericamente ainda rendem mais ter um single core melhor que o dual core mais fraco. E quando essa situação mudar provavelmente nenhum dos dois processadores já é grande coisa (a gráfica então essa por essa altura já foi...)
Como não me parece ser esse o uso acho que ia para o 920d (ou melhor para o 930d que já via a 200€ novo)
 
Pq não um 805?
É o mais barato dual core que se consegue arranjar. Nesta altura do campeonato já não comprava single core.
 
Eu ia para um 920d ou 930d...

E... Porque não usados? A pouco tempo ia montar por cerca de 550€ uma maquina do tipo:

Caixa ia manter
x2 3800+ dual core
2x 512 DDR 266 @ 400 (certificadas, lol)
board asus com geforce 6100
disco sata 200 gb + leitor dvd
gravador dvd
fonte lcpower

apenas a board e fonte seriam 0km, o resto a preços bomba :D

E esta caixa é muito cara para um PC de 100 €, pega aquelas de 60 € que são jeitosas;)
E se o tipo não tiver urgência, porque não esperas que venha boards conroe ready?
 
usados, infelizmente estão fora de questão, porque é um pc para um escritorio, e vai consequentemente ficar em nome da empresa.
e a contabilidade depois não perdoa.

o pc não é para jogar, como ja devem ter reparado :p, mas deve-se prestar a algum trabalho pesado, bem como deve ter alguma longevidade. graficamente o unico requisito é aguentar com o windows vista sem limitações.

a caixa, até estava disposto a trocar... mas não faço ideia por que modelo. como o pc vai ficar à vista, convinha que tivesse pinta, até porque o escritorio tem uma decoração toda pipi.
daí que tenha pensado imediatamente na lian li... não é muito grande, acomoda bem o animal, da para por as tampas nas drives, e tal...

Metro, o 805, eh pa, é realmente barato, mas acho-o demasiado capado tecnologicamente... o 920d tem mais argumentos tecnologicos... e continua a ser barato, face ao que oferece..
 
Koncaman disse:
Metro, o 805, eh pa, é realmente barato, mas acho-o demasiado capado tecnologicamente... o 920d tem mais argumentos tecnologicos... e continua a ser barato, face ao que oferece..

Achas?
Não tenho acompanhado como antes mas lembro-me de ter visto umas reviews e não achei muita diferença.

Já deves ter visto que a AMD e a Intel vão descer preços.
Com esse orçamento é complicado pedir muito mais do que o 805.
Vê as condições do escritório em relação à temperatura.
Por experiencia propria digo que qd é para aconselhar é sempre o bom e o barato mas se tiverem algum problema adivinha a quem vão dizer ah e tal o PC que arranjas-te avariou, faz muito barulho e por ai fora...
 
Se jogos = ZERO, espeta uma board com video onboard que poupas guito!

De qualquer forma o vista vai pedir gráfica dx-10 ready, mas vale uma video onboard para desenrasque e depois espetar uma low-end dx10!
 
Última edição:
O Vista vai rodar na boa com uma placa DX9. Alias, a interface Aqua é em Dx9, não DX10. Existe um site na M$ que serve pra testarmos o nosso sistema contra o requerido pelo Vista.
O DX10 vai ser introduzido com o Vista.

A config do 920 está interessante mas :

1º - Eu trocaria a caixa por uma caixa com maior refrigeração, como uma Aerocool Masstige no minimo que é bem barata (55€) ou uma Baydream. (não incluo aqui a ExtremeEngine 3T por 70€ que para refrigerar é uma bomba, mas... é mais look de pc gamer)

2º - Em vez desse disco enorme de 250GB, metia-lhe um de 80GB pra boot e software e mais outro de 160GB para exclusivamente dados. Os discos grandes têm mais tendencia a criar desfragmentação e a ser mais lentos no acesso aos dados. E se é para uma empresa, os dados sao o mas importante. Ficava um bocadinho mais caro, mas compensaria a nivel de segurança.


Sem detrimento da loja em si, que a lojinha da agua tem ppl muito fixe e é fenomenal no serviço e preços, acho que seria mais fácil poupar € se te desses ao trabalho de ires buscar as peças a 2 ou 3 lojas em Lx. Umas a aqua, outras noutro sitio, etc.

E sim, daki a um mês os preços tao mais baixos.

My 2 cents...
 
Última edição:
Disseram que era para um escritório, mas não disseram a função que vai ter nesse mesmo escritório... É que há escritórios para todo o tipo de "trabalhos", como contabilidade, projecção, apenas facturação, etc etc...
Depois disso, ainda resta saber qual a função desse mesmo computador no referido escritório. Pode ser um computador que sirva de pequeno servidor, pode ser uma estação de trabalho, etc etc...
Podes construír um PC diferente com base nisso tudo.

De qualquer forma, ainda falta algum tempo até ao VISTA sair para o mercado, e mesmo depois dele sair, ainda falta outro tanto para que substitua o XP e esteja minimamente "estável"/"suportado" para que uma empresa se arrisque a alterar toda a sua "frota" informática.
Como falaram que teria de ser um PC novo por causa da contabilidade, com certeza que não irá ter software pirata, por isso, não me preocupava muito no tipo de gráfica que irá ter. Eu punha uma onboard, e uma MB com um slot PciX como já foi dito.

Abraço.
 
as placas com video on-board até poderiam ser interessantes.
ha umas com chipset ATi, com uma x300 on-board, por cerca de 100€, que seriam possivelmente a melhor combinação.
mas, ha dois problemas:
o x300 não é grande coisa e esta desactualizado, não sei se se daria bem com a aceleração grafica exigida pelo vista.
e o formato mini-atx (de quase todas as boards com video on-board) esta fora de questão, porque limita demasiado a expansibilidade.

caixas com janela lateral, estão fora de questão. se a masstige não tivesse janela lateral seria de considerar (apesar de au achar a qualidade da caixa mesmo muito sofrivel).

como o PC vai ser para trabalhar com audio-visuais, vai precisar de muito encoding, e portanto, são tarefas que devem ser desempenhadas rapido (e não são coisas que não requerem aceleração 3d).
além disso vai levar algumas placas pci presentes no pc que actualmente está ao serviço.
isto também é a justificação para o disco grande.

e diga-se ainda que um disco de 80gb com a mesma performance deste de 250gb, custa quase o mesmo.

podem sugerir configurações se quizerem.
 
Última edição:
1 coisa... referiste no inicio que a nivel de placa gráfica estavas inclinado para um ATI x1300, mas que devido ao preço estavs mais virado para a 7300.. mas depois vejo-te a dar por uma g´rafica 25€ a mais do que custa uma x1300pro (vê aki) .

Seinceramente.. neta altura não sei o que faria a nivel de processador.. se um dos novos AMD2 por 180-190 EUR.. + uns 110 EUR pela board.. se ia para interl, que tem muita , mais variedade de boards no mercado que suportem 775, ao contrario de AMD2.. onde temos que ir esperando que saiam mais variedades de boards.. !!!
 
pois, eu praticamente todas as x1300 que tinha visto custavam na casa dos 90~100€, eu achei aquilo um bocado estupido, porque, para gastar 100€, comprava uma x1600pro (mas a x1600pro seria um maximo. so se o orçamento permitisse, como permite no caso do athlon64 )
essa realmente esta a um bom preço.

a intel tem muita variedade de boards, mas boards com qualidade, a 100€ é algo muito escasso. :(
esta p5LD2 SE que pus la em cima, parece-me uma board claramente inferior à M2N-E
 
Se é para um PC de escritório que consiga correr o AERO Glass do Windows Vista, não precisas da X1600 Pro para nada.
Arranja uma 7300 como esta por exemplo (nota: tem interface de 64bit, mas os 256MB são dedicados, não é Turbocache), e compra mas é 2GB de RAM (you'll thank me later).
E eu também apostava num dual-core, mesmo que fosse um baratinho como o Pentium D 805.
 
Última edição:
Eu sei que a qualidade da Masstige é fraca, mas apenas a postei pela refrigeração que ela proporciona, já que um 9xxD ainda aquece um bocadinho. Eu pessoalmente curto a Aerocool ExtremeEngine 3T, pois aquela fan de 250mm é um amor.
Mas também tens a TT Matrix VX que já é mais sobria e anda por menos de 60€.

Hás de me dizer onde compras um disco de 250GB pelo preço de um de 80GB que é pra eu ir comprar um também :-D
 
WESTERN DIGITAL 250GB SATA II 16MB CACHE 2500KS -> 99.9€
WESTERN DIGITAL 80GB UDMA SE 8MB CACHE -> 59.9
+40€ (~40%), + 200GB (~70%)!

WESTERN DIGITAL 160GB SATA II 8MB CACHE - 87.7€

mas 80Gb rapidamente se torna pouco espaço...
 
Back
Topo