Uma maquina simples, ate 600€, mas qual?

devo basear o sistema em qual destes?

  • intel 920d Presler - LGA775

    Votes: 33 57,9%
  • Athlon 3000+ Orleans - AM2

    Votes: 24 42,1%

  • Total voters
    57
Bem, 40€ pra mim ainda é €...
Como disse no meu post inicial, a fiabilidade de 80Gb para 250GB não se compara. É um prato apenas contra 3 ou 4.
 
e pores um AMD x2 3800 ? ja encontras a 280 euros , e se tirares essa caixa de 100 euros talvez compense o investimento.... poor mais 100 euros ficas com um PC melhor ;)
 
viskonde disse:
e pores um AMD x2 3800 ? ja encontras a 280 euros , e se tirares essa caixa de 100 euros talvez compense o investimento.... poor mais 100 euros ficas com um PC melhor ;)
mais depressa esperava ate setembro e comprava o x2 3800 a 150€ :P
mas, não sei se vai ser possivel.
e depois, não posso por uma caixa fatela, porque ia destoar completamente do escritorio (que esta mesmo muito nice).
(e é mesmo uma exigencia de quem me pediu isto)
 
Tanto falam do X2 3800+, tanto insistem...

Mas afinal o que tem o 3800+ DC que o D9xx nao tenha? se meterem os dois em OC o segundo até sai na frente, pq essa obssessão com os 3800+?

Um D930 custa 186€, um 3800+ DC anda nos 286€...

...alguém me explique pq é que um 3800+ vale mais 100 euros, pq é "um PC melhor"? sobretudo pq é que o user, neste caso o koncaman, deve gastar mais 100 moedinhas de euro.

É uma duvida que me assombra :zzz:

Quanto ao topico, Koncaman podes sempre pensar, para reduzir custos, em:

- em vez de lian-li pores uma 3T, poupas cerca de 30 euros

- em vez de LD2 meteres GD1PRO, é intel low-end (i915), nao deixa de ser intel e escolha bastante aceitavel sobretudo para um PC dessa natureza, sao menos cerca de 20€ (de 113 para 92 da GD1).

- em vez de gskill, pores OEM. Os timmings sobem mas no fim das contas poderás eventualmente instalar 2GB. Aki aumentaria dos 90 que propoes para 140, mas a largura de banda aumenta juntamente com a capacidade dos modulos e os timmings passam assim a pormenor secundario.

Faz sentido pra ti?

Assim de repente é o que me vem á cabeça.
 
Última edição:
P4D 920D (é melhor um dual core a um single core)
2x 512mb ddr2 (1gb por agora chega. Depois se quizeres poes mais)
board asus (uma intermedia)
disco sata 200/300 gb (300gb de preferencia. Andam ai baratos)
fonte lcpower (boa fonte é muito importante)
X1600 pro (sempre jogas alguma coisa, é compativel com Vista e AVIVO para filmes, encoding,etc)
 
a P5GD1 Pro, era realmente uma boa solução, mas não é compativel com o 920d :( (so de 945 pa cima, ou ati xpress 200)
é quase um dilema arranjar uma board para o 920 que faça isto caber no orçamento, e que corresponda às exigencias.
a memoria OEM vou pensar nisso... ate posso comprar OEM preparadas para frequencias mais elevadas, e depois acertar os timmings à unha para a frequencia que vou usar (desde que não comprometa a estabilidade).
 
Koncaman disse:
a P5GD1 Pro, era realmente uma boa solução, mas não é compativel com o 920d :(
Hm onde confirmaste isso?
Motherboard Compatibility for Intel® Pentium® 4 Processors with 65nm technology: Processors with 65nm technology require motherboards with specific versions. This is especially important for Intel® 915 chipset based boards and third party chipset based boards. Support of these processors on later chipsets may require a BIOS update.
@ http://www.intel.com/cd/channel/res...top/proc_dsk_p4/technical_reference/99345.htm

Poderás apenas necessitar de um BIOS update á posteriori?
 
eh pa... eu ate agora tenho-me baseado na informação presente no http://support.asus.com, -> support -> CPU support

se a lista de MB's a suportar o 920d for mais extensa, eh pa, isso era mesmo muito bem vindo...

mas esse excerto, possivelmente é referente aos Cedar mill (que também são a 65nm), e não aos Presler...
 
Última edição:
bem. o sistema é para comprar na semana que vem
o orçamento esta fixado em 750€

mas as duvidas entretanto aumentaram.

varias possibilidades surgiram, varios preços se alteraram nestes ultimos dias.

se ha uns tempos um X2 3800+ estava fora de questão, agora é um forte concorrente.
o conroe também chegou, e o 6300 esta a um preço que acho que cabe no orçamento, contudo, não sei se para a semana posso contar com stocks de 6300.

portanto, neste momento, as pssibilidades são:

conroe E6300 + asus P5B

a asus P5B, é uma board que eu acho um bocado fraca em funcionalidade. especialmente por culpa do SB ICH8, a P5B deluxe, esta fora de questão.
mas pronto, a falta de funcionalidade da board, acabava por ser compensada pela performance do CPU.
e como em principio não vai ser necessario fazer raid... (a board para todos os efeitos suporta RAID, mas tem uma falha gravissima de concepção: uma das 2 portas necessarias para o RAID é externa)

Athlon 64 + Asus M2N-E

esta é uma board agradável, com um CPU agradavel. no futuro, em principio, fica com suporte para quad core... enfim, parece-me bem... a questão esta em saber se o 3800+ vale a pena em relação à opção presler.

Pentium D930 + asus P5B

resta saber se este CPU vale a pena em relação ao 3800+...
a board permite o upgrade futuro para o conroe.

Pentium D930 + asus P5LD2 ou P5LD2 Deluxe
as mesmas questões em relação ao CPU,
mas agora com uma board mais equilibrada, que por outro lado não permite o suporte para o conroe... mas com RAID como deve ser.


é assim, a possibilidade de um upgrade ao CPU é remota.
a possibilidade de por dois discos em RAID, apesar de ser também pouco provavel, é bem mais provavel que o upgrade ao CPU...

não sei mesmo para onde me virar.
eu gostava do 6300... mas temo que não seja possivel arranjar um para a semana que vem.
e a duvida principal é entre o X2 3800+ e o 920D.
a board, no caso da AMD, é simples, no caso do conroe também (mais nenhuma oferece suporte para o conroe, por ~160€)

no caso do presler, ja fico com grandes duvidas, em relação à motherboard.


HELP!!!!
 
X2 3800+ AM2, sem dúvidas.
Não há qualquer tipo de hesitações nesse aspecto.

Esta CPU come os Pentium D 920 e 930 (e mesmo superiores em certos casos) ao pequeno-almoço em termos de performance e consome muito menos energia, além de ser mais "fresco".

Ter um single-core para o Windows Vista é "underkill" (:D).
Ter um Core 2 Duo "Conroe" para um PC de escritório é "overkill".

Pela minha experiência, o Windows Vista pede RAM em grandes quantidades e uma CPU multi-core, não importando muito se é PD ou A64 X2.
Aí passa a ser a eficiência energética que desempata, e o AMD64 vence.

Se os Conroe fossem baratos já, e fáceis de encontrar, a conversa seria outra.
Mas como não é...


P.S.:
A Asus P5B tem de facto uma eSATA..., mas com cabos SATA tão compridos e finos, é facílimo ligá-la a um disco interno através de uma das backplates da caixa aberta, por exemplo.
Não percebo o drama ;)
 
Última edição:
blastarr disse:
X2 3800+ AM2, sem dúvidas.
Não há qualquer tipo de hesitações nesse aspecto.

Esta CPU come os Pentium D 920 e 930 (e mesmo superiores em certos casos) ao pequeno-almoço em termos de performance e consome muito menos energia, além de ser mais "fresco".

Ter um single-core para o Windows Vista é "underkill" (:D).
Ter um Core 2 Duo "Conroe" para um PC de escritório é "overkill".

Pela minha experiência, o Windows Vista pede RAM em grandes quantidades e uma CPU multi-core, não importando muito se é PD ou A64 X2.
Aí passa a ser a eficiência energética que desempata, e o AMD64 vence.

Se os Conroe fossem baratos já, e fáceis de encontrar, a conversa seria outra.
Mas como não é...


P.S.:
A Asus P5B tem de facto uma eSATA..., mas com cabos SATA tão compridos e finos, é facílimo ligá-la a um disco interno através de uma das backplates da caixa aberta, por exemplo.
Não percebo o drama ;)
Eu fazia a seguinte configuração...

CPU - Intel Core 2 Duo E6400 - 250€
Motherboard - Asus P5B - 157€
Mems - Corsair DDR2 PC5400 XMS 1Gb 4-4-4-12 - 114€
Disco Rígido - Hitachi 80Gb SATA2 - 55€
Grafica - 7300GS PCI-E - 51€

Fugia um pouco ao orçamento..e ainda lhe falta a caixa e a fonte...Ficava mais ou menos por 700€ mas acho q ficava com um pc relativamente bem equipado...à prova do futuro, estável e fiavel...

cumps
 
o orçamento agora são 750€

o que eu tenho ate agora como praticamente certo, é:

MEMORIA
G.Skill 2x512 DDR2 PC2-4200 LA Series (4-4-4-12)
89.9€

DISCO RIGIDO
Western Digital 250Gb Sata II 16mb Cache 2500KS
99.9€

CAIXA
Lian Li Pc-7a Plus Silver
79.9€
Lian Li C-01 5,25" Bay Cover – Silver
10.9€
Lian Li F-01 Fdd Bezel – Silver
7.9€

FONTE DE ALIMENTAÇÃO
LC Power 420w Dual Rail 24p Rev2 PCIe
39.9€

PLACA GRAFICA
Asus EAX1300 / TD 128MB
69.9€


a memoria pode ser que mude qualquer coisa, se comprar AMD.

se comprar o 3800+ a board é a m2n-e, isso não me deixa grandes duvidas.

um 6400 é impossivel: 50cts é muito dinheiro.

o 6300, ficava no fim de contas pelo mesmo preço do 930, por isso ate pode ser equacionavel, mas apenas com a p5b. se para a semana conseguir arranjar um 6300, acho que é a melhor opção.
se não, será o 3800+

blastarr isso do raid na P5B é verdade... mas eh pa, não deixa de ser mal pensado. sobretudo quando têm 4 portas sata nativas no chipset, uma das quais podia perfeitamente ser a porta externa.
 
Última edição:
pois... mas os 50€ que dava a mais pelo CPU, tinha que poupar no disco rigido.
mas do 6300 para o 6400 a diferença são so uns mhz... so depende mesmo da disponibilidade.
 
por 750€

1 x AMD Athlon 64BIT X2 DUAL-CORE 4200+ BOX SKAM2

1 x Asrock AM2 XLI-E SATA2

1 x Gecube ATI Radeon X1300PRO 256MB DDR2 PCI-E

1 x Hitachi Disco Rigido 250gb Sata II

1 x OCZ 2x512 DDR2 PC2-4200 Value Series

Total:564.1 €

se tiveres medo da asrock ainda tens margem para mudar a board para uma asus .. mas o chip ali ja mostrou ser dos melhores nas plataformas amd ....

mais 110€ para caixa e fonte

fica em 664€

mudando a board para Asus M2N-SLI

fica em 734€

....
 
Koncaman, pela escolha da placa gráfica, depreendo que não estás interessado em jogos e só queres um sistema compatível com o Windows Vista (AERO Glass).
Sendo assim, porque não arranjar a placa com SM 2.0 mais barata que encontrares, como uma Geforce 6200, ou uma X300SE ?
http://www.*****.pt/catalogo/index.php?cat=243


Só aí já poupavas 20/25 euros.
 
é uma ideia...
mas nesse caso ate podia pensar numa grafica on-board...

de facto não é de todo para jogos. mas também não queria que fosse o mais barato que houvesse...
e a tecnologia das X1300 para o que é ja é interessante.

mas sim, de facto o objectivo primordial da placa grafica é suportar o aero glass sem espinhas.

vou ver se faço de novo as contas, para ver o que é que cabe e o que é que não cabe. é que se for o AMD, eu ate vejo que me fica a sobrar dinheiro (dinheiro que possivelmente será gasto a comprar DDR2-800, ou 2gb de memoria barata para usar a DDR2-400)
 
Não sei se ajuda mas... Foge da x1600 pro a sete pés :P Só me deu problemas e não tinha uma performance por aí além.. Encontras melhor e mais barato com a mesma performance.
 
pcbk2.png


acho que estas são as opções.

posso cortar na placa grafica. tenho que ver as possibilidades...
n arranio memorias mt mais baratas, n quero cortar no disco.
o 6300 obriga-me a comprar um cooler, que era um gasto com o qual eu n contava... são mais 20€ ... 50% do excesso.

mas pronto, esses 20€ talvez se consiga cortar pelo desconto que normalmente se consegue obter, por comprar tudo na mesma loja... mas mesmo assim, ainda ficam 765€

também me disseram que a caixa pode vir logo com os bay covers (1 para o cd-rom, e outro para a FDD) de origem... alguém me pode confirmar isto?
se for assim, acho que esta feito.

tenho que falar com quem o vai comprar.
 
Última edição:
Back
Topo