Uma obra de arte...

edumad

I fold therefore I AM
O valor de uma obra de arte, e a meu ver, primordialmente devido ao seu valor intrinseco.
Isolado de interpretacoes e influencias uma obra de arte devera ter uma mensagem que possa ser lida pela maioria das pessoas.
A interpretacao que se faz dessa mensagem, atribui-lhe depois valores que podem ser muito dispares de pessoa para pessoa e tambem muito dispares da ideia do autor.
O valor cultural e monetario da obra de arte e decidido por uma numero reduzido de pessoas e nao necessita, de forma alguma, de ancorar-se no valor intrinseco de obra.
Sao estas circunstancias que levam a casos caricatos como o da senhora da limpeza que varreu os cacos de uma obra de arte junto com o po do chao da sala. E ha claramente muitos casos que vos virao a cabeça de obras de arte das quais nao compreendem o valor.

Estes pensamentos surgiram-me pois vi uma obra de arte, uma fotografia, que e pelos vistos extremamente valorizada. Para mim o seu valor intrinseco ou mensagem e imediato e evidente. Coincide ate com a mensagem reconhecida pelos criticos. O seu valor monetario e que me surpreendeu, mas mais me surpreendeu o facto de jamais ter visto tal fotografia antes.

Este e o artigo onde a vi a foto.

Parece-me exagerado o valor de muitas obras de arte, e sempre pensei que a fotografia era muito menos valorizada. O valor pago por esta foto surpreendeu-me pelo seu alto valor, maior do que pensava uma fotografia poderia obter.

Que vos parece? E positivo que seja altamente valorizada esta foto ou a fotografia em geral?
Acham exagerado?
Reconhecem a mensagem apontada no artigo ou discordam?
 
Não é mais do que uma foto daquelas curiosas que aparecem nos sites de piadas e isso.

Para mim nenhuma foto valia 3 milhões..aliás nenhum objecto neste mundo vale 3 milhoes..mas se valesse, teria de ser uma foto artistica (nada de coisas maradas)...feita com um olho fora de série, e captada num momento extraordinário, único e irrepetivel.
 
ja em tempos era para ter aberto um tópico sobre essa foto.
já discuti isso noutro forum e sinceramente a unica palavra que posso usar é "ridiculo"
é uma foto sem interesse absolutamente nenhum e pouco me interessa o trabalho que deu a fotografar e que se consiga ver os preços dos artigos do ultimo corredor
 
Também não consigo perceber... é quase absurdo.

Não discuto o valor artistico da foto, eu pessoalmente até a acho interessante (mas nada do outro mundo), mas o seu valor monetário é sim absurdo.
Isto porque, tal como o flybikes referiu, vê-se claramente que é uma foto premeditada, não apanha nenhum momento, é tudo menos unico e qualquer pessoa com um escadote e uma máquina fotografica (ouvi dizer que já se compravam escadotes por menos de 3 milhoes, não sei é se o orçamento dará também para uma máquina) pode lá chegar e fazer o mesmo ou muito parecido. (nao me apontem o topico do "Será tão facil?", eu sei que posso ter exagerado um bocado)
 
Quem pode....

A foto está em tamanho minusculo no site. Não posso avaliar se vale tanto dinheiro ou não...
Não deixa de ser caricato, mas quem pode tem.


Se fosse milionário também queria comprava muita fotografia cara.
 
Última edição:
Também não consigo perceber... é quase absurdo.

Não discuto o valor artistico da foto, eu pessoalmente até a acho interessante (mas nada do outro mundo), mas o seu valor monetário é sim absurdo.
Isto porque, tal como o flybikes referiu, vê-se claramente que é uma foto premeditada, não apanha nenhum momento, é tudo menos unico e qualquer pessoa com um escadote e uma máquina fotografica (ouvi dizer que já se compravam escadotes por menos de 3 milhoes, não sei é se o orçamento dará também para uma máquina) pode lá chegar e fazer o mesmo ou muito parecido. (nao me apontem o topico do "Será tão facil?", eu sei que posso ter exagerado um bocado)




Qualquer pessoa podia ter feito, mas ninguém fez.
 
Qualquer pessoa podia ter feito, mas ninguém fez.

Nunca pus isso em questão, por isso é que nao questiono o seu valor artistico nem deixo de dar mérito à foto.
Apenas acho que por aqueles motivos o valor MONETARIO da foto é absurdo. Normalmente uma obra de arte costuma ganha valor porque é algo unico, podem tentar imitar mas nunca vai ficar igual às pinceladas do autor por exemplo.
Se ainda fosse algo do outro mundo... mas aquilo parece-me uma fotografia perfeitamente normal.

Sinceramente, aquela foto parece-te unica?
 
Última edição:
O pessoal tem que perceber que a arte é um conceito abstracto. Varia com a cultura, época, etc, tal como muitas outras coisas na vida. Uma obra que é arte numa cultura, pode muito bem ser lixo noutra.

Depois há várias coisas associadas ao valor da obra, como o objectivo, o resultado, as condições e o autor. Mas em última instância, o que define o valor da arte é o mercado, quem compra, por muito bom ou mau gosto que tenha.
Claro que isto também não anda à deriva. Há quem estude arte e tenha maior capacidade para avaliar sobre o valor artístico da obra. Por isso nem todas as obras têm valor só porque os respectivos autores as conseguiram vender.
 
Para mim a foto e boa a transmitir a mensagem que me parece ter. No entanto, nao e a unica faze-lo, nao e a primeira, nem sequer e a que tera o impacto mais forte.
Se imagina-se-mos que 10 milhoes era o premio (nao o valor atribuido, mas uma soma arbritaria) num concurso de fotografia, esta foto, parece-me que dificilmente ganharia no conjunto de todas as fotos alguma vez feitas.

A minha questao agora e entao. Acham ridiculo os 3 milhoes pela foto ou por uma peca de arte? Ou apenas ridiculo no caso desta peca de arte?
 
Nunca pus isso em questão, por isso é que nao questiono o seu valor artistico e deixo de dar mérito à foto.
Apenas acho que por aqueles motivos o valor MONETARIO da foto é absurdo. Normalmente uma obra de arte costuma ganha valor porque é algo unico, podem tentar imitar mas nunca vai ficar igual às pinceladas do autor por exemplo.

Sinceramente, aquela foto parece-te unica?

Tendo em conta que a fotografia capta um momento único e irrepetível. Sim, parece-me. E não interessa se a fotografia custa 3 milhões ou uma 15 cêntimos a revelar ali na loja da esquina.

De qualquer forma há algumas coisas que podes (podem) ler, como o "Ensaio sobre a fotografia" do Flusser ou a "
A Obra de Arte na era de sua reprodutibilidade técnica" do Walter Benjamin.
 
Querem um exemplo de arte e parece uma palermice? "O meu rato é a pilhas e com muito gosto". Nunca ninguém disse, viu ou ouviu isto. Espero que venha aqui alguém pagar-me milhões por este devaneio :P
 
E achas que o momento em que disparas a máquina e tudo o que isso engloba é replicável a 100%?

Na grande maioria das vezes não, não é replicavel.
Mas o que temos ali é uma loja com as prateleiras todas cheias (algo que normalmente acontece sempre antes da loja abrir julgo eu), a iluminação parece-me da propria loja, pelo que será igual todos os dias do ano (se não é da loja, os flashes tambem nao costumam mudar com o tempo).
E está ali uma perspectiva perfeitamente replicavel, a nao ser que as prateleiras ganhem pernas, mas normalmente estão presas ao chão.

Mas pronto, não levemos esta discussão para o absurdo.
 
Qualquer pessoa podia ter feito, mas ninguém fez.


Isso dito assim a seco não leva ninguem a lado nenhum. Ninguém a fez porque se calahr ninguém teve lugar aquele sitio...se calhar se eu tirasse a foto exatamente igual e a mostrasse por todo o lado a foto não iria atingir 1 % do valor que atingiu....ou seja ás vezes o que conta não é a foto em si...(e esta não é mesmo nada de especial, diria mesmo que é mediocre), mas sim tudo o que a envolve.
 
Sabes como costumam dizer... "se a minha avó tivesse tomates era o meu avô".

Mas sim, o que torna a foto especial é tudo o que a envolve e o valor que lhe atribuem. Mas isso aplica-se a todos os tipos de arte, até à pichelaria.
 
Back
Topo