Pessoalmente mais rapidamente pendurava uma impressao em canvas de uma das minhas fotos, do que a foto de 3 milhoes. Tal como venderia um bilhete de centenas de euros para a final da Champions com o meu Benfica a jogar. Eu nao reconheco aquele valor monetario daquela foto ou de uns 90 minutos de emocao futebolistica (mesmo que fantasticos).
"I dont know much about art but I know what I like"
Todos conseguimos saber se gostamos ou nao de uma peca de arte, e saberemos a maior parte das vezes indicar porque. Nao temos de gostar de tudo o que nos dizem que devemos gostar, nem temos de saber porque e que merece o price tag de dezenas de milhoes de dolares.
Depois de ver um retrato de Rembrandt na exposicao livre de National Gallery of Scotland, percebi que "nem todos os quadros sao iguais", a luz e simplesmente soberba, e e preciso ver o quadro, imagens na net nao sao a mesma coisa. Se historiador de arte me disser entusiasmado como e diferente o uso de luz ou perspectiva ou sujeito de uma pintura, tenho que reconhecer que ha uma serie de factores que catalisam a admiracao e valorizacao da obra, mesmo que eu nao chegue a mesma conclusao que ele.
Tambem temos que ter em atencao que nem toda a gente (quantos ainda havera hoje em dia) compra a obra pelo amor a arte, ma ssim como um simples investimento.
Ninguem vai dizer daqui a 10 ou 100 anos que a Mona Lisa nao vale nada.
Aqui esta um ponto interessante... Os criticos aclamam uma obra, se nem todos concordarem ainda melhor, alguem com dinheiro compra porque gosta ou por investimento. Uma vez estabelecido que a obra e o autor sao valiosos, ninguem vai dizer que os criticos estao errados...
Ha flutuacao no valor das obras, certos estilos estao em voga em certas alturas e depois caem no esquecimento, mas nada como um market crash...
Bem vistas as coisas, ninguem aqui tem 3 milhoes para comprar arte, portanto nao e fundamental saber que os gastariamos em arte. Agora podemos sempre dizer se gostamos e que valor reconhecemos a obra de arte e a arte em geral.