1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Uma praga que invade este forum e outros (erros ortográficos, pitês e derivados)

Discussão em 'Sugestões e Questões Relativas ao Fórum' iniciada por zx-9r, 23 de Março de 2005. (Respostas: 57; Visualizações: 3155)

1. zx-9r

zx-9r Power Member

... mas sim o Português horrível que alguns users insistem em utilizar na escrita.

Já não bastavam os infelizmente comuns erros do género "foi à 3 anos", "o que é que escreves-te?", "Conselho de Lisboa", etc, agora há uma mistura destes erros com o "pitês" que resulta nalguns posts verdadeiramente repugnantes à leitura... >(

penso que neste caso não será o mais adequado o "não gostas não leias"...

Banir o utilizador talvez seja excessivo mas bloquear imediatamente a thread (caso o autor use esta "linguagem") penso que seria uma hipótese a considerar como sendo uma regra.

Última edição: 24 de Março de 2005
  2. QuickFire

QuickFire What is folding?

Penso que esse assunto já foi discutido "milhares" de vezes neste forum e até agora não se fez nada... o forum é aberto para quem o quiser usar apenas alguns não respeitam algumas regras de etiqueta. Mas acho que esta thread é um exagero sinseramente...

3. zx-9r

zx-9r Power Member

Não é regra de etiqueta.

Tanta gente que se queixa do atraso do nosso país em tantas áreas, não seria caso de dar mais relevo a uma coisa tão importante como o nível da língua escrita !?

É uma tristeza ver os erros que alguns universitários dão a escrever...

Espero que o "sinseramente" fosse ironia :confused:

4. Xpirit

Xpirit Banido

Temo que não. :D

5. Chip

Chip Zwame Advisor

zx-9r, apesar de também me custar a ver alguns pontapés na gramática e estilos de escrita irc'zados, não está infelizmente ao nosso alcance, a não ser mediante conselhos aos utilizadores (quando justificável), nem será do âmbito do fórum ensinar as pessoas a escrever.

Por muito que gostasse que todos escrevessemos da melhor forma, infelizmente tal não acontece e só nos resta esperar que um dia o façam melhor.

Não me parece também que correcções constantes ao longo das threads ajudem, antes pelo contrário, só tendem a causar perturbação nas threads pelo que acho que não faz muito sentido nem estar sempre a bater na mesma tecla nem da nossa parte exigir uma escrita perfeita e moderar posts quando tal não acontece.

6. zx-9r

zx-9r Power Member

Chip concordo com o que dizes, mas muitos dos posts aqui escritos com essa mistura de "pitês com irc" são da autoria de pessoas que certamente sabem escrever bem melhor que isso, duvido que entreguem trabalhos para a escola redigidos dessa mesma maneira.

Sei que me estiquei nas threads do novo membro brasileiro, mas não sabia que ele era Brasileiro, aliás temos brasileiros neste forum que escrevem um Português impecável.

7. S.T.E.E.L.

S.T.E.E.L. Power Member

O que eu acho mais piada nestas threads é que apesar de o objectivo delas ser chamar a atenção para os erros de ortografia, acabam por não escapar também às calinadas na gramática... :D :D :D É caricato...

8. Chip

Chip Zwame Advisor

O problema é que com o irc e com as sms's já tens alunos a fazer testes com esse tipo de linguagem, já não conseguem evitar os k's e afins, que lhes saem naturalmente. Acredita que é verdade.

Mas como digo, acho que já sai do âmbito do fórum, é quanto a mim um pouco utópico pensar que conseguimos alterar isso.

9. zx-9r

zx-9r Power Member

SteelBoy se o teu post era dirigido a mim por favor corrige-me onde escrevi errado.

Não tenho problemas em admitir se escrevi algo com erros, mau seria se não quisesse corrigir os mesmos.

10. S.T.E.E.L.

S.T.E.E.L. Power Member

Ups, apenas estava a fazer uma observação inerente às threads sobre ortografia que aparecem por aqui, "sinseramente" não vi nenhum erro teu, mas existem sempre nelas. :D

11. Buninho

Buninho Power Member

12. Anthrax_OC

Anthrax_OC 1st Folding then Sex

Isto é algo que vai ser muito dificil de mudar.

Tento sempre escrever nos fóruns com o português correcto, e há alguns erros que todos cometemos, e claro, ninguém tem um dicionário ao lado quando posta pelos fóruns.

Eu próprio muitas vezes tenho dúvidas em relação a acentos e etc, mas normalmente o que faço é simplesmente fazer uma busca no google ou num dicionário online por essa palavra (outras vezes simplesmente não uso o acento, e acho que ninguém morre por isso). Normalmente fico sempre esclarecido e só aprendo com isso.

Em relação às sms penso que é compreensivel, pois o espaço conta, e umas abreviaturas sempre dão jeito. Mas de vez em quando recebo algumas que simplesmente não consigo descodificar.

Mas não pensem que é só o pessoal jovem, pois há pessoas com muita formação que conseguem abusar do sms-vocabulário.

Um pequeno exemplo:

A minha mãe (50 anos) é formada em românicas (português e francês), começou a usar tlm faz uns 2 anos, há 3 meses descobriu as sms e daqui a mais umas semanas vai começar a usar pc e net (graças ao filho querido que tem :x2: ).

A primeira vez que recebi uma sms dela até fiquei com os olhos em bico, simplesmente não consegui perceber metade, mas também não me senti capaz de lhe fazer nenhum reparo, pois senti que seria como estar a dizer-lhe que estava velha e se devia limitar a telefonar e a escrever cartas com tudo direitinho.

Como podem ver não são apenas os "putos" novos que usam esta linguagem, mas acho que cada tipo de escrita tem o seu lugar, e muitas vezes alguns posts mais parecem exercício de descodificação, sem haver necessidade para tal.

Reler um post antes de submeter não faz mal a ninguém, por vezes até fazemos alguma correcção e só facilitamos a vida aos outros.

Dantes usavam-se os cadernos de 2 linhas (penso que não é bem o nome, se alguém puder corrigir agradeço), que nos ajudavam a melhorar a caligrafia, para que qualquer pessoa que fosse ler um texto por nós escrito o conseguisse fazer por completo. Penso que esse tempo acabou, e agora cada um tem a liberdade de fazer o tipo de letra que quer e lhe apetece, sem se preocupar que outra pessoa venha e o perceba. Quando usamos o pc não temos de nos preocupar com isso, por isso não custa nada a cada um de nós fazer um pequeno esforço para melhorar.

Também me preocupa o estado em que as coisas estão, pois as pessoas que agora escrevem assim, seja onde for, quer sejam exames (como já alguém referiu) ou simples posts em fóruns, são aquelas que daqui a umas dezenas de anos vão estar à frente deste nosso país.

P.S-Desculpem lá o testamento... :007:

13. Mephisto

Mephisto Banido

Isto é tudo uma questão de respeito mútuo e de os users se estarem a borrifar para os erros que cometem.
    Eu quando tenho qualquer dúvida acerca do que escrevo recorro ao Priberam, penso bem no que quero escrever e só depois faço o submit do post.
    Chamem-me perfeccionista mas gosto de ser entendido e de entender os outros.

Ps: Retirar a menção às lagartas do barreiro do título da thread só ficava era bem.

14. EndUser

EndUser Power Member

Eu tento escrever o melhor que posso, mas isto ás vezes não dá para mais ;)

15. P4rthen0n

P4rthen0n Power Member

A minha escrita alterou-se completamente desde o momento em que passei a escrever num teclado americano, ou seja, sem acentos (entre outros). Por isso mesmo escrevo coisas como "eh", porque penso que facilitara a vida a quem for ler.

Mas erros como o "comes-te"/"comeste" ou acentuacao nao os dou e faz-me confusao ve-los, tal como me irrita o famoso "hadx" em vez de "has-de".

16. CA3iR0

CA3iR0 Banido

O que me irrita principalmente é o pitês (k's em vez dos Q e C, e X's em vez dos S) e agora a nova moda de meter traço em tudo o que tenha 2 ou 3 letras...
    Ou isso ou abolir o traço do dicionário e escrever tudo pegado que lá vai ele todo lançado. E depois quem se fod* é o mexilhão que fica a olhar praquilo durante 5 minutos a ver se decifra aquela linguagem mais complicada que o egipcio...

Whatever... Eu tenho tentado moderar certas e determinadas situações desse género noutro forum, mas estou tentado a desistir. Não vale a pena. Desde que apareceram os 3310 que esta geração apodreceu...

17. Mephisto

Mephisto Banido

Hades é o Deus grego do submundo, será isso que eles querem dizer?...:D:D:D

18. Karmack

Karmack Power Member

Isso não está correcto? Ou diz-se "foi há 3 anos"?

19. S.T.E.E.L.

S.T.E.E.L. Power Member

Escreve-se "Foi há 3 anos"

20. BuG

BuG Power Member

Eu as vezes esqueço-me da pontuação... :rolleyes:

Partilhar esta Página