Uma praga que invade este forum e outros (erros ortográficos, pitês e derivados)

SteelBoy19 disse:
O que eu acho mais piada nestas threads é que apesar de o objectivo delas ser chamar a atenção para os erros de ortografia, acabam por não escapar também às calinadas na gramática... :D :D :D É caricato...
:-D :007:
 
zx-9r disse:
Chip concordo com o que dizes, mas muitos dos posts aqui escritos com essa mistura de "pitês com irc" são da autoria de pessoas que certamente sabem escrever bem melhor que isso, duvido que entreguem trabalhos para a escola redigidos dessa mesma maneira.

Sei que me estiquei nas threads do novo membro brasileiro, mas não sabia que ele era Brasileiro, aliás temos brasileiros neste forum que escrevem um Português impecável.
Podias pôr uma vírgula depois do "aliás" e acho que é "...que escrevem em Português impecável".
Ok, foi só mesmo para ser chato. :D
 
Quando li este post tambem fiquei naquela: o que está mal em "Foi à 3 anos". Segundo me lembro da primaria, sempre nos ensinaram a substituir o "à" ou o "há" pela palavra "existe" né? Sendo que quando o "existe" se encaixa bem na frase se utiliza o "há". Não estou a dizer se está bem se está mal, essa na volta é uma exepção á regra.
Em relação aos erros: eu dou alguns, abrevio muitas palavras, mas não aquela linguagem do "mIRC". Vcs estão a ser radicais demais, isto é um local de lazer e não nenhum teste de exame. Eu se estiver a ler um texto desses, com essas abreviações, com esses erros, percebo o texto na boa e não me incomoda nada.
Ler o que escrevemos dps de postar? Isto é uma carta para o minitério da educação ou q? Desde já digo que não o faço em foruns nem é agora que vou começar a fazer. Desde já tb digo que isto não é nenhuma critica directa a alguem, é apenas a minha opinião.
Cumps
 
pitês??

é fantástico o k se aprende hoje em dia nos foruns....
ker dizer... por usar os "k"s (para poupar letras...) passo a ser conotado como utilizador de "pitês".....lol
ooops será k tb é "pitês"
será k posso dizer lol??
é verdade k há posts k são indecifráveis...e daí??
se calhar quando alguém entra na secção do oc e bench até não percebe dakilo(lá estou eu outra vez...)
cas....ras northbrige ...htt
mas k raio....(chiça k naõ aprendo...)
acho k (:004: ) o maior problema deses posts é k(:( ) são menos lidos pk a malta não se dá ao trabalho
portanto são eles os maiores prejudicados

não keru (:009: ) ferir susceptibilidades (esta foi bonita)

fikem todos bem
é por isto k eu gosto do techzone
 
steelballzz disse:
é fantástico o k se aprende hoje em dia nos foruns....
ker dizer... por usar os "k"s (para poupar letras...) passo a ser conotado como utilizador de "pitês".....lol
Não só poupas umas quantas letras, como tambem uns quantos bytes. Ora se quem poupa letras é conotado como utilizador de "pitês", quem poupa bytes é conotado como "hacker" :D :lol:

Agora diverti-me a mim mesmo :P
 
Aqui está uma das razões porque cada vez menos venho ao fórum.

Erros todos damos, agora isto começa a tornar-se uma anarquia.

Vejo coisas aqui de bradar aos céus e o pior é que os seus autores não fazem ideia de que está errado...

Ou seja, não é só para poupar tempo e espaço, é mesmo ignorância.

Além disso acho que o fórum é um bom sítio para os bons exemplos.

Mas como quem está mal muda-se...

Ainda bem que não professor de português...

Abraços
 
Zx-9r ouvi dizer que o firefox tem um corrector ortográfico. É bom para utilizadores tão preocupados com a ortográfica como tu.
Acho a sugestão de bloquear threads por causa de erros ortográficos simplesmente inacreditável. E para alem disso, se te preocupas tanto com isso, olha, manda PM’s a quem erra, talvez a coisa melhore.
Quanto a abreviaturas, não percebo o problema de as usar. Sim, porque ninguém usa o lol, dizem todos: “cruzes credo que me farto de rir” …
Oh pa…
Para quem acha que da erros e quer deixar de os dar (como eu). Usem o Word 2003 + Microsoft Office 2003 proofing tools. Vão ver como isso melhora.
 
Koncaman disse:
Sim, porque ninguém usa o lol, dizem todos: “cruzes credo que me farto de rir”


z7shysterical.gif



é uma questão pessoal, eu tenho um apreço mínimo pelo modo como escrevo, e há quem simplesmente n queira saber
 
Última edição:
Os erros de escrita até nem me chateiam muito porque são bastante compreensíveis (basta reparar no caso da famosa prof. de FQ que não sabia quantos graus tem um ângulo recto). Agora o "pitês" sim, mete nojo ler coisas escritas daquele modo.

PS: não confundir nomes de produtos ou tecnologias como HTT, ras, northbridge e afins com o "pitês". Não se trata de escrever os posts todos em português correcto. Trata-se ao menos de dar, a quem lê, uma imagem credível. Apesar de não ser totalmente verdade, a impressão com que fico quando leio um post em "pitês" - um post todo, não uma ou outra expressão - é que quem o escreveu tem uns 5 anos. E, além disso, não me dou ao trabalho de o ler todo, não vale a pena.
 
NoMercy disse:
Ok, então sugiro que passemos a utilizar o acrónimo CCQMFDR, que significa "cruzes credo que me farto de rir” :D

:D Era bem jogado, digo-te já :P jk <- aqui está mais uma.

estigma disse:
o editor que usam no forum, pode levar com um spell checker, corriguindo assim erros de Pt. É só instalar.

talvez seja boa ideia, mas o spell checker não corrige "pitês"...
 
Última edição:
Eh pá, porque é que não criamos uma thread em sticky com o título "erros ortográficos" e cada um de nós cada vez que vir um erro vai lá escrevê-lo, junto com a correcção, sem fazer referência ao user, era uma forma saudável de descarregar essa irritação toda, e servia para uma consulta futura... :D
 
desculpem lá mas ninguém me vá dizer que nunca deram um erro, ou ainda há de vir o dia de isso acontecer. nem mesmo o dono desta thread se nunca deu um erro aqui no forum há de vir o dia, em que tu o dês sem dares por isso.
mesmo eu lembro-me de dar um bruto de um erro que nem sei como fiz aquilo, imeginem que escrevi "açacino" tava mesmo na lua
e com isto queria aplicar uma frase: "Quem nunca deu um erro que atire a primeira pedra" :o
 
Por mim era simplexmente cguiague uma guegra que diga, q o xamado pitex n ega pegmitido. Se auguém postasse em pitex, eliminague a tguead e e pgonto!!! Xá vigam se o fanhoso lhe dá na moela e vem pa ki xkguevegue como fala!!!

Chamem-me radical, mas é isto que eu acho...

Por haver demasiada tolerância, e de se dizer "estás no sec. XXI, tens de ter uma open mind" e se dar espaço para todo e qq devaneio, sendo q cada um tem o seu e tem direito a ele, é que o país, está no estado que se vê...

Comparar o pitês com o estado do país é um exagero, mas é um exemplo...
Há espaço para tudo...mesmo para o que é mau... e isso é que é mau!

Mas isto é a opinião de um apenas + 1 user...

Quanto a mim, a atitude, é não ajudar...n respondo...

É a mesma coisa, (e que me mete uma impressão) quando o estrangeiro vem a PT e quer alguma coisa o tantam do PTguês tem q se esforçar para entender o estronja! Se o PTguês vai ao estronjeiro, tem que falar a lingua do pais em que está... Mas pronto, isto já vai da cultura de um país!!! Nós não somos capazes de ir lá para fora, e nem tentar dizer uma unica palavra na lingua do estrangeiro...é claro que há excepções em ambos os lados, mas a base é esta...


Cumprimentos
 
Não querendo tomar nenhum dos "partidos" na thread em causa penso o seguinte acerca do assunto...

Qual a razão porque a maioria das pessoas "come" letras nas sms?

Penso k seja porque conseguimos dizer mais coisas na mensagem... e, porque ao escrever uma palavra podemos usar outra letra que não a correcta para a palavra desejada, desde que se consiga perceber... deste modo "teclamos" menos vezes na tecla que nos dará outra letra k irá compor a mesma palavra, embora de maneira gramatical incorrecta...

Enquanto para escrever uma palavra que contenha a letra "s" têm de carregar quatro vezes na tecla 7 para a escrever correctamente, podem apenas carregar duas vezes na tecla 9 e sai o belo do "x"

Este é apenas um de vários exemplos que poderia dar...

ONDE É QUE FOSTE ?
ONDE É QUE FOXTE ?

Claro que em escrita sem ser por sms isso não acontece pois por exemplo no teclado temos todas as letras separadas...

Tradução...

Ñ krendu take nh dx partidx na tred em kausa axo o seguint axerka du axuntu...

Naa n m vou dar ao trabalho d traduzir o restu...porra já m tá a afectar :-D

A sério eu uso abreviaturas mas cada pessoa tem d axar o meio termo... :o
 
O que se discute aqui ñ são são os erros gramaticais, isso todos nós os cometemos, umas vezes por distração outras por falta de tempo ou mesmo outras por falta de preocupação.
O que se discute aqui é o autentico atropelo á lingua com tanto "abimbalhismo" que até mete dó.
Pra comunicar é preciso que ambas as partes se entendam, entre emissor e receptor é nessário que a mensagem seja transmitida sem ruidos, mas o que se têm vindo a vereficar é que cada vez mais aparecem uns sujeitinhos que ñ fazem mais que emitir grunhidos incompreensiveis pra quem lê, e quando lhes é chamada a atenção pra tal facto ainda têm a lata de responder mal.

Ora, IMHO, tais posts deveriam ser imediatamente apagados pois nada acrecentam á comunidade, aliás, deixando uma menção do tipo "post editado por ser ilegivel, se te queres expremir fa-lo de forma legivel e minimamente compreensivel" seria uma forma de levar a que os users alvo se autocorrigissem.

Eu tambem em tempos ( nos primordios deste forum :D ) tb escrevia de uma forma.... bem, não era horrivel, mas francamente, não era das melhores coisas de se admirar ;) . Mas, e como a vontade de participar no forum foi mais forte, tentei aprefeiçoar a minha escrita e forma de me exprimir.

Não se pode exigir que todos sejamos autenticos mestres da lingua portuguesa, mas acho que escrita minimante legivel deveria ser exigida e deveria constar das regras do forum.
 
Última edição:
VoRtAn_MaDgE disse:
...podem apenas carregar duas vezes na tecla 9 e sai o belo do "x"

Este é apenas um de vários exemplos que poderia dar...

ONDE É QUE FOSTE ?
ONDE É QUE FOXTE ?

Atenção que isto NÃO é um ataque pessoal:

Simplesmente no meu caso n suporto os "X"...dá-me uns vómitos!!!

Concordo com os K, os QQ os PQ os N, o S, sem o e, para SE, mas em SMS apenas e só, epá, mas X??? X??? porra...é mesmo um bocadinho antes de vomitar!!!Um bocadinho assim!!!
 
Back
Topo