Uma praga que invade este forum e outros (erros ortográficos, pitês e derivados)

NeoToPower disse:
O que se discute aqui ñ são são os erros gramaticais, isso todos nós os cometemos, umas vezes por distração outras por falta de tempo ou mesmo outras por falta de preocupação.
O que se discute aqui é o autentico atropelo á lingua com tanto "abimbalhismo" que até mete dó.
Pra comunicar é preciso que ambas as partes se entendam, entre emissor e receptor é nessário que a mensagem seja transmitida sem ruidos, mas o que se têm vindo a vereficar é que cada vez mais aparecem uns sujeitinhos que ñ fazem mais que emitir grunhidos incompreensiveis pra quem lê, e quando lhes é chamada a atenção pra tal facto ainda têm a lata de responder mal.

Ora, IMHO, tais posts deveriam ser imediatamente apagados pois nada acrecentam á comunidade, aliás, deixando uma menção do tipo "post editado por ser ilegivel, se te queres expremir fa-lo de forma legivel e minimamente compreensivel" seria uma forma de levar a que os users alvo se autocorrigissem.

Eu tambem em tempos ( nos primordios deste forum :D ) tb escriva de uma forma.... bem, não era horrivel, mas francamente, não era das melhores coisas de se admirar ;) . Mas, e como a vontade de participar no forum foi mais forte, tentei aprefeiçoar a minha escrita e forma de me exprimir.

Não se pode exigir que todos sejamos autenticos mestres da lingua portuguesa, mas acho que escrita minimante legivel deveria ser exigida e deveria constar das regras do forum.


"distracção", "atropelo à língua", "verificar", "acrescentam à comunidade", "exprimir"... :P etc, etc, etc,
 
amukinado... eh pah, se calhar é de mim...
tu se calhar até escreves bem as palavras. mas estruturar um texto.... vai lá vai.
se achas que o teu post não envolve algum esforço de percepção, vou ali já venho. n sei se tas a fazer de propósito, se não.
mas porra para um radicalismo tão grande, acho que se exigia uma correcção maior.
 
Koncaman disse:
amukinado... eh pah, se calhar é de mim...
tu se calhar até escreves bem as palavras. mas estruturar um texto.... vai lá vai.
se achas que o teu post não envolve algum esforço de percepção, vou ali já venho. n sei se tas a fazer de propósito, se não.
mas porra para um radicalismo tão grande, acho que se exigia uma correcção maior.

Costumo responder com alguma pressa e escrevo conforme me vou lembrando, e dps não estruturo o que já escrevi...
Sinceramente tens razão, mas só o faço mesmo por isso...pressa...ando sempre com pressa e com coisas para fazer para ontem...

Hasta....
 
Acho que ninguem minimamente civilizado gosta da linguagem "Pitéu" mas esta paródia toda começou não só por isso. Falta uma virgula?; falta um acento?; trocou-se um S por um C?; bah Linguagem pitéu abaixo mas pára por aí, nada de exageros tb né?...
PS: com esta coisa toda esqueci-me se é assento ou acento uauahuahuauh
 
pressizo k alguem m esplek u k é k vosses xamam de cascada é k isso parece me um chiller igual au k eu fiz áums tempos atras...
fikem


Preciso que alguém me explique o que é que vocês chamam de cascada, é que isso parece-me um chiller igual ao que eu fiz há uns tempos atrás...

A primeira frase foi tirada de um outro fórum e serve apenas como exemplo, não faço referência ao user nem quero ferir os sentimentos de ninguém.

São duas maneiras de escrever exactamente a mesma frase, com o mesmo sentido, mas usando uma linguagem que todos percebemos. A diferença de letras entre uma e outra é muito pequena, mas os erros que podiam ter sido evitados bastantes, até porque quem escreveu a primeira podia ter escrito as coisas bem, pois sabe-o fazer.

Se tivesse usado os "K" em vez dos "que" talvez tivessem o mesmo número de letras.

Porquê então escrever mal? É "cool"? Percebe-se melhor? Não custa tanto?

Acho que ninguém aqui se está a referir aos k e etc que são usados, mas sim aos exemplos que dei, onde se tem exactamente o mesmo trabalho, mas onde o resultado final é bem diferente.

P.S-Também acho que bloquear uma thread ou apagar um post pela linguagem lá contida não cabe na cabeça de ninguém.
 
Eu quando vejo um post a pedir ajuda em pitês (tenho de acrescentar esta palavra ao meu dicionário) normalmente passo à frente porque não basta uma pessoa ter de se disponibilizar (com todo o gosto) para ajudar como ainda tem de se esforçar por decifrar o post.

A maioria dos posts que vejo escritos dessa forma passo à frente.
 
Temos Que Ser Duros!

Chip disse:
Eu quando vejo um post a pedir ajuda em pitês (tenho de acrescentar esta palavra ao meu dicionário) normalmente passo à frente porque não basta uma pessoa ter de se disponibilizar (com todo o gosto) para ajudar como ainda tem de se esforçar por decifrar o post.

A maioria dos posts que vejo escritos dessa forma passo à frente.


A minha opinião é que devia ser bloqueada a thread...assim percebiam que, ou se esforçavam e escreviam de uma maneira minimamente standard, ou não vinham cá...já que a atitude costuma ser, não gostas, não leias...

Estou agora a lembrar-me de uma coisa...agora vinha uma empresa qq dizer...o tcp/ip n presta... nós só vamos usar o pitêz/ip...e toda a internet tinha que mudar para nós podermos entender os gajos...era bonito...
 
Amukinado disse:
A minha opinião é que devia ser bloqueada a thread...assim percebiam que, ou se esforçavam e escreviam de uma maneira minimamente standard, ou não vinham cá...já que a atitude costuma ser, não gostas, não leias...
Concordo, ou um aviso 1º ou thread fechada por o conteúdo ser impreceptível.
Uma coisa é escreverem no mirc ou abreviar nos sms, agora nos fóruns devem esforçar-se para escrever de forma perceptível.

Muitos desse tipo de posts simplesmente desisto de ler a meio, e passo-me quando vêm com a atitude do "só lê quem quer". Não são os outros que se têm de esforçar para perceber, quem escreve é que deve fazê-lo de forma a que os outros percebam.

Aliás, para mim isto não difere muito de escrever noutra língua. A Techzone por acaso não tem nenhuma regra sobre isso, mas muitos fóruns só permitem a escrita numa certa língua. Fazem-no para facilitar a comunicação entre os utilizadores. Não é cada um escrever na língua que lhe apetecer e os outros que tentem entender se quiserem. Mais uma vez, quem escreve é que tem de o fazer de forma a que os outros entendam.
 
Quanto mais dificil for a leitura, menor será o interesse do leitor.

Temos alguns users que assassinam completamente o português, seja em composição frásica, seja em ortografia, mas que se fazem entender porque não entram em abreviaturas desnecessárias. Que suprimam aqui ou ali uma letra, compreendo. Eu próprio o faço. Mas que substituam uma letra por outra, sem qualquer sentido de abreviar a palavra, já não aceito. No fórum, felizmente, não temos o tal limite de letras por post, e só a pressa é que justifica, na minha opinião, posts tão abreviados que mal se decifram.

Há que ter em atenção o seguinte; se quisermos ser compreendidos temos que nos fazer entender correctamente.

E isso passa pelo uso correcto da linguagem, com abreviaturas e tudo, mas também pela estruturação de texto, dando uso aos parágrafos para facilitar a leitura.

xperu tr sid klaruh. :D
 
caganamata disse:
Quanto mais dificil for a leitura, menor será o interesse do leitor.

Temos alguns users que assassinam completamente o português, seja em composição frásica, seja em ortografia, mas que se fazem entender porque não entram em abreviaturas desnecessárias. Que suprimam aqui ou ali uma letra, compreendo. Eu próprio o faço. Mas que substituam uma letra por outra, sem qualquer sentido de abreviar a palavra, já não aceito. No fórum, felizmente, não temos o tal limite de letras por post, e só a pressa é que justifica, na minha opinião, posts tão abreviados que mal se decifram.

Há que ter em atenção o seguinte; se quisermos ser compreendidos temos que nos fazer entender correctamente.

E isso passa pelo uso correcto da linguagem, com abreviaturas e tudo, mas também pela estruturação de texto, dando uso aos parágrafos para facilitar a leitura.

xperu tr sid klaruh. :D
Eu acho que deviam bloquear e banir os gajos que escrevem assim:

...Rélou, beibís...
...Sânqz...
...véri náiss, mái bródâ...
...âpedeite final...
...vale bem a pena, trâste mi. ..








:lol:
 
Estive uns dias sem vir ao fórum por isso só agora li certos posts.

continuam a existir utilizadores que não perceberam o meu post... é pena existirem erros comuns como trocar os acentos aos "A" ou pôr um "H" antes destes quando não era suposto e vice-versa... mas esses erros não são obviamente propositados!

A minha crítica visava os utilizadores do pitês ! do "dixeste" e essas maravilhas que não poupam trabalho nenhum ao serem escritas porque têm tantas ou mais letras do que as "mesmas" palavras escritas correctamente ...

Felizmente alguns utilizadores perceberam ao que me referia! Se já escrevendo num Português minimamente decente existem interpretações erradas, o que não aconteceria se toda a gente usasse o "tão amado por alguns" pitês...
 
zx-9r disse:
Estive uns dias sem vir ao fórum por isso só agora li certos posts.

continuam a existir utilizadores que não perceberam o meu post... é pena existirem erros comuns como trocar os acentos aos "A" ou pôr um "H" antes destes quando não era suposto e vice-versa... mas esses erros não são obviamente propositados!

A minha crítica visava os utilizadores do pitês ! do "dixeste" e essas maravilhas que não poupam trabalho nenhum ao serem escritas porque têm tantas ou mais letras do que as "mesmas" palavras escritas correctamente ...

Felizmente alguns utilizadores perceberam ao que me referia! Se já escrevendo num Português minimamente decente existem interpretações erradas, o que não aconteceria se toda a gente usasse o "tão amado por alguns" pitês...

É pa zx, não e' q eu n concorde ctg no facto de n gostar de ver ircpitês por aqui mas acho q a tua posição raia um bocado o exagero... fechar uma thread por causa de haver ppl a usar x's ou k's a mais? Tens razão no q dizes logo no teu primeiro post

Nao gostas nao leias

Eu tb tive de passar por uma fase de adaptaçao dos talkers para o forum em q basicamente so usava b's, o q deixava o meu texto ilegivel para os outros, ao fim prai da 14ª reclamação comecei a ter cuidado e passei a usar correctamente (ou quase) os v's e os b's mais q nao fosse pq vi n posts a dizerem q o q eu dizia ate podia ter mto interesse mas ng o lia pq nao estava para aturar tanto b... alias sou da opiniao q a minha adaptação ainda n acabou pq eu sendo do tempo e de um meio em q nao se podia usar acentuação ainda so a uso em meia duzia de palavras especificas em q mecanizei a escrita com o acento ou com o til

É uma evolução natural penso... o homem como animal politico q e' quer-se sempre fazer entender... se calhar se procurares bem has de encontrar montes de casos de ppl q largou o ircpites para se fazer entender.
 
Sim foi um post um bocado "a quente" depois de ler um ou dois posts aqui no fórum...

de facto bloquear a thread seria algo exagerado...

mas muita gente teria mais cuidado a escrever correctamente :)
 
Escrever em modo pita ou em modo IRC é ridiculo,especialmente o 1ºcaso.
Se aprendessem realmente a escrever as palavras de forma completa mas mais rapidamente seria bastante mais útil.
Enerva-me profundamente ver pessoal com mais de 18 anos a usar pitês.
O uso do X irrita ainda mais.
As raparigas(algumas...) têm mais propensão para a utilização do X portanto quando estou "indeciso entre algumas" a não utilização do Pitês é um factor de decisão a favor das mesmas.
Temos pena.


@Triston

Pois, realmente "o teu problema" dos B's pelos V's irritava profundamente a quem queria ler os posts.
Ainda bem que te emendaste, sempre fica mais fácil de ler, mesmo não concordando com algumas ideias.
Já agora, a teoria do "não gostas não leias" é um bocadinho abusada.
Deve haver respeito da parte de quem escreve por quem vai ler.
 
Última edição:
Back
Topo