1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Uma questao de Calculo

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Kandalf, 1 de Julho de 2007. (Respostas: 11; Visualizações: 701)

1. Kandalf

Kandalf Power Member

Pessoal ando a estudar para um exame de métodos numéricos e tenho aqui um problema para resolver uma equação diferencial ordinária de 1 ordem.
    Ja dei isto a mais de um ano e não me lembro bem.
    A equação e a seguinte

y'(x)=-y(x)+x

x>=0

y(0)=-1

Se alguém disser como resolver agradeço muito

Última edição: 1 de Julho de 2007
  2. edusantos

edusantos Power Member

estás na universidade? no 12º ano? :wow:

3. Kandalf

Kandalf Power Member

Estou a acabar o 2ano da universidade mas tive calculo II o ano passado não me estou a lembrar disso

4. chyzck

chyzck [email protected] Member

Não te sei reponder, mas penso que este não seja o sitio indicado para colocar essa questão.

5. Kandalf

Kandalf Power Member

Pois eu perguntei aqui porque existe muito pessoal daqui na universidade e normal que alguém saiba isto ate porque não acho que seja muito difícil só não estou a ver.

6. chyzck

Ok, não estamos aqui para discutir, mas isto é um forum de Informatica e Tecnologia... :wvsore:

7. Imortal

Imortal What is folding?

Quem tem de decidir se a pergunta se pode ou não fazer aqui são os moderadores... eles nao eliminaram o post pois nao? então e porque se pode fazer... Agora vamos lá ajudar kandalf...

8. chyzck

Como viste, foi um site... Então chegava aqui, então 1000$ qt € são ?
    Prontos, acaba aqui ;) ok? Desculpem o off-topic..

abraços

9. Kandalf

Kandalf Power Member

Tanta discussão por uma cena sem jeito nenhum isto é um fórum sobre informática e a maioria dos assuntos são sobre informática mas acho que não quer dizer que não se possa colocar outras duvidas eu frequento mais forums mas este deve ser dos poucos onde consigo encontrar muita gente com grandes conhecimentos sobre o que eu calculo uma vez que quase todos os cursos relacionados com informática tem calculo.
    Acho que não tem mal nenhum fazer a pergunta que fiz.

10. dsac23

dsac23 Power Member

Eu vou ver se te consigo ajudar, estive a imprimir umas folhas de equações diferenciais da minha univ (ISEL) e vou ver se está lá alguma coisa sobre isso, pois eu fiz AMII à uns tempos. :-D

11. NoobForEver

NoobForEver Power Member

Não percebi bem a função mas vê lá se é isso:

y´(x)+1/x*y=1

U=e^(integral) 1/x dx=X

agora multiplicas este valor por todos os valores e integras dos dois lados, portanto ficas com:

xy=x^2/2+c

E depois é resolveres a equação em ordem a y, encontras o c com a condição que te deram e esta feito!!

Edit: procura por método dos factores integrantes

Última edição: 1 de Julho de 2007
  12. Kandalf

Kandalf Power Member

A função não é bem assim acho eu mas eu fiz uma mudança de variável e acho que estou a conseguir qualquer coisa.
    y'=-y+x

O meu problema é estar "-y+x" se estivesse a multiplicar passava na boa para o outro lado agora assim acho que não posso passar porque se passar nunca me dá o resultado correcto

Partilhar esta Página