Uma questão de escolha

Malcom115

Portugal@Home Member
Tenho de vir perguntar uma vez que esta não é a área que mais domino:

Estou neste momento para comprar um telemóvel novo. Já me andei a informar sobre vários modelos e tenho umas poucas hipóteses. Gostava de ter opiniões considerando o seguinte:


1- Para alem de falar, a principal utilidade que o telemóvel vai ter é a consulta de paginas na internet. Ou seja tenho de ter um browser decente, um ecran decente e ter Internet rápida. Isto é absoluto.
2- Se tiver GPS tanto melhor.
3- Autonomia como de costume, quanto mais melhor. Coisas como o iPhone e variados, em que a bateria dura um dia / dois dias com pouco uso , estão fora de questão (alem de serem demasiado caros para o que quero).
4- A qualidade da maquina fotografia e musica não me ralam minimamente. Não serão usados.
5- Tem de ser um equipamento disponibilizado pela Vodafone.


Tendo estes pontos como referencia e tendo o facto de a navegação na Web tem de ser o melhor possível reuni estas possibilidades:

1- Nokia 6210 Navigator - Tem tudo o que quero, mas não estou ao corrente se o browsing é decente. O site da vodafone diz que não tem 3G, coisa que acho estranho. Internet de banda larga (anunciado pela revista shop) e GPS sem 3G? É mesmo assim?
2- Sony Ericsson W910i - Sei que é direccionado para a musica. Neste campo pouco me importa, mas e em relação ao browsing? Também diz que tem banda larga, tenho de considerar este ponto.
3- Nokia N78 - Parece catita. Mas porque tão caro? O browsing será melhor que o 6210 Navigator? A menos que seja mesmo muito melhor fica excluído devido a custar acima de €350. E sem banda larga..
4- Nokia N81 8GB - Mais barato que os outros dois. 8GB são inúteis, só quero mesmo web browsing decente. Se neste campo for semelhante ao 6210, por mais €10 fico com um GPS, logo o N81 fica excluído. E sem banda larga...
5- Vodafone 810 - Para meu espanto... ecran de 240x320 como todos os anteriores e por €90. Também não tem banda larga por isso está quase excluído. Só o preço é vantajoso. O browsing será alguma coisa de jeito?


Portanto estou mais inclinado para o 6210 Navigator que reúne quase tudo o que quero ou o W910i, sem GPS mas consideravelmente mais barato.
O que acham da minha analise? Devo escolher entre estes dois tendo em conta que preciso de Web browser decente?

Obrigado pelo vosso tempo.
 
Acho que não. Vou ter de poder consultar a web a qualquer altura e em qualquer lugar, por isso não faz muita diferenca ter ou não ter. Se tiver melhor, se não tiver paga-se.
 
Já comprei telemóvel. Foi para o 6210 Navigator.

O que posso dizer? Que espectáculo de maquina, parece impossível. É uma autentico computador de bolso. Passo a explicar:

Para o que queria inicialmente e irrepreensível. O browser é excelente, posso fazer zoom até 50% e ver as paginas quase por inteiro no ecran. Também tem um mini-mapa da pagina para que não nos percamos ao navegar, e podemos abrir ligações numa nova janela e ir navegando género "alt+tab". Posso também fazer copy/paste de texto. Realmente utiliza 3G de banda larga e as paginas demoram segundos a carregar. Se virar o telemóvel de lado, ele automaticamente redispõe as paginas (e outras aplicações) na vertical para melhor aproveitamento do ecra. Basta virar o telemóvel. Que luxo.

O GPS e mapas são tão rápidos a carregar que não há diferença nenhuma entre usar o telemóvel ou estar no computador no google maps ou google eath. É talvez até mais rápido, deve estar optimizado para telemóvel.
Posso até se quiser ligar-me a internet, ter imagens de satélite. Muito bom.

A navegação por voz tem idioma português de Portugal. Nada de ser uma brasileira a ir dizendo onde virar. Para alguns pode não fazer diferença, mas eu realmente prefiro português. E tenho.

Posso abrir documentos de word, excel, powerpoint e PDF. Tenho dicionários nas línguas que quiser, basta ir fazer o download a Nokia. Posso configurar o e-mail com POP3 e sincronizar.

A maquina fotográfica tem como resolução 2048x1536. As fotos com pouca luz resolvem-se bem devido aos DOIS leds potentes que fazem de flash. O zoom, segundo li algures é de 20x :eek:
Tem também alguns modos criativos como fotografar em burst até 15 fotogramas e outros como a possibilidade de fotografia panorâmica.
A maquina de filmar grava numa resolução máxima de 640x480. Num telemóvel. :eek:

O speaker também manda um bafo muito interessante. De qualidade musical não percebo patavina, mas que toca com um volume alto e sem distorções, lá isso toca.

O proprio sistema do telemovel tem multi-task. Posso estar com várias aplicações abertas e navegar entre elas a la "alt+tab".

Se andar com o portátil atrás estou nas minhas sete quintas. Onde houver Wireless, uso o portátil. Onde não houver, ligo o portátil ao telefone por BT ou por USB e voila. Internet de banda larga no portátil. Por €7 por mês a Vodafone tem um aditivo para navegar livremente até 100Mb, o que para ver texto chega e sobra.

Ponto negativo (até ver):
A bateria. Com o uso intensivo (fotografias, vídeo, GPS, rádio, etc) a bateria durou um dia. Notem que apenas ainda carreguei o telemóvel uma vez.
Sempre é melhor que o iPhone, se tiver que trocar a bateria é só abrir a tampa e meter nova. Não o tenho de mandar para o fabricante. :D


Portanto um autentico computador de bolso, modem, maquina fotográfica/filmar, GPS, aplicações office, Adobe Reader, e eu sei lá.

Isto sim. É um telemóvel.
 
Back
Topo