Uma reflex com qualidade

A D5100 não permite fazer zoom, mas tu podes fazer zoom rodando o anel da lente (caso seja uma lente zoom) :p

se o objectivo é ter uma DSLR tb para filmar ficas melhor servido com uma canon, isto assumindo que conheces as dificuldades que vais ter em filmar com uma DSLR (seja ela qual for), sem acessorios para video ficas muito melhor servido com a CX190.
 
Como já te disseram zoom faz-se na lente, mas a D5100 não tem modo de video manual, por isso é que ele te disse que a D5200 era melhor, a diferença não é na qualidade de imagem mas sim em puderes controlar a exposure manualmente isso sim faz com que tenhas melhores resultados.

Mas para video Canon > Nikon!
 
Mas em qualidade de fotografia a Nikon é superior, certo?

Qual seria a Canon no mesmo "patamar" preço/qualidade da 5100 e 5200 :s

Já estive mais decidido antes de fazer a pergunta no forum do que agora ;P
 
o sensor usado nas nikons é melhor em gama dinamica em ISOs baixos, a canon de momento não tem nada que se equipare.

de qq forma uma maquina é mais do que apenas o sensor, e convem analisar nao so a maquina como tb td o sistema num todo de acordo com as tuas necessidades.
 
o sensor usado nas nikons é melhor em gama dinamica em ISOs baixos, a canon de momento não tem nada que se equipare.

Uma virgula fora do sitio e mudas o sentido á frase :P

De facto é isso mesmo, gama dinâmica a Nikon está um passo á frente da canon, mas em termos de ruido com Isos altos >1600 Canon está bastante á frente em basicamente todas as gamas.
 
Só se for em todas as gamas full frame. 3200 ISO na D3200, por exemplo, é tão bom ou melhor que 1600 ISO na minha 1100D. 6400 ISO nem se fala. Em APS a Nikon/Sony cilindram a Canon em toda a gama.
 
Então para que situações recomendariam uma e outra?
Vou colocar por ordem o uso que lhe vou dar:

20% Filme
80% Fotografia (
20% com a namorada em viagens com monumentos de fundo (foto à frente da Torre Eiffel por ex)
20% dentro de museus/palácios/exposições
15% Passeios pela montanha (com respectivas paisagens)
10% Almoços, Jantares e saidas com os amigos (carnaval, passagem de ano...)
10% Praia/piscina e afins :)
05% Animais/Plantas
)

Claro que pode haver mais uma ou outra, mas isto é a ideia que eu tenha de como e quando vou usar a máquina... Qual recomendam (PS: e objectiva, se compravam pack ou separado e quais... dou preferencia à portabilidade dos acessórios, claro )
 
Qualquer que seja a dSLR aps-c + Tamron 17-50mm f/2.8 é no meu ponto de vista um bom começo.

EDIT: A Nikon D5100(só corpo) está a um muito bom preço, parece-me uma boa escolha.

talvez uma 600D ou o equivalente em nikon, depois convem ponderares uma grande angular (se queres fotografar monumentos), uma opção barata e boa, pelo que vejo, é a 10 20 da sigma.

e já não sei se te sobra dinheiro, depende onde compras e se usado ou em 2ª mão
 
Já agora, o que devo exigir nas objectivas? Por ex. VR...

Acho que vou comprar uma 18-105 (por causa da portabilidade), e uma 10-20 para já, quais recomendam?

Depois dai vou ver o orçamento que me resto, e comprar a 5100/5200 dependendo disso :)
 
O que deves exigir é f/2.8. Agora vai lá ver os preços...

É assim, tens aí uma data de coisas que se fazem ao Sol, e para isso qualquer f/5.6 chega. Mas depois tens museus e jantares que com uma f/5.6 precisas de usar flash. Assim de cabeça, acho que com uma Nikon te safas em jantares com f/2.8 e 3200 ISO. Em Canon já precisas da 50 f/1.8.

Não vejo aí nada que precise de tele, embora isso dependa do teu estilo. Por isso uma hipótese a considerar é a Sigma 17-70 C.
Em Canon há a 15-85 que é a objectiva walkaround para Natureza, por excelência. Em Nikon só há a 16-85 que, aparentemente, é muito cara para o que oferece.
 
Última edição:
acho que com uma Nikon te safas em jantares com f/2.8 e 3200 ISO. Em Canon já precisas da 50 f/1.8.
so se for para tirar fotos a uma pessoa de cada vez ou então tens de as alinhar todas uma ao lado das outras para ficar na linha de DOF :)

acho que mais vale um flash.
 
Vou colocar por ordem o uso que lhe vou dar:

20% Filme
80% Fotografia (
20% com a namorada em viagens com monumentos de fundo (foto à frente da Torre Eiffel por ex)
20% dentro de museus/palácios/exposições
15% Passeios pela montanha (com respectivas paisagens)
10% Almoços, Jantares e saidas com os amigos (carnaval, passagem de ano...)
10% Praia/piscina e afins :)
05% Animais/Plantas
)

Claro que pode haver mais uma ou outra, mas isto é a ideia que eu tenha de como e quando vou usar a máquina...

Para esse mix e o teu orçamento estas seriam as minhas opções seriam:

- Nikon D3100 + 18-105VR + 35/1.8

- Nikon D3100 ou Canon 1100 + 17-50/2.8 (Tamron ou Sigma)

- depois tentaria encaixar no orçamento um flash barato e um conjunto de disparadores remotos (a D3100 infelizmente não suporta CLS)

Justificação:

- O orçamento é apertado, por isso tens de optar pelo corpo mais barato

- Para viagens e passeios pela montanha uma objetiva mais versátil como a 18-105VR acaba por ser muito mais prática que o típico kit de duas lentes 18-55 + 55-200. Quando o sol se põe mudas para a objetiva luminosa (a 35/1.8). Na Canon, a única alternativa viável dentro do orçamento é uma 17-50/2.8 por falta de objetivas equivalentes as da Nikon (se me estiver a esquecer de alguma digam)

- Para interiores (museus, palácios, exposições, almoços e jantares) é muito útil uma objetiva não muito longa e luminosa. As lentes de kit nestas situações só se safam puxando muito (demasiado) pelo ISO ou usando um flash externo

- Na praia/piscina provavelmente só precisas de um filtro UV e qualquer objetiva de kit faz o serviço, por isso não é grande restrição

- Se os animais não forem insetos e se das plantas não te interessar focar as hastes das flores, qualquer uma das objetivas referidas serve, especialmente se apoiada com um flash externo.


Em Canon há a 15-85 que é a objectiva walkaround para Natureza, por excelência. Em Nikon só há a 16-85 que, aparentemente, é muito cara para o que oferece.

Pela forma como escreves dá ideia que a "Canon é boa" e a "Nikon é má", quando na realidade são duas objetivas praticamente equivalentes em qualidade, funcionalidade e preço e que partilham os mesmos defeitos (muito caras para o que oferecem) e virtudes (ideais para um certo nicho).

Em todo caso, ambas são opções que estoiram o orçamento do OP e mesmo assim não vai cobrir 100% das suas necessidades.
 
- Para viagens e passeios pela montanha uma objetiva mais versátil como a 18-105VR acaba por ser muito mais prática que o típico kit de duas lentes 18-55 + 55-200. Quando o sol se põe mudas para a objetiva luminosa (a 35/1.8). Na Canon, a única alternativa viável dentro do orçamento é uma 17-50/2.8 por falta de objetivas equivalentes as da Nikon (se me estiver a esquecer de alguma digam)
18-135mm IS, 50 1.8
 
18-135mm IS, 50 1.8

Também pensei nessas, mas não recomendo as 18-135 da Canon. Ambas são muito caras para o que são e a 18-135 antiga é inferior à 18-105 da Nikon. E 50/1.8 não é um a distância focal adequada para o que o OP pretende.
 
Última edição:
18-105 = €248
35 = 178€
total=426€


18-135 = €298
50 = €98
total= 396€

em relacao aos 35 vs 50, acho que depende do uso que ele lhe iria dar, para mim entre a 35 e a 50 preferia a 50m (ou ate uma mais elevada). para o tipo de fotografia que faço com mais wide angle nao preciso de altas aberturas. mas isso sou seu.
 
Estou mesmo inclinado na compra da D5100 por já ter o pack com a 18-105...

Digiwowo = 890 €
Corpo 575,00 € -> Nikon D5100 Body & AF-S DX 18-105mm f/3,5-5,6 VR
Filtro 38,50 € -> B+W Neutral Density (103) F-Pro 0.9 (Como são os mm? Eu tenho uma da sony F828, mas acho que é diferente o tamanho...)
Flash 29,00 € -> Metz 20 C-2
Mala 69,00 € -> Kata 3N1-10
35mm 178,00 € -> Nikon Nikkor AF-S DX 35mm f/1.8 G


Que acham?
É que a 3100 só corpo fica em 318+248 para a lente... 566, bem perto do valor do pack 5100...
 
O tamanho dos filtros tens de ver o diametro do porta filtros da lente, é relativamente facil, até porque costuma dizer mesmo na frente da lente, no caso da nikon 18-105 VR é de 67mm.
 
O tamanho dos filtros tens de ver o diametro do porta filtros da lente, é relativamente facil, até porque costuma dizer mesmo na frente da lente, no caso da nikon 18-105 VR é de 67mm.

Então isso aumenta o meu orçamento em 28€. Qual a diferença entre estes filtros e os que se encontram a 5/6€ no ebay?
 
Back
Topo