1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Uma semi-avaria estúpida de resolver??

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por [3D_Master], 23 de Junho de 2003. (Respostas: 8; Visualizações: 745)

1. [3D_Master]

[3D_Master] Power Member

Tenho um problema no meu PC que já ando a tentar resolver há imenso tempo (com gastos incluídos) e ainda não consegui.

Tinha uma mobo 8kha+ com 2x256Mb PC2100 Crucial, GF4 Ti4400 e um Palomino 1600+. Esteve tudo a funcionar bem até ao dia em que me meti a modificar o meu dissipador merd*so (Vulcano 6Cu+) com uma ventoínha de 12 cm. Alguma coisa se avariou nesse momento. Basicamente, quando arranco o windows começo logo a ter corrupção nos gráficos, que vai piorando, até o PC fazer reboot ou bloquear.
    Com uma placa gráfica antiga (ati rage pro de 8mb AGP2x) tudo funcionava impecavelmente. Não tinha mesmo problema nenhum. Pensei então que fosse a placa gráfica que se tivesse passado com um choque de electricidade estática, ou algo parecido. Mandei para RMA (a Creative é impecável nestas cenas). Veio uma nova. Problema continua igual.

Pensei então que pudesse ser a motherboard que tivesse alguma das funcionalidades mais avançadas da porta AGP maradas. Comprei uma NF7-S v2.0. E a PORRA do problema continua.

Mais diagnósticos interessantes: Quando meto os dois dimms (usando a GF4), o PC arranca (com corrupção de imagem) e vai dando para estar no windows a fazer algumas coisas (ligar SiSoft Sandra dá um erro de activaçao de hardware e bloqueia o PC de imediato). Pensei com isto que fosse então da memória. Testar então só com um dimm de cada vez (para ver qual deles seria o avariado). Se meto só um dimm, o PC dá logo um ecrã azul no arranque do windows. E isto acontece com QUALQUER um dos dimms.

Já pensei em comprar mems novas, mas não queria arriscar a gastar mais uma pipa de dinheiro só para verificar que o problema continua. :die:

Opiniões urgentes precisam-se... Já alguém encontrou algo parecido??

Obrigado desde já aos que ajudarem.

2. Feiticeiro

Feiticeiro Power Member

www.memtest86.com

Saca esse programa, grava-o para uma disquete de arranque (instruções no site), faz um restart com a disquete na drive de disquetes do pc e faz o teste às memórias.
    Pode ser que tenhas alguma avariada.

Primeiro testa com os 2 dimms. Se der erro, faz o mesmo teste para cada dimm em separado para descobrires qual dos 2 está avariado.
    Cumps.

3. [3D_Master]

[3D_Master] Power Member

Já testei. Já conhecia esse memtest há algum tempo. O problema é que os resultados que ele me dá também são inconclusivos. Ou seja, ontem corri o teste com dois dimms e deu vários erros. Mudei os dimms de posição, testei, e já não deu erros nenhums, mas depois arranquei o windows e o problema continuava. Portanto, o memtest tanto me diz que tenho problemas de memória como diz que está tudo fixe, mas o problema existe sempre.
    Mais, já tentei meter as memórias a correr a 66Mhz, ou seja, DDR133 (LOL - metade do que é suposto elas andarem) com os timings mais relaxados e fica tudo na mesma.

4. Raptor

Raptor OC Legend

já pensaste que poderá ser do cpu? tira o cooler, limpa o core do cpu e verifica se está rachado num canto...

5. [3D_Master]

[3D_Master] Power Member

Realmente, assumindo que a placa gráfica veio nova de RMA e estará boa, que a motherboard é nova e que só existe mesmo uma placa de som extra ligada, só restam mesmo o CPU e as mems. Também já pensei que fosse do CPU, uma vez que foi com o dissipador que andei a brincar, mas já o investiguei de perto e não detectei nenhuma anomalia. Zero de cantos rachados. Pode ser algum problema mais pequeno internamente.
    O mais estranho no meio de tudo é que quando mudo a placa gráfica tudo fica bem. Com a Ati Rage Pro tudo corre impecável (estive com o PC assim durante várias semanas). Meto a GF4 e dá problemas. Podem ser algumas funções que a GF4 use e que a Ati não use que possam fazer conflito com alguma coisa no CPU que não esteja a funcionar a 100%.

Eu já estou um bocado rendido às evidências. Parece que vou mesmo ter de gastar dinheiro num CPU e mems novas e monto um segundo PC usando a Ati, uma vez que com ela funciona tudo fixe.

6. Kyuss9

Kyuss9 Power Member

Esta pergunta pode paracer estupida, mas já experimentaste fazer um reset à BIOS?
    Hà pouco tempo, depois de fazer pequenas alterações de hardware, andava com uns freezes completamente aleatorios no PC e fartei-me de dar voltas com as mems, testes estive quase para mudar de mobo...
    Fiz um reset à Bios e resolveu o problema...parece que por alguma razão, a Bios tinha memorizado o hardware antigo, e estava a entrar em conflito com os novos componentes - apesar do Windows não apresentar nenhum conflito.

Experimenta, pode ser que funcione. A informatica, de vez em quando, tem destes "fenómenos do entroncamento", lol

7. [3D_Master]

[3D_Master] Power Member

Como disse, eu fiz mais do que um reset à BIOS, comprei uma motherboard nova. O problema é igual com qualquer uma das boards.

Vou ver se compro um 2500+ hoje a ver se o problema é mesmo do CPU. Investimento por investimento este sempre é mais barato. Se for das mems, de qualquer forma com uma board e mems como as que teria não me aguentaria muito tempo sem CPU novo... :D

Porque raio não avariam as peças logo de uma vez, decentemente! Andarem assim a avariar aos bocadinhos ainda é pior. Mais valia ter queimado logo.

8. Elrond

Elrond To fold or to FOLD?

Tenta testar o hardware em separado num pc dum amigo teu....

sobretudo, testa a grafica(GF4) noutro pc.

[]z

9. [3D_Master]

[3D_Master] Power Member

Apesar de a placa gráfica ter vindo de RMA e ter sido usada só algumas horas, acabei por decidir testá-la na mesma. Fui a casa de um amigo que tem uma GF4 Ti4600 e portanto era mesmo só trocar as placas e ver o que se passava. Conclusão: é mesmo a placa gráfica que está marada.

Nem imagino qual é a probabilidade de uma placa avariar em menos de um dia. :confused:

Felizmente é uma placa da Creative e se há alguma coisa em que eles são bons é na garantia. Já falei hoje de manhã com eles e já me vão enviar mais uma placa. Espero bem que seja a última.

Obrigado a todos os que entretanto foram dando opiniões.

Partilhar esta Página