UMA - Thread Oficial

Os meus pais tambem nao veem muita televisao , so ligam a tv á noite. Existe algum problema em desligar a UMA da corrente todos os dias e so ligar na altura de ligar a tv?

A nivel de ligaçao, a UMA é exatamente igual a iris? Necessito de passar cabo de rede e coaxial do hub 4.0 para a UMA?

Não há problema nenhum, podes desligar a UMA de noite. Eu já a tive desligada 15 dias seguidos e quando a liguei novamente não houve problemas.
A nível de ligação, não tem ligação de rede ao router, é a ligação direta do cabo coaxial que vem da tomada.
 
Não há problema nenhum, podes desligar a UMA de noite. Eu já a tive desligada 15 dias seguidos e quando a liguei novamente não houve problemas.
A nível de ligação, não tem ligação de rede ao router, é a ligação direta do cabo coaxial que vem da tomada.

Ou seja nao irei ter problemas de ter o hub 4.0 e ont no meu quarto e passar sinal via apenas coaxial para a UMA?! Tinham me dito que era necessario cabo de rede tambem, ou isso so se aplica á iris?
Se alguem poder confirmar isto , agradecia imenso.
 
Ou seja nao irei ter problemas de ter o hub 4.0 e ont no meu quarto e passar sinal via apenas coaxial para a UMA?! Tinham me dito que era necessario cabo de rede tambem, ou isso so se aplica á iris?
Se alguem poder confirmar isto , agradecia imenso.

Sim, pensava que eras HFC ai não é necessário que é o meu caso, sendo assim em FTTH, é necessário cabo de rede para ligar à box.
 
Sim, pensava que eras HFC ai não é necessário que é o meu caso, sendo assim em FTTH, é necessário cabo de rede para ligar à box.


Hmm entao vai ser complicado, porque o tubo (onde o coaxial passa) que tenho pela casa nao deve ser largo o suficiente para meter um cabo coaxial e cabo de rede. Estamos em 2018 e nao temos boxes que recebem via wireless do router...

Alguma ideia? É que eu estando na nowo é só dor de cabeças.
 
Hmm entao vai ser complicado, porque o tubo (onde o coaxial passa) que tenho pela casa nao deve ser largo o suficiente para meter um cabo coaxial e cabo de rede. Estamos em 2018 e nao temos boxes que recebem via wireless do router...

Alguma ideia? É que eu estando na nowo é só dor de cabeças.

No teu caso não há volta a dar, pois a box sem o cabo de rede não funciona.
 
No teu caso não há volta a dar, pois a box sem o cabo de rede não funciona.

Sim isso eu ja percebi, a questao é como é que vou passar cabo de rede de um quarto para o outro. Tanto o cabo CAT5e e CAT6 podem estar dentro das paredes sem problema ? Isto é , visto que o cabo vai ter que andar aos S's , nao irei ter perdas ?!

Existe uma outra maneira, que seria fazer o inverso , em vez de mandar sinal via coaxial e cabo de rede do meu quarto para o quarto dos meus pais(box tv) e do meu quarto mandar via cabo de rede para o estudio (tudo no mesmo piso), mandar via coaxial para a cozinha (sinal analogico)

Seria entao:

Do quarto dos meus pais Ont/hub 4.0/UMA ou iris , mandava cabo de rede para o meu quarto e para o estudio (provavelmente tinha que tirar uma parte o coaxial no segundo andar que é onde ficam os quartos e o estudio) e mandar via cabo coaxial para a cozinha sinal analogico.

Não podes ter o router e ONT junto da box?

E teres seja o que for no teu quarto aí sim por wi-fi?
É aceitavel o que eu escrevi? Provavelmente um pouco confuso.
 
Sinceramente, a menos que faças questão de ter a box no quarto, não há necessidade de estar a passar cabos para o teu quarto.
Podes aceder por wifi, por exemplo com a NOSTV, através de PC, tablet para veres TV.
 
Hmm entao vai ser complicado, porque o tubo (onde o coaxial passa) que tenho pela casa nao deve ser largo o suficiente para meter um cabo coaxial e cabo de rede. Estamos em 2018 e nao temos boxes que recebem via wireless do router...

Alguma ideia? É que eu estando na nowo é só dor de cabeças.
Há cabos muito finos e de qualidade suficiente para fazerem o serviço. Salvo erro vi neste fórum alguém a relatar a instalação mas pode ter sido em tópicos da concorrência - também precisam do coaxial para o RF...
 
Nao percebi ...
Em fibra ótica também se distribui o rf pela casa mas ao contrário da NOS em que entra tudo pelo cabo coaxial e depois o cabo interno distribui a net para routers , a tv e net para boxes e a tv para tvs sem box na fibra ótica da concorrência entra tudo por fibra e no ONT é separado - rede para routers e computadores (incluindo a tv por iptv ou seja rede) e tv que sai do ONT e vai ser distribuida pela casa através de cabo coaxial. Logo na concorrência precisam do coaxial se quiserem distribuir RF (podem abdicar mas isso é outra conversa).
A distribuição da fibra FTTH da NOS obdece a uma lógica um pouco diferente porque penso que precisa sempre do cabo coaxial por enviar mesmo para as boxes a tv por RF. E precisa do cabo de rede para transmitir o serviço de "interatividade" das boxes prestado por cabo coaxial via sistema DOCSIS na tradicional ligação HFC
 
Entra tudo por cabo coaxial? Entao mas o ftth nao será fibra ate ao ont? Isso do que falas mais parece uma ligaçao hfc e nao ffth e a que tenho disponivel é ftth e nao raspas de fibra.
 
Entra tudo por cabo coaxial? Entao mas o ftth nao será fibra ate ao ont? Isso do que falas mais parece uma ligaçao hfc e nao ffth e a que tenho disponivel é ftth e nao raspas de fibra.
Sim FTTH é fibra até ao ont. Nesse momento é separado o sinal de TV e internet, por causa disso se ligares o cabo coaxial a uma box, apenas tens os canais como se fosse um descodificador de TDT. Para ter a interactividade, gravações e aplicações precisas do cabo de rede.
No HFC, o cabo coaxial leva o sinal de TV e internet ao mesmo tempo. O que me leva a crer que a box tem descodificador DOCSIS (como uma espécie de modem)

Isto levanta uma questão: porque é que o ONT não injecta internet por DOCSIS no cabo coaxial para simular o HFC e não ser necessário passar 2 cabos?
Será que a nos tem ideias de um dia(2030) passar a puro IPTV tipo meo e Vodafone? Assim só utilizaria o cabo de rede e não o coaxial. Sendo que seria compatível com qualquer uma das instalações.
 
Back
Topo