UMA - Thread Oficial

HS

Power Member
Sabem se actualmente ainda instalam a UMA v1 ou só instalam UMA v2?

Tenho a possibilidade de fazer upgrade ao meu pacote que ainda tem uma box IRIS, mas não gostava de ter passar a ter o router na sala para poder ligar a box. No entanto, a UMA v2 obriga a fazer-se duas ligações (coaxial + ethernet). Pelo que pude apurar a UMA v1 ainda funciona apenas por coaxial. Em termos de funcionalidades são idênticas?
Eu também mudei para o pacote UMA há umas semanas atrás e uma das condições era ter a UMA V1, porque nao queria ter o router na sala.
Instalaram-me a UMA V1 e até agora 5 estrelas.
Segundo o técnico que cá veio, está em testes uma box com Wi-Fi, para assim evitar ter o router junto há mesma, bastando uma ligaçao wireless.

Rubenzito

Power Member
Acredito que isso só seja possivel quando o 5G estiver bem implementado.
É que geralmente as boxes por wireless ficam instáveis.
Penso que a vodafone tenha essa opção, mas a primeira box tem de ser sempre ligada por cabo...

petersaints

Power Member
O 5G não está relacionado com o WiFi em casa
Sim. Se a qualidade do sinal de Wi-Fi for boa no sítio onde tens a box quase de certeza que funciona sem problemas de maior. Claro que por cabo é sempre melhor porque tens uma ligação dedicada da box ao router em vez de um meio partilhado como é o "espaço aéreo" onde passam as ondas de rádio do Wi-Fi.

goncalo0305

Power Member
Sim. Se a qualidade do sinal de Wi-Fi for boa no sítio onde tens a box quase de certeza que funciona sem problemas de maior. Claro que por cabo é sempre melhor porque tens uma ligação dedicada da box ao router em vez de um meio partilhado como é o "espaço aéreo" onde passam as ondas de rádio do Wi-Fi.
5G = Quinta geração rede móvel
5Ghz ou WiFi 5 = Rede com maior largura de banda do WiFi

petersaints

Power Member
5G = Quinta geração rede móvel
5Ghz ou WiFi 5 = Rede com maior largura de banda do WiFi
5GHz e Wi-Fi 5 não são a mesma coisa. A banda de 5GHz já é usada no Wi-Fi desde o IEEE 802.11a lançado em 1999. No novo branding numerado por gerações esse é o Wi-Fi 1.

O Wi-Fi 2, que saiu na mesma altura, é o IEEE 802.11b e usa 2.4 GHz.
O Wi-Fi 3 é o IEEE 802.11g e também usa 2.4 GHz.
O Wi-Fi 4 é o IEEE 802.11n e usa 2.4 GHz com a opção de se utilizar também 5GHz sendo que foi nesta altura que se popularizaram os routers dual band.
Depois o Wi-Fi 5 que é o IEEE 802.11ac focou-se apenas nos 5GHz.
Por fim, o Wi-Fi 6 que é o IEEE 802.11ax tem suporte a 2.4GHz e 5GHz, sendo que a variante Wi-Fi 6E introduz também a banda dos 6GHz.

goncalo0305

Power Member
5GHz e Wi-Fi 5 não são a mesma coisa. A banda de 5GHz já é usada no Wi-Fi desde o IEEE 802.11a lançado em 1999. No novo branding numerado por gerações esse é o Wi-Fi 1.

O Wi-Fi 4 é o IEEE 802.11n e usa 2.4 GHz com a opção de se utilizar também 5GHz sendo que foi nesta altura que se popularizaram os routers dual band.
Por fim, o Wi-Fi 6 que é o IEEE 802.11ax tem suporte a 2.4GHz e 5GHz, sendo que a variante Wi-Fi 6E introduz também a banda dos 6GHz.
Eu sei que são a mesma coisa, disse-o no post acima.

Era em resposta ao @Rubenzito , não a ti, confundi a pessoa citada

HS

Power Member

Resumindo e concluindo, desde que eu tenho o router 5 V2 que consigo ter os 500 Mb por Wi-Fi, devido à banda 5 GHz, enquanto que no anterior router 3 só conseguia ter 90 Mb, porque só tinha a banda 2.4 GHz.
Agora estou expectante quanto ao novo router 6, mas infelizmente ainda só há para FTTH

Jorge 1

Power Member
Tenho Uma com o router 4.0. Tenho ligeiras quebras de valores de sinal às vezes, nada de especial. Nunca fiquei sem sinal e tudo funciona normalmente, somente reparo que as vezes as lâmpadas e Alexa do quarto, perdem comunicação, momentâneo. Não reclamei. Ontem recebi um telefonema da Nós, a perguntar se tenho quebras de sinal. Expliquei o que acontece e eles, marcaram logo um técnico, para mudar o router 5.0. Pelos vistos, estão a monitorizar a rede. Fiquei satisfeito.

celituhh

Power Member
Não reclamei. Ontem recebi um telefonema da Nós, a perguntar se tenho quebras de sinal. Expliquei o que acontece e eles, marcaram logo um técnico, para mudar o router 5.0. Pelos vistos, estão a monitorizar a rede. Fiquei satisfeito.
Boa! Se calhar estão a tentar substituir os routers antigos pelos 5.0, que ainda devem ter bastante stock, e meter os novos clientes com o 6.0. Se tomaram eles próprios a iniciativa, é bom sinal.

dxn

Power Member
Acho que a Uma light (box Iris) atualizou o software, tem a versao 5.10 agora.

Nao vejo grandes alterações, apenas que já aparece o perfil ativado novamente.