UMA - Thread Oficial

Olá bom dia. A nova box UMA exige ligação ethernet ao router da NOS ou pode ser num AP (wireless) próprio? Isto porque deram esta box ao meu pai para substituir a IRIS, mas na casa dele o router está numa divisão muito afastada de onde a box vai ficar e não é possível (as in, não queremos) passar cabos novos. Se for mesmo necessário, vamos devolver a box e continuar com a IRIS, mas queria mesmo confirmar. Obrigado.

Para clarificar:
UMA --> Ethernet --> AP ---> Wireless --> Router proprio --> Ethernet ---> Router NOS (bridge)

Ve se já tens a box com versão que tem Wi-Fi
 
Olá bom dia. A nova box UMA exige ligação ethernet ao router da NOS ou pode ser num AP (wireless) próprio? Isto porque deram esta box ao meu pai para substituir a IRIS, mas na casa dele o router está numa divisão muito afastada de onde a box vai ficar e não é possível (as in, não queremos) passar cabos novos. Se for mesmo necessário, vamos devolver a box e continuar com a IRIS, mas queria mesmo confirmar. Obrigado.

Para clarificar:
UMA --> Ethernet --> AP ---> Wireless --> Router proprio --> Ethernet ---> Router NOS (bridge)
Por Wi-Fi da uma ou por Ethernet da uma ...ou por AP via ethernet ou porWi-Fi
 
Suponho que não tem ser ligada ao router NOS. Tenho a minha a funcionar ligada a um router próprio em modo AP mas ligado na rede através doutro router próprio que liga em bridge ao da NOS e nunca deixei de ter boa ligação na v2 por causa disso. Só lá não vai se não houver net seja em qual for...
 
Última edição:
Só amanhã é que vou passar lá. Vou averiguar isso amanhã. Qualquer das formas, mesmo por WiFi terá de ser via AP, pois o router da NOS não chega ao sítio da TV.
Do que vi das experiencias com os meus pais, é obrigatorio que a box tenha os DNS da NOS (212.113.177.241 / 62.169.70.160). Se não forem estes ela atrapalha-se toda
 
Agradeço as respostas. O meu pai já tomou a decisão de devolver a box assim que lhe disse que ia ter de ter mais um cabo ali pendurado (a box não tem Wi-Fi).

De certa forma, percebo a opção dele. Isto é tipo passar de cavalo para burro do ponto de vista do utilizador. Só porque a box sai mais barata para a NOS pois removem o modem da mesma, isso para clientes com instalação antiga e em casas mais antigas é uma dor de cabeça. Por isso enquanto for possível manter a IRIS ele vai continuar com ela. Esta história de box 4K yada ya quando 99% da transmissão nem é 1080p também tem muito que se lhe diga… mas pronto.
[rant off]
 
Agradeço as respostas. O meu pai já tomou a decisão de devolver a box assim que lhe disse que ia ter de ter mais um cabo ali pendurado (a box não tem Wi-Fi).

De certa forma, percebo a opção dele. Isto é tipo passar de cavalo para burro do ponto de vista do utilizador. Só porque a box sai mais barata para a NOS pois removem o modem da mesma, isso para clientes com instalação antiga e em casas mais antigas é uma dor de cabeça. Por isso enquanto for possível manter a IRIS ele vai continuar com ela. Esta história de box 4K yada ya quando 99% da transmissão nem é 1080p também tem muito que se lhe diga… mas pronto.
[rant off]
Mas a v1 funciona como a IRIS. É insistir com essa
 
Curioso é o facto de que, apesar de o coaxial ser só para os canais em direto, a box não reproduz as gravações (tanto automáticas como manuais) sem o coaxial e apenas com Ethernet/Wi-Fi :facepalm: isto em FTTH, claro, e com a V2
 
Agradeço as respostas. O meu pai já tomou a decisão de devolver a box assim que lhe disse que ia ter de ter mais um cabo ali pendurado (a box não tem Wi-Fi).

De certa forma, percebo a opção dele. Isto é tipo passar de cavalo para burro do ponto de vista do utilizador. Só porque a box sai mais barata para a NOS pois removem o modem da mesma, isso para clientes com instalação antiga e em casas mais antigas é uma dor de cabeça. Por isso enquanto for possível manter a IRIS ele vai continuar com ela. (...)
Como disse o @jarvaz, tinham como alternativa pedir troca para a UMA v1 que ao contrário da v2 continua a ter o modem e não necessita de cabo de rede... É que a UMA vale mesmo a pena em relação à IRIS, é uma diferença enorme de fluidez e usabilidade.

Curioso é o facto de que, apesar de o coaxial ser só para os canais em direto, a box não reproduz as gravações (tanto automáticas como manuais) sem o coaxial e apenas com Ethernet/Wi-Fi :facepalm: isto em FTTH, claro, e com a V2
Mas isso é normal em FTTH, em que ao contrário do HFC, o coaxial não tem sinal de retorno (quando pedes para andar para trás, ver gravações, que são ambas na cloud, entre outros...), tendo o mesmo de ser feito através do cabo de rede. É próprio da tecnologia... Se é prático? Claro que não, felizmente a UMA v2 já tem wi-fi para quem não pode/quer passar mais cabos.

Como disse o @Nightwisher, os canais em direto e todo o restante conteúdo chega à box pelo coaxial.
 
Back
Topo