Umas duvidas! 18 gigas! de instalação!

mondego

Power Member
E verdade que o sistema operativo usa quase 18 gigas! sou um novo utilizador mac e n sabia ideia... ou se instalar tudo de novo e escolher as coisas que quero instalar reduz em muito isso!

É que e é muito espaço! são todos assim! ? que programas e que efectivamente podem ser retirados sem mal .. e que ocupem espaço :) ja tirei alguns mas é quase insignificante a diferença!

ha! e alguem me podia dizer onde é a tecla print screen nos macbook ? se é que existe algo com essa função? :)
 
Última edição:
De raiz é assim.

Podes remover as linguagens que nao usas (chines, japones , bla bla balb) também tens coisas do iLife que se calhar tambem nao usas, ai está mais coisas para apagar
 
Hum... deixa tar os programas do iLife, nunca se sabe quando não podem vir a ser úteis um dia (se bem que os templates do iDVD ocupem imenso espaço). Além do suporte para línguas, que efectivamente não serve para grande coisa, também podes desactivar todos os drivers de impressoras, etc., porque nem é assim tão complicado ir sacá-los à net aos sites das respectivas marcas (eu pelo menos faço sempre isso).
 
print screen nos macs:

maça + shift + 3 -> para criar imagem com o ecra todo
maça + shift + 4 -> para poderes selecionar o que quiseres do ecra.
 
mondego, também eu fiquei boquiaberto com a "m$&d%" que a Apple instalou no meu MacBook sem a minha autorização.

Resolvi o problema muito simplesmente, fiz um reinstall personalizado do SO e cortei TUDO excepto o essencial.

Resultado... passei dos 25GB que estavam ocupados para uns míseros 3GB ocupados (que para mim ainda é muito).

Agora, conforme a necessidade, vou instalando software adicional.
 
Boas

Em 1º lugar o meu obrigado aos viçiados do apple ( eu ainda nao sou ) :(

Comprei na interlog ( representante da apple am alfragide)...andava a ligar todos os dias etc etc

neste momento tenho um office por 30 dias, existe algum sitio que possa retirar o office em portugues grátis?

tenho uma pen e tenho documentos do office (windows) , posso abrir em mac e funcionam? caso nao funcione como posso fazer, visto q no meu local de trabalho tenho só windows?

Depois vou metendo mais duvidas aqui :lol:

abraços
 
Realemnte também ja tinha reparado no espaço estupido que usa o mac os X...Mas quando formatei e fui reinstalar....nao me apareceu em lado nenhum personalizações do sistema, ou seja, continuo com tudo ca metido...como é que eu faria para ter acesso as personalizações? (e.g., aplicações a por/tirar, linguas, impressoras...)
 
Demiurgo disse:
É estranho os portateis virem com tanta coisa instalada...o meu powerbook com o 10.3 so trazia 6-8GB ocupados.

PT

Isso é porque vem com uma data de bonuses: iLife '06, iWork full (que expira em 30 dias), e mais uns programas "menores" (o OmniOutliner, e aqueles joguinhos da suite Big Bang). Mais o Tiger que gosta de alguns gigazitos... :D

E não se esqueçam de que, quanto mais evolui o software, mais espaço ocupa! Ainda consigo bootar os meus Macs velhinhos de uma única disquete, e dar espaço para o Word. Actualmente isso seria impensável, quanto mais impossível :p
 
e o office da ms por 30 dias, e o comic strip e o... e tudo...
traz tudo simplesmente...

Eu não sei como conseguiste os 3 GB e gostava de saber quais as opções que instalaste por defeito pois eu bem escorridinho (já sem garageband, sem iwork, sem office, linguagens, impressoras, demos e afins fiquei-me pelos 8 Gb...

Sim... podes seleccionar logo no principio uma custom install onde podes definir o que queres e não queres ver instalado... ou apagar tudo à posteriori arrastando os icones indesejados para o lixo, mas é bem pior...

Quanto ao Office, ou alternativa experimenta o NeoOffice, versão macificada do OpenOffice, que vcem em português (quase todo... excepto algumas palavras o que dá um aspecto estranho nos menus) e tem dicionário em Portugues (sacas da net)

Cumps
Latrine
 
print screen nos macs:

maça + shift + 3 -> para criar imagem com o ecra todo
maça + shift + 4 -> para poderes selecionar o que quiseres do ecra.

maça + shift + 4 + Barra de Espaços -> Apresenta uma pequena camera de fotografar e podes sleccionar o que quiseres... Um icone, uma janela, o dock, etc... Experimenta ;)
 
Realemnte também ja tinha reparado no espaço estupido que usa o mac os X...Mas quando formatei e fui reinstalar....nao me apareceu em lado nenhum personalizações do sistema, ou seja, continuo com tudo ca metido...como é que eu faria para ter acesso as personalizações? (e.g., aplicações a por/tirar, linguas, impressoras...)


De facto, o menu da customização da instalação está bem escondidinho... :)

Ora deixa cá ver... presumo que seja no menu onde está o botão "install". Ou seja, imediatamente antes de se começarem a copiar os ficheiros. Nesse menu surgem 3 botões (da esquerda para a direita): "customize", "cancel" e "install".

A partir do menu "customize" surgem diversas check boxes com o que se pretende instalar: printer drivers, translations qq coisa, 3rd party software,...

Eu desactivei TODAS as check boxes à excepção da que dizia "Required SO files: 2.5GB" (ou parecido) e que não se podia desactivar. Após a instalação se forem ao disk utility verão que a instalação do Mac OS X versão 10.4.6 sem qualquer software update ocupa menos de 3GB!

Depois de correrem o software update ganham mais cerca de 450MB! :) Estou a correr o software update agora! :D

BTW, claro que mesmo assim vêm sempre coisas como pdf reader, java platforms, apache webserver, flash plugin, etc etc...
 
Última edição:
bsod,

O 10.3 também já trazia isso tudo: ilife (versão 5), omni outliner, office com licença para 30 dias, etc etc.

Como dizem os ingleses "everything but the kitchen sink".

PT
 
O meu trazia o OS X 10.2 Jaguar, obviamente isso inclui as tretas a que chamam iLife agora, trazia o Office V.X e talvez mais qq coisa. Mas ocupava no máximo 3GB de espaço.
 
bem aprendi muito :) voltarei em breve com mais duvidas :)
a todos muito obrigado ...

penso que vou instalar o OS do mac pela primeira vez! bem espero que corra tuo bem lol... ver se consigo reduzir algum tamanho nisto!

ate agora encontrei algumas dificuldades com este sistema operativo! mas com o tempo vai melhorar assim o espero.

depois digo como correu :)
 
Última edição:
Back
Topo